A cruzada do monge

A cruzada do monge Max Gallo

Resenhas - A cruzada do monge

Adriano 05/10/2016

Ótima trilogia
E assim finalizo essa grande trilogia histórica, contando as origens cristãs da França. Escrita com grande habilidade pelo historiador Max Gallo, que escreveu outros romances. Por ser historiador, ele maneja muito bem as fontes históricas e essa trilogia transcorre bem leve, um romance histórico sem se aprofundar em detalhes históricos, mas sem também abandonar a historicidade. Vale muito a pena a leitura e o que me chamou mais a atenção é o fato de que se trata de uma peregrinação do próprio autor pelos meandros da fé, e que não conseguiu sair incólume ao impacto das histórias que narrou: ao fim, Gallo se converte.
Ps: as capas são muito bons na trilogia, mas trazem detalhe de um transcrito com iluminuras de um livro escrito entre o final do século XIII e XIV chamado Gesta Romanorum, que se trata de uma coleção de historietas e "piadinhas" para serem usadas nas pregações. Além de ser um manuscrito bastante posterior às histórias tratadas na trilogia, também os monges tratados nela eram bastante preocupados com a seriedade do evangelho e seriam bastante contra esse tipo de obra. De qualquer forma, uma obra. (Não é todo dia que lemos um livro inteiro :D)