O Retrato

O Retrato Charlie Lovett

Resenhas - O Retrato

Julinho 29/05/2023

No geral: decepcionante. É muito interessante o pano de fundo com os detalhes da conversação e restauração de livros antigos e raros. Mas não consegui comprar o amor todo que é proclamado entre Amanda e Peter, muito artificial! E o rapaz parece um psicopata perseguindo uma desconhecida (quase aquela série "You"). E o enredo começa como um drama histórico pra no final descambar num romance policial meio duvidoso.

Andrea Garcia 04/12/2022

Um romance para os fãs da era vitoriana
O Retrato – cujo subtítulo ‘um romance de obsessão’ seria dispensável - resgata textos marcantes da produção literária inglesa. Desde o épico Beowulf, “que modificou para sempre a história da literatura inglesa” (p. 48), passando por Chaucer até chegar à figura do ilustre poeta e dramaturgo inglês, William Shakespeare, cuja obra perdida Pandosto - de autoria de Robert Greene, um de seus desafetos - lhe servira de inspiração para Um Conto de Inverno, carrega em suas páginas, valiosas anotações feitas pelo Bardo.

Ao longo de toda a narrativa o autor, Charlie Lovett, nos apresenta nomes e obras em um constante diálogo com a história da arte inglesa, buscando respostas não somente para o retrato de uma bela jovem, encontrado dentro de um livro, e que tanto se assemelha falecida esposa de Peter Byerly, como para o mistério de uma obra perdida.
Para o leitor desavisado, a leitura pode perder um pouco de seu brilho, mesmo porque, a tônica da narrativa é a intertextualização, ou seja, um constante diálogo com obras fundacionais da literatura inglesa. É preciso, portanto, ter o mínimo de conhecimento sobre sua história para usufruir ao máximo das inúmeras idas e vindas, presente e passado, arquitetadas pelo autor.

Juliana 20/05/2022

Muito bom!
O livro é calmo e tenso ao mesmo tempo, com uma narrativa tão agradável de ler e uma história de amor tão bonita que nem sentimos o tempo passar! Em alguns momentos me confundi por serem muitos personagens, mas com o andamento da leitura foi ficando mais fácil de entender. Valeu muito a pena!

Nayonara 16/11/2021

Não dava nada por esse livro e o quanto gostei dele me surpreendeu demais, realmente é uma história para quem não só ama ler mas também ama os livros, incrível e envolvente

Lau 02/06/2021

mto bom!!!
esse livro o começo é meio chato e você não entende direito o que tá acontecendo, mas depois de uns capítulos você fica preso na história e totalmente rendido ao mistério principal. tem um plot twist muito bom e um fim nada esperado. a história de amor entre o Peter e a Amanda é de de encantar e mostra com clareza a dificuldade que foi pra ele perder a mulher da sua vida de forma tao precoce. possui algumas cenas detalhadas sobre livros e história de alguns escritores clássicos então recomendo pra quem gosta do assunto (e pra quem não gosta, uma ótima maneira de começar é lendo ele tb). enfim, um ótimo mistério-romance!

$0f!@ 30/05/2020

O Retrato
Meu amigo perguntou se tinha algum livro que eu queria de aniversário e eu falei desse. Ele é filho daquela que seria minha professora de literatura, quem achou o pedido interessante, pensando que fosse O Retrato de Dorian Gray. Foi vergonhoso dizer que não era ? Apesar disso, o tema da bibliofilia torna esse livro bastante interessante.

Felipe1503 09/11/2019

Boa leitura
A leitura é boa, ótimos personagens, ótimo enredo. Gostei do cenário tempo-espacial da Inglaterra dos séculos XVI-XIX.
Acho que o único problema é que o livro vai e volta no tempo e isso muitas vezes faz você se perder, mas nada que tira o prazer da leitura e da história

Anne 01/10/2019

Vale a pena a leitura
É um livro que de fato tem um desenrolar lento, como meus colegas falaram abaixo. Mas a demora vale cada página! Um livro inteligente, intrigante, misterioso na medida e muito bem elaborado, pelo meu humilde ponto de vista. Vai te prendendo aos poucos, te forçando a "pensar" na ordem dos fatos.. sinceramente, superou minhas expectativas.

Daiana.Benck 09/04/2017

O Retrato é surpreendente!
No começo parece entediante, confesso que me perdi entre tantas datas, fatos históricos, nomes... Mas, é impressionante como tudo que está descrito com uma riqueza de detalhes que parecem exageradamente repetitivos e sem importância, vai se encaixando e fazendo sentido. É uma história linda e delicada, com um final que não poderia ser melhor, emocionante!!! Vale cada minuto da leitura! Recomendo!!!

Mariana.Novaes 28/11/2016

Tirou minha cisma de romance
Eu não costumava ler romance até este livro. Além de falar da paixão do casal, ainda fala da paixão pelos livros, que foi o que me chamou atenção para dar uma chance para esse livro. Achei cativante e leva. Acontecem coisas inesperadas e acho um livro completo. Recomendo super.

Gleiciane.Marques 14/10/2016

O Retrato, de Charlie Lovett
O Retrato, de Charlie Lovett, foi publicado em 2014 aqui no Brasil. Comecei a leitura ano passado e desisti. E só agora em outubro que decidi dar uma segunda chance ao livro. Por que abandonei essa leitura? Bem, confesso que os primeiros capítulos do livro são bem arrastados, entediantes. Mas, ao insistir descobri que em certo ponto ele fica mais interessante e mais dinâmico. Além disso, encontrei outros fatores que afloraram o meu interesse. Trata-se de um livro que fala de livros. Isso mesmo. O protagonista Peter Byerly é um vendedor e restaurador de livros e ao longo da narrativa ele menciona obras, autores e lugares do universo literário. Gostei. Outra coisa que me chamou a atenção foi a estrutura cronológica da obra. Ela foi bem conduzida e para mim, funcionou. A trama é dividida em três tempos que se alternam. Primeiro 1995, que narra a vida atual do protagonista, em seguida, tem-se a década de 80, descrevendo o período em que Peter ainda é um universitário e conhece o seu grande amor, Amanda. Por último, o ano datado começa em 1592 e segue até 1879. O autor foi tão longe para explicar a jornada do manuscrito Pandosto, de Robert Greene. São capítulos interessantes e fundamentais para o entendimento da história. Apesar dos diálogos serem previsíveis, fracos e clichês e a edição conter alguns erros, a história é boa e a leitura vale a pena.

Camila.Batelli 21/07/2016

Depois de terminar descobre que ama
Achei q demorou demais engrenar, se passa em 3 épocas diferentes, mas qdo essas histórias começam a fazer sentido e as coisas vão se desenrolando começa ficar emocionante e viciante

Marianne 12/06/2016

"O retrato" (Charlie Lovett)

Por Marianne: Peter Byerly é apaixonado por literatura clássica e trabalha procurando livros raros que possam ser recuperados e vendidos a colecionadores. Numa de suas buscas Peter encontra no meio de um livro uma pintura em aquarela assinada por A. I. A pintura retrata uma mulher que lembra assustadoramente sua falecida esposa Amanda. Mas como um retrato possivelmente pintado na era vitoriana pode retratar Amanda?

Peter e Amanda de conheceram na faculdade. Ele era um rapaz tímido que sofria — e sofre —de distúrbios sociais, e Amanda era espontânea, inteligente e sociável. O relacionamento com Amanda deu a Peter uma nova perspectiva, perto dela a ansiedade que o atormentava ao estar rodeado de pessoas desaparecia por completo.

Após a morte repentina de Amanda Peter voltou para seu casulo. Cortou contato com amigos e família e se mudou pra Londres, para a casa onde ele e Amanda planejavam construir suas vidas.

Motivado pelo mistério da aquarela Peter decide descobrir quem é A.I e sem nem perceber vai aos poucos saindo da bolha que criou em torno de si desde a morte de Amanda. E pra aguçar ainda mais sua curiosidade, Peter encontra sem querer no meio de sua busca o que pode ser uma obra genuína de Willian Shakespeare.

O que era uma busca motivada apenas por curiosidade se transforma em uma caçada onde alguns estão dispostos a tudo para por as mãos na obra de Shakespeare.

O livro é divido em três tempos. O primeiro é o presente onde Peter está desvendando o mistério de quem pode ser A.I., o segundo ocorre alguns anos antes quando Peter e Amanda ainda estavam na universidade e o terceiro se passa na Inglaterra de 1522, quando o filho do luveiro, conhecido como Willian Shakespeare, estava apresentando seus primeiros sonetos.

A história é uma mistura de drama e suspense. Me lembrou bastante o ambiente criado por Dan Brown para suas histórias.

A divisão de tempos da história por vezes acaba confundindo, são muitos personagens e muitas histórias paralelas que vão se juntando bem aos poucos. Cai na besteira de viajar de férias no meio da leitura e esquecer o livro em casa, quando voltei e peguei de volta tive que reler quase tudo pra "entrar" na história de novo.

Quem gosta de literatura inglesa e de suspense vai gostar de O retrato, além de conhecermos um universo de colecionadores e falsificadores (às vezes tão famosos quanto os próprios autores das obras) que eu nem sabia existir.

Espero que tenham gostado da indicação, deixem seus comentários sobre o livro.
Até a próxima, boa leitura!

site: http://www.dear-book.net/2015/11/resenha-o-retrato-charlie-lovett.html

Arca Literária 29/05/2016

resenha disponivel no link a partir do dia 15/07 http://www.arcaliteraria.com.br/o-retrato-charlie-lovett/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/o-retrato-charlie-lovett/