Clássicos do Sobrenatural

Clássicos do Sobrenatural Sir Arthur Conan Doyle...

Resenhas - Clássicos do Sobrenatural

sueli 31/08/2012

Sinopse
Contos de diversos autores do século XIX prefaciados, selecionados e traduzidos por Enid Abreu Dobránszky. Estamos sós. Uma poltrona confortável, um abajur à meia-luz - melhor ainda: luz de vela -, lá fora a noite - de preferência chuvosa. Eis o cenário perfeito para ler histórias do sobrenatural. Daquelas que nos fazem, involuntariamente, desviar da página os olhos e perscrutar os cantos da sala envoltos em sombras suspeitas, momentos dos quais geralmente nos recobramos, tomados de uma súbita vergonha de nossa sensibilidade exacerbada pela imaginação.

Gostei muito deste livro. A capa é muito bonita e seu desenho chama a atenção. Não gostei do tamanho da letra, cansa um pouco a visão.
Os contos que compõem esta coletânea foram selecionados dentre os mais populares, incluídos alguns pouco conhecidos do público brasileiro, como Joseph Sheridan Le Fanu, M.R. James e W.W. Jacobs. O livro é composto por 15 contos. Os que mais me chamaram atenção foram:

Assombrações narra a história de um homem que tem curiosidade me conhecer uma casa mal assombrada. Encontra um amigo que lhe diz ter ficado algumas horas em uma casa assim e lhe dá o endereço do dono da casa que diz que a mesma está a sua disposição, pelo tempo, que ele desejar. Afirma que alugá-la está fora de questão e que ele prestará um favor, se puder descobrir a causa dos estranhos fenômenos. História interessante, mas não causou medo nem mal estar.

O Quarto Vermelho, outro conto em que a descrença em fantasmas leva um homem a uma experiência assustadora.
A pior de todas as coisas que assombram o pobre mortal, disse eu; e ela é, pura e simplesmente, o Medo! O medo de que não haja luz nem som, o que não se harmoniza com a razão, isso ensurdece, deprime e subjuga. Ele seguiu-me pelo corredor, lutou contra mim no quarto...

A Pata do Macaco
Conta a história da família White, que por curiosidade pede a um conhecido um estranho amuleto, que supostamente realiza desejos. Sem saber se acreditava ou não o Sr. White,faz um pedido à pata. A partir daí, ocorre uma série de estranhos acontecimentos. Isso me fez recordar um ditado: Cuidado com o que pedes em oração!

Depois (Edith Wharton), li este conto em outro livro e repasso a resenha, por ser um ótimo conto.
Um casal muito romântico, os Boyne, esta a procura de uma casa antiga. Ao escolher a casa foram avisados que nela havia um fantasma que só saberiam de sua existência depois. Foram morar na casa com o sonho de uma vida tranquila entre pinturas, jardinagens e a criação de um livro. Ned Boyne que está envolvido em uma especulação financeira, começa a agir estranho e depois some.

O Sinaleiro
Um sinaleiro em estado de choque por não saber como proceder aos acidentes e suas visões. É um conto muito bom, prende muita a atenção. Com um final inquietante.
Nil 15/02/2019minha estante
A Pata do Macaco eu já conhecia. Eu li na adolescência e levei um tempão assombrada por este conto. Concordo com você em relação à letra, me deu até dor de cabeça...

Wellington V. 10/02/2010

» » » Clássico indispensável
Ninguém terá lido material (decente) sobre o tema "Sobrenatural" se não tiver lido esse livro. Comprei o meu exemplar ontem, num sebo no Centrão de Sampa. Falta uma página (só isso, ainda bem, apesar de tudo...), mas é a pg. referente aos dados da editora e -- bem, fazer o que??? -- ao artista da capa. O resto -- os contos, todos -- está lá. Tomara que o "gênio" que arrancou a tal página tenha arrancado tb. os próprios dedos ou mesmo a mão que fez isso... (MUAHAHAHAHAHAHAHAHHH... Brincadeirinha...) Li quase todos os contos presentes lá, em 2008, março, e fui influenciado por uns dois out três deles a escrever um de minha própria autoria, até hoje inédito. Quem sabe eu não publicarei num livro meu algum dia? É baseado (o meu) em fatos reais...

;D

Magda14 25/07/2020

É um livro muito bacana para quem gosta de histórias de fantasmas. A obra é composta por contos do século XIX e, creio eu, início do XX. Logo, não espere histórias como os contos modernos, com terror psicológicos (em sua maioria). A maior parte deles falam sobre aparições fantasmagóricas, porém os que eu mais gostei envolvem justamente elementos sobrenaturais que podem ser monstruosos. Meus preferidos foram "A pata do macaco", "A casa do juiz", "O sinaleiro" e "O livro de recortes do cônego Alberic".

Garcia 14/12/2020

Ok
Clássicos Do Sobrenatural,é uma obra de mais de um autor,ou seja é um conjunto de contos,criados para despertar curiosidade,medo (nem sempre), alguns sentidos e sentimentos adormecidos.

Jossi 21/10/2017

Clássicos de qualidade!
Muitos contos, a maioria longos, alguns meio confusos (como "Eles", de Kipling), outros excelentes como 'A casa do juiz' (de Bram Stoker). No todo, posso dizer que foi uma leitura agradável, apesar de alguns autores usarem uma linguagem rebuscada e meio complicada. Fora isso, dá para alegar que a organizadora soube selecionar a nata da literatura gótica. Nota 9,5.

Lydia.Fernnanda 23/01/2020

Gostei bastante!!
Contos que mais gostei:
Assombrações - Edward Bulwer Lytton (o titulo já foi traduzido também como "A casa e o cérebro) *acho que foi o meu preferido do livro todo.
No fim do corredor - Rudyard Kipling
A pata do macaco - Henry James (ja havia lido esse de outra coletânea e amei)
A casa do juiz - Bram Stoker
O livro de recortes do Cônego Alberic - M. R. James
Schalken, o pintor - Sheridan Le Fanu

Não foram preferidos mas achei muito interessantes:
O quarto vermelho - H. G. Wells (nos faz refletir sobre o medo)
O sinaleiro - Charles Dickens (é como se fosse a história de uma premonição)
O ladrão de corpos - Robert Louis Stevenson (esse é baseado em uma história real: http://www.jmrezende.com.br/burke.htm)

Recomendo!
Leitor Inveterado 23/01/2020minha estante
Tenho essa mesma coletânea, mas com outra capa. Achei ela maravilhosa, sobretudo o Quarto Vermelho de H G Wells, onde o clima opressor e atmosfera sombria do quarto acaba por levar a um clímax perturbador. A Casa do Juiz de Stoker também é excelente, embora tenha dezenas de traduções para ela no Brasil.

Helô Kleine 29/08/2023

Não foi...
Nunca tinha pego um livro de contos com tanto conto que não gostei!
Pior, tem um dos contos que eu mais amo, e nem esse salvou, pois acho que a tradução foi mal feita. O conto que me refiro é "A pata do macaco".
Eu li esse conto, em outro livro a muito tempo atras como "A mão do macaco". Ele me despertou adrenalina, angustia, apreensão. A sensação foi tão real, que por conta disso, comecei a ler obras de terror.
Mas na tradução desse livro não senti nada do que senti anos atras. Pensei: Ok, épocas diferentes, momentos diferentes, meu repertório de terror/horror é outro.
Fui conferir na primeira edição que li, reli o conto la. Mesmo sentimento de quando li a primeira vez.
Deduzi então que a tradução prejudicou muito esse conto. Penso que por isso vários outros não funcionaram pra mim.
Mas gostei muito de outros dois:
"Depois" e "A casa do juiz"
Os que achei razoável:
"O sinaleiro" e "O quarto vermelho"

Queila.Assis 02/07/2016

Contos de Terror
Leitura de contos de terror, é bacana mas confesso que só fiquei com medo de um dos contos do livro, o resto foi mais um suspense mesmo.

Volnei 31/07/2018

Clássicos do Sobrenatural
Neste livro estão reunidos grandes contos de clássicos do sobrenatural. Só o fato de ter aqui alguns contos de Doyle já vale a pena ler. Para quem não sabe ele é o criador do maior investigador policial do século XIX que foi ninguém menos que Sherlock Homes

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br