A Idade Decisiva

Resenhas - A idade decisiva

1 | 2 | 3 | 4

Cauan.Novais 11/04/2024

A idade decisiva
Livro muito bom pra quem está na faixa dos 20 aos 30 anos, aborda assuntos e traz insights muitos importantes. Mas é muita leitura densa, então quem não é acostumado com esse tipo de gênero pode sentir dificuldades em ler.

?O futuro não está escrito nas estrelas. Não existem garantias. Portanto, reivindique sua vida adulta. Seja objetivo. Vá trabalhar. Escolha sua família. Faça as contas. Crie a própria certeza. Não seja definido pelo que não conhecia ou não fez.

Você está decidindo sua vida neste exato momento.?

Nicole514 30/03/2024

?Nosso futuro depende de hoje?
Um livro muito bem escrito, mas que em certos pontos me deixou com um pouco de ansiedade. É real, mas complicado, pensar em todas as mudanças que acontecem com 20 anos, e ler esse livro e estar passando por elas, às vezes é assustador.

As partes com estudos científicos são ótimos, e eu adoro, trouxe muito conhecimento técnico.

Leia se você consegue ficar tranquilo com
todas as obrigações dos 20 e poucos anos.

Luccal1 17/01/2024

Confesso que demorei pra terminar de ler mas acho que isso mostra a realidade da frase os livros nos encontram na hora certa. Não estava pronto para acaba-lo quando comecei, a enfrentar a realidade, a minha vida e ao que eu quero para o futuro. Esse livro me deu uma paz de certa forma já que a mensagem é basicamente faça seu melhor e lute pela vida que quer ter, a vida são as experiências positivas e negativas. As histórias me fizeram perceber que não estou sozinho em minhas inseguranças e temores, a vida não tem manual para ninguém. Parte do peso que eu carregava foi embora, sou responsável pela minha própria vida, isso era extremamente pesado pra mim mas tem se tornado cada vez mais leve. Os erros me fazem evoluir e tenho direito de errar todos temos só tenho que ter em mente cultivar o futuro que quero viver e ao mesmo tempo viver simplesmente. Isso antes para mim era um paradoxo, hoje vejo que é a vida. Recomendo pra todos nessa faixa etária, te faz repensar um pouco seu modo de ver a realidade, você, o futuro e as prioridades, meio que te fala o que você sabe mas ninguém explicita pra vc e assim acaba se perdendo.

CITAÇÕES

Os dilemas dos adultos qual emprego aceitar, onde morar, qual parceiro escolher ou quando iniciar uma familia não possuem respostas certas.

Se vinculos fracos nos fazem favores, eles começam a gostar de nós. Depois, a tendência de nos concederem outros favores no futuro aumenta.

ao procurarmos empregos, relacionamentos ou qualquer tipo de oportunidades, são as pessoas que menos conhecemos que serão as mais transformadoras. As novidades quase sempre vêm de fora do circulo de pessoas próximas.

O capital de identidade é como construí- mos a nós mesmos - parte por parte, ao longo do tempo. Mais importante, ele é o que levamos ao mercado adulto. É a moeda que usamos para metaforicamente comprar em- pregos, relacionamentos e outras coisas que quisermos.

Capital de identidade é nossa coleção de bens pessoais. É o repertório de recursos individuais que reunimos com o tempo. São os investimentos em nós mesmos, as coisas que fazemos muito bem, ou por muito tempo, que se tornam parte de quem somos.

Se quiséssemos apenas ser felizes, seria fácil; mas queremos ser mais felizes do que as outras pessoas, o que é quase sempre dificil, porque as imaginamos mais felizes do que são. -CHARLES DE MONTESQUIEU,Não reconhecemos que quase todo mundo está mantendo seus problemas ocultosOs "deverias" podem se disfarçar de altos padrões ou metas elevadas, mas não são a mesma coisa. Metas nos orientam a partir de dentro e dão a sensação de sonhos au- tênticos, enquanto "deverias" são julgamentos paralisan- tes vindos de fora e parecem obrigações opressivas, além de criarem uma falsa dicotomia entre satisfazer um ideal eser um fracasso, entre a perfeição e a acomodaçãoCorrendo atrás de ideais, nos desligamos do que é verdadeiro sobre nós e o mundo.Contei a ela que a vida adulta não se baseia em comer, rezar e amar, mas sim na pessoa, no lugar e na coisa: com quem estamos, onde moramos e como ganhamos a vida.Talvez sejam necessárias algumas tentativas cuidadosas antes de descobrirmos o que amor e compromisso realmente são.ela disse que era assim mesmo que se sentia, dividida a ponto de não conseguir juntar os fragmentos de si mesma.Parece que tenho que sair ficando com qualquer um para ver se uma hora dá certo.Adiante, veremos como a personalidade pode, de fato, mudar nos 20 anos. Mas ela nunca é capaz de mudar de forma tão rápida ou tão drástica quanto as histórias que contamos sobre nós mesmos.Minha vida fica como um deserto se não estou saindo com algum cara. Quando me desejam, me sinto num oásis, porque talvez seja a última pessoa a me querer. E como se eu tivesse que beber todas, aceitar e apro- veitar o que quer que apareça. Se não encontro alguém para mim, me acho rejeitada por todos.Sempre haverá diferenças de algum tipo, só que, esta- tisticamente falando, não é isso que acabará com um re- lacionamento, mas a maneira como você lida com elas. Você sabe que efeito terão? Pensou em como afetarão sua vida? Está preparada para passar por cima delas ou mesmo aceitá-las?A melhor conversa foi depois que minha melhor amiga me mandou um buqué de lírios. Eu fiquei chateada porque Matt não fazia isso. Ele se irritou e me lembrou que ela nem sequer tinha me visitado, enquanto ele fizera todo o possi vel para cuidar de mim, sem se queixar. Percebi que Matt estava certo. Percebi que eu sou uma reclamona, e ele nem protesta.A maneira como se reage a essas diferenças pode ser mais importante do que elas próprias.Agora vejo que, quer eu decida ou não me casar com ele, existem coisas que preciso alterar em mim mesma. Tenho de colocar minhas emoções sob controle. Mas e se eu não conseguir mudar? E se for tarde demais para mim?

Courtney estava percebendo que a própria personalidade era o seu real desafio, em torno do qual o trabalho terapêu tico giraria.

- Não e tarde demais. Mas o melhor momento é agora.A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para a frente. -SØREN KIERKEGAARD

William James, o pai da psicologia experimental nos Esta dos Unidos, disse: "A arte de ser sábio é saber o que ignorar." Saber o que ignorar torna os adultos mais velhos tipica- mente mais sábios do que os adultos jovens. Com a idade surge o que é conhecido como "efeito positividade. Fica- mos mais interessados em informações positivas, e nosso cérebro reage menos fortemente às informações negativas com que deparamos. Evitamos conflitos interpessoais, pre- ferindo deixar as coisas fluirem.As preocupações de Danielle evitavam que fosse surpreendida, mas para isso seu corpo ficava num estado de excitação negativa crònica.A autoconfiança não vem de dentro para fora. Ela age de fora para dentro. As pessoas sentem-se menos ansiosas - e mais autoconfiantes - por dentro quando conseguen reconhecer coisas que fizeram bem no mundo exterior. A autoconfiança real, que vence a insegurança, vem de ex- periências de domínio, que são momentos verdadeiros e vividos de sucesso, em especial quando as coisas parecem difíceis, quer estejamos falando de amor ou trabalho.Atualmente você desperdiça muito tempo exagerando suas emoções - eu disse. - Para si mesma e para outras pessoas ao telefone. Está ampliando e transformando em catástrofe cada passo em falso.Vários sucessos fáceis seguidos criam uma espécie de autoconfiança frágil, do tipo que é abalada quando ocorre o primeiro fracasso. Uma autoconfiança mais sólida resulta do sucesso, mas também da sobrevi vência a alguns revezes.Kaitlyn estava se baseando num erro de raciocínio conhecido como "heurística da disponibilidade", que é um atalho mental pelo qual decidimos quão provável é algo baseado em quão facilmente conseguimos nos lembrar de um exemplo.- Será que vou conseguir? Ele me fitou e respondeu: - Você ainda não decidiu.o futuro não está escrito nas estrelas. Não existem garantias. Portanto, reivindique sua vida adulta. Seja objetivo. Vá trabalhar. Escolha sua fa mília. Faça as contas. Crie a própria certeza. Não seja defi nido pelo que não conhecia ou não fezVocê está decidindo sua vida neste exato momento.

Pheriannath 10/10/2023

Cumpre o que propõe
O começo do livro foi muito promissor. Achei que a autora trouxe muitos casos pra exemplificar, o que em outras palavras pode se ler como "você não está na merda, só se planeje direito". Só que ao mesmo tempo, algumas coisas ficam repetitivas.

Eu li esperando mais, ou minhas espectativas estavam muito altas, ou a não entendi a proposta da autora. É um bom livro, só não leria novamente

Paula 03/09/2023

Leitura obrigatória
Esse livro deveria ser obrigatório para todos nessa faixa etária. Me ajudou muito em um momento que precisava decidir qual seria meu futuro profissional. Abriu minha mente para tomar decisões importantes na minha vida e hoje estou colhendo os frutos. Recomendo a todos.

Sabrina 06/08/2023

Você está decidindo sua vida neste exato momento.
"O futuro não está escrito nas estrelas. Não existem garantias. Portanto, reivindique sua vida adulta. Seja objetivo. Vá trabalhar. Escolha sua família. Faça as contas. Crie a própria certeza. Não seja definido pelo que não conhecia ou não fez."

Está na faixa do 18 aos 30 anos? Vá ler esse livro por favor!

Marisa.Sebadelhe 27/07/2023

?Portanto, reivindique sua vida adulta. Seja objetivo. Vá trabalhar. Escolha sua família. Faça as contas. Crie a própria certeza. Não seja definido pelo que não conhecia ou não fez.
Você está decidindo sua vida neste exato momento.?

?Outras coisas podem nos mudar, mas começamos e terminamos com a família.?

Ezequiel Coelho 30/05/2023

Esse livro é sensacional! Acho que todos os jovens precisam ler. Ele me ajudou abrir a mentalidade para muitas coisas, momentos, situações e tempo. Recomendo.

Tiago Bessa 22/02/2023

Navegando pelos Desafios dos Anos 20 com Meg Jay
Este livro é um guia prático para pessoas que estão entrando na fase dos 20 anos, baseado em muitos anos de experiência da autora como psicoterapeuta e professora universitária.

Em ?A Idade Decisiva?, Meg Jay argumenta que os anos 20 são uma época crucial para a tomada de decisões importantes que podem moldar o resto da vida de uma pessoa. Ela aborda temas como relacionamentos, carreira, finanças e saúde mental, fornecendo conselhos práticos sobre como tomar decisões informadas e assertivas.

Um dos principais pontos que Jay aborda no livro é a importância de estabelecer relacionamentos saudáveis. Ela discute como muitos jovens adultos passam seus 20 anos em relacionamentos casuais ou não comprometidos, sem perceber que esses relacionamentos podem ter um impacto duradouro em sua vida futura. Jay incentiva os leitores a investir em relacionamentos que valham a pena, a aprender a se comunicar efetivamente com seus parceiros e a estabelecer limites saudáveis.

Outro tema importante em ?A Idade Decisiva? é a carreira. Jay destaca a importância de escolher uma carreira que seja significativa e que corresponda aos valores pessoais, em vez de seguir um caminho simplesmente porque é o que se espera ou porque parece rentável. Ela aconselha os leitores a explorar diferentes opções de carreira, a ganhar experiência prática por estágios e a desenvolver habilidades valiosas.

Jay também dedica um capítulo à saúde mental, enfatizando a importância de buscar ajuda profissional se necessário e de desenvolver hábitos saudáveis ??de autocuidado. Ela discute a necessidade de aprender a lidar com o estresse e a ansiedade, bem como a importância de estabelecer um equilíbrio saudável entre trabalho e lazer.

No geral, ?A Idade Decisiva? é um livro informativo e inspirador que oferece conselhos práticos e perspectivas únicas para jovens adultos que estão entrando em uma das fases mais importantes e desafiadoras de suas vidas. Através de sua experiência profissional e pessoal, Meg Jay oferece aos leitores ferramentas valiosas para navegar neste período crítico e tomar decisões informadas que moldarão o seu futuro.

marxcos 06/12/2022

uau.
Eu queria ter lido ele anos atrás, quando estava começando meus 20 anos. Um livro muito atual e MUITO NECESSÁRIO para nós que estamos começando a vida adulta. É um daqueles livros que você deixa na cabeceira e dá uma relida quando precisa.

Dito isso, após terminar o livro uma frase domina meus pensamentos: procuro marido!

skuser02844 29/11/2022

Admito que fiquei deprimido
O livro é extremamente interessante (obrigado pela dica, Kelly) mas gostaria de ter lido ele alguns anos atrás, faria mais sentido, apesar que não é a única coisa que eu mudaria na minha vida, então.... kkk

Johann 05/10/2022

Um choque de realidade
Diferente do que nos tem sido ensinado pela indústria do entretenimento, esse livro nos mostra a realidade tal como ela é.

Nós, jovens, pensamos e vivemos como se fossemos ter o tempo todo do mundo para fazer tudo o que queremos, bem como uma infinidade de possibilidades que estarão sempre disponíveis. Temos medo de assumir compromissos e responsabilidades e ficamos adiando isso por receio de encarar a vida adulta ou por pensarmos que ficaremos preso a um determinado trabalho, quando na verdade estar aberto para isso é que abre a nossa visão para enxergarmos melhor o que queremos da vida e correr atrás dos nossos objetivos, agregando experiência e capital social.

Também desfaz certas ilusões em nossa mente de que não seria politicamente correto planejar bem a construção de sua família, avaliar certos pontos a longo prazo ou então observar os pais do seu parceiro(a). É muito importante pensar na construção de sua família, uma hora sua vida de sexo descompromissado e parceiros(as) intermináveis não vai parecer tão legal como parece hoje (talvez nem agora já pareça, porque não verdade não o é).

Esse livro é excelente. Gostaria de ter lido antes e minha vontade é que todos meus amigos leiam também.
Desfaz a alienação que tem afastado os jovens de encarar a vida adulta, vivendo uma vida sem sentido e descompromissada. Nos faz perceber que a realização está mais associada a coisas que para muitos jovens tem parecido careta (justamente por essa alienação social) e que se não começarmos a construí-las intencionalmente, depois pode ser tarde demais (sim, tarde demais - você não terá para sempre 20 anos e de forma doce ou amarga, mais cedo ou mais tarde, você vai se dar conta disso).

Estude, trabalhe, se relacione de forma intencional e compromissada, construa sua família, pense no futuro (não apenas no agora), não fique adiando essas coisas para depois e depois, e assim viverás uma boa vida. Você pode morrer amanhã, mas também pode viver mais 80 anos.

Lance o seu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias você o achará.
Alegre-se, jovem, na sua mocidade, e que o seu coração lhe dê muita alegria nos dias da sua juventude.
Ande nos caminhos que satisfazem ao seu coração e agradam aos seus olhos; saiba, porém, que de todas estas coisas Deus lhe pedirá contas.
Afaste do seu coração a mágoa e remova de seu corpo a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.
(Eclesiastes 11:1,9,10)

Ana 15/04/2022

Interessante
A premissa desse livro é de ajudar a passar entre a fase dos 20 e 30 anos da melhor forma possível, e realmente tem ótimas dicas.
Eu acredito que vou levar pra vida a teoria do pote de geleias e a linha do tempo.
É um livro bastante válido, mas não comece lendo achando que ele vai mudar a sua vida. Entretanto, você vai se identificar com alguns pacientes e absorver alguns ensinamentos.
Terminei o livro querendo fazer terapia com a autora.

1 | 2 | 3 | 4