Retrato de um Esporo

Retrato de um Esporo Lissa Price

Resenhas - Retrato de um Esporo

LS0 20/01/2022

Ótimo.
Esse conto é contando pelo ponto de vista de um esporo, um vírus. Não entendi muito, ficou um pouco confuso.

A outra parte do conto é narrado pela mãe da Callie, gostei bastante, conta alguns detalhes importantes sobre como o mundo era antes dos esporos chegarem.

eu_vieiramanda 03/03/2023

Conto bem curtinho sobre os esporos que levaram pessoas entre 30 e 60 anos. Um dos contos de introdução a Starters.

Nhyx0 21/07/2023

Retrato de um Esporo
Achei essa conto meio desnecessário. Pelo menos, em parte. Saber como aconteceu, pareceu uma ideia bem interessante. Mas não acho que foi tão bem executada. Achei criativo tornar o esporo um dos protagonista da historia, mesmo na historia principal ele não tenha tanto destaque, se tornando apenas uma parte do background do enredo. Acho que é uma ideia promissora, mas executada abaixo do medíocre. Pelo menos em comparação a o Retrato de um Inspetor.

Tati Freitas 09/06/2023

Gostei de ver as coisas pelo ponto de vista da mãe, achei a parte do esporo uma viagem muito doida, podia ter sido só o ponto de vista da mãe mesmo, mas foi uma leitura legal.

Geovanna.Cookie 24/07/2021

Sobre Bárbara Woodland
O conto mostra um pouco do que se passava na cabeça da Bárbara o medo e a ansiedade pelos filhos e também uma parte muito estranha do ponto de vista do esporo não deu para entender muito bem o conceito de consciência dele.

Lucas @_olucascosta 25/09/2020

Tinha tudo para ser genial, mas ficou na promessa...
O primeiro conto entre "Starters" e "Enders" era o que eu tinha mais curiosidade, e foi uma decepção.
A premissa era contar um pouco dos acontecimentos anteriores ao primeiro livro, dividindo a a narração entre a mãe da Callie e o vírus do Esporo, mas a premissa ficou só na promessa.
As partes da mãe não entregam nada que já não saibamos, e as do vírus são pouco criativas. Pelo menos é curto e acaba rápido.

Duda Nascimento 21/02/2023

Inesperado...
Muito curioso e confuso essa questão dos Esporos terem uma "consciência", eles nascem com um único propósito e o perseguem fielmente.

Amei que tivemos o ponto de vista da Barbara, mãe da Callie. Foi muito bom conhecer mais sobre ela e como ela estava se sentindo perante a toda a situação.

Porém também é muito angustiante ver ela na posição de uma mãe e não estar podendo fazer muitas coisas para proteger seus filhos.

Triste que a história acaba quando o Esporo e a Barbara se encontram, eu queria saber mais sobre como toda a família viveu e lidou com a situação após a contaminação, até o momento que a Callie acabou nas ruas cuidando do seu irmão junto ao Michael.

Marcia 07/02/2023

O-k! Romantizar a infecção de uma pessoa por um esporo letal? Se não tivesse lido os livros iria dizer até que a autora precisa aprender a escrever. Fico me perguntando o que aconteceu: essa foi a primeira tentativa de escrita? Foi um esboço para o trabalho principal?

Thayane Andrade 31/01/2021

Foi legal ver um pouco mais da família da Callie, mas pensei que ia retratar mais sobre a guerra. Achei estranho o esporo narrando algumas partes no conto.

Wemerson 23/03/2014

Estranho
É bem estranho ler a narrativa do esporo, mas na história em si, o contexto de Starters vai sendo paulatinamente construído. Chegou a hora de ler a obra principal: Starters.

Núbia Esther 09/10/2014

Uma das inovações que rapidamente se disseminou na literatura juvenil, foi a publicação de contos extras, pequenas histórias que servem para apresentar um livro, ou que servem de ponte entre os livros de uma série. Na duologia Starters, Lissa Price não se privou de utilizar a tática. O conto Retrato de uma Starter, serviu para introduzir sua trama principal já que traz informações passadas sobre a protagonista de sua história, Callie Woodland, e seu melhor amigo e parceiro de sobrevivência, Michael. Quando li Starters, não sabia sobre este conto e acabei lendo-o somente depois de já haver devorado o livro principal. O que também não atrapalhou nada a leitura.

O mesmo que acontece com os outros três contos lançados: Retrato de um Inspetor, Retrato de um Esporo e Retrato de uma Doadora. Segundo o Goodreads, eles devem ser lidos nesta ordem e antes da leitura de Enders, o último volume da duologia. Na prática, a ordem de leitura dos mesmos tem pouca importância e lê-los antes ou depois de Enders pouco interfere na experiência de leitura. Não há spoilers e não há informações cruciais para os eventos derradeiros da história. Por que lê-los então?

Ainda que as informações trazidas nestes contos não sejam cruciais, elas nos permitem conhecer um pouco mais sobre a situação social e sobre o evento catastrófico da Guerra dos Esporos. Informações que foram praticamente esquecidas pela autora nos livros principais e que são vislumbradas aqui. É isso mesmo, são vislumbres. Não vá com tanta sede ao pote achando que encontrará informações sobre a razão para a Guerra dos Esporos ter acontecido, sobre como foi a vida quando as pessoas entre 20 e 60 anos começaram a morrer, e como a atual estruturação da sociedade foi atingida. Há alguns indícios, algumas sugestões de como isso ocorreu, mas nada que supra esta falha tão gritante na história criada por Lissa.

Retrato de um Inspetor é um conto sobre o ponto de vista de um Inspetor, um Ender de 108 anos, que está preocupado com os recentes assassinatos de Starters. Diferentemente dos outros Enders, Walsh realmente se importa com os Starters, mesmo aqueles que vivem às margens do sistema, e não poupa investimentos (pessoais) para ir atrás de pistas que possam ajudá-lo a desvendar os assassinatos misteriosos dessas garotas, e quem sabe descobrir mais sobre a tragédia que se abateu sobre sua família.

Retrato de um Esporo é o conto que mais tinha potencial e espaço para lançar luz sobre os motivos da Guerra que ocasionou a contaminação pelos esporos. Mas, ao acabar se focando demasiadamente na relação entre Callie e sua mãe, poucas informações, além daquelas referentes ao clã dos Woodland, são efetivamente apresentadas. Apesar disso, é uma história na qual a tensão é palpável, pois traz os últimos momentos antes dos lançamentos das primeiras bombas contendo os esporos.

E finalmente, o conto Retrato de uma Doadora se passa durante os momentos finais de Starters, e traz o ponto de vista de uma doadora, após perder seu emprego com o fechamento da Prime Destinations. A doadora é uma Starter que teve um papel fundamental no primeiro livro, e neste conto podemos saber mais sobre ela e outros dois doadores com quem ela conviveu durante os momentos que estava com seu corpo alugado. A primeira vista pode até parecer uma história para encher linguiça, mas sua conclusão, tem implicações que foram aproveitadas por Lissa no último volume da história.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2014/10/08/contos-de-starters-lissa-price/

Helena Eher 04/12/2014

Um clima de tensão contagiante!
Esse conto se passa no futuro, num cenário distópico onde as pessoas estão com medo de serem atacadas e morrerem.

De um lado, vemos o esporo sendo criado e tentando descobrir o que é e qual é o seu propósito.

Intercalado a isso, acompanhamos Barbara Woodland, com sua família em Los Angeles, sabendo do perigo iminente e tomando pequenas decisões ao longo do dia para tentar se preparar para o caos.

Havia vacinas, mas só o suficiente para as crianças e os idosos. Se realmente fossem atacados, Barbara sabia que seus filhos, que foram vacinados, ficariam sozinhos em um cenário caótico.

Um conto bem curtinho, mas cheio de tensão. A linguagem e o desenvolvimento do enredo são muito bons! Não conseguia parar de ler.

A autora (Lissa Price) lançou dois livros (Starters e Enders) e quatro contos gratuitos na mesma realidade, como se fossem complementos à história.

Li os outros contos também. Achei o “Retrato de uma Starter” e o “Retrato de uma Doadora” um pouco confusos. Parece que para esses, me faltaram pré-requisitos de outras leituras. Dá para entender, mas é como se alguns trechos não ficassem completamente claros. Já o “Retrato de um Inspetor” achei excelente! Não tem como não ficar amarrado à narrativa.

Nesse último, conseguimos entender um pouco o que acontece no futuro. Crianças enfrentando uma situação de miséria. Uma empresa que usa o corpo delas e aluga para idosos poderem ser jovens novamente. Um inspetor que faz o que for necessário para encontrar quem está assassinando essas crianças, pois foi assim que perdeu sua neta. Uma leitura incrível!

A ordem de leitura seria:

1- Retrato de uma Starter (conto)
2- Starters
3- Retrato de uma doadora (conto)
4- Retrato de um inspetor (conto)
5- Retrato de um esporo (conto)
6- Enders

Como vocês podem ver, li fora de ordem ^^’ mas vi em vários lugares que a ordem dos contos não faz muita diferença… E, na verdade, eu indicaria ler primeiro o do esporo e depois o do inspetor, pois ele vai ajudar a entender o da starter e o da doadora.

Recomendo a leitura dos contos, são bem escritos, curtinhos, cheios de tensão e nos deixam com muita vontade de ler os livros inteiros!

site: http://www.doslivrosumpouco.wordpress.com

booksdalaus 21/03/2024

Retrato de um esporo
A guerra dos Esporos dizimou a população. Adultos entre 30 e 60 anos morreram com esse vírus, inclusive a mãe de Callie.

Neste conto, a história é narrada pelo ponto de vista de um esporo, que pensa e divaga sobre sua missão de vir à Terra e acabar com os humanos que não tomaram a vacina.