Criando Meninos

Editora: Fundamento
N° de Páginas: 168
Data de Publicação: 2014
Gênero: Autoajuda, Saúde e Família

Informações retiradas de [amazon.com.br](http://amazon.com.br)

_______________________________

Confesso que não resenharia esse livro, mas ele é surpreendente demais para deixá-lo passar “em branco”. A minha expectativa era altíssima e ele correspondeu à altura. Esperava um livro muito denso abordando os aspectos psicológicos dos meninos, pois é um consenso de que, muitas vezes, o foco científico se desdobra mais para entender mulheres.

Esta obra é OBRIGATÓRIA para todos que desejam ter filhos ou lidam com crianças. Para que possamos entender os meninos, é necessário abordá-los por muitos aspectos fisiológicos e psicológicos. Aspectos que, muitas vezes, são negligenciados pelos pais ao educarem seus filhos. Essa negligência não acontece de forma intencional, pois, como sabemos, as pesquisas que abordam os aspectos masculinos são deixadas de lado, tornando o acesso à informação mais difícil.

Quando encontrei esse livro na biblioteca pública, sabia que teria uma boa leitura. O autor já escreveu vários livros sobre assuntos similares e é visível a capacidade de discernir entre os sexos masculino e feminino. Uma característica surpreendente expressa no livro é de que os meninos NECESSITAM entrar na escola mais tarde que as meninas, pois, como as meninas desenvolvem-se mais rapidamente, suas capacidades mentais e físicas estão mais prontas para lidar com o mundo exterior.

O autor aborda inúmeros assuntos pertinentes à criação de meninos, e um dos mais importantes é a ausência paterna na criação do garoto. Há pouco, cientistas começaram a estudar a importância dos pais na criação de seus filhos. Steve propõe inúmeros debates acerca da ausência paterna e, prontamente, define que é de suma importância que o pai seja presente na criação dos filhos. Devemos evidenciar também, os pais que são socialmente presentes, mas não participam ativamente na educação dos filhos. Steve conclui o assunto apontando os problemas que serão enfrentados pelo garoto num possível abandono paterno.

— (…) São muitas as pesquisas que apontam a importância do pai. Os meninos cujos pais estão ausentes são estatisticamente mais propensos à violência, a sofrer acidentes, a se meter em confusões a ter um fraco desempenho na escola e a integrar gangues de adolescentes. (…) As filhas que crescem longe do pai têm mais propensão à baixa autoestima, a ter sexo antes de estarem preparadas, à gravidez precoce, ao estupro e a abandonar os estudos. - p.83

O livro também aborda a situação das mães solteiras perante a educação dos filhos. O autor diz que é fundamental a presença masculina na vida do garoto. A presença masculina, mesmo que não paterna, será tomada como instrução pelo garoto. Portanto, é essencial que os garotos tenham ao alcance deles uma figura masculina passível de espelhamento. Entretanto, é necessário muito cuidado com as influências que seu filho terá, pois, se ele buscar validação de maus exemplos, será mais difícil reaver os possíveis problemas. Podemos exemplificar isso em:

— (…) um adolescente é como um míssil rastreador de exemplos que vai tocando em uma série de alvos até conseguir acumular material bastante para formar sua própria identidade. - p. 142

Pesquiso esse tema há algum tempo e já tinha uma ideia do que poderia encontrar no livro. Com base nisso, uma das ideias mais debatidas é o papel da escola na criação dos meninos. Através de pesquisas, foi encontrado uma diferença significativa entre os garotos que frequentavam colégios mais liberais e colégios mais restritivos. Segundo Steve, garotos pedem por disciplina, mas não são entendidos. O ambiente escolar que é responsável pela formação do caráter dos estudantes, peca ferrenhamente na educação masculina, pois segundo educadores, os meninos necessitam de atividades mais intensas, e o ambiente escolar impossibilita isso. Meninos precisam de esportes de contato, precisam de brincadeiras mais violentas entre eles, pois assim, é criado um senso de importância e autoestima. A passividade escolar mina a capacidade mental e física dos garotos.

— (…) a passividade exigida pela escola contradiz tudo o que se sabe acerca de crianças, e em especial sobre adolescentes. - p. 133

Discordo de alguns pontos listados pelo autor, onde ele menciona conteúdo adulto e como introduzir o assunto aos meninos. É consenso que a pornografia não é uma coisa normal e, muito menos, saudável. Entretanto, não é abstendo-se da discussão que iremos isentar as crianças de acessá-la. Discordo especificamente do caso real trazido pelo autor, onde um garoto mantinha fotos pornográficas espalhadas pelas paredes do seu quarto. Os pais do menino procuraram a ajuda de Steve para conseguirem lidar com a situação e amenizá-la, tendo em vista que o garoto estava no início de sua puberdade. Entretanto, o autor me surpreende dizendo que era necessário que os pais se sentassem e conversassem com o menino para entenderem o porquê das fotos e, posteriormente, selecionarem “materiais saudáveis” para que o menino pudesse desempenhar sua sexualidade de forma “saudável”.

Seguir por essa premissa é dar um tiro no próprio pé, pois isso não fará o menino ter uma experiência sexual saudável. Com certeza, esse menino estava sendo influenciado por colegas de escola, onde é facilmente presenciado assuntos de cunho sexual por parte dos garotos. Dizer aos pais que o menino estava agindo naturalmente é dificultar a aplicação de uma boa educação sexual. Temos expressado em:

— (…) quando os garotos veem as imagens, cabe a você ajudá-los a pensar na mensagem passada por elas, no motivo pelo qual as pessoas compram esse tipo de material, O que está sendo mostrado e se há ou não desrespeito às mulheres. Pais e mães podem também ajudar os filhos na escolha de material erótico para ver e ler. Essa é uma área delicada, mas não impossível de navegar. - p. 124

De forma geral, trata-se de um livro indispensável aos pais de meninos, pois com ele, torna-se muito mais fácil entender os meninos e educá-los de forma que vá de encontro às suas necessidades físicas e psicológicas. O livro também apresenta uma boa referência às mães que educam seus filhos sozinhas. O autor também aborda as diferenças entre meninas e meninos, que é de suma importância para atender à ambos. Entender as diferenças entre os sexos, torna infinitamente mais fácil aplicar táticas visando a educação e desenvolvimento das crianças. Lerei mais livros sobre assuntos, pois é uma área que me interessa.
Canoff 04/04/2023minha estante
Mai_mendonca,

Obrigado!

Silvio 01/06/2021

Surpreendente
Confesso que quando minha esposa colocou esse livro na cesta de compras, torci o nariz. Achei que seria um best-seller caça-níquel daqueles que não acrescentam muito. Felizmente me enganei! O livro é muito bom e traz temas interessantes para a criação de meninos. Valeu bastante a leitura e pretendo reler no futuro.

Carla Martins 16/12/2013

Muito bom!
Mais em: http://leituramaisqueobrigatoria.blogspot.com.br/

Criando Meninos foi minha primeira experiência em tentar ler um e-book no notebook.Odiei loucamente! Não sei se gostaria de usar e-readers, mas ler no notebook, para mim, foi bem chato. Ficava com dor de cabeça, não tocava o livro, não virava a página...para mim perdeu um pouco do encanto. Mas, como eu queria muito ler esse livro, fui em frente. Agora, já estou com o livro aqui em casa e reli ele inteirinho, porque né, tinha a sensação de que não o tinha lido realmente. Me interna?

Achei uma leitura válida com muitas dicas úteis, apesar de não conter nada incrivelmente revelador. Como sou mulher, confesso que não entendia muitas particularidades do mundo masculino e, nesse sentido, achei o livro fascinante!

Muito interessante também é a abordagem do autor em relação ao comportamento masculino e às mudanças e características marcantes para cada faixa etária. É interessante ir relendo essa parte conforme o filho for crescendo. Eu mesma, como li quando meu filho tinha menos de 1 ano e agora reli aos 2 anos, certamente vou esquecer as dicas para as demais faixas etárias e terei que reler essas partes no futuro.

Recomendo! Ah! E existe também o Criando Meninas. Deve ser tão bom quanto, mas não posso opinar porque não li. :)

Alanna. 20/01/2023

Minha sogra me deu esse livro no começo desse ano. Ela o leu quando meu companheiro era criança, e agora que sou mãe de um menino me.passou esse livro. Não é o tipo de leitura que eu particularmente pegaria para ler (principalmente nesse contexto polarizado de menino/menina), mas resolvi ler.

A leitura em si não é ruim, mas tem alguns pontos a se observar. O primeiro deles é destacar que se trata de um livro de mais de 20 anos, escrito obviamente sob os parâmetros daquele momento, então muitas dessas coisas estão desatualizadas (e algumas chegam a ser preconceituosas, um exemplo do trecho que o autor fala sobre "meninos que se vestem como meninas" e fala que se trata de um distúrbio cerebral que se concerta com o tempo, uma opinião que é completamente preconceituosa com crianças transgênero). Eu não gosto, como já disse, dessa polarização menino/menina, e esse livro tem bastante tópicos nesse sentido. Além de falar de diferenças biológicas, cerebrais, de comportamento e etc, o livro trás alguns pontos sobre a formação do caráter masculino, as etapas desse desenvolvimento e etc. O que me incomodou foi que em diversos pontos o autor enfatiza essa diferenciação, no sentido de que deve existir essa diferença de tratamento mesmo. Tem trechos que citam coisas como "gastar testosterona" através de comportamentos agressivos como algo natural do garoto. Em outro trecho, o autor fala de uma "era de ódio a masculinidade" (isso em 2003).

Tem alguns aspectos bons no livro, claro. As partes sobre comportamento social são interessantes, sobre desenvolvimento infantil, as explicações sobre conexões neurais, me pareceram interessantes.

Eu acho que dependendo do que você acredita para a criação de uma criança, se você acredita nessa polarização, é um livro que você vá gostar. No geral, prefiro uma abordagem que não utilize essa diferenciação, e que promova uma criação positiva e igualitária. Tem bons aspectos nesse livro, mas não seria um livro que eu escolheria como leitura obrigatória para criar uma criança.

Lili 29/04/2014

Vale a leitura!
Recomendo para mães e principalmente pais de meninos. Não há nenhuma grande revelação, mas há várias informações interessantes.
Sou mãe e feminista, e recomendo especialmente para quem seja também. Algumas frases vão fazer a feminista dentro de você ferver de raiva, mas logo em seguida você vai fazer algumas reflexões e pensar se o mundo que idealizamos é o mundo que nossos filhos merecem. Meninos e meninas realmente não são iguais, isso é físico, é biologia e não significa que nenhum lado é superior ao outro. Tratemos bem também os nossos meninos, para que eles aprendam o que é o afeto, a ternura e o respeito ao próximo.

MauricioTiso 09/01/2015

O autor aborda os aspectos e se aprofunda bastante nas dificuldades da criação de um menino para guia-lo a se tornar um homem de valores.
Demonstra as diferentes fases no crescimento do menino e sugere uma série de ações para dar suporte ao seu crescimento.
Dada a complexidade do Ser Humano, não existe uma receita de bolo e nem é este o objetivo do autor, mas sim fornecer uma série de informações e percepções que eu julgo muito importantes. Por vezes, a abordagem do autor pode parecer tender ao machismo, mas ele sempre deixa claro no texto que não se trata de qualificações.
O livro traz informações úteis não só para pais e mães, mas para todos os adultos envolvidos na criação de uma menino. Por esse motivo, recomendo a leitura à todos os envolvidos nesse processo tão rico que é apoiar o desenvolvimento de um Ser Humano.

Gustavo.Morsch 26/10/2023

Poderia se aprofundar mais nos temas discutidos
A ideia geral do livro é interessante. Alguma luz para a nossa principal tarefa de vida é bem-vinda ainda mais considerando questões específicas inerentes ao gênero. No entanto, considerei a abordagem muito superficial. Tirando um ou outro insight, não sai muito diferente de como comecei a leitura. A vantagem é que por ter uma abordagem e linguagem simples, a leitura é quase dinâmica, muito rápida de ser realizada.

IZA 26/05/2012

Recomendo para todos as mães e pais de meninos "de primeira viagem".Contém dicas super legais e faz com que prestemos mais atenção ao processo de crescimento de nossos "pequenos grandes homens" !
Após a leitura comprei um exemplar e o mantenho sempre à mão...
MARAVILHOSO!!!

Elias 03/02/2013

manual pratico
Para quem procura informações práticas e essenciais na tarefa de criar seus filhos, ¨Criando Meninos¨, nos leva a pensar o que queremos para nossos garotos, e como devemos agir para torna-los fortes, sensíveis e felizes.

Fábio Valeta 20/07/2013

O tipo de livro que é uma pena ter que existir. Afinal, boa parte das informações dele beiram ao óbvio. Mas é só ver muitos pais e filhos para saber que o óbvio não é tão óbvio assim.

Wesley Vaz 06/06/2021

Bom livro
O livro é muito bom. O autor discorre levemente sobre o problema recorrente atual acerca da educação de filhos do sexo masculino.
O estudo traz boas dicas de como lidar com algumas situações, mas nem de longe tem a intenção de esgotar o tema.
A abordagem é feita em linguagem simples de modo que qualquer pessoa alfabetizada consegue entender.

Manuella 26/08/2023

Ô livro corroborou com o meu ?instinto? de que quanto mais carinho e amor for ofertado a meninos (crianças no geral), principalmente nos 6 primeiros anos de vida, contribui para definição de caráter e personalidade. Meninos precisam de amor tanto quanto meninas!

Virginia Barros 04/03/2020

Indispensável para quem cria meninos
Esse livro explica várias particularidades dos meninos, desde que são bebês, como mãe não tinha esses conhecimentos e achei que a leitura me abriu os olhos, incentivou a estimular mais meu filho, especialmente com as tarefas da escola. Também explica as preferências dos meninos, o que podemos fazer para ajudar, enfim, gostei muito.

Lívia 25/03/2021

Como criar meninos
Como mãe de menino e após recomendação, iniciei a leitura desse livro. Uma leitura fácil, rápida e objetiva. Muitos pontos importantes levantados na caminhada de uma mãe e pai na criação específica de meninos. Se você é mãe ou pai de um menino, recomendo a interessante leitura. Impossível não aprender nada! Gostei muito.