O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Leitor Pro 14/04/2024

O livro de forma didática ensina muito sobre as teorias mais aceitas recentemente no campo da física e traz uma visão geral do que pode ser o futuro de algumas teorias da física, mostra também de como algumas tentam resolver problemas complexos pelo sentindo de pouca capacidade de observação que chega a entrar na minha opinião num campo hoje mais filosófico do que físico, digo porque ele apresenta casos que nunca poderemos fazer experimentos pelos limites observacionais da ciências.

Patcha 12/03/2024

Física para Leigos
Um livro bem gostoso e rápido de se ler. Aqui o Hawking explica vários conceitos da física de forma simples, cheio de metáforas e piadinhas.
Ótimo para quem quer começar a estudar física, ou entender um pouco mais sobre o universo que nos cerca. No mínimo, vão entender o que é ?quântico? de verdade haha.
É muito legal ver livros como esse, que podem despertar a curiosidade de mais pessoas para assuntos tão interessantes.
Não posso deixar de comentar a tradução RIDÍCULA do título. ?In a Nutshell? (numa casca de noz) é uma expressão inglesa para dizer algo ?de forma resumida.? Um título mais condizente seria ?O Universo em Poucas Palavras? ou ?Resumindo o Universo". Então se estava esperando uma teoria sobre nosso universo inteiro estar dentro de uma castanha (no melhor estilo Homens de Preto), talvez se decepcione um pouco.

Mugano 16/02/2024

Não entendi o porquê de recomendarem esse livro para leigos em astronomia
Quem é amante de astronomia mas que não tem uma base teórica de física avançada não vai entender. O autor pressupõe que você já esteja contextualizado com grande parte das teorias astronômicas da época, e caso você esteja, se torna uma leitura fácil, fluida. Caso contrário, é necessário reler várias vezes a maioria das passagens ou buscar apoio externo para acompanhar as ideias.

Kézia 13/02/2024

O livro é excepcional, me trouxe bastante conhecimento. Não é um assunto/ciência que eu domino mas tenho sim grande interesse. O universo é fascinante apesar de ainda existir tantas perguntas sem respostas.

Não é uma leitura tão complicada como pode parecer, pois a linguagem é bem acessível e facilitada, porém eu reli algumas partes.

Stephen Hawking é genial.
Foi bom ter saído da zona de conforto.

_Du_ 28/01/2024

Eu li uma breve história do tempo já a alguns anos... Fiquei devendo essa leitura, que não deixa nada a desejar... É uma leitura acessível que expõe de forma simples conceitos da física, e fala com humor sobre viagem no tempo, inteligência artificial, buracos negros. Vida do universo, etc. Uma leitura muito gostosa para quem gosta.

renacentist 23/01/2024

?Isso, em suma, é o universo?
mto interessante mas é definitivamente digno de uma releitura pq teve muita coisa q eu fiquei confusa lendo ata amo

LuanGabs 22/01/2024

Livros científicos que tem essa linguagem mais atrativa, mais repaginada e mais palatável são um refúgio pra mim. Além de que são os que mais fazem eu ficar reflexivo.

Depois de me apaixonar por cosmologia, astrofísica, astronomia, física de partículas (e culpo Carl Sagan por isso), ler Stephen Hawking, Neil deGrasse Tyson tem sido um hobbie maravilhoso.

Este livro não é diferente. Em um texto curto, direto e com muitas ilustrações e fotos, Hawking nos faz passear por diversas questões fundamentais da existência humana. Tempo, Espaço, Futuro, Passado, Inicio, Fim, tecnologia, vida?

Talvez seja necessário um conhecimento prévio sobre alguns termos, ou ao menos que você não seja completamente alheio aos temas da física teórica, pra que a leitura permaneça com a fluidez de fato. Não recomendaria esse livro como um primeiro contato em leitura cientifica (talvez cosmos de Carl Sagan dê um pontapé inicial bem mais suave e preciso), mas recomendo como um essencial pra quem ama essa temática.

Fãs de astrologia, passem longe desse livro ou passem raiva hahahahaha

Gabsi 11/01/2024

Não é um livro para leigos. Não recomendaria para alguém que está tendo o primeiro contato com astronomia.
É um livro um pouco mais técnico que aborda diversos temas de pesquisa da astrofísica, transformando assuntos complexos em curiosidades rápidas de maneira divertida, junto a ilustrações que *ajudam* na compreensão do que está sendo abordado no capítulo.
O autor inicia o livro falando sobre Einstein e como suas descobertas fundamentaram as complexidades que hoje enfrentamos na física. Diria que o resto do livro exige que você tenha dado muita atenção ao primeiro capítulo.
E então, entramos nos temas: o tempo (o passado e o futuro), a complexidade da vida, as formas de "existir" no mundo (distribuição das galáxias, se vivemos numa brana ou num holograma). Sinto que algumas informações eram jogadas aleatoriamente no meio do caminho.
A tentativa de deixar o livro menos pesado e mais divertido pode incomodar >algumas pessoas< (acredito que poucas) sobre o modo de escrita do autor, já que as vezes ele começa falando sobre algo astronômico e termina falando uma aleatoriedade. Um exemplo, página 154:
"Isso sugere que a área do horizonte de um buraco negro pode apenas aumentar com o tempo, nunca encolher. Para que o horizonte de um buraco negro diminua de tamanho, a densidade de energia no horizonte deve ser negativa e dobrar o espaço-tempo para fazer os raios luminosos divergirem uns dos outros. Foi algo que percebi pela primeira vez quando me preparava para dormir, pouco após o nascimento de minha filha. Não vou dizer há quanto tempo foi isso, mas hoje tenho um neto."
O livro segue assim, entre divagações sobre sua vida pessoal, apostas e Jornada nas Estrelas.
Indubitavelmente um astrofísico famoso por suas descobertas e contribuição na divulgação científica, mas seus livros não são fáceis de ler. Dá pra aprender sobre astronomia com livros mais leves e sem ficar tentando adivinhar a linha de raciocínio do autor, que aparentemente escreveu para ele mesmo.

Maria Eduarda 06/01/2024

Vivemos em uma brana ou somos apenas hologramas?
Como sempre, apaixonada pela ciência. Essa obra escrita por Stephen Hawking é recatadíssimo de informações incríveis como mecânica quântica, teoria-M, relatividade geral, p-branas, supergravidade com 11 dimensões, buracos negros, super cordas e membranas com 10 dimensões, e engloba não só astrofísica como biologia, matemática, química e até filosofia. Comprei esse livro em uma variação na qual acompanhava gravuras e observações, e isso mudou totalmente a leitura. Meus capítulos favoritos foram o ?5- Protegendo o passado? que deixa aberta a questão ? A viagem no tempo é possível?? Indagações curiosíssimas no livro são o paradoxo do avô, o paradoxo dos gêmeos, a teoria do buraco de minhoca, como a perda de informações em buracos negros pode reduzir nossa capacidade de prever o futuro, como a relatividade geral deu uma forma ao tempo, além das incontáveis imagens científicas como da galáxia Andrômeda, nebulosa de Órion, tecido do espaço tempo demonstrando que ele é curvo etc? 5 estrelas merecidíssimas.

Em primeira análise o primeiro capítulo 1 explana sobre ?Uma breve história da relatividade?, como Einstein estabeleceu os fundamentos das duas teorias fundamentais do século XX: relatividade geral e teoria quântica. A teoria da relatividade geral de Einstein transformou espaço e tempo de um palco passivo onde os eventos ocorrem a participantes ativos na dinâmica do universo. Isso levou a um grande problema que permanece em primeiro plano na física do século XXI. O universo está repleto de matéria, e a matéria deforma o espaço-tempo de tal maneira que os corpos são atraídos uns em direção aos outros. Einstein descobriu que suas equações não tinham uma solução que descrevesse um universo estático, inalterável no tempo. Em vez de desistir de tal universo sem-fim, no qual ele e a maioria das outras pessoas acreditavam, Einstein modificou precipitadamente as equações originais, acrescentando um termo denominado constante cosmológica, que deformava o espaço-tempo no sentido oposto, de modo que os corpos se afastassem uns dos outros. O efeito repulsivo da constante cosmológica poderia contrabalançar o efeito atrativo da matéria, permitindo assim uma solução estática para o universo.
A teoria da relatividade de Einstein, que concorda com um grande número de experimentos, mostra que tempo e espaço estão intricadamente interligados.
Não é possível curvar o espaço sem envolver também o tempo. Assim, o tempo possui uma forma. Entretanto, ele também parece ter um único sentido, como mostram as locomotivas. A bola grande no centro representa um corpo de grande massa, como uma estrela.
Seu peso curva a folha perto dela.
As pequenas bolas que rolam na folha são desviadas por essa curvatura e circundam a bola grande, assim como os planetas no campo gravitacional de uma estrela conseguem orbitá-la.
Partindo do seu Princípio de Equivalência, Einstein concluiu que gravidade não é uma força, como Newton julgava, mas sim curvatura do espaço-tempo. A fonte desta curvatura é matéria - um corpo material cria um campo gravitacional que deforma ou "curva" o espaço-tempo envolvente. Outra curiosidade é que a teoria das cordas é uma tentativa de unificar a teoria da relatividade e a mecânica quântica. Ela afirma que todas as partículas do Universo são formadas por cordas. "Ao afirmar que tudo que forma o universo é constituído de uma única forma, a teoria das cordas consegue unificar todas as teorias da Física. Já que todas as partículas que formam a matéria são formadas por apenas uma entidade, todas elas podem ser explicadas por apenas uma teoria. É por isso que a teoria das cordas também pode ser chamada de teoria de todas as coisas". "A principal consequência da teoria das cordas está na sua demonstração matemática: ela não funciona em um universo com três dimensões espaciais, mas, sim, em um com dez dimensões de espaço e uma de tempo! Isso quer dizer que, se a teoria for comprovada, existem sete dimensões espaciais que não conseguimos perceber e que vão além da altura, comprimento e largura. Isso representa uma nova visão do Universo bem diferente do que já conhecemos."

Outrossim, a teoria dos buracos de minhoca são oque mais me chamou atenção na leitura de hoje (alem dos buracos negros que sou extremamente interessada). O que é um buraco de minhoca? Um buraco de minhoca é uma curta passagem no espaço-tempo que conecta diretamente dois universos ou duas regiões distantes dentro do mesmo universo. Também conhecido como ?Ponte de Einstein-Rosen?. De acordo com a teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, o espaço-tempo é ?curvo?. Todavia, parafraseando o livro, a base de todas as discussões modernas das viagens no tempo é a teoria da relatividade geral de Einstein. Como vimos em capítulos anteriores, as equações de Einstein tornaram dinâmicos o espaço e o tempo descrevendo como eles eram curvados e distorcidos pela matéria e pela energia do universo. Na relatividade geral, o tempo pessoal de alguém medido por seu relógio de pulso sempre aumentaria, exatamente como na teoria newtoniana ou no espaço-tempo plano da relatividade restri-ta. Mas havia agora a possibilidade de que o espaço-tempo pudesse ser tão deformado que você poderia partir em uma espaçonave e retornar antes de iniciar a viagem. Isso poderia acontecer se existissem buracos de minhoca, tubos de espaço-tempo, mencionados no capítulo 4, que interligam diferentes regiões do espaço e do tempo. A idéia é que você pilote sua espaçonave para dentro de uma boca do buraco de minhoca e saia na outra boca, em lugar e tempo diferentes. Os buracos de minhoca, caso existam, seriam a solução para o problema do limite de velocidade no espaço: seria preciso dezenas demilhares de anos para atravessar a galáxia em uma espaçonave que viajasse abaixo da velocidade da luz, como exige a relatividade. Mas você poderia viajar por um buraco de minhoca até o outro lado da galáxia e voltar a tempo para o jantar. Entretanto, é possível mostrar que, se os buracos de minhoca existem, você também pode usá-los para retornar antes de iniciar a viagem. Então você pode pensar na possibilidade de explodir o foguete na plataforma de lançamento para impedir a sua partida antes de qualquer coisa. Isso é uma variação do paradoxo do avô: o que acontece se você voltar no tempo e matar seu avô antes que seu pai tenha sido concebido?

Essa é uma questão até então sem resposta, entretanto ao viajar para o passado e matar o seu antepassado, um universo paralelo surgiria. Outros dizem que o tempo é sempre o presente e que, matando seu avô, seu passado simplesmente desapareceria, sendo que sua existência se iniciaria no momento em que surgisse na máquina do tempo. Nada obstante, a lei de causa e efeito é imutável. Não se pode voltar a um passado para modificar um acontecimento e assim mudar o futuro dele. As linhas do tempo que conectam causas (no passado) e efeito (no futuro) não podem ser alteradas, do contrário o Universo seria inconsistente em sua evolução e aumento da entropia.

INDÍCIOS DE MATÉRIA ESCURA
Diversas observações cosmológicas indicam fortemente que deve haver muito mais matéria em nossa e em outras galáxias do que vemos. A mais convincente dessas observações é o fato de as estrelas nas margens das galáxias espirais, como a nossa própria Via Láctea, orbitarem rápido demais para serem contidas em suas órbitas apenas pela atração gravitacional de todas as estrelas que observamos.
Sabemos, desde a década de 70, que há uma discrepância entre as velocidades rotacionais das estrelas observadas nas regiões externas das galáxias espirais e as velocidades orbitais que se esperariam, segundo as leis de Newton, da distribuição das estrelas visíveis na galáxia. Essa discrepância indica que deveria haver muito mais matéria nas partes externas das galáxias

Portanto, Indubitavelmente ler esse livro foi uma experiência extremamente enriquecedora, quase uma injeção de conhecimentos que tendem a abrir sua mente para o extraordinário, quero ler tudo escrito por Hawking! Indico a todos os nerd?s.
Warley Pablo 06/01/2024minha estante
Nossa.

Warley Pablo 06/01/2024minha estante
Meus neurônios fritaram pra acompanhar e tive que ler duas vezes várias partes. Enfim, sua resenha ficou maravilhosa! É praticamente um pecado dizer isso, mas quase dispensa a leitura do livro, céus!!! Você não apenas descreve como também contextualiza cada ponto importante. Einstein é sem dúvidas o cara mais foda que já existiu, junto com seus colegas físicos. Quero muito ouvir mais sobre sua leitura essa noite, você é incrível!!!!

Dionathan 29/12/2023

Excelente audiobook!!

Sempre uma expedição no mundo das ideias!! Recomendo muito a leitura! Ou no caso, a audição!

Marta 09/12/2023

Como o universo é criado ,como tudo começou,? Sempre buscamos saber e ficamos a pensar se um dia saberemos mesmo ,os cientistas sempre têm suas teorias que nos fascinam...um mundo é como uma noz cheio de camadas a ser descoberta..bem técnico este livro mas esclarecedor

Felipe Lapa 22/11/2023

O universo numa casca de noz
É um livro que eu estava querendo ler faz um tempo. Foi uma leitura muito interessante, gostei bastante de alguns pontos que eu não havia lido sobre e claro o meu capítulo favorito foi sobre o que viagem no tempo.

Carla Cristina 25/09/2023

Um bom livro
Muito bom pra aprender um pouco mais sobre como funciona o universo.
é um livro difícil de entender mas amei mesmo assim adquiri conhecimento

Victorwyk 14/08/2023

É um bom livro de divulgação, porém sinto que ele busca apresentar conceitos complicados demais para leigos, tornando o livro chamativo para pessoas da área, o que torna o livro um meio termo que, na minha opinião, não cumpre com a proposta, podendo ser ou mais raso, simplificando mais ou não entrando em conceitos tão complexos como teoria das cordas, ou sendo mais aprofundado, abrangendo assim a matemática desses problemas.