Terra Vermelha

Terra Vermelha Domingos Pellegrini

Resenhas - Terra Vermelha

Camilo 28/06/2011

“Terra Vermelha”: um épico brasileiro
Domingos Pellegrini (Londrina, 23 de julho de 1949) é um prolífico escritor brasileiro, autor de vários contos, poesias, romances e romances juvenis. Os contos de O Homem Vermelho (1977) e o romance O Caso da Chácara Chão (2000) garantiram ao autor dois prêmios Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil. Ainda assim, poucos leitores conhecem sua obra, poucos críticos as resenham e, nos cursos de Letras país afora, raros estudantes de literatura tomaram conhecimento de seu trabalho.

“Espere aí, Camilo! Você também está exagerando! Há muita coisa sobre ele na internet!”

Sim, a bem da verdade, há mesmo (embora relativamente muito menos do que há sobre a maioria dos outros ganhadores do Jabuti)! Ainda assim, ou melhor, por isso mesmo, surpreende-me que, todas as vezes que tentei discutir sua obra com alguém, a primeira coisa que ouço é: “Quem é esse?” E já ouvi isso vindo de alunos e professores de cursos de Letras, no Sudeste e no Nordeste. Se pergunto por Rubem Fonseca, Luís Fernando Veríssimo ou Lya Luft, por outro lado, mesmo que não tenham lido sua obra, ao menos já ouviram falar dela e de seus autores.

Pois bem! É justamente de um romance deste excelente escritor que tem um reconhecimento menor do que merecia que vou falar agora. Trata-se de Terra Vermelha (Geração Editorial, 2003).

Comprei o livro por acaso, um dia, após encontrar o nome do autor, enquanto fazia uma pesquisa no Google sobre autores brasileiros contemporâneos. Queria algo que ainda desconhecia e, topando com esse Terra Vermelha pela frente, resolvi pagar para ver. E o que vi valeu cada centavo. Afinal, trata-se, em minha opinião, de um dos melhores romances da literatura brasileira, não apenas contemporânea, mas de todos os tempos. Depois de terminar minha leitura, eu concordava plenamente com Wilson Martins que, acerca dele, escrevera:

O Brasil ainda não se deu conta de que temos no norte do Paraná um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, Domingos Pellegrini, autor de um idioma próprio e uma não menos própria visão do homem.

Neste livro cativante, o diálogo da trama ficional com a História (essa com H maiúsculo mesmo) se dá de maneira engenhosa, pela qual o autor cria uma relação de aparente simbiose entre o desenrolar da vida do casal protagonista, José e Tiana, e cenas notórias da vida urbana brasileira, ao longo do século XX, mas, acima de tudo, há uma clara relação entre a história da fundação e desenvolvimento da cidade de Londrina (PR) e a vida desses personagens tão apaixonantes. Apaixonante, aliás, por serem tão tridimensionais, tão profundamente construídos, que nos convencem de sua realidade que nunca foi, senão no universo diegético.

(CONTINUE LENDO A RESENHA EM:http://ontogenialiteraria.wordpress.com/2011/06/27/terra-vermelha )

Paulo Silas 29/09/2021

"Terra Vermelha" é um grande romance de Domingos Pellegrini: robusto, volumoso e profundo. Por meio de uma escrita simples, prosaica, o autor narra a trajetória de vida do casal protagonista enquanto acompanha a formação e desenvolvimento da cidade paranaense de Londrina. É como fosse um romance histórico, mas com uma narrativa bem leve, quase lúdica, de modo que a história de Londrina é utilizada muito mais como pano de fundo para o desenvolvimento da trama do que como foco da obra. Seja como for, tudo isso está no livro: o relato sobre a cidade e o relato sobre a historia de vida do casal que funciona como personagens principais.

José e Tiana são as personagens protagonistas da obra sobre os quais a história de vida é contada. Por mais que o foco maior se dê na figura de José, Tiana exerce um papel muito mais de elemento principal do que como coadjuvante da trama, o que pode ser facilmente percebido nas passagens tantas em que José aparece sozinho na história: suas ações sempre ensejam em implicações na relação com Tiana. É sobre o casal, portanto, que busca construir uma vida digna naquela cidade que nasce e aos poucos vai crescendo e se desenvolvendo no norte do Paraná (que virá a ser Londrina), que o livro conta algo. Dificuldades, problemas, alegrias, filhos, conquistas, dívidas, morte, tristeza, choro, raiva e tudo mais que se faz presente enquanto elementos inerentes da vida (e do viver) são retratados nessa bela obra de Pellegrini.

A história é contada de uma forma bastante interessante, recorrendo o autor ao uso da analepse: o livro tem início com um José já debilitado e em idade bastante avançada. Enquanto os filhos discutem sobre os últimos momentos de José em tudo aquilo que a morte repercutirá como consequência, as lembranças sobre a vida de José (e Tiana) vão sendo narradas. Setes dias e sete noites constituem o tempo que José passa no hospital (que sofre com as consequências de uma greve) enquanto as memórias sobre sua vida vão sendo contadas ao leitor, estando os capítulos do livro dividido de acordo com esse período (primeira noite, primeiro dia, segunda noite, segundo dia...). "Terra Vermelha" é assim um belo romance muito bem construído e narrado, possibilitando uma leitura agradável a todo aquele que se aventure a lê-lo.

Raony 13/08/2022

Uma das minhas músicas favoritas do Gralha Azul é "O Trem", que fala sobre o êxodo dos primeiros colonos "do Nortão Paraná". Esse livro é quase um versão inversa da música. E nisso reside os defeitos dele.

Enquanto a música retrato o povo indo embora com uma mão na frente e outra atrás, o livro retrata o colono que deu certo, quase um self-made man. O que é incrível pq até então ele era retratado como um fracassado em tudo que tentava. E olha que ele tentava muita coisa. Isso é meio chato também, pq o livro fica um tempão antes de chegar no norte do Paraná, que é a grande estrela. A ideia era mostrar Londrina como a terra das oportunidades, onde qualquer um podia prosperar, mas ficou bem artificial e estranho. Isso também mostra outro defeito do livro, que é bem arrastado. O que o Gralha Azul leva três minutos pra cantar com singeleza, o livro fica quase 500 páginas.

Mas em que outro livro de autor consagrado você poderá ler "Paranavaí" não uma ou duas, mas três vezes. Repito. Três vezes. Me chame de bairrista, mas isso já é motivo pra nota 10, cinco estrelas, e prêmio Jabuti.

Além disso, tem algumas passagens e uns personagens bem legais. Principalmente o comunista e o fazendeiro liberal ambientalista. Não pesquisei o ano de lançamento, nem onde se encontra na bibliografia do Pellegrini, mas acredito que seja ali no comecinho, pq tem esses defeitinhos de autor iniciante, mas tem também todo o potencial que ele ia revelar depois. "A maior ponte do mundo" é daqueles contos de vc sair sem fôlego. Coisa linda mesmo.

Enfim, tem bastante tropeços, mas retrata bem nossa história pé-vermelha. Só que isso o Gralha Azul faz bem melhor.

SrtaPlens 14/04/2011

Só um romance?
Não meus caros, não é só um romance entre dois apaixonado é, também, uma história de Londrina, como ela nasceu, cresceu e se tornou o que é hoje. Conta também do grande embate entre industrializaçãoXconservação, da briga capitalismoXsocialisto, é um livro rico em conhecimento.
Mas querem saber o mais íncrivel? São os personagens, que mesmo não tendo nada lutaram por uma nova chance, por uma chance MELHOR. Esses homens ficticios retratam muitos cidadões do dia de hoje, é claro que a dificuldade não são as mesmas, mas as armas continuam servindo ao seu objetivo. O fazer bem-feito, o otimismo, a perseverança e o amor.
Não posso terminar essa resenha sem citar aqui um poema que a personagem Tiana sempre fala quando perguntam a ela "Como você vai?"

"Como vou? Vivendo
A poesia de cada dia
Com sol ou chovendo"

Recomendo, pois é uma das literaturas mais especiais que já li.
Luís Costa 23/04/2017minha estante
undefined

alice 15/06/2013

MUITO MAIS QUE UM SIMPLES ROMANCE
Terra Vermelha mostra não apenas a história de amor entre José e Tiana, fala de valores que a muito tempo não se vê entre uma sociedade moderna.
O livro mostra também a colonização de Londrina e as grandes transformações que a cidade sofre ao longo de décadas e como os valores e conceitos mudam junto com o progresso. Mesmo sendo uma cidade ainda isolada, fatos como a guerra, política mundial, meio ambiente e reforma agrária; fazem parte da rotina do lugar. Apesar da história se passar no início do século, Terra Vermelha nos ensina muito sobre como a família e os amigos são importantes em nossa vida.

Franco 20/05/2017

Uma envolvente saga
Confesso que eu tinha certo preconceito contra esse livro, que por diversas vezes passou entre minhas leituras possíveis. Eu achava que ia ser um daqueles romances bairristas (afinal, ele é sobre a cidade de Londrina). Mas, para minha grata surpresa, não tem (quase) nada de bairrismo.

Sua estrutura é cambiante e, justamente por isso, bem apaixonante. Começa traçando os personagens principais, e o faz de tal modo que nos apegamos a eles e ao destino (o que será feito desse homem sem vocação e dessa mulher cozinheira e poeta?). Depois de traçados, a trama progride para a história de Londrina, mas uma história divertida, sutil, cheia de 'causos' que são ao mesmo tempo ilustrativos e reflexivos. E conforme o livro chega ao fim, vemos na síntese daqueles personagens e de Londrina uma provocante reflexão sobre o inevitável passar do tempo e sua modernização.

Apesar de um tanto extenso, a leitura é fluida e facilitada pelos constantes intervalos narrativos. O jeitão do autor, que é marcado por não respeitar muito os diálogos (coloca eles meio que na sequência das descrições e narrativas), de início é de estranhar um pouco, mas depois torna-se um elemento que reforça o dinamismo da leitura.

É, enfim, um livro agradável de ser lido, e particularmente curioso para aqueles que moram em Londrina e região.

Santhyago 11/09/2013

a história de uma maneira gostosa de se ler
é isso. o livro é perfeito do começo ao fim, narrando a criação da cidade de londrina. com uma história muito bonita em meio a descrição de fatos e personalidades reais, a história consegue cativar o leitor desde o principio, com humor e seriedade nos pontos certos, ams sem fugir do foco da história.
recomendo a todos, literatura brasileira de nível.
e minha versão é autografada *-*

Mariene.Boldiere 25/02/2016

Fiz uma resenha no meu blog!

site: http://ocorvoliterario.blogspot.com.br/2016/02/terra-vermelha-domingo-pellegrini.html

AlexBX 29/11/2019

Bom livro!
Neste livro acompanhamos a vida de José, um homem que colecionou fracassos especialmente em sua juventude, e sua esposa Tiana, uma mulher cheia de méritos. Talvez a grande sorte de José em sua vida tenha sido encontrar Tiana e com ela constituir uma família. Vemos também, pela perspectiva dos personagens, eventos da história acontecendo em Londrina, no Paraná e no Brasil. A forma de pontuar as frases utilizada pelo autor é muito peculiar e causa estranheza no início da leitura, mas acostuma-se com ela. É um livro bastante interessante e que merece ser lido.

Regina Alonso 01/08/2009

Ocupação do território
Excelente livro que conta a saga para a colonização do norte do estado do Paraná. Não chega ao épico de O Continente, mas respeitando a aproximação temporária do fato histórico e seu período, é capaz de prender o leitor do início ao fim
Artur 09/01/2015minha estante

Artur 09/01/2015minha estante
Simplesmente fabuloso! Um dos melhores livros que já li. Sempre empresto meu exemplar para os bons leitores e que cuidam dos livros. Dá vontade de ter mais páginas para ler. Merece estar nas prateleiras de todas as bibliotecas do país e ser lido pelos estudantes brasileiros. A reedição é muito bem vinda.sobre a reedição: prefiro a primeira capa. Acho que tem mais a ver com a história!
Leiam! Deliciem-se!

Alberto 21/10/2013

Uma história que narra a garra daqueles que contruiram Londrina, uma das mais punjantes cidades do Paraná. Olivro ganha mais significância quando se identifica personagens que demonstram a mesma que os antepassados de minha mulher tiveram quando migraram para aquela região.