A Gênese

Resenhas - A Gênese

1 | 2 | 3 | 4

felipebbarreto 21/01/2021

Excelente leitura
Livro muito bom, esclarecedor em diversos pontos nos quais antes pairavam muitas dúvidas. Recomendo a leitura a todos os espíritas e também àqueles que buscam mais conhecimento nesta seara. Lembrando que este é um livro para ser estudado e será melhor compreendido por aqueles que já fizeram a leitura prévia de obras anteriores de Kardec.

Rafa 31/12/2020

Gênese a origem de tudo
Através deste livro temos a possibilidade de realizar um estudo aprofundado de toda a criação do universo, da vida e do homem.

Muitas lições nos são apresentadas e com o auxílio do Evangelho e das palavras do Mestre Jesus.

Super recomendo...

Demetrio 05/10/2020

É um livro básico para se conhecer a doutrina espírita. Eu o li por curiosidade. Não sou adepto do Espiritismo e acho que cabem aqui algumas críticas:

1) Apesar de muitos e até o próprio Allan Kardec considerarem essa obra como um estudo de caráter científico, esse livro já parte do pressuposto de que há espíritos desencarnados que se comunicam com as pessoas. O autor não faz absolutamente nada para provar que isso realmente existe, mas apenas pressupõe sua existência.
2) Embora o supostamente se baseie no ensino de espíritos, há diversos erros científicos e teorias científicas do século XIX que foram refutadas depois da publicação da obra.
3) Várias interpretações de textos bíblicos são extremamente forçadas, ignorando gêneros literários e o contexto.
4) A maioria das explicações propostas para os milagres de Jesus se baseiam em fluídos como o magnetismo animal: um conceito que já foi totalmente abandonado pela comunidade científica, por ter sido refutado antes mesmo da publicação da obra de Allan Kardec.

Enfim, o livro é importante para quem quer conhecer o Espiritismo, mas as argumentações não me convenceram.

Nelise 20/09/2020

Leitura essencial
Livro maravilhoso, muitas informações essenciais, muitas explicações importantes para quem quer estudar sobre espiritismo. Ele apresenta informações lógicas, racionais sobre assuntos diversos: formação geológica da terra, criação das espécies, energia, fluidos, estruturas atômicas, e sobre os milagres do evangelho.

Vitorugo 17/09/2020

As leis da natureza são imutáveis
O homem ama o maravilhoso, o místico, o sobrenatural, nesta obra Kardec explica cientificamente e objetivamente os milagres e predições de Jesus, tudo dentro de uma lógica material e amparada pelas leis da natureza que são permanentes.

Obra de cunho científico, bastante esclarecedora e racional.

jumorgensten 02/07/2020

A obra é dividido em 18 capítulos e vai caminhando pelos diversas questões das evoluções do mundo e dos seres humanos.

O primeiro capítulo é o abre alas e fala do caráter da revelação espírita. A partir do segundo, o autor começa a discorrer sobre Deus e quem Ele é, a Sua visão e natureza. Depois comenta a diferença entre bem e o mal, suas origens, o instinto e a inteligência, a destruição dos seres por eles mesmos.

O quarto capítulo aborda o papel da ciência na gênese, passando para o quinto capítulo se tem os antigos e modernos sistemas do mundo. Chegando no sexto, fala sobre a uranografia geral, o espaço e o tempo, a matéria, as leis e forças, a criação primária e universal, os sóis e os planetas, satélites e cometas, a via láctea, a vida universal e a diversidade dos mundos.

Já o sétimo capítulo aborda os períodos geológicos, o estado primitivo do globo, os períodos primário ao terciário, de transição, diluviano e seu pós e o nascimento do homem. A partir do oitavo, o autor começa a discorrer sobre as questões da Terra e suas diversas teorias, as revoluções, o dilúvio bíblico, a gênese orgânica, a formação primária dos seres vivos, princípio vital, a geração espontânea, escala dos seres orgânicos, o homem corpóreo.

A partir do capítulo onze são comentados sobre as questões espirituais como seu princípio, união do espírito a matéria, encarnações e reencarnações, doutrina dos anjos decaídos e da perda do paraíso, os seis dias, a perda do paraíso, os milagres e seus caracteres, o Espiritismo não fazer milagres, o sobrenatural e as religiões.

Depois também fala sobre fluidos, a superioridade da natureza de Jesus, os milagres do Evangelho, os sonhos, a dupla vista, as curas, os possessos e as ressurreições, multiplicação dos pães, tentação de Jesus, Sua aparição após "desencarne", a teoria da presciência, predições do Evangelho, perseguição dos apóstolos, um só rebanho e um só pastos, o juízo final, são chegados os tempos e seus sinais e a geração nova.

O texto é de médio entendimento e a leitura é densa, tendo que ir com calma para total absorção e não é para todo mundo. A Gênese é uma "pedra no calcanhar" de muitas pessoas (Inclusive estou nesse grupo também) devido a sua linguagem e complexidade. Na primeira vez eu não entendi nada. Agora já compreendi bem melhor, porém, foram necessários muitas outras leituras e maior aprofundamento teórico e prático dentro da Doutrina.

Apesar dos pesares, parece que o livro foi escrito ontem, principalmente quanto a regeneração planetária no qual estamos vivendo. Simplesmente incrível.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/07/02/a-genese-allan-kardec/
Wagner 20/02/2021minha estante
Obrigado pela resenha. Já tentei ler até o final desta Obra mas ainda não consegui. Está na minha meta de leitura para o próximo ano 2022.

Gui 20/05/2020

Não tão fácil, mas profundo
Das 5 obras básicas, "A Gênese" é a que apresenta a leitura mais densa. No entanto, é preciso encará-la, pois o leitor não sai dela da mesma forma que entrou. Explicando a origem material e espiritual do mundo, os ditos "milagres" de Jesus e a questão das predições, esse livro torna Deus ainda maior do que é, pois que podemos conhecer um pouco mais a beleza de sua obra e entendemos mais as suas características de bondade e justiça.

Fernanda 20/05/2020

Incrivelmente atual
Até a metade é uma leitura muito complexa, difícil de assimilar, contudo, a partir de então se torna mais fluído. Ao final se verifica de forma muito clara a atualidade do tema, mesmo tendo sido escrito no seculo XIX. Vale a leitura para quem quer conhecer a doutrina espírita.

Thiago Toscano Ferrari 09/09/2019

Deus, origem da vida material/espiritual e milagres/predições!
Numa leitura preliminar nos anos 1990 tive um olhar, mas que a partir de uma releitura em 2004, obtive uma compreensão mais aprofundada sobre Deus, a origem da vida material e espiritual, bem como os milagres e predições do evangelho, segundo o espiritismo, abordados nesta obra. Confesso que é uma leitura indispensável para compreender de fato a revelação espírita, codificada por Kardec, numa abrangência singular! Esta obra trata ainda sobre temas bem discutidos e polêmicos, tais como a origem do bem e do mal. Recomendo a leitura e estudo contínuo!

Mayara.Francine 04/03/2019

Livro de conhecimentos profundos, leva- nos a uma viagem sobre a origem do mundo e dos seres.

Daniel.Simoes 16/01/2019

Um dos cinco livros básicos da doutrina espírita escritos por Allan Kardec. A Gênese dá uma ênfase à base científica do espiritismo, desmentindo dogmas religiosos e ajudando ao espírita formar uma visão crítica do mundo.

Fco EC Arruda 16/06/2018

Desafiador
Diferentemente de O livro dos espíritos, que está sob forma de perguntas e respostas, esta obra está organizada em capítulos e sub capítulos. Trata da origem de várias coisas e sob vários aspectos. Sua leitura é densa, porém esclarecedora.

marcelgianni 06/12/2017

Blog de resenhas

site: https://idaselidas.wordpress.com/

Hugo Leonardo 29/10/2017

A Gênese de Allan Kardec
Mais um livro lido de Kardec. Obra brilhante com milhares de ensinamentos. Livro para ler diversas vezes. Muitos "credos" são dissipados, não para prejudicar algum dogma e sim para mostrar que por meio da explicação, da ciência e do espiritismo muitas coisas conhecidas como fantasiosas e outras misticas são desfeitas. O capítulo sobre DEUS é um de se ler algumas dezenas de vezes. O capítulo sobre os fluídos também merece várias leituras. A comunicação de Galileu também e de muita importância. Esclarece muita coisa sobre a geografia terrena e também sobre o universo. Enfim livro que deveria ser lidos por muitos independente do dogmatismo que se seguem, pois não faz parte de religião alguma e sim da ciência, do espiritismo e dos ensinamentos do nosso MESTRE JESUS CRISTO e de nosso DEUS PAI ALTÍSSIMO.

Fabíola 24/02/2017

A gênese
Este livro pertence a codificação Espírita e foi escrito em 1868.
Divide-se em 3 partes.
Para quem deseja entender de forma mais profunda a doutrina espírita recomendo o estudo das outras 4obras:
O livro dos espíritos
O livro dos médiuns
O céu e o inferno
Em A Gênese existe mais uma vez o estudo brilhante realizado pelo codificador da doutrina espírita Allan Kardec (pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail).
São analisados em 18 capítulos a origem do planeta Terra, a questão dos milagres, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho; as predições do Evangelho, os sinais dos tempos e a geração nova, que marcará um novo tempo no Mundo com a prática da justiça, da paz e da fraternidade. A base está na imutabilidade das grandiosas leis divinas.

1 | 2 | 3 | 4