Opúsculo Sobre o Livre-Arbítrio

São Bernardo de Claraval

Resenhas - Opúsculo Sobre o Livre-Arbítrio

Vinícius 07/05/2022

O livre-arbítrio.
São Bernardo ao discorrer sobre o livre- arbítrio divino dado ao homem, expõe várias passagens bíblicas onde nossos atos terrenos serão seguidos para alcançar ou não a graça, tendo em vista o poder nos dado para decidir qual caminho seguir. " É isto no homem que chamamos de livre-arbítrio : a vontade humana ocupando o meio-termo entre o espírito Divino e o apetite da carne. Como se estivesse inclinada em um monte escarpado, pendente no sofrimento, é assim que a vontade é enfraquecida pela carne; sua fraqueza não pode ser suprimida a não ser pelos cuidados da graça." Livro de bolso, de rápida leitura e conteúdo divino de um doutor da igreja.

Rafael.Assumpcao 16/03/2022

Leitura surpreendente!
Como um livro tão curto consegue ter um conteúdo tão rico?
Realmente me surpreendi com este opúsculo de São Bernardo de Claraval.
Neste livro, escrito no início do Séc XII, o autor aborda o tema do livre-arbítrio de forma breve porém profunda e didática.
Cada capítulo apresenta uma pergunta que é respondida e quase sempre se encadeando e sendo complementada pela pergunta do capítulo posterior.
Esta foi a terceira obra que li sobre o tema do livre-arbítrio, logo após o livro "Sobre o Livre-Arbítrio" de Santo Agostinho e "Nascido Escravo", de Martinho Lutero.
Apesar de existir uma grande intersecção nas visões de ambos os autores, tive a impressão de que o texto de São Bernardo está um pouco mais próximo da visão da teologia reformada, apesar de ainda se firmar sobre as bases católicas.
As explicações são muito didáticas e de fácil compreensão, apesar do tema em si ser bastante desafiador.
Eu mesmo tenho uma inclinação muito forte à visão de Lutero sobre o destino e o livre-arbítrio, e a leitura de "Nascido Escravo" foi um ótimo contraponto às obras católicas.
Enfim, é um livro essencial para aprofundar seu conhecimento e melhorar o embasamento para a defesa (ou contestação) da sua visão sobre o livre-arbítrio.