Sorriso de Sexta-feira

Sorriso de Sexta-feira Beatriz Marques

Resenhas - Sorriso de Sexta-feira

Alessandra 03/03/2014

Para todos que gostam de ler sentimentos
"Sorriso de Sexta-feira" é uma seleção de vinte e três crônicas do blog da Beatriz Marques, o fridaysmile.
Beatriz conta histórias de sorrisos, cafés no fim da tarde, amores e desamores, saudades, medos, descobertas, idas e vindas e (por que não?) mortes. Tudo com uma maneira cativante de escrever: transbordando metáforas, comparações, citações, sentimentos e claro, sorrisos. Com personagens que podem se encaixar perfeitamente em sua vida ou, como no meu caso, que você deseja que se encaixe.
"Sorriso de Sexta-feira" é um daqueles livros que da vontade de sair grifando cada linha. De arrancar uma página e dar pra alguém com um bilhetinho nele escrito: "Toma, vê se entende agora o que eu sinto." Um livro que você lê, reler e não cansa. Que é pra carregar na bolsa pra todo canto e responder com orgulho a quem perguntar: "Estou com um amigo, quer acompanhar a gente?"
Exagero meu? Te desafio a ler o livro sem despertar nada aí dentro. Um livro sem restrições, porque se você não viveu algo que está relatado naquelas páginas, com certeza vai viver algum dia.

site: http://instagram.com/tbookseverywhere
Beatriz Marques 09/03/2014minha estante
Não canso de dizer: resenha lindíssima! amei!

Alexandre 23/05/2014

Um sorriso de emoções!
O fim da semana traz alegorias que findam; outras que rebentam. Os sentimentos transpõem faceiros, e quase desvairados, os limites insanos da memória. A adrenalina acentua e o sorriso torna-se morada de sintonias emotivas, de lembranças que festejam e sonhos que adentram e balança o corpo. “Sorriso de Sexta-feita” [Ed. Penalux/2014] é uma obra que condiz com esse escape cingido nas ruas que esvaziam ao toque de recolher, ao sol despindo sua luz na linha do horizonte, a todos os sentimentos tolhidos pelo desajuste de calendários passados. É um livro que clama amores, sem ser fortuito, sem declinar da densidade que se é viver, amar e ser amado.

Beatriz Marques escapole um roteiro que brinca, em múltiplas máscaras, com as tonalidades do vivido, do amado; do fugidio que restou; da ilusão em colocar-se perdido nas mundanas vielas da alma; em viajar por derradeiras paixões que envelopam a crista apaixonada de um coração aplainado em demasiadas emoções. Ela investiga as ondas que perpassam as vistas do íntimo, em simbologias melódicas que lutam para justificar o fluxo que escorre vagaroso e belo pelo peito, num gesto – salvador – de aceitação. Há dúvidas e enganações. Ilusões e destilações viscerais de marcas profundas, de tonalidades fincadas no mais além. Os sentimentos esmorecem no embate de se delinearem febris por entre os dedos. É um fim que não acaba. A sexta abre um largo sorriso, tanto quanto abre um buraco. Um peito saudoso que brinca em não saber o que fazer com a saudade, feliz por ter um passado para sentir falta.

O livro refresca o coração em reflexões, amortecendo a gravidade das emotivas experiências de ontem; reacendendo a fé pelas graças vindouras. “Sorriso de sexta-feira” traz libertação, como todas as sextas trazem. Porque conflitam os pensamentos e nos põe em voga, diante dos medos, das tentações e sensações cotidianas que nos assaltam. Comemoramos porque desvencilhamos nossos segredos. Crescemos. Ou não. O livro é um convite e uma despedida. Porque sextas passam rápidas demais. Porque sextas foram feitas para o “pecado”. De amar, de sofrer, de querer, de perdoar, de simplesmente deixar. Você vai querer ler este livro. Num bar, num cais, num mirante, em qualquer lugar. É para qualquer um. Aos que sentem frio, aos que sentem falta, aos que sentem nada. Vale a pena respirá-lo. Muito a pena!

AmantesporLivro 23/08/2014

Bom, hoje trouxe para vocês a resenha do ótimo livro Sorriso de Sexta-Feira da autora Beatriz Marques. O livro é de crônicas que trazem a visão da autora sobre o cotidiano, os sentimentos e sobre a vida.

A autora Beatriz Marques é "meio paraibana e meio maranhense", o seu livro Sorriso de Sexta Feira é uma compilação de seleção já postadas no blog dela fridaysmile. Adoro quando ela diz que a vida tem um sabor de tentar algo novo sempre.

Sorriso de sexta-feira chegou de mansinho e foi ganhando espaço no meu final de semana. Eu mergulhei de cabeça na leitura , o livro reúne 23 crônicas que foram retiradas do blog fridaysmile, como citado acima. As crônicas são sobre relacionamentos, saudades, medos, angústias e tantos outros sentimentos.
Como muitos devem saber, crônicas costumam ser relatos de acontecimentos diários, geralmente, narrados em primeira pessoa, onde o cronista divide com o leitor sua visão sobre determinado assunto. Alguns autores conseguem fazer isso com maestria, esse é o caso da autora Beatriz Marques.

Eu acredito que um livro de crônicas por ser algo muito pessoal e por ter vivência daquele autor, pode agradar algumas pessoas e outras não. No meu caso a obra atingiu todos os meus níveis de satisfação, na verdade até superou.
No primeiro momento, a minha reação foi de encantamento pela capa e pelo material (que por sinal é maravilhoso, daqui a pouco falarei mais sobre isso). Eu evitei ler resenhas e opiniões, pois quis absorver as crônicas sem "interferências" alheias. Definitivamente, a experiência não poderia ter sido melhor.
Sabe quando você está lendo algo e do nada começa a se arrepiar e logo pensa: "Poxa vida, é exatamente isso que eu sinto e não consigo expressar em palavras", não se isso já aconteceu com vocês, mas comigo aconteceu durante toda a leitura. O último livro que me deixou dessa forma foi o Da Boca pra Dentro, da autora Yohana Sanfer.
Acredito que uma obra nesse gênero só consegue atingir seu objetivo, quando passa para o leitor o real significado da palavra "sentir". Tanto Sorriso de Sexta - Feira quanto Da Boca pra Dentro, conseguem transmitir isso para o leitor.

Na minha opinião Beatriz transbordou sentimentos através das palavras, me embriagando com cada texto. Em me senti íntima da autora, foi como se ela tivesse conseguido interpretar as aflições da minha alma.

Finalizando minha opinião sobre a obra, falarei rapidamente sobre o material do livro e minhas conclusões. Como disse antes, a capa é lindíssima, as folhas são cheias de detalhes parecidos com a capa. O tipo de papel utilizado foi o pólen com folhas amareladas, o papel tem uma textura agradável, e a cor das folhas ajudaram bastante na fluidez da leitura. A diagramação ficou excelente, esse foi outro ponto que facilitou a "degustação" da obra.
Analisando todo o conjunto, minha nota não poderia ser menor do que 5/5. O livro possui uma narrativa simples, cativante e envolvente, com um material de ótima qualidade.

Resenha completa no link: http://amantesporlivrosefilmes.blogspot.com.br/2014/08/resenha-do-livro-sorriso-de-sexta-feira.html

site: http://amantesporlivrosefilmes.blogspot.com.br/2014/08/resenha-do-livro-sorriso-de-sexta-feira.html

Lucas 04/10/2014

Resenha do livro: Sorriso de Sexta-feira - Beatriz Marques
Oi, gente tudo bem com vocês? Recententemente fiz parceira com a autora do livro Sorriso de Sexta-feira uma obra que reúne vinte e três crônicas que foram retiradas do blog frindaysmile, o blog pessoal dela, e que são simplesmente as crônicas mais legais que já li! Beatriz Marques, "é meio paraibana, meio maranhense, fã do sol (temos algo em comum) e mar." Ela me enviou o livro que está sendo resenhado neste post para vocês!

Beatriz conta histórias de sorrisos, cafés no fim de tarde, amores e desamores, saudades, medos, descobertas, idas e vindas e (por que não?) mortes. Tudo com uma maneira cativante de escrever.

Sorriso de Sexta-feira relata histórias diárias de acontecimentos, geralmente, narrados em primeira pessoa, onde o cronista divide com o leitor sua visão sobre determinado assunto de certa forma. Casualmente, acompanhei o blog que derivou a criação do livro em questão, mas, quando soube que os escritos do blog frindaysmile iriam virar livro, tive que imediatamente parar de acompanhar o blog pois queria me surpreender com a leitura do livro.

Para um livro de 23 crônicas, as 90 paginas do livro foram as mais intensas possíveis. Em dados momentos na leitura, cheguei a terminar uma crônica e passar basicamente 2 minutos refletindo sobre aquela, e logo em seguida relendo a mesma novamente, só pra sentir de novo o turbilhão de sentimentos que se passaram na minha cabeça com aquelas palavras. Sem sombra de duvidas Beatriz sabe exatamente como propor ao leitor uma boa leitura, ela me fez entender qual o real sentindo de "sentir" um livro com tantos relatos destintos.

Nas primeiras páginas não acreditei no que estava lendo e logo resolvi preparar os pochetes pra fazer todas as marcações - que eu conscientemente já previa que seriam muitas. No decorrer das primeiras horas li metade, parei pra estudar. Quando voltei, foi só mais algumas horas e finalizei a leitura. Apos isso, fiquei me perguntando se tinha palavras para descrever o que foi lido a algumas horas atras?! Então decide reler novamente todas as crônicas e absorver de forma rápida e já transcrever no papel os sentimentos que acarretaram naquela devida leitura.

Em relação ao material da obra, fiquei muito encantado com a capa, o modo como as figuras e a fonte deram um sentido do que viria a ser lido. As folhas tem ilustrações que dão um senário da leitura que esta sendo feita. O tipo do papel utilizado foi o pólen com folhas amareladas, tendo assim uma textura agradável, e ajudando na "degustação" da leitura. Sem falar na diagramação, que alias, esta excelente!

Um dos livros que vou lembrar (e ler) pro resto da vida. além de ter sido enviado para mim numa data que significa bastante, e eu sei que foi com todo o carinho que estava transcrito na dedicatória. Obrigado Beatriz! Meus sentimentos sobre essa parceria? - Muito feliz!!! E aguardo ansiosamente um outro próximo livro com varias crônicas e sorrisos de sexta-feira.

site: http://minhas-literaturas.blogspot.com.br/2014/10/resenha-do-livro-sorriso-de-sexta-feira.html

Edi 04/05/2023

Um livro curto e sentimental, do jeito que eu gosto e que conseguiu falar direto ao meu coração. Um dos meus favoritos do gênero crônicas