Guia Rápido Para Uma Vida Longa

Guia Rápido Para Uma Vida Longa David B. Agus

Resenhas - Guia Rápido Para Uma Vida Longa

Pedro 08/09/2016

Vivemos na era fitness. Muita gente indo pra academia, fazendo caminhadas, se alimentando melhor... Enfim, cuidando da saúde. E isso é ótimo!

Em o "Guia rápido para uma vida longa", o doutor, professor e escritor, David B. Agus, explica o quão importante é a prática de atividades físicas e outras ações que possam contribuir para ter uma boa saúde e, assim, uma vida longa.

site: www.blogdopedrogabriel.com

IvaldoRocha 01/12/2016

“Um conjunto simples de regras para uma vida inteligente e saudável” Publishers Weekly
David B. Argus é professor de medicina e engenharia na Universidade do Sul da Califórnia e chefia o Westside Cancer Center for Applied Molecular Medicine. Tratou personalidades como Steve Jobs e Neil Young e foi cofundador de duas empresas pioneiras em medicina personalizada, esta visão e valorização da medicina personalizada, pode ser vista em uma das frases atribuídas a Hipócrates há mais de 2000 anos atrás que aparecem no início do livro:
“Se pudéssemos dar a cada indivíduo a quantidade certa de alimentação e exercício, nem a mais nem a menos, encontraríamos o caminho mais seguro para a saúde”
No prefácio do livro ele dá ênfase sobre a prevenção, que traria a possibilidade de se adiar, se não evitar, parte das doenças que vemos hoje, principalmente pela adoção o quanto mais cedo, de hábitos saudáveis e evitando os que levam, comprovadamente às doenças. A metade da população dos EUA vive hoje com uma doença crônica.
Segundo o autor o mundo ideal seria onde se pudesse morrer simplesmente de velhice, com milhares de quilômetros muito bem rodados. A última pessoa a morrer nos EUA e ter em seu atestado de óbito a causa morte “velhice” foi em 1951. Hoje se faz necessário especificar uma doença, uma complicação, um ferimento.
O livro se divide em três partes: A primeira “O que fazer” um conjunto de dicas que irão ajudá-lo na prevenção de doenças e na manutenção da sua saúde.
A segunda parte: “O que evitar” é um outro conjunto de regras no mesmo molde das anteriores e por último a terceira parte “Ordens Médicas”, onde você vai encontrar uma série de recomendações que me pareceram bastante úteis, levando em consideração principalmente a sua faixa etária.
Além disso são apresentadas três regras básicas no início do livro.
A primeira é que as informações sobre saúde podem mudar, principalmente em razão de constantes pesquisas. Mas estas também devem levar em conta todo um conjunto de outras pesquisas correlatas já realizadas.
A segunda é a de que as recomendações do livro são universais, ou seja, é importante você levar em consideração os seus valores pessoais e o quanto se sente confortável em adotá-las ou não e discuti-las com seu médico e sua família.
A terceira, o livro é um guia e resumindo, use o que achar útil e seja capaz de fazer e descarte aquilo que achar inapropriado, mas sempre que possível, procure mais informações a respeito e talvez uma tecnologia mais recente. Um exemplo disso é o uso da velha aspirina como prevenção, embora possa provocar hemorragia ou dores de barriga, mas talvez a produção atualizada e melhorada desta aspirina pudesse evitar estes possíveis efeitos colaterais.
Para terminar outra frase atribuída a Hipócrates:
“Na verdade, existem duas coisas: a ciência e a opinião – a primeira produz conhecimento; a última, ignorância”

Bárbara Scaquetti 23/06/2020

Uma estudante falando
Um bom livro pra quem quer entender e ter dicas de saude
Pra mim, que estudo medicina, o livro é perfeito