Para Francisco

Para Francisco Cris Guerra

Resenhas - Para Francisco

Gramatura Alta 08/01/2018

Apesar de gostar bastante, eu não acho que escrever seja uma tarefa fácil. Agora pense você como deve ser difícil escrever sobre uma história tão triste e, ainda por cima, real. É justamente isso que eu estou passando agora. É muito difícil imaginar que os "personagens" deste livro existem e viveram situações tão difíceis. Se alguém me perguntar qual o livro mais lindo que eu li na minha vida, eu responderei que é este. Mas se me perguntarem qual o livro mais triste que eu li na minha vida, infelizmente também é este.

PARA FRANCISCO nos conta um pouco da vida de Cristiana Guerra, mãe e viúva. É bastante trágico, apesar de ficar mil vezes pior quando a gente descobre que o amor da vida dela morreu repentinamente dois meses antes de Francisco vir ao mundo. Nos textos presentes no livro, que são como cartas endereçadas ao filho, a autora tenta nos mostrar os seus sentimentos, que transbordam ao mesmo tempo em que tenta entendê-los. Posso dizer que Francisco nasceu na dor e no amor.

"20 de julho de 2007
CALENDÁRIO
Tem dias que são o seu pai, Francisco. Amanhece, o sol lá fora diz o nome dele, o silêncio do sábado chora a sua ausência. E de repente tudo que era alegria vira um buraco. Tem dia que tudo o que eu andei se desfaz. E volta uma tristeza aguda, a maior do mundo. Em dias como esses, só você faz sentido. Porque você é a continuação da nossa história. Tem dia que o sol pode brilhar lindo lá fora, mas é um brilho triste. Tem dia que nem chove, mas é dia de choro. Mas tem sempre um outro dia, filho. Foi você que me ensinou isso. "

O livro surgiu do blog PARA FRANCISCO, o lugar que Cris "achou" para preencher a ausência de Guilherme, não só da sua vida, mas também da vida do único filho. Pouco tempo depois, Cris transformou em livro todas as fotos, e-mails, textos e histórias para que Francisco pudesse saber o quão incrível era o pai. Para falar a verdade, desde o início, acredito que o verdadeiro intuito de Cris era criar lembranças maravilhosas para o filho, que nunca teria a chance de conhecer o pai. E, para mim, é uma das coisas mais lindas que uma pessoa pode fazer.

Eu queria, de verdade, ter palavras para descrever a grandiosidade desse livro, desse amor todo, mas eu não tenho. Eu costumo ter vontade de que todas as histórias dos livros que eu leio sejam reais. Enquanto eu lia PARA FRANCISCO, o que eu mais queria é que tudo fosse uma história de ficção, daquelas que a gente se emociona, mas fica tudo bem no final, porque sabemos que não é de verdade. Queria que Francisco pudesse ter conhecido o pai e vice-versa. Queria que a Cris continuasse a viver essa linda história de amor, que pudesse continuar recebendo e-mails de bom dia lotados de beijos e carinhos. Queria...

"28 de julho de 2007
MONTANHA-RUSSA
Ele me existiu intensamente por dois anos que pareceram uma vida. Continuar sem ele era como começar de novo, de outro chão, como se acabasse de descer do carrinho depois de uma volta assustadora na montanha-russa. De repente, o que era rápido e intenso parou num segundo. Na minha cabeça, tudo continuou rodando. O perigo maior não estava no movimento do brinquedo. O perigo maior era seguir tonta, no silêncio, com o mundo balançando em volta."

Gente, que livro incrível! Cristiana conseguiu expor sua dor de uma maneira tão suave e delicada que, apesar de ser muito triste, torna as coisas muito bonitas - acredito que seja pelo fato de o conteúdo ser endereçado a Francisco. Eu falo, falo, falo, mas não consigo expressar tudo o que eu senti enquanto lia. Consegui chorar, rir e chorar de novo. Provavelmente foi o livro que eu mais chorei na vida. Não conseguia parar de me imaginar no lugar dela, que eu não conseguiria suportar essa situação de forma alguma. Mas aí eu penso no poder que um filho tem de manter as coisas estáveis.

É uma história tão maravilhosa que chamou a atenção da escritora Martha Medeiros: "Além de um belo livro, Cris Guerra nos deixou um recado valioso: a vida não apenas continua, ela sempre recomeça”. A edição especial, que é uma comemoração de dez anos do lançamento do livro, consegue deixar tudo ainda mais fantástico. Possui várias fotos que a edição anterior não tinha, além de novas cartas e cenas super divertidas do Francisco.

A única coisa que eu tenho para dizer é que vocês leiam esse livro. Que se emocionem também. Que percebam o quanto um amor verdadeiro pode transformar a mais terrível dor em uma forma de consolo. Que passem a valorizar as pessoas, os pequenos detalhes, todos os "tudos". Porque no final, só o que nos resta são as lembranças de tudo o que queríamos que fosse eterno.

RESENHA ESCRITA PELA ANA CLARA PARA O GETTUB!

site: http://www.gettub.com.br/2018/01/para-francisco.html

cris.leal 26/08/2017

Tocante...
Delicado, emotivo, denso - Para Francisco - é uma história verdadeira de amor e superação. O companheiro de Cristiana Guerra morreu subitamente, dois meses antes do nascimento do único filho do casal. Para apresentar ao pequeno Francisco o pai, Cris Guerra criou um blog , que se transformou neste tocante livro.

site: http://www.newsdacris.com.br/2011/04/eu-li-para-francisco.html

Guilherme 07/12/2016

Emocionante, mas linear
Li as resenhas e estou achando minha avaliação do livro um pouco ríspida. Rs. Não que a história não seja linda, comovente, me emocionei do início ao fim. Mas como narrativa, achei linear, não me prendeu. Talvez porque a historia seja por si assim, transcrição de um blog, a autora nao estava preocupada em contar uma historia que envolvesse ninguém além de Francisco, mas sob essa ótica, faltam elementos.
Gigi 11/04/2017minha estante
Verdade, foi mais emocionante ver o próprio Francisco (agora com 9 anos) lendo o livro, ela conta no IG dela.

Gigi 26/02/2015

Simplesmente Demais
Uma leitura completamente MARAVILHOSAS, a Cris Guerra conseguiu passar pra gente muito bem o amor que os pais sentiam pelo Francisco. Seu filho único.

KarineXavier 22/05/2014

Para Francisco!!
É comovente a forma como essa mãe expressa o amor pelo pai de seu filho. Acho que não poderia deixar melhor declaração para um filho, a certeza de que seus pais se amaram, e que ele foi muito amado pelos pais!
A força que essa mulher teve de seguir em frente é admirável.
Lindo, emocionante, terno, apaixonado,triste, angustiante, sofrido... Amor, muito amor, acho que são alguns sentimentos despertados por esse livro!

Super recomendo!

Rodrigo 12/10/2013

Para Francisco,
Um livro ímpar. A escritora usa sua auto biografia com uma sensibilidade absurdamente habilidosa, que faz da pior e melhor fase de sua vida uma ótima narração que nos prende, cativa e emociona ao máximo. Toda a história é tocante sem ser piegas. Mesmo no toque dramático, nos inspira a querer ser grande como a mesma.

Sonia 29/01/2013

Comovente..
Acompanhei a Cris desde o comecinho do blog, dia a dia, lágrima por lágrima. E chorei com ela. E sorri com ela. E vi nascer um novo ciclo, novas esperanças, e esse livro comovente. Folheá-lo foi só repassar o que eu já sabia dessa história linda - que apesar de trágica, não teve um final triste. ..porque simplesmente não chegou o final. ;]

Tati Ribeiro 17/01/2013

Apaixonante, maravilhoso,...
Cris escreve de um modo tão doce, simples, detalha momentos, descreve pessoas e ao fim do livro sentimo-nos profundamente envolvidos.
Quem me apresentou o "Para Francisco" foi o "Feliz Por Nada" da Martha Medeiros.

Carol Minardi 27/06/2012

Prepare o estoque de lenços e não perca!
Conheci os textos da Cristiana pelo blog e já me debulhava em lágrimas na frente do computador!
Comprei o livro e continuei chorando.
Mas é TÃO BONITO, TÃO BEM ESCRITO, TÃO EMOCIONANTE que não consegui parar...

Nana 25/09/2011

Adorei, me emocionei e chorei!
Um livro intenso, profundo e ao mesmo tempo delicado, cheio de amor e sentimentos. Fala da dor da perda, a solidão, a saudade e o milagre da vida. Uma mistura de emoções.
Lindo e muito bem escrito. Tenho certeza que quando Francisco crescer e ler este livro, vai se orgulhar muito da sua mãe, do seu pai e deste lindo amor que eles viveram. Recomendo com certeza!

Nane B. 30/08/2010

Simplismente emocionante!