Assim Falou Zaratustra - Col. L&pm Pocket Mangá

Assim Falou Zaratustra - Col. L&pm Pocket Mangá Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra - Mangá

Luciano Luíz 02/08/2016

ASSIM FALOU ZARATUSTRA (ou ASSIM FALAVA ZARATUSTRA de acordo com outras traduções) é a obra-prima maior de NIETZSCHE. Aqui o autor desenvolveu O ETERNO RETORNO e o SUPER-HOMEM (superação do homem ou além do homem, em uma tradução mais próxima do original alemão).
Zaratustra foi criado por uma família religiosa, pai pastor, a igreja, etc. e tal. Mas desde jovem seus olhos e mente iam além. E para ele, deus estava morto. O livro é complexo e profundo. É preciso mergulhar com interesse real e analisar com cuidado tudo que a narrativa nitzscheniana oferece de forma rica e misteriosa.
A adaptação em mangá ficou muito boa. E mesmo sendo de leitura rápida, passa com facilidade partes importantes do texto original. E mesmo os conceitos de super-homem e eterno retorno trazem novas luzes com interpretações ainda mais críveis em pleno século 21.
O quadrinho se torna muito mais interessante para quem já leu o livro. Os desenhos são ótimos, a arte-final é caprichada (enfim, aquele trabalho de alta qualidade dos japoneses) e a narrativa em si flui que é uma beleza.
O que realmente peca nessa adaptação, é o fato de que não há menção de quem fez o roteiro, quem desenhou e arte-finalizou. No início tem um prefácio (ou nota do editor) que comenta que seria antiético incluir os nomes dos responsáveis pela obra. No entanto, o nome do editor que cuida da edição japonesa e que contrata o serviço terceirizado para a sua produção está ali... no mínimo isso é patético.
Qualquer adaptação tem de ter o nome dos profissionais dentro do livro, quadrinho, revista (da mesma forma num filme, série e similares nos créditos), etc...
Enfim, se você leu Zaratustra em sua versão original em prosa, vai se sentir em casa ao conferir a versão em quadrinho japonês. Li duas vezes de tão bom que ficou.

Nota: 10 (apesar de não ter os nomes que citei acima)

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/LLSantosTextos/?fref=ts

Kelly313 25/09/2023

Assim falou Zaratustra
Meu favorito até agora da L& PM Pocket da versão mangá.
Leitura rápida e dinâmica, que não cansa e de fácil compreensão. Ótimo pra quem quer ler esses clássicos de maneira mais simples e, de certa forma, divertida.

Ge... 06/01/2024

Zaratustra ícone ?
O mangá tem o traço lindo e uma história envolvente que te prende desde o começo.
Apesar de envolver muitas questões religiosas, assunto que eu sinceramente não tenho interesse, gostei bastante do mangá, não me deixou pensativa, nem reflexiva, nem nada do tipo, mas foi um passatempo legal.

Jessica.Tenorio 13/09/2016

Clássicos em quadrinhos
Todos os clássicos deveriam ter versão em quadrinhos/mangá, é a melhor forma de levá-los aos mais jovens.

Miqueias.Machado 06/10/2023

Achei magnífico o mangá que traz o jovem Zaratustra e muitos questionamentos sobre a vida e o paraíso. A obra apresenta a metafísica do eterno retorno de Nietzsche de forma inteligente, trazendo exemplos e fazendo pensar em como estamos vivendo. Faz refletir se nossa jornada atual foi realmente boa e se estaríamos dispostos a reviver tudo de novo.

smooth reader 55 14/03/2024

Simplesmente genial
Não prometeu nada e entregou tudo, me deu muita vontade de ler as outras adaptações, principalmente do manifesto. super dinâmica a leitura, me segurei pra não ler tudo em um único dia.
obs: só achei estranho pq a ordem da leitura está na convencional (da esquerda pra direita) e se não me engano mangás são na ordem contrária dos outros livros, mas independente foi uma experiência muito legal. achei mangá uma ótima forma de lidar com a ressaca literária e achei a arte extremamente linda