Arrabal e A Noiva do Capitão

Arrabal e A Noiva do Capitão Marisa Ferrari

Resenhas - Arrabal e A Noiva do Capitão

Fernanda 05/04/2014

Resenha: Arrabal e A Noiva do Capitão
Resenha: “Arrabal e a Noiva do Capitão”, de Marisa Ferrari, proporciona aos leitores visões sensatas e objetivas a respeito da história irreverente e dos próprios personagens. A autora expõe pontos de vista interessantes sobre a trama, que é ambientada em Nápoles, século XVIII.

Gioconda deu a luz a gêmeos e Carlo Giacomo Romanelli não pôde ficar mais emocionado. O tempo passou e Giordano e Giuseppe começaram a demonstrar seus momentos de fúria, brigas, contratempos e, as vezes, algumas risadas de descontração. Trinta anos depois a preocupação constante era somente da reaproximação dos irmãos e dos tumultos que poderiam causar. Teresa Mosso trabalhava para a família e entendia de perto toda a angustia e desespero deles.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/04/resenha-arrabal-e-noiva-do-capitao.html

Catharina61 05/08/2021

“ – Mas eu amo os dois! – disse alto. - Eu admito! Essa é a verdade! Eu amo os dois! Não sei como é possível, mas é o que sinto! Amo vocês dois de maneiras diferentes, porém com a mesma intensidade! “
Anos atrás, quando estava em uma feira de livros e li a sinopse de Arrabal e a Noiva do Capitão, sabia que tinha que comprá-lo. E foi quando terminei de ler, chorando, sabia que tinha sido os dez reais mais bem gastos da minha vida. E para aqueles que, assim como eu, amam teatro, poesia e declarações de amor, esse livro é perfeito!

Giordano e Giuseppe são irmãos gêmeos idênticos, mas cada um tem uma vida bem diferente: Giordano é um homem sério, possui uma das mais altas patentes do exército, sendo o chefe da Guarda Real de Nápoles. Giuseppe, agora conhecido como o poeta Arrabal é o chefe de sua trupe de teatro La compagnia di Teatro I Trovatori Del Re. Apesar de não possuírem os mesmos interesses, Luigia irá balançar o coração dos irmãos Romanelli.

Porém, um evento ocorrido na infância, ainda é causa de muita dor, principalmente para Gioconda, a mãe deles, que sofre dos nervos após dar à luz aos filhos e só piorou após os meninos brigarem pelo boneco Il feroce Saladino.

A autora consegue nos transportar para Itália, descrevendo cada detalhe que me deixou impressionada, consegui sentir o cheiro do macarrão sendo preparado na rua, a magia que todos falavam quando encontravam com Arrabal, o campo de batalha, as noites frias do acampamento, e a vontade voltar ao passado foi grande. As palavras em italiano só fizeram com que a leitura ficasse mais rica e prazerosa, mesclando com o cenário napolitano realmente nos transportando a Nápoles do século 18. O jeito como ela descrevia as apresentações nas praças, e a magia do teatro e de Arrabal foi muito encantador.

Falando em magia, o jeito como cada personagem da trupe conheceu o poeta foi lindo também. Todos estavam passando por um momento difícil de suas vidas, Mamma era rejeitada pelo marido e pela filha, Vincé era um alcoólatra, Gigi era um franciscano que tinha vontade de escrever opera, Francesca era uma menina de rua, Dottore era um médico, então Arrabal surge em suas vidas como se fosse a luz que eles estivessem procurando por tanto tempo. Todas as cenas deles são incríveis, Mamma dando tapas nos colegas, Francesca fazendo de tudo para Arrabal lhe dar um beijo, Vincé e Dottore discutindo, não tem como não rir.

Sem contar Caterina, a costureira cega, que depois faz parte da trupe e também Vittoria, a marquesa que depois de uma noite com Arrabal, decide se juntar à trupe e seguir seus sonhos, inclusive descobrindo seu dom de escritora. O livro também mostra sobre as classes sociais, o público que a trupe se apresentava sempre para os pobres, a elite virando os olhos para eles, Vittoria sendo mal vista pela sociedade depois de abandonar tudo para seguir com a trupe.
Acho que uma das partes mais bonitas do livro para mim, foi quando Giordano e Vittoria estão conversando na taverna, e ele conta para ela sobre a vontade de ser como o irmão de declamar poemas, de ser mais livre para se expressar. O livro toca, ao falar sobre as escolhas que tomamos na vida, e como as pessoas ao nosso redor nos influenciam. Apesar de Giordano amar os campos de batalha, a preparação, os treinos, ele também queria uma atenção especial que a mãe tinha com o irmão, por mais orgulho que o pai tivesse dele, o “e se” sempre falava mais alto.

Eu me derretia a cada declaração de amor feita, um poema, um olhar, e aquela agonia de saber quem Luigia iria escolher: Giordano ou Arrabal, já que com cada um ela se sentia completa de uma forma diferente. Eu leio esse livro todo ano, e mesmo sabendo o que acontece, não consigo escolher qual irmão gosto mais. O herói ou o artista, o prático ou o impulsivo, ter a certeza de tudo ou o inesperado…

O final é incrível, eu nunca poderia imaginar algo assim, e a autora conseguiu escrever sem deixar a história estranha, contando sobre certos acontecimentos que ocorreram para deixar a história completa. Só sei que depois desse livro, todos possuímos várias personas, e a cada situação colocamos ou não nossas máscaras. Descobrimos novos dons, que nem sabíamos que tínhamos. Às vezes precisamos que alguém entre em nossa vida para nos mostrar.

site: https://www.pinotgirl.com/post/resenha-arrabal-e-a-noiva-do-capit%C3%A3o-marisa-ferrari
Maria Tereza 23/08/2021minha estante
Também comprei numa feira e paguei 10 reais hahaha quando terminei, desejei ter pago pelo menos uns 40! Ô livro bom!!

Catharina61 06/09/2021minha estante
Com certeza!!!

Stephanie.Fernanda 12/02/2022

Emocionante, ardente e imprevisível!
Impossível não se apaixonar... Uma narrativa minuciosamente detalhada. A história se desenvolve de uma forma inteligente e surpreendente. A riqueza das palavras, dos detalhes, a construção da personalidade de cada personagem são simplesmente geniais. Eu me apaixonei, ardi em desejo, chorei e perdi o fôlego... E aquele final? Simplesmente arrebatador!

Nerd 17/03/2014

Resenha por Thais Wyara para o blog Nerd/Rocker Girl
Primeiro eu queria dizer que não tem como expressar tudo o que esse livro me fez sentir. A Marisa Ferrari conseguiu fazer de Arrabal e a Noiva do Capitão uma viagem excepcional pela Nápoles do século XVIII. Ela fez eu me sentir uma verdadeira Italiana, já que há várias frases e palavras em Italiano no livro, quando me dei conta estava falando palavras em Italiano como se fosse normal!

A história gira em torno dos gêmeos Giordano, o grande capitão-chefe da Guarda Real, e Guiseppe, o grande poeta Arrabal. Os dois viviam em certa paz, cada um respeitando o espaço do outro... Um vivendo uma vida de missões e batalhas, com muitas responsabilidades, enquanto o outro tornava seus sonhos em realidade.

Giordano era um orgulho para o pai, Carlo Romanelli, e de certo modo da mãe, também, Gioconda Romanelli, que sofria de problemas psiquiátricos, ou "problema dos nervos", como diziam na época.

Arrabal, poeta e ator, era o orgulho de sua trupe, sonhador ao extremo fazia todos acreditarem que o melhor sempre ia acontecer. Conseguia despertar o melhor de todos, inclusive de si. Sua mãe Gioconda também o amava, já seu pai o dava como morto. Os dois irmãos chegam a cidade de Nápoles na mesma época, fazendo com que não se encontrem.

Porém, o plano deles muda assim que Luigia Di Medinacelli entra na vida dos dois praticamente ao mesmo tempo. Luigia era o tipo de garota a frente do seu tempo, não conseguia aceitar que o pai lhe impusesse regras e muito menos que comandasse a sua vida, como se ela fosse sua propriedade. Há pouco viúva de um casamento de fachada, Luigia queria viver um amor de verdade, e foi então que, em uma fuga para ver uma apresentação de teatro, ela conheceu o poeta Arrabal, que interpretava divinamente o Arlecchino. Os dois se apaixonaram perdidamente no primeiro olhar.

Após esse encontro, Luigia descobre que seu pai já estava planejando um novo casamento com ela e, para a surpresa de Luigia, o seu futuro noivo seria o irmão gêmeo de seu novo amor. Ela luta para não se apaixonar por Giordano, mas se vê fracassar, assim começando um triângulo amoroso de tirar o fôlego.

O livro é surpreendente e eu bem que gostaria de contá-lo até o fim, mas seria maldade privar vocês de sentir a história como eu a senti. Uma coisa também que vale ressaltar: a autora consegue fazer com que você seja intimo de cada personagem, já que ela usa da narrativa em terceira pessoa e aprofunda-se em cada um de seus personagens, fazendo dele protagonista de sua história e não coadjuvante de outras.

Recomendo!

site: www.nathlambert.blogspot.com
Érica 20/03/2014minha estante
Muito ansiosa para conhecer...E vc me deixou mais ansiosa ainda....rs

Adriana 23/03/2014minha estante
É surpreendente mesmo e isso foi o que eu mais gostei, eu realmente não esperava por aquele final.

Nerd 30/03/2014minha estante
Obrigado pelos comentários!

silviacrika 04/06/2014minha estante
Eu ja estava um pouco desconfiada do final e tbm achei desnecessario o cap das explicações.

heloAza0 28/08/2021

O que acher sobre Arrabal e a noivva do capitão
Este é um de meus livros favoritos pelo fato de como a história anda e se desenrola por entre as páginas. Começamos o livro com uma opinião e terminamos com outra. O desenrolar da relação e as diferenças de vida de giuseppe e giordano são incríveis. O plot twist no final é simplesmente esplêndido e inexplicável, é como se o livro nos enganassem durante várias e várias páginas. Um dia ainda releio o livro só para ver do ponto de vista do plot twist.

Millena.Kely 14/02/2022

4,0 ?
Livro ótimo, com alguns erros ortográficos, mas nada que atrapalhe a sua leitura.
Tem um plot absurdo que fiquei de boca aberta kkkkkkk. Arrabal conquistou meu coração, esse plot ficou na minha mente por mais de uma semana.

Thayssa 04/09/2021

Livro: Arrabal e a Noiva do Capitão - Marisa Ferrari
MEU DEUS, eu fui muito surpreendida por esse livro. É algo que NUNCA passou pela minha cabeça. Parabéns à escritora, ela conseguiu desenvolver bem o livro em todos os aspectos. O enredo, os personagens, os problemas que eles se encontram e o espaço.

O livro conta a história de dois irmãos gêmeos: Giordano e Giuseppe, que possuem personalidades completamente diferentes. Giordano o capitão da guarda do rei, Giuseppe um renomado artista, o poeta Arrabal. Apesar da distância instalada entre eles, decidiram nunca atrapalhar um ao outro. Até que uma bela moça, Luigia Di Medinacelli, chegou na vida deles. Uma disputa surge entre os irmãos: quem será o dono do coração da formosa Luigia?

Então: DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ???

Você fica fascinado com o desenvolver da história, fica impressionado com os conflitos entre os personagens, com a forma de pensar e de viver a vida de cada um. É um livro que vai te prender.

? - Haverá um tempo tão cheio de inovações que os homens vão ficar menos? atentos. Quando esse tempo chegar, vamos precisar daqueles que amam o teatro como nós.?

BEmpoeirada 01/06/2014

Às vezes que queremos e o que temos que fazer nos divide em dois
Eis aqui um livro que me pegou de calças curtas, de um jeito muito positivo, porque diferente do que o título e a capa me levaram a deduzir, essa não é uma história de amor romântico (embora tenha um pouco disso), mas antes disso, fala da busca que fazemos por nós mesmos, para descobrir quem somos e se temos coragem de ser quem queremos ser. E também de como todos usamos nossas máscaras e quão profundo podemos tocar a vida uns dos outros, mesmo que seja com apenas uma de nossas facetas.

Arrabal e a Noiva do Capitão conta a história dos irmãos gêmeos Giuseppe e Giordano, e a narrativa, feita pelo narrador-observador, vem da Nápoles do século 18. Os irmãos têm tudo aquilo que faz qualquer garota suspirar: beleza, dinheiro, status e pegada (e em dose dupla), mas suas personalidades são completamente diferentes.

O jeito alegre, espontâneo e otimista de Giuseppe desperta o descontentamento recíproco de Giordano, sério, pragmático e cumpridor do dever, o que os afasta de tal maneira que se torna impossível dividirem o mesmo espaço. O que ambos ainda têm em comum é o inconformismo com a vida da forma como ela é levada, os nobres vivendo daquilo que a plebe produz. Mas enquanto Giuseppe, já então Arrabal, tido como morto pela família e líder de uma trupe itinerante, usa seu inconformismo para revolucionar o teatro da época, Giordano, capitão-chefe da guarda do rei e o predileto do pai, se força a esconder sua indignação como se espera de um homem em sua posição, e a acatar as decisões que são tomadas por ele. Até que ele se vê obrigado a casar com Luigia di Medinacelli, alguém que, muito recentemente, “interrompeu o ritmo do universo” de Arrabal. E foi aqui que minhas expectativas foram por água abaixo, e eu me peguei enredada na história sem ter ideia de onde ela ia parar.

O meu porém para esse livro é a narrativa. Eu achei que acontecimentos foram narrados de forma muito breve e superficial, como se a história tivesse sido originalmente escrita para ser encenada, o que é compreensível se considerarmos que a autora cria roteiros para cinema e teatro, mas creio que por isso custei a simpatizar com os personagens, como se estivesse sempre aguardando que eles ganhassem vida. Entretanto, quando o ponto-chave da história saltou do livro e riu na minha cara, simplesmente deixei de me importar, pois é aquele tipo de livro em que não ter o que se espera fez toda a diferença, mesmo quando percebi estar torcendo por uma mulher que não tinha nada a ver com a noiva do Capitão. Vale a leitura.

site: http://bibliotecaempoeirada.com.br/2014/04/resenha-arrabal-e-a-noiva-do-capitao-marisa-ferrari/

@uaitolendo 24/07/2018

Que final MASSA!!!
Cidade de Napole no seculos 18, dois irmaos gemeos que nao se dao bem( o que e cliche)se apaixona pela mesma mulher ( putz,novela mexicana). Kkkkkkk Parei. Logo nas primeira pagina me encantei que autora mistura a lingua italiana no meio do texto. Agora eu parlo un po 'di italiano. Isso nao prejudica em nada a leitura. Sao frase é facil entendimento. Caspita,as coisas demoraram a acontecer. No meu ponto de vista,neh. Sou muito ansiosa!! A autora no decorrer da leitura vai te contando a historia de cada personagem,de como eles chegaram ate o presente momento do livro. Luigia embaralhou meus neuronios igual a prova de Fisica fazia na epoca de escola. Que mulher confusa!! Louca de pedra!!!! O que uma mulher e capaz de fazer com os homens!! Desde sempre é assim!! Achei Giordano de uma carencia sem presedentes e se vitimiza demais. Tinha tudo para ser um grande capitao. Giuseppe é mimado e se acha a ultima bolacha do pacote,coitado!! Mal sabe ele que a ultima bolacha sempre ta quebrada!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Lembram que falei que as coisas estavam demorando a acontecer?? Pois aconteceram!! PAAHHHH!! E to em choque com o desfeixo. Esse desfeixo valeu a leitura inteira!! TO PASSSAADAAAAAAAAA!????? Que peça a autora me pregou!! Me enganou direitinho!! Se voce tambem quer saber o que me deixou passada,leia o livro!! O que mais gostei no livro, nao foi o pano de fundo ser a historia de uma trupe,grupo de teatro na epoca. Foi as poucas vezes que o pano de fundo foi a Guerra De Sucessão Austríaca!!! Final a Autora entrega como o segredo pode acontecer!! E gente, é muita inteligencia viu!! Se ficaram curiosos!! Leiam!!!! Eu recomendo!!

Mai 26/07/2021

É a única instância em que se é livre: no pensamento.
Eu fui ler esse livro com grandes expectativas e sabia que havia um grande plot no final dele. Eu não posso negar que esse livro é muito imersivo, com descrições da cidade de Nápoles onde ele se passa, das crenças e costumes da época e da região. Além da história central também podemos ver a vida dos outros personagens que não é nada secundário e que eu acho bem legal. Cada página sempre está acontecendo alguma coisa, então monotonia aqui não acontece. Se você ler com atenção, a autora deixa algumas pistas e de faz fazer algumas perguntas pra si mesmo, de porque isso? Eu confesso que em 50% do livro eu já deduzi o plot e só fui juntando as pistas, e quando foi revelado eu não fiquei surpresa,mas fiquei interessada. O livro é ótimo, vale a pena ler. E ainda é NACIONAL!

Lanny 21/04/2019

Amei....
Gêmeos... época antiga... elementos que eu amo e aqui tem os dois. Adorei.

Livros e Pops 25/08/2015

Resenha
Hoje vou comentar sobre o livro da Marisa Ferrari que é um dos livros épicos mais lindos que já li... Da editora Novas Páginas, esse livro conta a história de 2 irmãos com gostos diferentes. Um gostava de arte, teatro e dança! O outro gostava de espadas, militarismo e aventura. Mas um dia, algo acontece e esses dois irmãos se encontram em um mistério que só será desvendado no decorrer do livro. Arrabal, é o nome artístico para Giuseppe o irmão que gosta de teatro e danças... sempre alegre, solta piruetas para todos os lados e com um jeito galante de atrair o coração de todas as mulheres dos lugares em que passa. Já Giordano é o irmão mais centrado, que quando adulto se tornou o capitão-chefe da guarda real de Nápoles. Também conhecido por atrair corações das mulheres, é descrito pela autora sendo muito bonito e galante.
Arrabal tem sua trupe, onde ele é o líder. A trupe é bastante diversificada possuindo todos os tipos de idades e gostos de cada integrante.
A autora tem o dom de fantasiar todo o lugar.. quando você começa a ler o livro, parece que automaticamente você é teletransportado para Nápoles no século 18. É uma perfeita história que nos mostra a valorizar mais o teatro e a ver a beleza nos menores detalhes de tudo.

site: http://gabookeveryday.blogspot.com.br/

Ana Luiza 17/05/2015

Resenha do blog Mademoiselle Loves Books - http://www.mademoisellelovesbooks.com/
Os gêmeos idênticos Giordano e Giuseppe não poderiam ter personalidades mais antagônicas. Giordano é um capitão-chefe da Guarda Real de Nápoles, um guerreiro valente e louvado, o filho favorito do pai. Já Giuseppe abandonou os confortos da nobreza e, sobre o nome de Arrabal, é um conhecido poeta que viaja o reino espalhando magia e teatro.

Giordano e Arrabal não são amigos e não se veem há muito tempo, eles vivem em um acordo não dito de respeito e evitam estar no mesmo lugar, na mesma cidade, durante o mesmo tempo. Entretanto, o destino fará com que os dois se reúnam e se enfrentem novamente. Arrabal, cujas únicas ambições eram continuar fazendo o que ama e escrever uma peça de teatro com diálogos, algo inimaginável para a época, não se surpreende quando se apaixona pela belíssima Luigia. Entretanto, seu desejo de fazer daquela moça a única mulher da sua vida, nem que para isso tenha que sacrificar tudo o que conquistou, o espanta bastante.

Giordano também é um amante das mulheres e não deseja se prender a nenhuma delas. O capitão é apaixonado pela sua profissão e pela guerra e seu único desejo é continuar servindo ao rei, mesmo que, secretamente, não concorde com a vida que o monarca leva. Entretanto, o pai lhe arranja um casamento com uma moça de família também nobre e o senso de responsabilidade de Giordano não o deixa negar o desejo do pai. Mas, a grande surpresa vem quando ele conhece sua prometida, Luigia, que diferente do que esperava, não é mais uma mocinha tola e sim uma mulher de personalidade e opiniões muito fortes e que definitivamente não quer se casar com ele.

A escolha, para Luigia, parecia bem simples. Apesar da mesma aparência, Giordano e Arrabal são completamente diferentes e ela jamais preferiria o arrogante Capitão a seu belo poeta. Contudo, a garota acaba por descobrir outro lado de Giordano e se vê apaixonada por ambos. Será que ela conseguirá escolher entre eles? Ou Giordano e Arrabal se encontraram antes e resolverão com sangue essa nova e também as velhas disputas?

Peguei Arrabal e A Noiva do Capitão com excelentes expectativas para a obra, que, infelizmente, não foi tudo o que eu esperava. O começo da obra é muito bom, adorei ser transportada para a Nápoles do século 18, contexto e cenário que a autora construiu com muita precisão e beleza. Entretanto, do início para o meio a autora acaba se perdendo e a leitura se tornou bastante arrastada, demorei doze dias para terminar o livro!

A autora soube construir com maestria seus personagens, todos são complexos e tem papel na obra. Entretanto, em vez de se concentrar apenas nos protagonistas, Arrabal, Giordano e Luigia, a autora deu espaço demais para os secundários e acabou deixando a leitura lenta e cansativa. Por mais que tenha adorado os outros personagens, principalmente a trupe do poeta Arrabal, gostaria que a autora não tivesse perdido tanto tempo com eles e tivesse nos dado mais momentos entre Arrabal, Giordano e Luigia. Sério, os três personagens tem pouquíssimas cenas juntos, o que acabou deixando o romance entre eles um pouco forçado.

Ferrari se perdeu na trama e nos personagens, mas me encantou com os cenários, as temáticas e sua escrita. Adoro romances de época e também gostei bastante que a autora tenha fugido um pouco dos castelos luxuosos e levado o leitor para as estradas, os palcos e a vida dos artistas errantes do teatro. A narrativa em terceira pessoa da Ferrari é gostosa e teria fluído com mais rapidez caso o desenvolvimento da história tivesse sido melhor. Felizmente, a autora parece encontrar novamente o rumo no final da história e nos presenteia com um desfecho de tirar o fôlego e muito surpreendente. Mas, o final fofo não apagou a lembrança do meio arrastado, por isso, no geral, a leitura de Arrabal e A Noiva do Capitão não foi tão boa.

Arrabal e A Noiva do Capitão não foi tudo o que eu esperava, mas o bom final me deu esperanças e fiquei curiosa para conferir outras obras da autora. Para quem gosta de romances de época, mas não se importa com leituras um pouco mais lentas e histórias com muitos personagens, a obra pode ser uma boa escolha.

Quanto a edição, não tenho reclamações. A diagramação estava ótima e adorei os detalhes simples e fofos que encontramos pelo livro. Gostei também da fonte, que foge da clássica e batida Arial, apesar de que achei o tamanho das letras um pouco pequeno. Eu adoro a capa de Arrabal e A Noiva do Capitão! Ela é muito fofa e bonita e combina com a obra.

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2015/05/resenha-arrabal-e-noiva-do-capitao.html

Jary 01/04/2020

Incrível reviravolta
Confesso que demorei pra terminar porque as vezes me deixava cansada a história, por ter vários personagens de caráter e histórias de vida. Porém a leitura vale muito a pena, e o final é incrível, um verdadeiro plot twist.