Fênix: A Ilha John Dixon

Resenhas - Fênix: A Ilha

Fernanda 29/03/2014

Resenha: Fênix: A Ilha
Resenha: “Fênix: A Ilha” do autor John Dixon, deu origem a série de TV Intelligence, mas não há muitas semelhanças para serem comparadas. De maneira ágil e sagaz, apresenta uma atmosfera séria, nítida, nervosa e compreensiva. O livro é representado por vários mistérios, segredos e cenas intrigantes.

Carl Freeman tem 16 anos e já viveu várias mudanças ao longo do tempo, principalmente por que passa por vários lugares diferentes, incluindo lares adotivos, abrigos e centros de detenção juvenil. Em todas as situações demonstra ter uma personalidade explosiva, forte, agressiva e irregular, mas no fundo representa ser inteligente e destemido, ter benevolência e sempre ser a favor do que é certo. Apesar de todas as queixas sobre ataques e brigas, sua ficha criminal não apresenta nenhum outro delito.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/03/resenha-fenix-ilha-john-dixon.html
Roxy.Sand 08/03/2023minha estante
Olá, sou nova no APP, eu posso ler os livros por aqui ou como faz pra usar o APP?

Vitória 12/01/2022

Um livro q eu não esperava nada mas se tornou favorito!
O livro é sobre um garoto órfão, considerado pelo sistema um delinquente, q teve de "cumprir pena" numa ilha sem jurisdição de nenhum governo. Ninguém para salvá-lo. Ele por ele.

Ganhei esse livro do meu pai, comprado numa feirinha. Não tinha nenhuma expectativa em cima dele, se fosse ruim eu ficaria "ok".
Porém ao decorrer da leitura, a história me prendeu muito. Fiquei muito curiosa sobre o passado não revelado de alguns personagens e desejo muito uma continuação.
Tem um plot twist sensacional! Descobertas, e bastante coisas a serem explicadas numa possível sequência.

Glaucio.Oliveira 19/01/2022

Resenha publicada originalmente em 07/06/2014
Resgatei algumas resenhas antigas que redigi anos atrás.
Confira no saudoso blog Brilho das Estrelas. Link abaixo:

site: http://brihodasestrelas.blogspot.com/2014/06/fenix-ilha-john-dixon.html

Bacil 23/03/2014

surpresas de menos, previsibilidades de mais
Uma ilha com tratamento militar na qual adolescentes órfãos que cometeram crimes são enviados para entrar na linha. Serão mantidos nela até completarem 18 anos, quando, supostamente, ganham a liberdade e uma ficha criminal limpa. Para isso acontecer, porém, eles devem sobrevivem ao que acontece naquele lugar.

"Olhou discretamente ao redor. Aqui estavam eles, na Ilha Fênix, em algum lugar fora dos Estados Unidos e de suas leis.
Estamos mortos para o mundo tanto quanto nossos pais, pensou Carl. Essa gente pode fazer o que quiser conosco." Página 28

Neste livro, somos apresentados a Carl, um adolescente órfão que vive com uma família adotiva e não aguenta ver valentões atormentando os indefesos, partindo pra cima deles. Tanto que em uma dessas vezes, se meteu em uma briga e é condenado. O juiz lhe dá a opção de ou ir para a cadeia ou ir para a Ilha Fênix até completar seus 18 anos, e, se tudo ocorrer bem, ter a ficha de antecedentes criminais limpa. Uma nova vida, um novo começo. Então, Carl vai para essa ilha ver se aguenta “o tranco”.

O começo da história é bem rápido: o primeiro capítulo é no “tribunal” e o segundo capítulo já é na Ilha Fênix. A partir daqui, a narrativa se desenrola totalmente na Ilha, com suas poucas surpresas e novidades e suas previsibilidades.

O enredo é bem comum para esse tipo de livro: um menino “super-herói” que tem atração por uma menina, faz poucos amigos e é alvo de um sargento durão pela-saco (não só dele, como das gangues que se formam dentro da ilha). Tem um “cientista-cara-de-maluco” de quem não vai com a cara, e acha que tem muitos segredos a descobrir ainda. Acho que não tem coisa mais previsível que isso.

A narrativa demora pra se desenvolver. Ela é em terceira pessoa, e nas 100 primeiras páginas não há nada de relevante. Acontece um evento X, que dura umas 30 páginas e dá uma reviravolta na história, mas depois volta à monotonia. Acontece outro evento Y mais pra frente, mas nada muito surpreendente que prenda o leitor. A história, porém, fica muito melhor na segunda metade do livro. Nessa parte, tem bem mais ação que a primeira metade, os mistérios são revelados e uma ou outra coisinha até que surpreende o leitor.

Por Carl ser um campeão de boxe e pelo o autor ter sido um pugilista profissional também, acho que John Dixon botou a sua alma no personagem, e claro que não poderia deixar de citar o boxe em si, que aparece por todo o livro. Na ilha, Carl recebe um treinamento dessa luta, e o autor se atém tanto aos golpes e ao treino do personagem que eu achei essas partes cansativas de ficar lendo.

Segundo consta na capa, o livro deu origem à série de TV Intelligente. Ainda não assisti a ela para comparar, mas pelo que andei lendo são totalmente distintos (para sorte dos amante da série, imagino eu). Em um dos comentários na contra-capa tem-se “Imprevisível e aterrorizante”; eu particularmente não achei nada nem de um nem de outro. Entretanto, a edição da Novo Conceito está muito bem feita: a capa faz sentido, e na folha de abertura de cada capítulo têm árvores como “plano de fundo”. Ficou bacana. A fonte é boa de se ler, e a cor dar páginas não é branca (eu não tenho problema quanto a isso, mas muita gente não gosta).

“Fênix: A ilha” é aquele livro para você sair da rotina, pra quem gosta de uma ação com uma pegada sci-fi no meio. Não é o melhor livro do gênero, longe disso, pois tem uma narrativa pesada, que se desenvolve bem lentamente. A ilha em si tem seus mistérios, e o autor conseguiu revelar cada qual no seu tempo; não foram todos na mesma hora e deixados totalmente para o fim (este até que me surpreendeu, na cena final fiquei “masoq?”) e com uma certa dose de crítica à sociedade. Apesar de o primeiro livro não bater a expectativa, eu quero continuar a série. Eu acho que ela vai melhorar nos seus próximos livros sim.

site: http://murmuriospessoais.com/resenha-fenix-a-ilha-john-dixon-novo_conceito/
Elis 25/03/2014minha estante
Olha lendo a sua resenha, respeito a sua opinião. Mas nem parece que estou lendo o mesmo livro, de tão tenso e louco que está sendo pra mim, cheguei a me exaltar com pessoas ao meu redor para não me interromperem. Para mim está sendo demais. Que suas próximas leituras sejam melhores. Bjo Elis.

Bacil 27/03/2014minha estante
Obrigado pelo comentário Elis! Mas como eu disse, não superou todas as minhas expectativas. O livro não é ruim não, e acho que os próximos livros vão melhorar sim.. ^^

Lucas 26/01/2022

Brutal
Depois de ser levado para um campo de treinamento para adolescentes problematicos, Carl Freeman, descobre que existe muita coisa por trás.
De fato é um livro difícil de deixar de ler, depois que começa. Uma narrativa forte e intensa tanto quanto a historia.
Narrativa brutal e volenta, recheada de sangue e ossos quebrados.
Apesar da narrativa envolvente, o errendo da história achei um pouco fraca e massante em alguns pontos, com um excesso de violência.

Escritora 08/03/2022

Não é livro pra mim
Eu tenho tantos problemas com esse livro que não sei explicá-los. Ele corre em círculos tendo pouco ou nenhum avanço, trechos inteiros são descartáveis, mil perguntas ficam sem resposta e eu não consigo reunir energia para especular ou me preocupar com as respostas, só fico irritada com quão pobre esse universo acaba sendo: parece enorme, mas na verdade são apenas alguns conceitos perdidos e inúteis.
Tem 3 personagens com os quais eu me importava, e nenhum deles foi explorado direito. Eu não ligava para o pseudo-romance ou para nenhum dos vilões e mesmo as cenas de ação pareciam entediantes.
Esse é o tipo de livro que deveria te prender, e eu levei 3 meses para terminá-lo

-Sophia- 17/01/2023

Fênix: A Ilha
Olha, eu sinceramente amei esse livro, foi um dos livros de suspense que eu fiquei mais... tensa, digamos assim ksksksk. Mas não confiem muito em mim, para pessoas que realmente leram vários livros de suspense, eu não sei dizer se é bom ou não, mas para mim que quase nunca lê esse tipo de gênero... É realmente muito bom. Super recomendo, e já vai com o coração preparado, pois até citação de Shakespeare tem.

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

Fênix: A Ilha
Ao ver esse Fênix A Ilha na livraria o que me chamou a atenção foi que na capa, a primeira chamada dizia que o livro tinha dado origem a série de TV Intelligence. Eu assisti Intelligence por causa do Josh Holloway (eterno Sawyer), que após Lost não tinha feito nada significativo como ator. O seriado foi cancelado e quem assistiu sabe muito bem porque, era realmente fraco.

Mas a questão é que, quando você vai ler um livro que dá origem a uma série ou a um filme, você espera que o livro seja mais profundo, que contenha mais detalhes, e não é isso que acontece com Fênix A Ilha. O livro foi publicado no Brasil esse ano pela editora Novo Conceito e é do autor John Dixon e, por mais incrível que pareça, não tem nada a ver com a série. Ou quase nada, se você for uma pessoa tolerante.

Na série, temos um ex-soldado americano que aceita fazer parte de um projeto científico, no qual é implantado em seu cérebro um chip que o conecta com toda a rede, fazendo com que ele possa acessar a internet, banco de dados, câmeras de segurança, GPS, além de reconstruir cenas diretamente em sua mente. Uma divisão do governo americano (tipo CIA ou FBI) é criada ao redor dele para protege-lo e auxiliá-lo em suas missões, pois agora ele é a arma e o soldado mais importante dos Estados Unidos.

No livro, a coisa é bastante diferente. Nosso personagem principal é Carl Freeman, uma garoto de 16 anos, que perdeu a mãe para o câncer e o pai, policial, que foi baleado em serviço e agora vaga pelo sistema de adoção. Porém, Carl está sempre se metendo em confusão e em brigas, defendendo os injustiçados, graças a um evento que ocorreu quando seu pai ainda estava definhando, após ser baleado.

Depois da primeira infração, quando ele ainda tinha 10/11 anos, o juiz recomendou que ele praticasse boxe para canalizar a raiva e Carl realmente se tornou um ótimo pugilista, ganhando campeonatos estaduais e nacionais. Entretanto as infrações não pararam e ele foi sendo mudado de estado em estado, de família em família até que se vê, aos 16 anos em uma situação bastante complicada.

Ameaçado de ser jogado em uma prisão comum e ser tratado como um adulto devido a sua reincidência, Carl recebe a opção de ir para a Ilha Fênix. A Ilha é uma instituição dita de reabilitação militar terminal. Quando não há mais opções jovens são enviados para lá até completarem 18 anos, e recebem treinamento militar para voltarem a se restabelecer na sociedade.

Ao chegar lá, Carl descobre que todos os jovens enviados são órfãos e logo de cara já arruma conflito com uns dos oficiais superiores, complicando a sua vida. Após algumas semanas ele descobre um diário de um jovem que foi calouro a alguns anos, onde ele conta que a Ilha não é exatamente o que eles pensam e que após uma mudança de fase muitos serão mortos ou torturados e que o verdadeiro objetivo é treiná-los para se tornarem mercenários e assassinos.

Ai, já estamos na página 200 de um livro de 300 páginas e por hora, nada a ver com a série! A partir daqui, começamos a ter um vislumbre do que pode ser a inspiração.

O Ancião, o cara que comanda a Ilha, toma Carl como seu pupilo e explica pra ele como as coisas acontecem por lá. Os jovens são injetados com substâncias para melhorar crescimento e fortalecer músculos e alguns recebem microchips que vão modificar o corpo, tornando-os mais fortes, mais altos e mais rápidos. Quando alguém se destaca ele é cogitado para receber o chip mestre, porém ninguém conseguiu “sobreviver” a cirurgia de forma esperada. Não há nenhuma explicação do que esse chip mestre faz ou de como ele funciona.

Cercado de segredos e curiosidade Carl vai tentar descobrir o que realmente se passa na ilha, ao mesmo tempo em que tenta achar um jeito de escapar e tirar seus amigos dali.

O livro vai ser contado do ponto de vista de Carl e de uma garota, Octavia, porém, nem vale a pena mencioná-la, pois a personagem é completamente vazia e esse é o grande problema do livro (superando a decepção de não ter nada a ver com a série) do meu ponto de vista. O autor é um ex boxeador profissional, então faz todo o sentido ele criar um personagem que também é, mas o que não deu certo é que ele se perde muito em descrições de cenas de luta e treinamentos de boxe e esquece do mais importante: criar personagens concisos e cativantes. A narrativa pula de um ponto para outro muito rapidamente, não há explicações e os personagens são vazios.

O livro não é ruim, mas não serve para ser ótimo. Não achei nada concreto, mas parece que haverão mais livros para dar continuidade a história. Espero que sim. E mais que isso, espero que a continuidade seja mais parecida com o que foi criado na série do que essa trama juvenil. Quem sabe o Carl não vai se tornar o nosso agente de Intelligence? Bom, é pra isso que estou torcendo, já que a surpresa com o livro não foi exatamente positiva.

Apesar de tudo, o livro trás uma mensagem bem legal sobre se importar com o próximo, e até que ponto uma pessoa pode chegar para alcançar seus objetivos sem que o bem estar e a vida do outro interfira em suas decisões. Ele nos faz refletir sobre o lado humano e o lado animal, quando o desejo de caçar e matar supera a humanidade e trás a tona a verdadeira identidade e essência da pessoa.

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-fenix-ilha/

Vivi ð¤ 11/03/2021

Fênix: A Ilha
O livro começa contando um pouco da trajetória do Carl até a Ilha, esse personagem recebeu meu amor todo ai, porém depois de chegar em Fênix, as coisas começam a ficar pesadas e entra mais 3 personagens maravilhosos que não mereciam o fim que tiveram e da forma que tiveram.
É um livro que tinha tudo pra virar meu favorito mas o autor enrolou em muitas coisas desnecessárias, poderia ter planejado melhor os plots (que já de cara eu sabia que ia acontecer boa parte deles) e pelo amor de Deus quem que mata uns dos personagens principais e não detalha a morte?
Enfim, é um livro onde o mocinho não é tão mocinho assim, tem romance mas o foco é a luta e as torturas e realmente me prendeu ?

allletis 18/04/2023

O bom lutador
Tem alguns motivos para eu ter dado apenas 4.5 estrelas para essa obra prima de suspense que eu nem sequer imaginava que tomaria a proporção que tomou.

Apesar de ser muito bem escrito e o plot realmente ter pontos extremamente cativantes e surpreendentes, senti que o autor pecou muito pelo óbvio. Mas, nem mesmo o óbvio foi capaz de estragar a construção do mundo presente na história. Além disso, quem viu o último histórico de leitura viu a lição de moral que o autor jogou na cara de todo mundo, o que, sinceramente, foi lindo.

Ficaram muitas e muitas pontas soltas, mas como sei que tem um segundo livro não publicado no Brasil, não foi algo que me incomodou tanto assim.

Eu recomendo muito a leitura para todos que tenham a curiosidade de um bom thriller com uma pitada de humor ácido e já adianto aos emocionais sentimentalistas de plantão igual eu: vocês vão chorar e passar mal em algumas partes, mas vale a pena cada palavra.

15 reais na bienal do livro mais bem gastos até agora.

Marcos 03/02/2023

Por passar em muitas clínicas de reabilitação para adolescentes problemáticos, o jovem Carl, um rapaz com perfil atlético, forte e com personalidade vingativa, acabou parando na temida ilha Fênix, uma ilha afastada da costa que abriga os piores jovens barra pesada que a sociedade considera como uma escória.

Carl acabou lá pois no último envolvimento em briga ele mandou seu oponente para o hospital em um estado gravíssimo, pois ele simplesmente não consegue ficar parado em situações injustas e costuma usar os punhos para defender seus colegas indefesos.

E lá na ilha Fênix, o jovem vai conhecer fortes oponentes quanto ele, capazes de irem até as últimas consequências para vê-lo derrotado.

E é em meio a esse cenário militar e hostil que Carl conhece uma garota incrível, com perfil afrontoso e meigo ao mesmo tempo, que consegue mexer com o coração do valentão.

Porém, a ilha guarda um segredo sombrio que Carl descobre e vai buscar de todas as formas sair dali levando consigo as pessoas em que acha que não merece passar pelas mãos dos regentes da ilha.

A ilha é vigiada, o sistema prisional é intenso e as chances de fugir dali sem passar pelos oficiais é quase inexistente. Será que Carl conseguirá fugir sem ter que apelar para seus pulsos de titanium, ou cairá em ruína assim como todos os valentões que tentam bancar um de herói?

O livro é sem dúvida intenso e militar. A forma como o leitor entra na história é assombroso e envolvente, fazendo com que criemos apego e ódio por alguns personagens. A trama prende o leitor do início ao fim fazendo com que a página seguinte seja a maior tentação em não poder virá-la para lê-la. Para isso, esse livro obteve suas ?????

Kim 01/02/2021

Intenso
Muito bom! Intenso demais, principalmente do meio pro fim, te prende muito e te faz sentir a tensão, dor e medo que os personagens sentem. Só não dou 5 estrelas por um detalhe pequeno que achei um pouco surreal quase no final do livro, sendo que todo ele trabalhou muito bem dentro da nossa realidade. Leitura que vale a pena!

Elis 27/03/2014

Quando vi essa capa de lançamento, não sei por que, fiquei mega curiosa. O exemplar chegou e coloquei na lista de leitura. Mas cometi o erro ou não, de ler uma resenha antes e pensei: Poxa acho que não é tudo que eu esperava. Notaram como uma opinião interfere nas leituras de um leitor viciado. Então saiu a resenha do meu amigo Luciano do pontoLivro, fiquei encantada com as palavras dele e decidi que essa seria minha próxima leitura. Lhes afirmo agora, que foi tenso e demais.

Conhecemos Carl um personagem que passou por diversas dificuldades e se meteu em muita encrenca por defender algumas pessoas de alguns valentões, isso o levou a ser mandado por um juiz para Fênix: A Ilha, onde o tratamento é quase militar, porque é bem pior que isso. Indo para ilha, eles tinham o direito de com 18 anos, saírem com o nome limpo e com a chance de um recomeço. O que nos perguntamos é até onde isso tudo é verdade?

Estaria mentindo se eu não dissesse a vocês que a leitura foi tensa, pois a todo momentos eu torcia pelo Carl e queria ver ele quebrando a cara de alguns personagens. Na verdade eu queria que ele matasse alguns personagens, sim, não posso negar, entrei na história de cabeça, parecia que estava vendo um filme tamanha minha concentração e coração acelerado. "Vivi" momentos de extrema tensão, queria entrar nas páginas e matar...gente nunca senti algo assim...e é por isso que eu favoritei a leitura. Os personagens secundários como o Ross, a Octavia e o Pronto-Socorro (apelido dado a um dos personagens), tiveram seus destaques na trama, o Campbell também tem um destaque importante, mesmo não tendo aparecido muito na história. Agora acho bom nem citar o nome dos personagens que eu quero ver partindo para o outro lado e deixando de respirar.

Amo filmes com Boxe e Carl é um garoto que aprendeu esse esporte, ele é inteligente e tem um grande coração. Passa por momentos que eu tinha vontade de estar junto para aliviar o fardo. Quem diria uma leitora que ama um romance e um chick-lit, fissurada em um livro que é tão oposto. Notaram que não consigo falar da leitura, não consigo expressar o que senti e minhas ideias. Quero e preciso da continuação. Necessito saber o que Carl enfrentará e se ele conseguirá manter sua essência, sem se corromper pela loucura.

Uma leitura tensa, intensa que me pegou de jeito. Muitos poderão ler e não sentir metade do que senti, mas minha admiração aos que se prenderem e apreciarem tanto quanto a leitora que vos escreve.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/

jowalk3r 15/05/2022minha estante
Tem o livro 2 amg, só que em inglês :(

Mavi Gomes 15/05/2022minha estante
mentira, vou procurar agr!