Annihilation

Annihilation Jeff VanderMeer

Resenhas - Annihilation

Caio194 09/11/2022

A irrupção de Gaia na forma de terror
"Annihilation" é uma história que poderia ser descrita como um horror gótico-terrano, onde o cósmico (no sentido lovecraftiano) encontra o terrano em um símbolo da irrupção de Gaia. Um evento misterioso cria (traz?) a Área X, repleta de formas ao mesmo tempo familiares e alienígenas - a simetria entre Torre e Farol. A narradora faz parte de uma equipe de especialistas que é enviada a esse lugar ao mesmo tempo paradisíaco-natural e infernal-antinatural, como parte de uma expedição para tentar entender a Área. Os objetivos dessa expedição nunca são explicitados, mas sabemos que não é a primeira. O que encontram lá é uma metáfora dos mundo por vir, , uma aliança multi-espécies pós-apocalipse climático. O horrendo e o sublime se combinam nesse mundo de cthuluceno.

Andre.Pithon 20/04/2024

BINGO DE FICÇÃO ESPECULATIVA 2024
1.1: Primeiro livro em uma série
Modo difícil: Uma que tenha mais de três livros

Jeff VanderMeer é membro central do Novo Estranho Britânico. Na última obra que eu li dele, City of Saints and Madmen; o nome se justifica. Annihilation, a indubitavelmente mais popular obra não só dele, mas do movimento inteiro, é consideravelmente mais normal. Não muito normal, mas não se afasta muito do sci-fi misterioso com toques do lovecraftiano. É um livro ousado, que se recusa a explicar qualquer coisa, e se carrega com a força inegável da prosa. A bióloga, personagem central sem nome e também narradora, escreve com uma força racional quase despersonalizada, mas que lentamente deixa escapar fragmentos de sua própria vida. A prosa é boa, sólida, e se não fosse esse livro não funcionaria.

Junto de uma pequena expedição, a bióloga adentra a Área X, região selvagem e misteriosa, em busca de qualquer tipo de informação sobre o local. Tudo logo dá errado, a loucura natural permeia o ecossistema, e é construída uma região que é muito mais selvagem e alienígena do que maligna, um ambiente de tensão em que nada faz total sentido, e as personagens precisam se arrastar através da loucura em busca que qualquer mísera explicação racional.

O que não realmente existe. O livro dá indícios de respostas, elas são sugeridas ou insinuadas, mas nada nos é dito, e assim funciona melhor. Algumas interpretações são deixadas como responsabilidade do leitor, e o final, mesmo que com imagens poderosas, é aberto, falta uma conclusão maior do que o esperado. Pois, honestamente, mesmo atendo-se ao conceito do estranho; Aniquilação não foge de uma narrativa clássica e comum de horror cósmico, bem executada, mas nunca revolucionária ou inovadora.

Me lembrou do clássico da ficção científica Encontro com Rama, a pequenez humana perante uma estrutura/ecossistema impossível de ser completamente compreendido, um ar pesado de mistério e tensão perante ao desconhecido. Gostei mais deste livro que de Rama, uma leitura curta e que te mantém preso, mas não chegou ao ponto de realmente me conquistar.

Acho extremamente interessante que seja o primeiro em uma série, explorando mais profundamente a Área X. Me parece muito uma obra fechada, que se carrega pelo mistério, e não sei se tentativas de explicar muito em futuras obras possam ou elevar a obra ou estragar de vez. Sei que o segundo livro se foca na organização responsável por enviar expedições para a Área X, o que pode entrar em uma vibe conspiracionista engraçada, que já vi Jeff executar bem em City of Saints and Madmen. Ao mesmo tempo, já vi Jeff enrolar ao extremo no livro já citado e acabar perdendo a história no meio de infinitas notas de rodapé, então prossigo com cautela.

Mas como um livro, individual, se mantém sozinho, Annihilation é bom.
Termino a leitura curioso em como adaptaram para o cinema um livro no qual não acontece praticamente nada durante toda sua pequena duração. Terei de assistir logo.

chadee 18/06/2023

Meu deus do céu q livro apslwomdowlsowndiamsonwoanwoqkw mano não sei nem oq dizer cara é uma daquelas coisas q n tem palavras pra descrever e q vc só vai entender quando experienciar pessoalmente, o suspense e o mistério são divinos e o jeito como é tudo tão bizarro e não faz sentido é incrível, recomendo muitíssimo é um 1000/10