Sexta-Feira 13

Sexta-Feira 13 David Grove

Resenhas - Sexta-feira 13

hmhenrique 28/01/2024

Perfeito
Livro rico em detalhes sobre toda a franquia Sexta-Feira 13. Para um amante de histórias dos bastidores é um item obrigatório na sua estante!

Tarquini 23/01/2024

Making Friday The 13th: The Legend Of Camp Blood
Sexta-Feira 13: Arquivos de Crystal Lake, de David Grove, é uma exploração abrangente e meticulosa da origem e evolução da icônica série de filmes de terror "Sexta-Feira 13". O livro serve tanto como uma crônica detalhada do desenvolvimento do primeiro filme quanto um estudo sobre como essa obra se tornou um fenômeno cultural, dando vida a uma das franquias de terror mais reconhecidas mundialmente.
Grove inicia contextualizando o cenário do cinema de terror no final dos anos 70 e início dos anos 80, preparando o terreno para a concepção de "Sexta-Feira 13". Ele mergulha na história de como Sean S. Cunningham, um diretor com visão comercial, juntou-se ao roteirista Victor Miller para criar um filme que capitalizasse no sucesso de "Halloween", de John Carpenter. O livro detalha as inspirações, as decisões criativas, e os desafios enfrentados durante a produção, oferecendo uma visão interna da criação de um filme que era, em sua essência, um empreendimento de baixo orçamento com grandes ambições.
Um dos pontos fortes do livro é a profundidade das entrevistas com o elenco e a equipe, incluindo os bastidores e os métodos de filmagem. Grove não apenas narra o processo de casting e filmagem, mas também explora a inovação nas técnicas de efeitos especiais, especialmente o trabalho do renomado artista de maquiagem Tom Savini.
Além disso, o autor aborda a evolução do personagem Jason Voorhees, de um menino afogado em Camp Crystal Lake a um assassino mascarado, e como ele se tornou um ícone cultural. Grove também analisa o impacto do filme na indústria cinematográfica, incluindo as inúmeras sequências, mercadorias e o legado duradouro que desafiou tanto os críticos quanto as normas do gênero.
O livro é enriquecido com detalhes triviais, fotos de bastidores, e uma análise do impacto crítico e da recepção do público. Embora focado principalmente no primeiro filme, Grove também dedica atenção às sequências, explorando como cada nova entrada na série expandiu e, em alguns casos, reinventou a mitologia de "Sexta-Feira 13".

Lali 27/11/2023

Excelente para fãs do gênero. Toda a construção do filme e curiosidades sobre o processo de criação e filmagem. Por se passar na mesma época ficou ainda melhor ler depois de finalizar Never Sleep Again. Vale demais a leitura.

LuccySwan 13/10/2023

Caro apreciador das sombras da sexta-feira 13, permita-me apresentar-lhe um tédio literário que desvela os bastidores desse ícone do terror! Abandone a ilusão de que este livro narra a saga de Jason Voorhees pelo contrário expõe a epopeia de uma produção modesta que se ergueu como um estandarte do medo de baixo orçamento.

A biografia de Sean Cunningham desenrola-se em páginas, com escrita normal. Com artifícios hábeis, ele moldou a narrativa, transmutando orçamentos modestos em legados horripilantes. Todavia, devo confessar que a trama, em certos momentos, escorrega na teia da repetição, como se a fadiga do estilo documental tomasse as rédeas.

Esta obra, uma homenagem ao universo lúgubre do cinema, entrelaça outras obras-primas do terror, como Halloween e A Hora do Pesadelo. Torna-se um autêntico manancial para os amantes do terror de baixo orçamento.

Portanto, se os corredores obscuros dos bastidores cinematográficos são o seu terreno de caça predileto, não hesite: adentre esta obra. Ela o conduzirá por um labirinto de segredos e técnicas que deram vida aos terrores da sexta-feira 13.

Milla Cinemaniac 17/09/2023

Em SEXTA-FEIRA 13 [ARQUIVOS DE CRYSTAL LAKE] você vai entender todos os processos de criação, produção e filmagem do primeiro filme, o eterno Sexta-Feira 13, de 1980. Fotos inéditas e centenas de depoimentos dos atores, membros da equipe e de fãs que também se destacaram no mundo do terror.

juuh.carol.3 22/03/2023

Análise cinematográfica de clássico do terror
O filme Sexta-feira 13 foi filmado em 1979 por um grupo de pessoas com pouca ou nenhuma experiência e esse livro conta todo o processo da sua produção. Não é um livro de literatura, mas sobre cinema.
A primeira parte conta a trajetória do diretor Sean Cunninghan, que ja tinha dirigido um filme de terror, mas se perdeu em filmes de outros gêneros que não fizeram muito sucesso e, por isso, os investidores não acreditavam que esse pudesse ser diferente. No fim ele conseguiu o investimento e começou a escolha do elenco, então há entrevistas e comentários das pessoas que trabalharam no filme.
Em seguida, a narrativa parte para as filmagens das cenas. Essa é uma leitura para quem tem paciência e curiosidade sobre a magia do cinema e os efeitos especiais de tantos anos atrás, já que contém o detalhamento da filmagem de cada morte do filme (melhores partes do livro).
Pessoalmente, eu amei o livro, mas acho que o autor podia falar menos sobre a história do diretor do filme (que é muito chata) e dedicar uma parte às sequências, mas ele fala apenas do 1° filme. Diferente de muitos filmes de terror, como Halloween e O massacre da serra elétrica, Sexta-feira 13 é um caso em que as primeiras sequências ajudaram no seu sucesso e popularidade. Então, o livro podia ter explicado de onde surgiu a ideia da máscara de hóquei que hoje é sinônimo de Jason, mas que nunca apareceu no filme original. É claro que algumas sequências nem valem ser lembradas (como Jason no espaço kkkk). Mas acho que seria válido falar de algumas.

Ray 25/01/2023

Leitura desencalhada
Mais um livro que li por que tava na estante a um tempo, acredito que pra quem é fã dos filmes o livro seja muito bom e interessante. Como não é meu caso a leitura não foi tão legal assim e achei a letra muito pequena

Ali 03/11/2022

Favorito do ano!!
QUE. LIVRO!!

Quando comecei a ler já me preparei para uma leitura lenta e maçante em partes, como O Legado de Michael Myers havia sido. Que seria muito técnico ou excessivamente explicativo em alguns momentos e difícil de ler: mas foi o contrário!

Eu estava disposta a aturar a leitura chata para saber dos bastidores, Terror é minha profissão afinal de contas, mas encontrei uma leitura deliciosa, uma escrita muito fluída e uma estruturação que te prende e te deixa super interessado.

Esse livro não traz apenas os bastidores do primeiro filme, como se vende. Ele vai além: te mostra tudo que precisa saber pra verdadeiramente entender tudo que rolou.

Focando principalmente na carreira do diretor, que é essencial pra entendermos porque Sexta-Feira 13 existiu e indo até o que aconteceu com cada pessoa importante da equipe depois do filme.

Não romantiza nem esconde as partes ruins, mas tira o estigma de que o set de filmagens era um lugar tão horrível quanto o que aconteceu com os personagens na história.

Eu nunca vi a franquia toda, e não ligava muito pra ela, mas depois de ler esse livro sou uma fã de Sexta-Feira 13 e defensora dela, pelo menos de seu original.

Recomendo 100% pra todos os fãs de Terror que querem saber mais como tudo funcionava por trás das câmeras na Era de Ouro do Cinema de Terror.

Rafael.Araujo 09/09/2022

Exploitation soft porn faz nascer uma franquia
Parte do pressuposto da dificuldade de criação de um obra independente de poucos recursos que se fez crescer por sua violência e certa habilidade em proveito do terror. A trajetória de criação através dos bastidores é um dos deleite que retro-alimenta mitificações daqueles personagens. Tudo calcado na capacidade prática de uma equipe que - fora poucas exceções - nem acreditava piamente no que estavam a criar. Uma espécie de autópsia dum pedaço de carne cinematografia vulgar.

Gygy 16/12/2021

Um ótimo livro para todo fã de sexta feira 13! ~ A edição é absolutamente maravilhosa, tem várias fotos que ajudam na visualização de situações, pôsteres de filmes, páginas decorativas e também várias curiosidades interessantes sobre o filme, o diretor e os atores. Além disso, o livro não se concentra em apenas uma coisa, ele fala muito sobre o contexto cinematográfico dos anos 80, e quanto custou para produzir o filme, seus desafios e depois seu enorme sucesso. Muito interessante !
Dando a ele um 4.7 / 5 apenas por causa das letras pequenas, e eu vi muitas pessoas dando notas ruins para ele por ser centrado no filme em si ( provavelmente pessoas confusas que acharam a capa bonita e levaram para casa por acharem que é um livro bonito de ficção ), então, uma sugestão: não compre se você não tiver interesse pela franquia, simples.

Andreia 14/11/2021

Bem-vindos a Crystal Lake!
Se você, como eu, é um apaixonado por franquias de terror, essa leitura vai valer a pena.

Não se engane porque esse livro não conta a história de Jason Voorhees como relatam os filmes. Pelo contrário, ele detalha a jornada cinematográfica da produção de baixo orçamento que se tornou um dos maiores ícones do terror.

Esse livro mostra a criação do roteiro, datas de lançamentos, fotografia, maquiagem, desafios das gravações, polêmica envolvendo o nome da franquia, detalhando todas as fases da obra.

Na minha opinião, uma das maiores sacadas do livro é nos mostrar oos desafios que eram as gravações cinematográficas de baixo orçamento na década de 80. Além disso, menciona diversas obras de terror da época (algumas que eu ainda nem tinha assistido) e que também foram grande sucesso.

O livro, como toda obra Darkside tem uma capa maravilhosa, e trás fotos incríveis dos bastidores. Para quem não é acostumado pode até parecer uma leitura cansativa, mas para os fãs (de terror, cinema e biografias) é uma leitura que vale a pena.

Lohana.Nivia 11/08/2021

Muito bom, porém cansativo.
O livro é muito bom, pois fala de várias curiosidades sobre o primeiro filme de sexta feira 13 e como na época os filmes de terror eram realizados. O livro também é uma biografia do produtor de sexta feira 13 Sean Cunningham que era mais um empreendedor do que um cineasta. Esse livro faz menções a várias outras obras cinematográficas de terror que se relacionam com sexta feira 13 como halloween e A hora do pesadelo. O único ponto negativo do livro é que por ser uma espécie de documentário e isso já ser algo um pouco cansativo naturalmente, por vezes ele é repetitivo e poderia ser melhor sintetizado. Acredito que esse livro seja para pessoas que são apaixonadas pelo mundo do cinema, pois existem muitos detalhes técnicos de como cada efeito de sexta feira 13 foi feito. Conheço pessoas que apesar de gostarem de filmes e livros de terror não gostaram do livro por ele ser muito técnico. Então o livro tem um público muito específico.

Espero ter ajudado vocês!

Rafa 26/06/2021

Adolescentes burros e Jason Feliz
Um ícone dos filmes de terror. O livro fala sobre essa franquia de filmes que teve um orçamento muito baixo no primeiro filme mais conseguiu lucrar muito e criar um personagem que e lembrado até hoje

Everton Gonçalves 17/06/2021

Livro muito interessante para quem é fã da franquia Sexta-feira 13.
O livro trata da criação, dos bastidores e pós produção do primeiro filme lançado em 1980.
Traz muitas curiosidades sobre o elenco, a produção, edição, ambiente, além de fotos e propagandas oficiais da época. Sobre as sequência só há alguns indicativos, pois o foco é o primeiro filme.
Muito bom pra quem é fã de Jason e sobretudo sua querida mãe Pamela Voorhees.
"Kill her, mommy"

Alexandre 30/04/2021

Item de colecionador
Apesar de o livro ter repetições e ser meio maçante em uma boa parte ainda recomendo, pois tem fotos e curiosidades que importam ao colecionador e fã da obra.