As Aventuras de Dona Florzinha

As Aventuras de Dona Florzinha Esmeraldina dos Santos

Resenhas - As Aventuras de Dona Florzinha

z..... 29/01/2014

A obra é direcionada ao público infantil e apresenta duas histórias vividas no Curiaú (área quilombola), contadas através de textos curtos ilustrados por Silva, para serem coloridos. O cotidiano quilombola é mostrado com uma singela mensagem de preservação ambiental. A autora publicou a obra em 2011 e em 2013 lançou o audiobook, acrescido da música "Ladrão de Marabaixo". Uma forma de passar a tradição às novas gerações. Material muito interessante para ser trabalhado nas escolas no Amapá.

><'',º> 10/11/2017

"A escritora e artesã Esmeraldina Santos, moradora do quilombo do Curiaú, foi escolhida para ser a patrona da feira (I Feira de Livros do Amapá, em 2012). Sua indicação deu-se pela valorização de seu trabalho e da luta para sair do anonimato, o que ela reconheceu durante a cerimônia. Ela é integrante de uma das famílias tradicionais do Curiaú e despertou para a literatura após voltar e estudar, depois de adulta. Repetindo a tradição de negros amapaenses que descreviam seu cotidiano nos ladrões de marabaixo, ela escreve o dia-a-dia da família e de seu povo em livros e contos."

ALCINÉA CAVALCANTE (Jornalista)