Para Francisco

Para Francisco Cris Guerra

Resenhas - Para Francisco

Fabiana.Salgado 20/05/2023

Superação
Sem vitimismo e sem drama, Cris Guerra fala sobre sua história como mãe, tanto relatos sensíveis sobre a maternidade e o amor pelo filho, após perder seu companheiro ainda grávida.
Emocionante e muito delicado, o livro toca o coração de quem sente esse amor incondicional de mãe.

carolina :) 02/08/2022

A narrativa da dor como aprendizado.
Eu senti muito esse livro. Me senti muito próxima da Cris, me envolvi com seus sentimentos e durante boa parte da leitura me peguei pensando sobre a vida.
Vamos ter uma escrita muito especial aqui, digo isso porque a forma que a autora nos conta sua dor e suas perdas mas consegue manter a leveza e o otimismo em sua escrita me cativou certo sentimento de esperança.
Livros como Para Francisco, são mais pra sentir e refletir do que fazer um tipo de análise crítica. Acompanhamos cartas que nos contam a história de pessoas reais, me fazendo lembrar de como a vida é frágil e tão avassaladora.
Esse livro me fez pensar muito sobre o ser humano; tão complexo e ao mesmo tempo tão pequeno em relação ao tamanho de tudo; capazes de tantas coisas mas tão vulneráveis às condições e imprevistos. O que me faz acreditar é a força do amor, esse sim transforma e traduz tudo que há de mais mágico na vida.
Cris escreveu todas essas cartas para Cisco, e o que mais me toca aqui é o fato que a vida não espera; ela está sempre continuando; sempre fluindo. Ao mesmo tempo temos que nos dar espaço pra sentir até mesmo as coisas ruins e duras.
Tudo é muito confuso, não?
Tem certos sentimentos que não são possíveis de serem verbalizados, coisas que senti lendo esse livro que eu mesma não entendi, mas sei que meu coração sim.
Esse livro fala sobre tanta coisa só partindo do fato de narrar o ciclo da vida real, isso já é muito, já é tudo.
Sempre chegando a conclusão que estar aqui é uma oportunidade de evoluir mas sabendo que estou a mercê de tudo que conheço e muito mais daquilo que desconheço. Sigo nessa mágica sentindo a obrigação de aproveitar e apreciar cada pequeno milagre da vida, cada pequeno momento, dizer às pessoas que amo o quanto são importantes. Não há amanhã.
E, quando os pensamentos se tornarem muito pesados e densos para nosso cérebro, respirem fundo. Mesmo sendo tão apressada, a vida nos convida a simplismente estar.

Debora 27/03/2022

Uma livro repleto de sentimentos. Impossível não se emocionar.
Uma história marcante de dor e amor. Um "seguir em frente" como única opção.

laxxal 30/12/2021

Para Francisco foi uma leitura muito sensível, nele nós conhecemos a história da Cris, que perde o pai de seu filho dois meses antes de seu nascimento e precisa lidar com o luto e os renascimentos na sua história contando seus processos de cura.

É muito linda a forma que Cris fala sobre Guilherme, pai de Francisco, sua relação íntima de amor e afeto que não acaba mais e em como a passagem dele por sua vida deixou algo permanentemente ali "Descobri que posso viver sem o seu pai. Entender que seu pai ficou em mim, mas não levou um pedaço meu. Um amor que nada rouba, só acrescenta."

Conhecemos Francisco e vemos como Cris é forte pela forma com que ela consegue lidar com toda essa situação e ainda criar com muito amor seu filho, suas falas e processos de ensinar e aprender com Francisco são muito marcantes e inspiradoras.

Esse livro é precioso, por mais "simples" que seja a história, toda a sinceridade com que Cris o escreveu, fez com que ele me tocasse profundamente, aprendi muito com essa história. Cris nos ajuda a "Entender que somos feitos do mesmo, todos nós, fora algumas desumanas exceções. Entender que estamos todos juntos."

Fiz muuitas marcações e pretendo voltar à elas para continuar as reflexões impactantes sobre a vida, a morte e muito mais que a autora suscita maravilhosamente bem.
aline 01/01/2022minha estante
que lindo ?

laxxal 01/01/2022minha estante
?? a autora fala tão bem sobre coisas simples da vida, é muito linda a forma que ela escreve

asaquebrada 27/10/2021

Achei tão lindo, tão delicado. Me senti tão íntima da Cristiana e do Gui também. Tão [*****]mplice do amor deles. O jeito que ela deu de apresentar o pai para o filho acabou levando esse amor para tantas outras pessoas. A escrita é fluida, poética. Dá uma vontade danada de aproveitar mais a vida e os encontros.

maria 15/07/2021

GENTE socorro eu tinha esquecido de colocar esse livro aqui, li no ano passado e é com certeza um dos livros mais lindos que já li, a escritora é mineira e conta para o filho Francisco através de cartas sobre o relacionamento dela com o pai do menino que infelizmente faleceu antes que ele nascesse. É uma escrita carregada de sentimentos íntimos, de sensibilidade, ensinamentos e reflexões. Recomendo muito mesmo.

beatriz 14/04/2021

Para Francisco é um livro sobre perda, luto e saudade, mas, é também um livro sobre a vida, a esperança e o recomeço. Cris faz um trabalho muito singelo, mas, de qualquer modo, muito belo. Adorei ler sobre como foi esse processo para ela.

Elisa 08/03/2021

Necessário e emocionante.
Este foi, com certeza o livro que eu mais me emocionei na vida. Tentei reler alguns anos após ler a primeira vez e chorei já na primeira página.
Livro lindo e necessário. Acompanho a autora nas redes sociais e sou apaixonada por ela como pessoa, apesar da história triste.

Esther.Horn 16/09/2020

Meu livro favorito da vida
Eu AMO essa história, eu já li e reli tanto que meu livro é gasto hahaha. Eu choro TODAS as vezes que leio. As vezes pego pra ler minhas marcações só porque sinto que preciso daquilo naquele dia.
A cris me fez ver a vida tão diferente depois desse livro. É incrível. Só de escrever isso já quero ler de novo!!
laxxal 31/12/2021minha estante
aah que lindo isso!
esse livro também abriu meus olhos pra tanta coisa "simples" que faz toda a diferença na vida, impactante real

Ana 31/08/2018

Apesar de gostar bastante, eu não acho que escrever seja uma tarefa fácil. Agora pense você como deve ser difícil escrever sobre uma história tão triste e, ainda por cima, real. É justamente isso que eu estou passando agora. É muito difícil imaginar que os "personagens" desse livro existem e viveram situações tão difíceis. Se alguém me perguntar qual o livro mais lindo que eu li na minha vida, eu responderei que é este. Mas se me perguntarem qual o livro mais triste que eu li na minha vida, infelizmente também é este.

Para Francisco nos conta um pouco da vida de Cristiana Guerra, mãe e viúva. É bastante trágico, apesar de ficar mil vezes pior quando a gente descobre que o amor da vida dela morreu repentinamente dois meses antes de Francisco vir ao mundo. Nos textos presentes no livro, que são como cartas endereçadas ao filho, a autora tenta nos mostrar os seus sentimentos que transbordam, ao mesmo tempo em que tenta entendê-los. Posso dizer que Francisco nasceu na dor e no amor.

O livro surgiu do blog para Francisco, o lugar que Cris "achou" para preencher a ausência de Guilherme não só da sua vida, mas também da vida do único filho. Pouco tempo depois, Cris transformou em livro todas as fotos, e-mails, textos e histórias para que Francisco pudesse saber o quão incrível era o pai. Para falar a verdade, desde o início, acredito que o verdadeiro intuito de Cris era criar lembranças maravilhosas para o filho que nunca teria a chance de conhecer o pai e, para mim, é uma das coisas mais lindas que uma pessoa pode fazer.

Eu queria, de verdade, ter palavras para descrever a grandiosidade desse livro, desse amor todo, mas eu não tenho. Eu costumo ter vontade de que todas as histórias dos livros que eu leio sejam reais. Enquanto eu lia Para Francisco, o que eu mais queria é que tudo fosse uma história de ficção, daquelas que a gente se emociona, mas fica tudo bem no final porque sabemos que não é de verdade. Queria que Francisco pudesse ter conhecido o pai e vice-versa. Queria que a Cris continuasse a viver essa linda história de amor, que pudesse continuar recebendo e-mails de bom dia lotados de beijos e carinhos. Queria...

Gente, que livro incrível. Cristiana conseguiu expor sua dor de uma maneira tão suave e delicada que, apesar de ser muito triste, torna as coisas muito bonitas - acredito que seja pelo fato de o conteúdo ser endereçado à Francisco. Eu falo, falo, falo, mas não consigo expressar tudo o que eu senti enquanto lia. Consegui chorar, rir e chorar de novo. Provavelmente foi o livro que eu mais chorei na vida. Não conseguia parar de me imaginar no lugar dela, que eu não conseguiria suportar essa situação de forma alguma. Mas aí eu penso no poder que um filho tem de manter as coisas estáveis.

É uma história tão maravilhosa que chamou a atenção da escritora Martha Medeiros: "Além de um belo livro, Cris Guerra nos deixou um recado valioso: a vida não apenas continua, ela sempre recomeça”. A edição especial, que é uma comemoração de dez anos do lançamento do livro, consegue deixar tudo ainda mais fantástico. Possui várias fotos que a edição anterior não tinha, além de novas cartas e cenas super divertidas do Francisco.

A única coisa que eu tenho para dizer é que vocês leiam esse livro. Que se emocionem também. Que percebam o quanto um amor verdadeiro pode transformar a mais terrível dor em uma forma de consolo. Que passem a valorizar as pessoas, os pequenos detalhes, todos os "tudos". Porque no final, só o que nos resta são as lembranças de tudo o que queríamos que fosse eterno.

site: http://www.roendolivros.com.br

Gramatura Alta 08/01/2018

Apesar de gostar bastante, eu não acho que escrever seja uma tarefa fácil. Agora pense você como deve ser difícil escrever sobre uma história tão triste e, ainda por cima, real. É justamente isso que eu estou passando agora. É muito difícil imaginar que os "personagens" deste livro existem e viveram situações tão difíceis. Se alguém me perguntar qual o livro mais lindo que eu li na minha vida, eu responderei que é este. Mas se me perguntarem qual o livro mais triste que eu li na minha vida, infelizmente também é este.

PARA FRANCISCO nos conta um pouco da vida de Cristiana Guerra, mãe e viúva. É bastante trágico, apesar de ficar mil vezes pior quando a gente descobre que o amor da vida dela morreu repentinamente dois meses antes de Francisco vir ao mundo. Nos textos presentes no livro, que são como cartas endereçadas ao filho, a autora tenta nos mostrar os seus sentimentos, que transbordam ao mesmo tempo em que tenta entendê-los. Posso dizer que Francisco nasceu na dor e no amor.

"20 de julho de 2007
CALENDÁRIO
Tem dias que são o seu pai, Francisco. Amanhece, o sol lá fora diz o nome dele, o silêncio do sábado chora a sua ausência. E de repente tudo que era alegria vira um buraco. Tem dia que tudo o que eu andei se desfaz. E volta uma tristeza aguda, a maior do mundo. Em dias como esses, só você faz sentido. Porque você é a continuação da nossa história. Tem dia que o sol pode brilhar lindo lá fora, mas é um brilho triste. Tem dia que nem chove, mas é dia de choro. Mas tem sempre um outro dia, filho. Foi você que me ensinou isso. "

O livro surgiu do blog PARA FRANCISCO, o lugar que Cris "achou" para preencher a ausência de Guilherme, não só da sua vida, mas também da vida do único filho. Pouco tempo depois, Cris transformou em livro todas as fotos, e-mails, textos e histórias para que Francisco pudesse saber o quão incrível era o pai. Para falar a verdade, desde o início, acredito que o verdadeiro intuito de Cris era criar lembranças maravilhosas para o filho, que nunca teria a chance de conhecer o pai. E, para mim, é uma das coisas mais lindas que uma pessoa pode fazer.

Eu queria, de verdade, ter palavras para descrever a grandiosidade desse livro, desse amor todo, mas eu não tenho. Eu costumo ter vontade de que todas as histórias dos livros que eu leio sejam reais. Enquanto eu lia PARA FRANCISCO, o que eu mais queria é que tudo fosse uma história de ficção, daquelas que a gente se emociona, mas fica tudo bem no final, porque sabemos que não é de verdade. Queria que Francisco pudesse ter conhecido o pai e vice-versa. Queria que a Cris continuasse a viver essa linda história de amor, que pudesse continuar recebendo e-mails de bom dia lotados de beijos e carinhos. Queria...

"28 de julho de 2007
MONTANHA-RUSSA
Ele me existiu intensamente por dois anos que pareceram uma vida. Continuar sem ele era como começar de novo, de outro chão, como se acabasse de descer do carrinho depois de uma volta assustadora na montanha-russa. De repente, o que era rápido e intenso parou num segundo. Na minha cabeça, tudo continuou rodando. O perigo maior não estava no movimento do brinquedo. O perigo maior era seguir tonta, no silêncio, com o mundo balançando em volta."

Gente, que livro incrível! Cristiana conseguiu expor sua dor de uma maneira tão suave e delicada que, apesar de ser muito triste, torna as coisas muito bonitas - acredito que seja pelo fato de o conteúdo ser endereçado a Francisco. Eu falo, falo, falo, mas não consigo expressar tudo o que eu senti enquanto lia. Consegui chorar, rir e chorar de novo. Provavelmente foi o livro que eu mais chorei na vida. Não conseguia parar de me imaginar no lugar dela, que eu não conseguiria suportar essa situação de forma alguma. Mas aí eu penso no poder que um filho tem de manter as coisas estáveis.

RESENHA ESCRITA PELA ANA CLARA PARA O GETTUB!

site: http://www.gettub.com.br/2018/01/para-francisco.html

cris.leal 26/08/2017

Tocante...
Delicado, emotivo, denso - Para Francisco - é uma história verdadeira de amor e superação. O companheiro de Cristiana Guerra morreu subitamente, dois meses antes do nascimento do único filho do casal. Para apresentar ao pequeno Francisco o pai, Cris Guerra criou um blog , que se transformou neste tocante livro.

site: http://www.newsdacris.com.br/2011/04/eu-li-para-francisco.html

Guilherme 07/12/2016

Emocionante, mas linear
Li as resenhas e estou achando minha avaliação do livro um pouco ríspida. Rs. Não que a história não seja linda, comovente, me emocionei do início ao fim. Mas como narrativa, achei linear, não me prendeu. Talvez porque a historia seja por si assim, transcrição de um blog, a autora nao estava preocupada em contar uma historia que envolvesse ninguém além de Francisco, mas sob essa ótica, faltam elementos.
Gigi 11/04/2017minha estante
Verdade, foi mais emocionante ver o próprio Francisco (agora com 9 anos) lendo o livro, ela conta no IG dela.

Gigi 26/02/2015

Simplesmente Demais
Uma leitura completamente MARAVILHOSAS, a Cris Guerra conseguiu passar pra gente muito bem o amor que os pais sentiam pelo Francisco. Seu filho único.