O Céu e o Inferno

O Céu e o Inferno Allan Kardec

Resenhas - O Céu e o Inferno

1 | 2 | 3 | 4

Prof Filipe Fernandes 13/04/2020

Situação da alma, durante e após a morte física.
O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo (penúltima obra do pentateuco Kardequiano foi editada em 1865) - Ela faz um exame comparativo das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual. Consta de 2 partes: Doutrina, com XI Capítulos e uma coletânea com 66 comunicações, em VIII Capítulos.

Na primeira parte, são expostos vários assuntos: causas do temor da morte, porque os espíritas não temem a morte, o céu, o inferno, o inferno cristão imitando o pagão, os limbos, quadro do inferno pagão, esboço do inferno cristão, purgatório, doutrina das penas eternas, código penal da vida futura, os anjos segundo a Igreja e segundo o Espiritismo; aborda também vários pontos relacionados com a origem da crença nos demônios, segundo a Igreja e segundo o Espiritismo, intervenção dos demônios nas modernas manifestações, a proibição de evocar os mortos.

Eis os títulos dos capítulos: I) O Porvir e o Nada; II) Temor da Morte; III) O Céu; IV) O Inferno; V) O Purgatório; VI) Doutrina das Penas Eternas VII) As Penas Futuras Segundo o Espiritismo; (VIII) Os Anjos; IX) Os Demônios; X) Intervenção dos Demônios nas Modernas Manifestações; XI) Da Proibição de Evocar os Mortos.

A segunda parte do livro é dedicada ao Passamento: Kardec reuniu várias dissertações de casos reais, a fim de demonstrar a situação da alma, durante e após a morte física, proporcionando ao leitor amplas condições para que possa compreender a ação da Lei de Causa e Efeito, em perfeito equilíbrio com as Leis Divinas.

São 66 Comunicações como se segue:
Espíritos Felizes: 18 Comunicações; Espíritos Medianos: 6 Comunicações; Espíritos Sofredores: 8 Comunicações; Espíritos Suicidas: 10 Comunicações; Espíritos de Criminosos Arrependidos: 5 Comunicações; Espíritos Endurecidos: 5 Comunicações; Espíritos em Expiação: 14 Comunicações;
Em resumo: 48 Comunicações de Espíritos bem parecidos conosco e 18 de Espíritos Felizes.

A cada uma das 66 comunicações, Allan Kardec adiciona suas reflexões Doutrinárias ao lado das explanações dos Espíritos colaboradores, o que significa um rico repositório de ensinamentos que o Espiritismo prodigaliza aos espíritas e a quem mais se dispõe a ler essa valiosa obra de Allan Kardec: O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina segundo o Espiritismo.

O Céu e o Inferno coloca ao alcance de todas as pessoas o conhecimento do mecanismo das Leis de Deus pelo qual se processa a sua Justiça, em perfeita concordância com o princípio evangélico: “A cada um será dado segundo suas obras”.

site: http://resumos.netsaber.com.br/resumo-119597/o-ceu-e-o-inferno

Henrique_ 15/12/2021

A vida após a morte
Neste quarto livro de Kardec, temos os ensinamentos dos espíritos a respeito da vida após a morte, com relatos de espíritos, categorizados conforme a vida que levavam e conforme o tipo de morte. Na parte inicial Kardec desmistifica, conforme os estudos espíritas de até então, a crença em simbologias diversas sobre o inferno, demônios, purgatório e céu, e refuta a doutrina das penas eternas. Considero o livro muito interessante e traz explicações bastante lógicas, dentro da perspectiva da doutrina espírita. Vale a leitura.

HARRY BOSCH 17/12/2009

CÉU E INFERNO
O homem sempre teve duvidas em relação ao além tumulo,para onde vai a alma?existe céu?purgatorio?inferno?anjos e demonios?
Allan Kardec em sua obra o Céu e o Inferno,trabalho este elaborado pelos Espiritos,vem em sua primeira parte,esclarecendo estas e outras duvidas em relação a vida futura.Na segunda parte a obra nos oferece um relato de espiritos que estão em varias situações no plano espiritual,uns infelizes,outros felizes,mas o que nos faz refletir mesmo,são os relatos de nosso irmãos suicidas.
Segundo Sartre o inferno são os outros,mas segundo os Espiritos somos nos mesmos,pois o Ceú e o inferno é um estado de conciência.
Quem se interessar fica ai a dica e boa leitura.
Daniel Camargo

Henrique.Franca 18/04/2021

Para compreender o espiritismo...
O livro é dividido em duas partes, onde a primeira possui como foco apresentar refutações a questões como o panteísmo e a veracidade das penas eternas, enquanto que a segunda parte se propõe a apresentar casos específicos das sessões espíritas que eram realizadas na época de kardec.

Particularmente falando, acredito que a primeira parte do livro tenha sido a que mais me interessou, pois ainda que eu não concorde com o espiritismo como filosofia, achei interessante as refutações que foram feitas ao que já apresentei anteriormente.

Quanto à segunda parte, eu a considerei monótona, pois todos os casos seguem uma organização do texto que para mim fez com que a leitura ficasse de certa forma cansativa.

No entanto, é importante destacar as observações que são feitas por espíritos superiores ou pelo próprio Allan Kardec sobre algum respectivo caso, e estas observações são de suma importância para compreender em riqueza de detalhes a doutrina espírita.

De maneira geral, eu achei interessante fazer a leitura do livro para que eu pudesse ter uma oposição de ideias, mas acredito que o livro possa ser muito mais enriquecedor para quem está debruçando-se nesta doutrina.

Mila 06/02/2023

Maravilhoso
Esse livro estava há tanto tempo na minha estante que eu sempre passava a mão por ele e pensava quando irei ler.

Hoje eu percebo que tudo tem sua hora, e eu li ele no meu momento .

E pra mim não foi apenas uma leitura , foi um estudo também sobre a doutrina espírita.

Durante essa leitura edificante eu pude descobri tanto coisa, e percebe e conhecer pequenos detalhes que fazem tanta diferença.

Sim essa leitura é importante pra todos que estão iniciando na doutrina espírita, mas façam igual a mim esperem seu momento pra ler esse livro maravilhoso.

Só tenho agradecer a Alkan Kardec e a sociedade espírita por esse maravilhoso livro .

Há e aos espíritos que sem eles esse livro não poderia ser escrito e nem Recheado de aprendizagem.

Marcos 03/07/2022

O mestre Lionês nos descortina em mais um dos seus livros que O Espiritismo é o consolador prometido por JESUS.

Vitorugo 14/08/2020

Lei de amor, JUSTIÇA e caridade.
Não há um Deus impiedoso, vingativo que condena ou absolve pela eternidade, não há falta que não possa ser reparada.

Céu e inferno são condições da alma ao serem confrontadas com suas atitudes.

RhD 20/01/2021

Uma revelação da vida além-túmulo
Essa obra é um verdadeiro tratado sobre a sorte e o destino dos espíritos após a desencarnação. Em sua primeira parte, trata de analisar as diferentes concepções religiosas a esse respeito e, por fim, as refuta com muita lógica e coerência, apresentando a explicação espírita e enunciando a reencarnação como resposta ao problema. Na segunda parte, traz relatos pessoais de vários espíritos, das mais diversas condições sociais e morais, descrevendo seu processo de desencarne e as perturbações advindas de tal. Mostra como as provações e dificuldades de uma existência estão profundamente ligadas às anteriores, por relação causal e expiatória. Uma obra sem igual e inestimável da Codificação Espírita. Leitura obrigatória a todos que desejam entender a vida além-túmulo.

Thiago Toscano Ferrari 13/07/2020

Releitura com novas descobertas
Após 16 anos revisito esta obra com novas descobertas acerca da justiça divina dentro dos fundamentos da doutrina espírita. Acerca dos conceitos sobre anjos, demônios e estados de consciência que temos à respeito do céu e inferno que nos afinizamos após o desencarne. O mais impactante é sobre a origem do mal, ao qual o guia espiritual Monod deu um parecer do relato dos espírito Angèle, assim diz na segunda parte, Capítulo VII, sobre as mensagens e relatos dos espíritos endurecidos: "o mal é oriundo da negligência do bem". Recomendo a pesquisa e meditação contínua!

Gabriela 26/12/2011

Válido pra quem tem dúvidas sobre fenômenos mediúnicos.
GIGIO 29/10/2014minha estante
Acrescento se me permite nesse caso ,a leitura do livro dos médiuns.

Leonardo Rosa 09/05/2012

Ciência e filosofia espírita
A metodologia empregada por Kardec e sua equipe e seu raciocínio lógico é muito preciso. Os relatos dos Espíritos, principalmente aqueles que estavam endurecidos, são de muita reflexão. Livro indispensável para a compreensão da doutrina espírita e da justiça divina.

jumorgensten 11/02/2020

E chegamos ao 4º livro das obras básicas da codificação escrito por Allan Kardec: O Céu e o Inferno.

O livro é dividido em duas grandes partes. A primeira é totalmente teórica e aborda as questões históricas como o céu, inferno, os anjos e demônios, intervenção dos demônios nas manifestações modernas, as penas futuras e a proibição de evocar os mortos, Aqui a leitura é bem truncada e é necessário ir aos poucos para melhor entendimento.

Já a segunda é mais prática e são os exemplos. Fala da passagem e durante muito tempo Kardec fez um apanhado de comunicações e colocou no livro. Essas manifestações foram divididas em espíritos felizes, ou seja, aqueles que desencarnam, aceitaram e logo depois já estavam dando suas visões das suas novas vidas. Espíritos numa condição mediana, que são aqueles que não fizeram bem nem mal na Terra e não entenderam bem o ocorrido inicialmente. Depois vem os Espíritos Sofredores, que continuam sofrendo após o desencarne. Muitos nem sabem o que está acontecendo. Após vem a categoria dos Suicidas e o quanto continuam sofrendo, principalmente aqueles que tiraram a vida achando que iriam ter "sossego". Criminosos Arrependidos são os espíritos que fizeram algum mal e se arrependeram das suas atitudes. Os Espíritos Endurecidos são os descrentes e que continuam com a mesma personalidade pós morto e não evoluem. E por fim, a categoria das Expiações Terrestres são daqueles que vieram a Terra cegos, surdos, mendigos ou com algum problema físico e mental. Nessa parte tem a comunicação de uma criança chamada Charles. O mesmo estava vivo, porém, vegetava na Terra.

Essa parte é totalmente envolvente, é bastante fluída e reflexiva. Impossível não se envolver com as histórias. Por mim, moraria nessa segunda fase de tão maravilhosa que é. Inclusive, durante as manifestações, Kardec recebe muitos conselhos, principalmente por causa da sua saúde que já estava ficando bastante debilitada.

Fiz minha primeira leitura dessa obra em 2015 e não entendi nada. Em 2018, li corrido uma vez e depois comecei a estudá-lo no grupo de estudos onde frequento. A primeira parte se fez luz pra mim e garrei amor nas histórias. Agora lendo corrido pela 3ª vez e foi bem mais tranquilo.

Ou seja: Se você pegou para ler essa lindeza e ficou boiando, se jogue novamente um pouco depois ou faça um grupo de estudos entre amigos. Ele será bem mais fácil de ser compreendido.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/02/11/o-ceu-e-o-inferno-allan-kardec/

Jess 24/04/2024

Maravilhoso!
Um livro incrível! Traz pra nós várias questões sobre a doutrina espírita, as causas e efeitos do que vivemos e muitas oposições à algumas falas católicas sobre o céu e o inferno que sempre ouvimos mas nunca realmente paramos para entender.

1 | 2 | 3 | 4