1964

1964 Marcos Napolitano

Resenhas - 1964

jsilveira 03/12/2021

Importante conhecer
Vale muito a pena visitar a história e conhecer fatos de uma época que marcou gerações.

Sobretudo quando o autor, claramente, faz uma tentativa de narrar os fatos de forma isenta, deixando um pouco de lado as suas ideologias. Proporcionando ao leitor a formação de opinião sobre o tema central.

Compre através do link:

Ronan 09/12/2019

Contra os revisionismos baratos sobre o período, leia esse livro.
A obra é fundamental no atual momento político, tive aulas com o autor na graduação e sua análise do regime militar brasileiro no livro é concisa, objetiva e nem por isso perde em qualidade. Em um momento de profundo revisionismo, muitas vezes barato, o autor conclui, em suas considerações acerca da História e da memória da Ditadura, que vivemos a “teoria dos dois demônios” ou seja, de que ambos os extremismos, de esquerda e de direita teriam sido “culpados” pelo Regime Militar. Isso é ruim, fruto de uma tradição liberal e de uma transição negociada com os militares ao fim do regime, em sua opinião isso impede que os fatos sejam apurados com exatidão e mais que isso, que nosso Estado tenha uma memória adequada acerca do ocorrido e desenvolva uma política de justiça e de reparação condizentes com o trauma que o regime representou. Ele ainda alerta para os perigos de “se atribuir responsabilidades idênticas para atores politicamente assimétricos, motivados por valores completamente diferentes”.
Muito elucidativa e necessária ao meu ver a leitura dessa obra, sobretudo com a ascensão de um discurso de extrema direita no Brasil que tende a glorificar e exaltar o período militar, fazendo apologia de torturas e assassinatos. Já se vê que a memória sobre o período no Brasil está longe de consolidada e deve ser revisitada, refletida e discutida para não incorrermos no risco de endossarmos tais discursos autoritários. História de boa qualidade, embasada em fontes e no rigor acadêmico, blindada portanto contra os revisionismos baratos que pululam por aí e que vêm relativizando, amenizando ou mesmo louvando Regime Militar. Nosso amadurecimento democrático depende, em grande parte, de repensarmos o legado desse período e esse manual conribui para isso.

Flavia Sena 12/06/2020

Terminei esse livro com mais perguntas do que respostas (o que é ótimo, até porque é um tema complexo), querendo consultar outras fontes sobre o assunto. Cada capítulo foca em uma questão e isso fazia com que ficasse "indo e voltando" no tempo, o que foi um pouco confuso pra mim (ter que lembrar os nomes, os acontecimentos principais de cada ano, além do fato de me faltar maior embasamento sobre algumas terminologias). O autor usou muitas notícias e referências de vários lados; não sei se a galera mais experiente sobre o assunto considera ele "esquerdista" (geralmente tentando desqualificar), mas acredito que ele buscou apresentar da melhor forma, não deixando de ser crítico sobre as falhas e levantando questionamentos pertinentes.

Franciele143 17/06/2023

Este livro se trata de uma obra sociopolítica e cultural, também traz o resumo e ao mesmo tempo muitas denuncias do período emblemático que o Brasil atravessou entre 1964 e 1985 que foi a ditadura militar, outro ponto forte é sobre a hegemonia que a esquerda promoveu e assim sobrevivendo todo período militar, outro aspecto é a desmistificação da ditabranda ideia criada pela folha de São Paulo, nesse período entre 1964-1968 houveram muitos abusos sendo período mais violento da ditadura, nele houveram perseguições politicas e repressão mas contra partida permitiu uma abertura para os setores intelectuais e culturais, dividido em 12 capítulos no qual 8 discutem questões sociopoliticas, eu gostei do resumo que o historiador Marcos Napolitano fez sobre esse período de 21 anos que definiu o que temos de política hoje, algo muito permeável culturalmente falando foi introdução do comunismo pela esquerda e o envolvimento, feminista, universitário, nordestino e das áreas mais carentes das grandes metropolis, do outro lado nasce uma emissora a Globo em prol da classe esquerda defendendo "direitos sociais" assim forjando toda uma história de hegemonia cultural e social, somos o reflexo do sofrimento desse período, morriam muitas crianças por falta de assistência sob as necessidades básicas, muitas famílias desempregadas, falta de estrutura sanitária, a desvalorização do agro, o pib nesse período atingiu índice de pico, porém houveram muitos roubos e a classe operaria não foi a privilegiada.

Marcos 29/04/2023

Pena que o fim ainda não veio
Meu argumento para o título é de que ainda não houveram punição dos militares, não houveram enterros dos desaparecidos e todas as verdades ainda não sairam dos porões da ditadura.
O livro é maravilhoso e trás uma luz necessária para o Brasil. Talvez não estivéssemos em plena ascensão fascista devido ao governo Bolsonaro caso mais pessoas tivessem lido esse livro. Conhecer o passado não te permite prever o futuro, mas ajuda a identificar um pedra que pode te derrubar.

Daniel432 30/11/2019

Ditadura Militar Brasileira e a Sociedade
Com uma abordagem mais sociológica, o autor demonstra que o golpe militar de 1964 foi, na verdade, um golpe cívico-militar.

O apoio de parte da sociedade, a classe média, os meios de comunicação e até a igreja, foi fundamental para o sucesso da ação militar. Outro fator importante citado pelo autor foi a indecisão política de João Goulart.

Na visão do autor Jango pregava as reformas de base mas não estava convicto com a sua implantação. Falava da boca para fora.

Consumado o golpe cívico-militar, o autor passa a mostrar os efeitos da ditadura não somente na oposição mas também em aliados de primeira hora. Políticos como Carlos Lacerda foram cassados, a imprensa passou a conviver com a censura prévia e os estudantes secundaristas e universitários, em sua maioria filhos da classe média, foram presos, torturados, assassinados e desaparecidos.

Outra faceta bastante explorada foi a repressão na classe artística (cinema e música). A parte musical já me era conhecida mas não conhecia a ação da censura mio cinema. O autor, inclusive, faz uma análise interessante de filmes que hoje são considerados "cult".

Enfim, é um livro interessante que merece ser lido.

M Ferreira 15/01/2022

Nas palavras do autor, ?esta narrativa não pretende ser neutra, mas objetiva o distanciamento, que, a meu ver, é a obrigação do historiador de ofício?. Apesar disso, é um livro muito importante para compreendermos a história do Regime Militar, abordando criticamente os diversos eventos que marcaram esse período da nossa história.

Independente de visões ideológicas e partidos políticos, esse livro nos propõe reflexões relevantes sobre os eventos ocorridos e também os seus significados, as intenções ocultas e suas implicações no contexto econômico, político e social do país.

Não é uma leitura difícil, porém o livro aborda vários eventos, dados e informações. Dessa forma, torna-se uma leitura mais densa e pesada. Eu recomendo conhecer e estudar um pouco o contexto geral do Regime Militar antes de começar a leitura.

Como o livro é mais lento e detalhado, eu também recomendo acompanhar a leitura com vídeo-aulas, outras leituras, reportagens, depoimentos e resumos na internet. Complementar a leitura com esses materiais me ajudou a entender melhor o livro e a enriquecer o meu conhecimento.
Tiago.Trindade 29/10/2023minha estante
Obrigado pelas dicas? irei aproveitá-las com certeza.

Denise - @embarcandonaleitura 15/04/2017

A vida como ela é
Um livro que nos chama a atenção para um marco muito importante que foi a ditadura no país. De forma clara e objetiva relata o golpe e o que aconteceu nos anos de chumbo. Vale cada página. Muito bom.

davidplmatias 26/10/2018

Antes de ser um negacionista da ditadura militar, leia esse livro. Fatos históricos e comparativos inclusive desmistificando o tão falado milagre econômico do regime militar brasileiro.

Dionis 17/09/2021

1964
Muito bom, entretanto sugiro aos iniciantes do tema outros autores, pois Marcos Napolitano escreve um texto denso e analítico, é para quem já tem embasamento histórica do assunto.

Fabrício 12/10/2021

Totalmente parcial. Lula é mencionado como herói do proletariado, não relata os atentados e crimes cometidos pela "guerrilha armada" e um capítulo inteiro pra falar das músicas de Caetano Veloso e cia.

Edson Camara 01/01/2017

A história do regime militar brasileiro desde a revolução de março de 1964
A história do regime militar brasileiro desde a revolução de março de 1964 até a eleição de Tancredo Neves pelo colégio eleitoral em janeiro de 1985, 21 anos da história recente do país contada brilhantemente pelo professor Marcos Napolitano. Leitura obrigatória para quem deseja conhecer os fatos que mudaram a história do Brasil.

Eder Ribeiro 22/06/2017

1964, História do Regime Militar Brasileiro, discorre, brilhantemente, sobre o cenário político antes do golpe militar, durante a ditadura e o processo de passagem do governo militar para o civil. Recomendo a leitura.

Igor13 04/09/2017

Livro ambicioso – talvez até demais
Pontos positivos:
1) Pesquisa extensa do autor. Uma lista impressionante de referências;
2) Análise balanceada do processo. Ou pelo menos, como próprio autor confessa, tenta o fazer;
3) Muitas informações referentes aos movimentos culturais que podem ser desconhecidas para gerações que não viveram na época - como eu.

Ponto Negativo:
Motivo de não ter dado nota 5, que de certa forma explica o título: o livro é demasiadamente ambicioso. Isso se dá por tentar cobrir muitas ‘dimensões’ do período numa só obra. No capítulo econômico, “Nunca fomos tão felizes: o milagre econômico e seus limites”, a análise dos planos e raciocínio macroeconômicos é enviesada. Se tivesse só descrito o que aconteceu, tudo bem, mas tenta analisar em alguns momentos, aí a coisa sai do eixo. Esse tipo de análise caberia para outros autores.

Em conclusão, se desconsiderarmos o capítulo que avalia o ‘milagre econômico’, o livro vale a pena.
Cardoso 24/12/2018minha estante
Como assim "Esse tipo de análise caberia para outros autores"?