Tudo que é sólido desmancha no ar

Tudo que é sólido desmancha no ar Marshall Berman

Resenhas - Tudo que é sólido desmancha no ar

Cineasta81 19/05/2011

Grande livro para a compreensão do mundo como ele é
Outro dos livros que fez uma revolução em minha cabeça.
Você passa a se sentir saudosista sobre o passado idílico para o qual não podemos retornar depois de entender a forma que a modernidade exige para se instalar. É um dos livros que pretendo reler, uma leitura é muito pouco para compreender a enormidade de conceitos e fatos que o livro tenta explanar.

Luiz Souto 16/02/2010

A sustentada leveza do ser moderno
Goethe e Gogol andam por São Petersburgo assombrados pelo fantasma do czar Pedro o Grande. Marx toma café com Baudelaire em um bar do Bronx vendo os tapumes das obras das vias expressas.
Marshall Berman analisa em um fantástico livro a impermanência e a mudança que caracterizam a modernidade , o mundo em que nascemos e vivemos. Tendo como título a frase do Manifesto Comunista Berman nos leva a caminhar pelo nosso mundo iniciando pelo Fausto de Goethe e trafegando pela análise marxista do capitalismo , a sombria e assombrada São Petersburgo de Puchkin , Gogol , Biéli e Mandelstam , os bulevares parisienses como personagens baudelairianos , o Bronx de sua infância e as avenidas que cortam e reconstroem Nova Iorque.
Um livro prazeroso , culto e imperdível!
Wellington V. 06/08/2014minha estante
A mim já se tornou um dos "clássicos modernos". Comprei porque interessei-me pelo tema, já que faz parte de meus estudos pessoais. Mas vi que o livro vale mais do que se paga por ele. Obra rara -- mais pela qualidade que pela dificuldade de ser encontrado.