Antologia Poética

Antologia Poética Fernando Pessoa

Resenhas - Antologia Poética

Marcos606 08/11/2023

A sua obra é notável pela inovação daquilo que Pessoa chamou de heterônimos, ou personas alternativas. Em vez de alter egos - identidades alternativas que servem como contraparte ou contraponto às próprias ideias de um autor - os heterônimos de Pessoa foram apresentados como autores distintos, cada um dos quais diferia dos outros em termos de estilo poético, estética, filosofia, personalidade e até gênero. e idioma (Pessoa escreveu em português, inglês e francês). Sob os seus nomes foram publicados não só poemas, mas também críticas à poesia de alguns dos outros, ensaios sobre o estado da literatura portuguesa e escritos filosóficos.

Quatro heterônimos particulares se destacam. Três eram “mestres” da poética moderna e participavam num diálogo animado através de publicações em revistas críticas sobre o trabalho uns dos outros: Alberto Caeiro, cujos poemas celebram o processo criativo da natureza; Álvaro de Campos, cuja obra se assemelhava em estilo e substância à obra do poeta americano Walt Whitman; e Ricardo Reis, um classicista grego e romano preocupado com o destino. Outro heterônimo, Bernardo Soares, foi o reputado autor do Livro do desassossego, uma obra em forma de diário de fragmentos poéticos que Pessoa trabalhou ao longo das duas últimas décadas da sua vida e que permaneceu inacabada até à sua morte.

yellowbirds 30/08/2023

Definitivamente não é pra mim, mas gostei um pouco desse. de alguns nem tanto, mas de alguns trechos.

skuser02844 27/06/2023

Antologia Poética
É incrível o que a poesia pode desencadear em nós. E essa antologia em particular, me causou tantas sensações distintas ao mesmo tempo que nem sei explicar. E que talvez se dê ao fato de Fernando Pessoa ser esse poeta múltiplo, com várias facetas, todas elas com estilo e talento próprios. Só posso dizer que foi uma leitura leve, prazerosa e linda.

Gabe 16/04/2023

Antologia poética
Muito bom fernando pessoa sempre arrasando nos poemas e nos deixando pensativos que só
Livro curto e que vale super a pena ler

spidergwen 11/01/2023

Antologia Poética por Fernando Pessoa
Tem alguns textos que facilmente seriam músicas da taylor swift (menção honrosa pra "Passagem das horas" e "Autopsicografia")

João 06/01/2023

como pode um português aristocrata nascido no século xix pode ter a mesma personalidade depressiva que qualquer garota que tem fan account da taylor swift no twitter???

Caroline Foletto 27/12/2022

Adorei!
Nunca me imaginei lendo poesia, realmente não é a minha praia, mas estou imensamente feliz de ter dado uma chance pra esse livro.

O início foi difícil de ler, por tratar de pessoas que eu não conhecia, mas ao entrar nos poemas de Alberto Caeiro eu fui totalmente absorvida! Amei todos!

Ler o livro me fez pesquisar mais sobre o autor e tudo que eu descobri achei divertidíssimo, acho que eu teria amado conhecer esse homem no passado, a história do triângulo amoroso com os heterônimos me fez rir alto.

leticiathan 04/11/2022

Uma jornada
Meu primeiro livro de poesia! Desde que me lembro eu digo que não curto poesia, mas quando li Tabacaria pela primeira vez fiquei tão fascinada que precisei ler mais de Fernando Pessoa.
Vim por Tabacaria, mas foi ?Passagem das horas? que me fez querer ler mais e mais.
Tenho certeza que muita coisa significativa me passou despercebida, por ser a primeira vez que leio o gênero, mas preciso dizer que tô encantada com tudo.
Como é bom encontrar nos livros as palavras que perfeitamente expressam aquilo que não sabemos descrever :)

Julia 01/08/2022

no meu céu interior nunca houve uma única estrela.
me sinto muito insegura fazendo uma resenha sobre fernando pessoa... parece que a gente nao ta a altura de julgar ou de não gostar sabe ?

ainda bem que eu gostei ? eu gosto principalmente e especialmente dos poemas onde ele discorre sobre metafísica, porque é TÃO ENGRAÇADO. eu amei muito!!!

mas simplesmente não consegui ler as odes. pelo menos a marítima... bixo, 30 páginas num poema só? sacanagem com o trabalhador

mas brincadeiras a parte, eu conheci fernando pessoa por tabacaria, e foi bom ler outros poemas dele, porque me deram um contexto que me fizeram gostar de tabacaria ainda mais !! (mas esse segue sendo meu poema preferido.)

de qualquer forma, amei ele, mas se prepare para muitas referências marítimas e etc (como um bom português faria)

Angelo 10/05/2022

Nunca tinha lido poesia na vida, acho que eu comecei muito bem. Talvez eu tenha perdido alguns aspectos importantes mas foi legal :)

J. Silva 17/03/2022

Ótimo livro de entrada
Trata-se uma seleção de alguns dos mais belos versos do poeta, em suas diversas fases e de seus heterônimos, a exemplo de Álvaro de Campos e o magistral "A Tabacaria".

Um livro curto, mas que traz em seu bojo o essencial para conhecer o trabalho do poeta. Leitura recomendada.

(...) Tudo é tão pouco! Nada se sabe, tudo se imagina.
O mais é nada.

brunomathiasss 13/07/2021

Dispensa elogios
Comprei só pra ter o poema "A tabacaria" sempee a disposição. Cada vez que leio mais coisas me aparecem. Sempre é revigorante esse poema.

bella 30/04/2021

Um olhar sobre: a poesia de Fernando Pessoa
insta: @atocadaraposa

Há muito tempo venho tentando incluir poesias entre minhas leituras, sempre gostei mas nunca as li com tanto afinco.

Uns anos atrás comprei essa edição de bolso "Antologia Poética" de Fernando Pessoa, assumo que demorei para ler, pois precisava de ritmo, depois tudo fluiu.

Não venho aqui analisar as poesias ou algo do tipo, não sou especialista no tema nem nada, venho apenas com minha humilde opinião. De todos os heterônimos apresentados, admito que as poesias que menos gostei foram as de Álvaro de Campos, as achei muito longas, mas admito que muito boas. Uma coisa que não gostei sobre o livro em si, foi que não tratou de tantos heterônimos do autor, só os mais "famosos". De qualquer forma, a ideia da editora é muito boa: apresentar edições de bolso dos mais clássicos autores.

Gostei muito de ter lido essas poesias e deixo aqui, as que mais gostei, que mais me tocaram, desse grande gênio que foi Pessoa. Todas as suas poesias trazem muita reflexão, seja por algum momento específico, ou sobre temas mais gerais como: vida e questões sobre o Eu. Melancólico e talvez um pouco louco, mas com uma forma única de dizer todas as suas verdades.

site: https://www.instagram.com/atocadaraposa/

Roneide.Braga 15/03/2021

QUERIDO PESSOA!!
O poema do heterônimo Álvaro de Campos, com o famoso verso:
tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Esse poema é marcante demais!

Tatiane Roff 11/03/2021

Bom...
Então, é um livro fino com uns poemas do Fernando Pessoa, para mim, não gostei de todos os poemas acho que três no máximo, mas quem ama poemas e principalmente do escritor, vai amar em ler este livro.