Ascensão e Queda do Império X

Sergio Leo

Resenhas - Ascensão e Queda do Império X

Bruno T. 25/02/2020

Empresário e vigarista
Livro bastante interessante que complementa "Tudo ou nada", de Malu Gaspar, sobre o mesmo tema, a história de Eike Batista e seu Grupo X. desde a criação, até a derrocada, passando pelo apogeu. Este "Ascensão e queda do império X" é mais técnico do que o outro, trazendo mais dados e números do que foram as empresas do megalomaniaco e vigarista Eike Batista, cuja vaidade, mentiras e omissões (sempre apoiadas na condescendência dos órgãos governamentais e de controle) permitiu que tanta gente de boa fé (mas também ganância) perdesse suas economias por acreditar em projetos que mal haviam saído do papel por serem muito bem vendidos pela lábia do mega empresário, um dos campeões nacionais do PT de Lula e DIlma, que desperdiçou bilhões do BNDES.

Carlos Kelsen 12/08/2018

Livro de leitura interessante e obrigatória para quem já leu o livro ?o X da questão?... Afinal, enquanto o primeiro apresenta a versão do empresário Eike Batista, o segundo aponta o outro lado da moeda.

Álisson Ferreira 30/12/2017

Nada pode valer bilhões
Com certeza o volume de bilhões que viraram pó impressiona e aumenta mancha em muito a reputação do empresário empreendedor Eike. Mas acontece que casos iguais, com menos dinheiro claro, ocorre todos os dias no mercado, onde promessas de retorno são alvos de investidores de todos os tamanhos. Essa foi a lição do livro ao meu ver.

bisphool 20/07/2016

A concretização de: "o orgulho precede a queda".
“Estou comendo vidro.”
Eike Batista ao Wall Street Journal, em 2013

Do jovem vendedor de seguros para madames alemãs, até as jazidas de ouro no interior do Pará ,e finalmente nos negócios bilionários do ramo do petróleo, Sergio Leo em seu livro – Ascenção e Queda do Império X, desmonta e revela tudo o que não sabíamos sobre um Eike Batista visionário, ambicioso, esperto, empreendedor e excêntrico. Como disse um crítico na internet: é um livro de leitura fácil que pode ser terminado de uma “lapada só”.
Não devemos julgá-lo como vilão nem acolhe-lo como coitado. Temos o dever, antes de qualquer manifestação, de buscar através de fontes seguras como esta obra, os fatores que levaram o desfeche. Eike tem seus méritos como empreendedor porque soube investir no seu país em setores estratégicos da economia (petróleo, mineração e logística) onde existe um monopólio. Mas os fatos estão aí e são incontestáveis. Sua ganância e ambição megalomaníacas, misturadas à má gestão e temperadas com pitadas de mentiras, o levaram a despencar de 8º homem mais rico do mundo (dados da Bloomberg de 2012) para um saldo negativo e perdas que superariam os 22 bilhões em 2013. Como relata Leo em sua conclusão, o império X construiu com dinheiro alheio se aproveitando da fragilidade do sistema financeiro brasileiro, um castelo de cartas que desmoronou tal qual sua escalada.
Leiam o livro e descubram vários detalhes desse mundo financeiro que eu e você somos submetidos diariamente e nem notamos.
Valeu, Sergio Leo!

site: twitter@sergioleo