Arrabal e A Noiva do Capitão

Arrabal e A Noiva do Capitão Marisa Ferrari

Resenhas - Arrabal e A Noiva do Capitão

Aline 18/04/2020

Legal
Há muito tempo eu queria ler esse livro, coloquei muitas expectativas e acho que acabei me decepcionando um pouco.

O livro não é tão ruim, tem uma história legal e tal, mas acho que faltaram alguns elementos que poderiam deixar a história um pouco mais emocionante.

Algumas partes importantes para o enredo são expostas apenas como uma breve passagem, perdendo aquela magia de vivenciar a cena.

Não poderia deixar de comentar um dos pontos positivos, que foi o desfecho da história, uma surpresa que nem nos meus sonhos eu imaginava e que explicou varias coisas que acontecem no decorrer do livro.

Por ser um romance de época a linguagem é um pouco mais resbuscada, porém de fácil entendimento... e o melhor: um livro nacional.

Jary 01/04/2020

Incrível reviravolta
Confesso que demorei pra terminar porque as vezes me deixava cansada a história, por ter vários personagens de caráter e histórias de vida. Porém a leitura vale muito a pena, e o final é incrível, um verdadeiro plot twist.

Lanny 21/04/2019

Amei....
Gêmeos... época antiga... elementos que eu amo e aqui tem os dois. Adorei.

@uaitolendo 24/07/2018

Que final MASSA!!!
Cidade de Napole no seculos 18, dois irmaos gemeos que nao se dao bem( o que e cliche)se apaixona pela mesma mulher ( putz,novela mexicana). Kkkkkkk Parei. Logo nas primeira pagina me encantei que autora mistura a lingua italiana no meio do texto. Agora eu parlo un po 'di italiano. Isso nao prejudica em nada a leitura. Sao frase é facil entendimento. Caspita,as coisas demoraram a acontecer. No meu ponto de vista,neh. Sou muito ansiosa!! A autora no decorrer da leitura vai te contando a historia de cada personagem,de como eles chegaram ate o presente momento do livro. Luigia embaralhou meus neuronios igual a prova de Fisica fazia na epoca de escola. Que mulher confusa!! Louca de pedra!!!! O que uma mulher e capaz de fazer com os homens!! Desde sempre é assim!! Achei Giordano de uma carencia sem presedentes e se vitimiza demais. Tinha tudo para ser um grande capitao. Giuseppe é mimado e se acha a ultima bolacha do pacote,coitado!! Mal sabe ele que a ultima bolacha sempre ta quebrada!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Lembram que falei que as coisas estavam demorando a acontecer?? Pois aconteceram!! PAAHHHH!! E to em choque com o desfeixo. Esse desfeixo valeu a leitura inteira!! TO PASSSAADAAAAAAAAA!????? Que peça a autora me pregou!! Me enganou direitinho!! Se voce tambem quer saber o que me deixou passada,leia o livro!! O que mais gostei no livro, nao foi o pano de fundo ser a historia de uma trupe,grupo de teatro na epoca. Foi as poucas vezes que o pano de fundo foi a Guerra De Sucessão Austríaca!!! Final a Autora entrega como o segredo pode acontecer!! E gente, é muita inteligencia viu!! Se ficaram curiosos!! Leiam!!!! Eu recomendo!!

Romildo 06/04/2018

Arrabal e a noiva do capitão - Marisa Ferrari
"Dois homem. Uma mulher. Uma escolha."
Essa incrível história vai se passar em Nápoles do século 18; caracterizada com sua população de inter-relação de poder. Começando a se desenvolver quando Gioconda descobre que esta dando a luz para gêmeos. Com o começo de uma falta de juízo e loucura; mas sempre sendo amada pelo esposo Carlo e guiada pelo carinho e cuidado com os filhos. Se rompendo completamente em suas loucuras seis anos depois, com uma briga entre seus queridos filhos Giordano e Giuseppe, que acabou marcando a vida de todos.
A história vai se desenvolver trinta ano depois, com Giordano sendo um bravo capitão protetor do rei, honrado, forte e motivo de orgulho do pai; e Giuseppe sendo o oposto, um viajante que se livrou das garras do pai para viver sua liberdade com sua trupe, e suas apresentações em praças e castelos da região; um rapaz poético, alegre e sábio em sua escolhas.
É quando aparece Luigia, uma jovem viúva que acaba conhecendo pela obra do destino os dois irmão, e o pior se apaixonando pelas características dos ambos. Uma entrelaçada história com vários personagens em sua construção que aprofunda a história em seu decorrer.

Minha opinião: Uma história fantástica, com uma belíssima organização(que deve ter quebrado cabeças, literalmente kkk), e com personagens incrivelmente bem construídos. Com um final surpreendente e bem estruturado, mas esperava um final mais realista, e dava um ódio a Luigia indecisa entre os dois e pegando os dois ahhhh; e para piorar eles também pegando outras (que errado kkk).Um livro repleto de encantos em sua escrita e forma de se desenvolver, parabéns para a escritora Marisa Ferrari e sua escrita Brasileira. Gostei e já estou esperando a hora de reler novamente.

Isi 11/02/2017

Arrabal e a noiva do capitão -Marisa Ferrari
Primeiro livro físico que ganhei, quando olhei e vi a resenha por começo já gostei ,mais quando comecei a ler ,cada página que lia me deixava ainda mais curiosa pra conhecer toda a estória. Os personagens, esses dois irmãos com personalidade diferentes, me surpreendeu ,diferente do que imaginava

Pri 15/11/2016

{Resenha} Arrabal e a noiva do Capitão - Blog As Meninas que leem livros
Quando escolhi esse livro, admito que o escolhi pela capa. Estava a fim de ler um romance, o vi na livraria... Vi que nosso antigo parceiro o havia disponibilizado então pensei: por que não?

O livro começa meio devagar, contando a história dos dois irmãos desde a infância; desde como a mãe, Gioconda, conheceu o pai, Carlo. Nos guia por uma estrada de amor que acontece em Nápoles, no sul da Itália, com início em 1707.

Casaram-se lógico por interesse político de seus pais, mas já nutriam um interesse mútuo. Gioconda era dada as habilidades artísticas (como a muitas mulheres na época, era de bom tom ser culta), talvez uma veia passada por seu pai que era dado como louco, pois fazia marionetes e com elas contava histórias para as crianças. Claro, a família era abastada e dona de um palacete, de ambos era, na verdade. Então possuíam tempo para dedicar-se à seus hobbies.

Gioconda pareceu ser uma jovem incrível em sua juventude, pelo menos até o momento do nascimento de seus filhos. É nessa noite marcante para qualquer mulher que o livro se inicia. Com seu sofrimento durante o parto, suas dúvidas quanto a ser mãe. O quão sozinha se sentia, mesmo tendo sua criada pessoal ao seu lado. Ninguém poderia nunca partilhar a dor que invadiu seu corpo – e sua alma.
[...]
Continue lendo no blog!

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2016/03/arrabal-e-noiva-do-capitao.html

Portal JuLund 04/10/2015

Arrabal e a Noiva do Capitão, resenha, @Novo_Conceito
Esse é a primeiro livro que leio da escritora brasileira Marisa Ferrari, Arrabal e a Noiva do Capitão foi publicado pela Editora Novo Conceito e foi também uma das historias mais apaixonantes que li, eu amei e o que me surpreendeu completamente foi a disputa travada pelo amor entre dois irmãos, é fascinante e o que nos deixa ainda mais fascinados pela trama é saber que Ela ama os dois e não sabe qual escolher, é simplesmente maravilhoso.

A trama nos conta a historia de dois irmãos gêmeos e de uma bela jovem que ficou viúva e nunca desfrutou do amor, eles viviam em Nápoles, mas antes de chegar ao ápice da historia que é o triângulo amoroso, iniciasse a historia dos dois irmãos ainda crianças e do seu amor em comum pelos marionetes do seu avó, ambos queriam o mesmo e em uma briga por ele, sua mãe interveio jogando o boneco em um barranco e o boneco se espatifou em milhares de pedaços.

Leia a resenha completa em:

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/arrabal-e-noiva-capitao-resenha-novo_conceito

Mayra 29/09/2015

Genial
Sabe aquele livro que você pensa: "Eu queria ter escrito esse livro"? Pois bem, "Arrabal e a Noiva do Capitão" é esse tipo de livro.
No começo tive um pouco de dificuldade, pois a narrativa é mais lenta por causa da apresentação dos personagens... Mas depois me envolvi completamente.
Arrabal com seu jeito sonhador. Giordano com sua honra e força. Luigia com sua audácia e seu amor. Ah, Luigia... Como culpá-la por amar os dois, se também eu os amo.
Como não bastasse a autora nos presenteia com um final genialmente surpreendente!!!

Somente alguns poucos erros de revisão, que não tiram de jeito nenhum o brilho da obra...
A diagramação é linda!!!

Gabeek 25/08/2015

Resenha
Hoje vou comentar sobre o livro da Marisa Ferrari que é um dos livros épicos mais lindos que já li... Da editora Novas Páginas, esse livro conta a história de 2 irmãos com gostos diferentes. Um gostava de arte, teatro e dança! O outro gostava de espadas, militarismo e aventura. Mas um dia, algo acontece e esses dois irmãos se encontram em um mistério que só será desvendado no decorrer do livro. Arrabal, é o nome artístico para Giuseppe o irmão que gosta de teatro e danças... sempre alegre, solta piruetas para todos os lados e com um jeito galante de atrair o coração de todas as mulheres dos lugares em que passa. Já Giordano é o irmão mais centrado, que quando adulto se tornou o capitão-chefe da guarda real de Nápoles. Também conhecido por atrair corações das mulheres, é descrito pela autora sendo muito bonito e galante.
Arrabal tem sua trupe, onde ele é o líder. A trupe é bastante diversificada possuindo todos os tipos de idades e gostos de cada integrante.
A autora tem o dom de fantasiar todo o lugar.. quando você começa a ler o livro, parece que automaticamente você é teletransportado para Nápoles no século 18. É uma perfeita história que nos mostra a valorizar mais o teatro e a ver a beleza nos menores detalhes de tudo.

site: http://gabookeveryday.blogspot.com.br/

Ana Luiza 17/05/2015

Resenha do blog Mademoiselle Loves Books - http://www.mademoisellelovesbooks.com/
Os gêmeos idênticos Giordano e Giuseppe não poderiam ter personalidades mais antagônicas. Giordano é um capitão-chefe da Guarda Real de Nápoles, um guerreiro valente e louvado, o filho favorito do pai. Já Giuseppe abandonou os confortos da nobreza e, sobre o nome de Arrabal, é um conhecido poeta que viaja o reino espalhando magia e teatro.

Giordano e Arrabal não são amigos e não se veem há muito tempo, eles vivem em um acordo não dito de respeito e evitam estar no mesmo lugar, na mesma cidade, durante o mesmo tempo. Entretanto, o destino fará com que os dois se reúnam e se enfrentem novamente. Arrabal, cujas únicas ambições eram continuar fazendo o que ama e escrever uma peça de teatro com diálogos, algo inimaginável para a época, não se surpreende quando se apaixona pela belíssima Luigia. Entretanto, seu desejo de fazer daquela moça a única mulher da sua vida, nem que para isso tenha que sacrificar tudo o que conquistou, o espanta bastante.

Giordano também é um amante das mulheres e não deseja se prender a nenhuma delas. O capitão é apaixonado pela sua profissão e pela guerra e seu único desejo é continuar servindo ao rei, mesmo que, secretamente, não concorde com a vida que o monarca leva. Entretanto, o pai lhe arranja um casamento com uma moça de família também nobre e o senso de responsabilidade de Giordano não o deixa negar o desejo do pai. Mas, a grande surpresa vem quando ele conhece sua prometida, Luigia, que diferente do que esperava, não é mais uma mocinha tola e sim uma mulher de personalidade e opiniões muito fortes e que definitivamente não quer se casar com ele.

A escolha, para Luigia, parecia bem simples. Apesar da mesma aparência, Giordano e Arrabal são completamente diferentes e ela jamais preferiria o arrogante Capitão a seu belo poeta. Contudo, a garota acaba por descobrir outro lado de Giordano e se vê apaixonada por ambos. Será que ela conseguirá escolher entre eles? Ou Giordano e Arrabal se encontraram antes e resolverão com sangue essa nova e também as velhas disputas?

Peguei Arrabal e A Noiva do Capitão com excelentes expectativas para a obra, que, infelizmente, não foi tudo o que eu esperava. O começo da obra é muito bom, adorei ser transportada para a Nápoles do século 18, contexto e cenário que a autora construiu com muita precisão e beleza. Entretanto, do início para o meio a autora acaba se perdendo e a leitura se tornou bastante arrastada, demorei doze dias para terminar o livro!

A autora soube construir com maestria seus personagens, todos são complexos e tem papel na obra. Entretanto, em vez de se concentrar apenas nos protagonistas, Arrabal, Giordano e Luigia, a autora deu espaço demais para os secundários e acabou deixando a leitura lenta e cansativa. Por mais que tenha adorado os outros personagens, principalmente a trupe do poeta Arrabal, gostaria que a autora não tivesse perdido tanto tempo com eles e tivesse nos dado mais momentos entre Arrabal, Giordano e Luigia. Sério, os três personagens tem pouquíssimas cenas juntos, o que acabou deixando o romance entre eles um pouco forçado.

Ferrari se perdeu na trama e nos personagens, mas me encantou com os cenários, as temáticas e sua escrita. Adoro romances de época e também gostei bastante que a autora tenha fugido um pouco dos castelos luxuosos e levado o leitor para as estradas, os palcos e a vida dos artistas errantes do teatro. A narrativa em terceira pessoa da Ferrari é gostosa e teria fluído com mais rapidez caso o desenvolvimento da história tivesse sido melhor. Felizmente, a autora parece encontrar novamente o rumo no final da história e nos presenteia com um desfecho de tirar o fôlego e muito surpreendente. Mas, o final fofo não apagou a lembrança do meio arrastado, por isso, no geral, a leitura de Arrabal e A Noiva do Capitão não foi tão boa.

Arrabal e A Noiva do Capitão não foi tudo o que eu esperava, mas o bom final me deu esperanças e fiquei curiosa para conferir outras obras da autora. Para quem gosta de romances de época, mas não se importa com leituras um pouco mais lentas e histórias com muitos personagens, a obra pode ser uma boa escolha.

Quanto a edição, não tenho reclamações. A diagramação estava ótima e adorei os detalhes simples e fofos que encontramos pelo livro. Gostei também da fonte, que foge da clássica e batida Arial, apesar de que achei o tamanho das letras um pouco pequeno. Eu adoro a capa de Arrabal e A Noiva do Capitão! Ela é muito fofa e bonita e combina com a obra.

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2015/05/resenha-arrabal-e-noiva-do-capitao.html

Literatura 13/04/2015

Um amigo me indicou
Arrabal e a noiva do capitão, de Marisa Ferrari, (Novas Páginas, 367 páginas), foi indicação do meu amigo autor Danilo Barbosa. Que teceu ótimos elogios sobre a obra. Confesso que me sinto lisonjeada quando alguém gosta de algo e lembra de mim. Nesse caso, simplesmente, era impossível não ler. Um romance histórico, ambientado em Nápoles, que sintetiza uma bela e arrebatadora história de amor.

Arrabal, filho de Gioconda e Carlo, tem um irmão gêmeo e é ator. Criou um grupo teatral que viajava pelas cidades encantando plateias. Até que conhece Luigia, seu grande amor. Essa mulher já havia passado por um casamento sofrido e estava viúva, esperando sua oportunidade de ser feliz no amor. No entanto, Luigia está prometida ao desafeto de Arrabal, seu irmão e capitão do exército do rei, o soldado Giordano. O que esperar desse triangulo amoroso em pleno século XVIII? Muita emoção, de certo.

Em comum, além do parentesco e aparência, os irmãos desejam a mesma mulher. Marcados pela discrepância, desde os sete anos, não se entenderam mais. Marcados por um fato de infância, a vida adulta carrega problemas familiares mal resolvidos. Um pai autoritário e orgulhoso e uma mãe doente. São ingredientes para uma grande história, aventuras, sofrimento e, por vezes, risadas.

Resenha completa no site

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-arrabal-e-a-noiva-do-capitao-marisa-ferrari-um-amigo-me-indicou/#.VSv0_vnF8Vs

Eri Guimarães 16/02/2015

Dois Homens. Uma Mulher. Uma Escolha
Olá Galera BLA!

Hoje no nosso “Cantinho Brasuca” temos mais um livro em parceria com o Blog Tô Pensando em Ler. Esse livro eu conheci na 23ª Bienal Internacional de São Paulo e no final de 2014 foi anunciado que ele viraria minissérie da Rede Globo. Com isso minha curiosidade foi para as alturas.
Para quem me acompanha há mais tempo, sabe que sou louca por livros que tem a Itália como cenário, assim como adoro histórias de época. E também sou louca por tramas envolvendo gêmeos. E “Arrabal e a Noiva do Capitão” é simplesmente tudo isso e um pouco mais.
Giordano e Giuseppe Romanelli são gemeos identicos. Vindo de uma familia tradicional e nobre de Nápoles tiveram uma infancia tranquila. Apesar de sua mãe sofrer dos nervos e do pai com espectativas exigentes, os dois tinham um futuro todo promissor pela frente.
Giuseppe se tornou um pária para sua familia por ser um espirito livre. Um ator, empreendedor das artes, chefe da Trupe La Compagnia di Teatro I Trovatori Del Re! Com seu carisma conseguiu atrair pessoas simples e as transforma-las em artistas, em sua nova familia. E assim, deixou seu nome para trás e adotou o pseudonimo Arrabal.
Em contrapartida, Giordano se tornou capitão-chefe da guarda do rei. Sério, compenetrado. É o sonho e o orgulho de seu pai sendo realizado. Giordano é o completo oposto de Arrabal, por muitos é considerado uma pedra de gelo, gentl, mas muito frio.
Há mais de dois anos o destino dos dois irmãos não se esbarrava. Pela primeira vez em todo esse tempo os dois estão em Nápoles e tudo seria tranquilo, se eles não tivessem conhecido Luigia di Medinacelli.
E a partir do momento em que os dois irmãos colocam seus olhos sobre a jovem Luigia, o destino deles terá uma reviravolta que nenhum deles poderia imaginar.
A narrativa da Marisa Ferrari me surpreendeu, ela tem um ar de passado, como algo escrito no século XVIII. A descrição de Nápoles, sua cultura, comidas é algo tão real, que a imaginação não teve problema em criar os cenários.
E os personagens saltaram do papel. Cada um, desde os protagonistas até os secundários, pulsavam uma energia que me surpreendeu. Cada um teve uma importancia na trama e se fizeram necessários.
A trama em si foi muito bem amarrada. Pra mim não chegou a ser surpresa como terminou, mas foge muito do previsivel. Gostei da forma como tudo se desenrolou e principalmente das explicações.
O trabalho de pesquisa da autora é admiravel. Depois de ler fui pesquisar um pouco e percebi que ela se embasou bem na História. O que deixou a leitura muito mais empolgante.
E agora estou completamente ansiosa para ver como essa história intensa, cheia de cor, artes, musica, e a tensão entre o amor de dois irmãos pela mesma mulher traduzido na minissérie.
Se você quer uma história que te faça pensar, suspirar, e se encantar com outra época “Arrabal e a Noiva do Capitão” é o livro certo. Super recomendo!

site: http://literalmenteamigas.com.br