Opúsculo Sobre o Livre-Arbítrio

Opúsculo Sobre o Livre-Arbítrio Bernardo de Claraval
São Bernardo de Claraval

Resenhas - Opúsculo Sobre o Livre-Arbítrio

Rogéria Martins 01/01/2024minha estante
Bom saber que você gostou, amigo! Tô doida pra ler esse ????

Rafael.Assumpcao 16/03/2022

Leitura surpreendente!
Como um livro tão curto consegue ter um conteúdo tão rico?
Realmente me surpreendi com este opúsculo de São Bernardo de Claraval.
Neste livro, escrito no início do Séc XII, o autor aborda o tema do livre-arbítrio de forma breve porém profunda e didática.
Cada capítulo apresenta uma pergunta que é respondida e quase sempre se encadeando e sendo complementada pela pergunta do capítulo posterior.
Esta foi a terceira obra que li sobre o tema do livre-arbítrio, logo após o livro "Sobre o Livre-Arbítrio" de Santo Agostinho e "Nascido Escravo", de Martinho Lutero.
Apesar de existir uma grande intersecção nas visões de ambos os autores, tive a impressão de que o texto de São Bernardo está um pouco mais próximo da visão da teologia reformada, apesar de ainda se firmar sobre as bases católicas.
As explicações são muito didáticas e de fácil compreensão, apesar do tema em si ser bastante desafiador.
Eu mesmo tenho uma inclinação muito forte à visão de Lutero sobre o destino e o livre-arbítrio, e a leitura de "Nascido Escravo" foi um ótimo contraponto às obras católicas.
Enfim, é um livro essencial para aprofundar seu conhecimento e melhorar o embasamento para a defesa (ou contestação) da sua visão sobre o livre-arbítrio.

Vinícius 07/05/2022

O livre-arbítrio.
São Bernardo ao discorrer sobre o livre- arbítrio divino dado ao homem, expõe várias passagens bíblicas onde nossos atos terrenos serão seguidos para alcançar ou não a graça, tendo em vista o poder nos dado para decidir qual caminho seguir. " É isto no homem que chamamos de livre-arbítrio : a vontade humana ocupando o meio-termo entre o espírito Divino e o apetite da carne. Como se estivesse inclinada em um monte escarpado, pendente no sofrimento, é assim que a vontade é enfraquecida pela carne; sua fraqueza não pode ser suprimida a não ser pelos cuidados da graça." Livro de bolso, de rápida leitura e conteúdo divino de um doutor da igreja.

Rogéria Martins 12/01/2024

O amor de Deus pelos homens
São Bernardo de Claraval (1090-1153), doutor da Santa Igreja católica, nos presenteou com uma obra incrível, realmente digna de várias releituras ao longo da vida.

Apesar do título do livro dizer a respeito do livre-arbítrio, aqui o santo nos enche de graça e esperança com o amor de Deus pelos homens. São Bernardo faz reflexões extremamente pertinentes, mostrando o fato que Deus nos deu livre-arbítrio e que somos capazes de usá-lo para o bem ou para o mal; porém, temos igualmente que pagar o preço, a depender da forma que usarmos nosso "poder de decisão" (seja em pecado ou não).

Fato interessante é que, em grande parte de sua obra, São Bernardo dedicou-se a escrever sobre o amor de Deus. São escritos que nos enchem de esperança e renovação das forças.

Com muitas citações bíblicas e digno de um coração ardente pelo amor de Deus, este livro é cheio de reflexões de um santo contemplativo. Que Deus possa me dar 10% da profundidade e do amor a Ele que São Bernardo tinha.

São Bernardo, rogai por nós!

MrsMon 12/01/2024minha estante
Rogai por nós!!! ??????