Fortuna a Saga da Riqueza

Fortuna a Saga da Riqueza Cassia Cassitas

Resenhas - Fortuna a Saga da Riqueza

RUDY 09/02/2014

Resumo sinóptico
O livro começa no ano de 2008 em meio a crise financeira e econômica mundial.

Carolina é arquiteta e está grávida de seis meses. Amorosa e compreensiva, vê a vida com certo romantismo e equilíbrio entre os favorecimentos e conforto da modernidade e o capitalismo vigente que consome a sociedade e obriga os menos favorecidos à um trabalho árduo para se manterem. O que não é o seu caso, pois tem uma vida financeira estável.

Ricardo é esposo de Carolina. Trabalha em uma agência financeira e é um expert em economia. Quando explode a bolsa imobiliária no exterior, busca soluções para que o Brasil não seja atingido, entretanto, seus chefes são inescrupulosos e tendem a se aproveitarem da situação para maior enriquecimento, o que causa nele um choque e decepção que não consegue superar, afetando sua saúde física e mental, afastando-o da família e dos sentimentos, tornando-o refém de sua ‘loucura obsessiva’ em encontrar uma solução plausível.

Ana foi imigrante italiana no início do século XX. Como os outros imigrantes italianos, trabalhou na lavoura de café durante a infância, entretanto, queria mais para si. Queria ir morar na cidade e descobrir a vida além dos campos. Casou-se aos 14 anos com um dos filhos da família italiana vizinha, os Vaccari. Naquela época os casamentos eram arranjados, apaixonou-se por um e casou-se com o Joaquim, o mais velho, que tinha um olhar restrito da vida, acreditava que ter o que comer, trabalhar e subsidiar o custeio da casa eram o suficiente. Não tinha ambição. Ana entretanto, ambicionava crescer, adquirir bens e criar a família pelo laço do amor. Era trabalhadora e obstinada, aos poucos foi atingindo seus objetivos e crescimento.

Através da vida dessas três pessoas principalmente, o livro fala sobre a realidade econômica durante todo o século XX, os transtornos da segunda guerra, a instabilidade financeira, falta de emprego (assuntos bem reais ainda hoje em nossa sociedade) e a imigração italiana para o Brasil, trazendo uma realidade histórica conhecida, ao tempo que mostra os conflitos familiares e profissionais vividos pela sociedade, as possíveis soluções dos conflitos pessoais e uma visão real do consumismo e do capitalismo e do quanto eles afetam as vidas de todos.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/02/resenha-09-fortuna-saga-da-riqueza.html
Michelle 05/10/2022minha estante
não faz meu estilo

LetíciaBaldez 27/10/2023

[RESENHA] #FORTUNA, A SAGA DA RIQUEZA | CASSIA CASSITAS
No livro conhecemos Ricardo, Carolina e Ana protagonistas da estória. Ricardo e Carolina são casados e ela está grávida de oito meses. Ricardo é economista e está passando por uma crise econômica e suas ideias são consideradas loucuras, que o faz ser demitido do emprego.
A obra se passa no ano de 2008, alternando passado com o presente. A vida de Ana no século XX, e o casal Ricardo e Carolina, no século XXI. Os três possuem uma forte ligação de parentesco que descobri ao ler as páginas do livro. Ricardo tem uma visão diferenciada e tenta em vão incentivar esses novos ideais na empresa que trabalha, mas não é bem aceito.

Dentro dessa trama também conhecemos o contexto de vida de Ana uma descendente de italianos que se apaixona por Paulo, mas acaba se casando com seu irmão mais velho, Joaquim, que não possui nenhuma expectativa de vida.
Ela se muda para São Paulo e lá cria o filho de seu eterno amor que morre e logo em seguida sua esposa morre no parto deixando a criança órfã. Ela nutre um forte amor pelo menino chamado José e o cria como uma mãe.

“Construíram um patrimônio por terem descoberto, apesar da ignorância universitária, que a grande virada se dá quando se consegue retirar da engrenagem que tenta nos arrastar algo extra que vai se acumulando – seja uma poupança, um conhecimento, uma visão, um tempo de folga para sonhar e alicerça-los. Quando não há uma meta, um objetivo de longo prazo não acompanha a luta pela sobrevivência, a consciência do ser humano tende a anestesiar suas emoções e reações. Mas quando não há um sonho, um dia, esse algo acumulado se transforma na chave que leva o ser humano a trilhar outro caminho.”

Em São Paulo ela se torna uma figura importante na melhora do patamar de vida de sua nova família que aos poucos com esforço e trabalho conseguem ter imóveis e ganharem mais dinheiro e conforto. Ana é a responsável pelo crescimento financeiro da família Vaccaro que ao longo das gerações vão tendo oportunidades que seus antepassados não tiveram.

Carolina convence Ricardo a tirarem uns dias de férias e eles passam uns dias em Fernando de Noronha, lá Ricardo sofre uma espécie de choque e tenta viver sem nada e sem conforto algum, deixando a esposa assustada com seu novo comportamento, o que será que Ricardo planeja fazer com a vida que tanto lhe custou a ter?
Bom bibouss, o livro é bem interessante fala sobre o contexto histórico dos italianos e das crises econômicas que assolaram o Brasil e modificaram a vida dos habitantes do país. O livro é narrado em terceira pessoa, intercalando capítulos do século XXI e XX. As folhas são amarelas, a diagramação é simples e em cada passagem de capítulo é acompanhada de uma frase de efeito. A capa é interessante e tem forte relação com o livro, o livro não possui orelha o que deixa a folha em pé o tempo todo e o livro foi lançado de forma independente.
Essa foi a resenha, espero que tenham curtido e deixem nos comentários o que acharam sobre ela. Fiquem de olho nas redes sociais.

site: https://leticiabaldez.blogspot.com/2015/09/resenha-fortuna-saga-da-riqueza.html

Arca Literária 28/05/2014

Fortuna
O livro Fortuna: A saga da riqueza, de Cassia Cassitas, conta a história de Ricardo, um economista que herda a paixão pela economia do seu pai, José, a quem ele se refere com muito carinho e admiração em alguns momentos e Carolina, sua esposa, que está grávida e se entristece ao ver o abatimento do marido em relação à crise econômica que se instala no mundo no ano de dois mil e oito.

Ricardo trabalha para uma agência e não se conforma com a visão pessimista que seus colegas tem em relação ao mercado econômico. Tenta, a todo custo, mudar o que eles pensam com o que acredita e todo o estudo desenvolvido durante os anos. Por tamanho esforço e dedicação, Ricardo acaba fazendo dessa insatisfação, um grande problema, o que passa a afetar seu casamento e sua saúde.

Durante a trama, surge o casal Ana e Joaquim. Ana é uma mulher forte, vinda de família pobre da Itália, que se sente atraída por uma proposta de trabalho no Brasil, nos cafezais de São Paulo. Chega ao nosso país em 1980, com o objetivo de revolucionar os métodos de trabalho e obtenção de capital, passando seus conhecimentos às futuras gerações, como um legado.

Já Joaquim tem um jeito mais simples de ver a vida e acredita que para ter sucesso é necessário trabalhar para suprir as necessidades primárias, garantindo sua sobrevivência, o que difere totalmente do pensamento de sua esposa, que era usar o trabalho como medida a longo prazo para ficar rica.

Fazendo uma ponte entre dois panoramas distintos (a crise na economia em 2008 e como se pensava nela no século XX), a autora explorou a história com uma linguagem clara, trabalhando a cidadania e o consumismo com simplicidade, até mesmo para aqueles que não são íntimos com o tema, mostrando que o dinheiro sempre foi e será um parâmetro para o homem e suas relações pessoais.

Recomendo a leitura.

__________

Resenha de Aryane Silva, resenhista do Arca Literária e do Blog Amor em Letras

site: http://amoremletras.wordpress.com/

Erika 05/10/2014

Opinião: Quando li a sinopse do livro, fiquei bastante curiosa para lê-lo, pois além de ter um drama familiar também traz o tema de economia, gênero que conheço muito pouco, mas tinha curiosidade em saber um pouco mais.
De inicio começamos a conhecer a vida de Ricardo e Carolina. Carolina está gravida de 6 meses e é uma arquiteta bem sucedida. Tudo que ela deseja pra sua vida é a realização pessoal e profissional. Sonhadora, sempre tenta fazer com que Ricardo fique bem.

"Carolina via o mundo de Ricardo ruir e não conseguia alcançá-lo, impedi-lo de arrastar nessa derrocada o mundo de amor que os unia". (pág.30)

Porém Ricardo é um homem que daria a vida pelo trabalho. Economista com opinião muito forte, sempre busca mostrar a todos os seus ideais. Se dedica muito mais ao trabalho do que a própria família, mas ele não percebe que está deixando sua amada esposa, e o filho que ainda esta no ventre dela, em segundo plano.

Em determinadas ocasiões, Ricardo tinha a nítida impressão de que em suas mentes todo o resto se dissipava, como se não existissem pessoas, relacionamentos, muitas ate mesmo sucesso. O importante era o poder. (pág 85).

Ricardo parece esta sempre insatisfeito com tudo, e o estresse e ansiedade tomam conta dele cada vez mais. Carolina já não mais suporta essa situação. Levar o peso de tudo nessa família a está deixando sobrecarregada e ela sabe que uma decisão precisa ser tomada antes que tudo desmorone.
Intercalado com a narrativa sobre Ricardo e Carolina, conhecemos também a vida dos ancestrais do casal, em particular a Ana que nos apresentada ainda garota em seus 12 anos. Ela e sua família trabalhavam para sobreviver, mas desde cedo ela já sonhava com um futuro maior e melhor.

"Utilizar o tempo, o intelecto, as próprias forças para conquista o que se quer, é como encontrar um tesouro". (p. 26)

A autora nos presenteia com a visão de um Brasil vivido em duas épocas distintas, em 2008 e no século XX. Podemos assim conhecer melhor a historia econômica do nosso país e assim então também as circunstâncias que fizeram com que Ricardo e Carolina virassem as pessoas que são.
O livro nos traz uma trama fascinante. A todo tempo eu queria saber como tudo isso iria terminar. Tinha dúvidas se Ricardo e Carolina conseguiriam viver em paz apesar de tudo. Enfim uma leitura que super vale a pena. Recomendo muito.

site: http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

Dani 20/11/2014

Começamos Fortuna, A Saga da Riqueza sendo introduzidos à vida aparentemente comum de uma mulher jovem que nutre suas esperanças por uma família ideal através do bebê que espera no ventre. Tudo o que Carolina sempre quis foi sua realização profissional e pessoal, como qualquer outra pessoa, contudo, Ricardo, seu marido, é um árduo economista que daria a vida por seu trabalho e por aquilo que acredita. A vida dessa família sofre muito as influências positivas e negativas do mercado e bolsas de valores.
O momento não é propício para felicidade nesta família, embora Carolina tente de todas as formas provar para Ricardo que nem tudo é tão grave quanto parece, nada surte o efeito desejado e ele fica gradativamente mais incontente com tudo. Sua vida pessoal, que já sofre o suficiente com a insatisfação, parece piorar a cada dia; o estresse, a saúde, tudo indo por água abaixo. Mas Carolina não pode mais sustentar o peso de uma família em decaída sozinha. Uma providência deve ser tomada.
O livro, devo dizer, me surpreendeu muito. Além de contar com elementos que interligam os ancestrais de Ricardo e Carolina com o presente que eles vivem, o enredo também provou-se bastante atrativo à medida que desenvolvemos a leitura. E como boa adoradora de gramática e literatura, o fato de 'economia' ser uma palavra chave deste livro realmente me deixou apreensiva, contudo não me arrenpendi um minuto sequer.
Fortuna, A Saga da Riqueza nos remete à uma reflexão de nossas próprias vidas através dos ideais de Ricardo. Será que estamos fechando os olhos para todas essas coisas como alguns personagens do livro fazem? São difíceis hoje em dia os livros que nos fazem parar e pensar um pouco, e Cassia Cassitas conseguiu faze-lo. Recomendo, não importa sua área de atuação ou seus interesses.

site: http://tripliceliteraria.blosgpot.com.com

Inês Montenegro 06/02/2016

O enredo desenrola-se em dois tempos distintos: o presente da narrativa, no Brasil de 2008, onde se acompanha Ricardo e as suas preocupações e dilemas, não apenas familiares e económicos, mas também laborais, e o passado difícil da sua família, de origens italianas, quando se arriscou a uma emigração para um país que lhes era desconhecido. Esta narração a dois tempos pareceu-me ser uma boa escolha para melhor compreensão da ascensão e história familiar de Ricardo e Carolina, sua prima e esposa. Apesar de na primeira vez que “recuamos” no tempo não ser de todo perceptível o que aconteceu – julguei que se estaria a contar uma história temporalmente paralela –, o leitor acaba por se aperceber da estrutura. Ambos os tempos, no entanto, carecem de desenvolvimento. A sinopse refere haver uma abundância de factos históricos, contudo, estes não parecem mais do que aqueles facilmente encontrados numa pesquisa pela internet. Possivelmente a autora conhece bem mais, e tem melhor noção dos mesmos, mas não foi capaz de os inserir na narrativa, fazendo com que o leitor se envolvesse verdadeiramente com a época. Se tanto a narrativa do presente quanto a do passado estivesse situada nos dias de hoje, pouca diferença pareceria haver no livro.

Opinião completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2015/10/24/fortuna-a-saga-da-riqueza-cassia-cassitas/

Patrick Rosário 24/05/2016

(Corujando nos Livros) Resenha: Fortuna - Cassia Cassitas
Este é um livro maduro, onde encontramos uma trama inteligente e envolvente, esta que gira em torno da economia.

A história nos leva para o início do século XX e nos apresenta Ana, jovem determinada e filha de imigrantes italianos, que ruma para São Paulo para galgar.
Avançando no tempo, conhecemos o analista Ricardo e a arquiteta Carolina, casados, mas que desde o início da leitura verificamos algumas crises que eles passam.
Ricardo é muito dedicado aos números, teorias e seus princípios, pois trabalha numa empresa significativa e importante, cuja lhe renderam muitos prestígios.

Não posso falar muitas coisas, porque tudo está muito interligado e a experiência de alguns fatos, dentro de uma atmosfera histórica, é impactante ao primeiro contato de leitura.

Entendemos muito sobre valores, prioridades, economia, poder, riqueza e evolução.
Contudo, gostei da escrita da Cassia, ela é muito sofisticada e limpa. Trata os inúmeros assuntos desse livro de forma muito compreensiva e leve. Não é algo cansativo. A capa ilustra muito os cenários descritos no livro, a diagramação é confortável, destacando os espaçamentos.
Super recomendo essa leitura para os leitores que estão acostumados com leituras maduras e que tratam de assuntos que perpetuam até hoje, como a economia.

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/2016/05/resenha-fortuna-saga-da-fortuna-cassia.html