O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Victorwyk 14/08/2023

É um bom livro de divulgação, porém sinto que ele busca apresentar conceitos complicados demais para leigos, tornando o livro chamativo para pessoas da área, o que torna o livro um meio termo que, na minha opinião, não cumpre com a proposta, podendo ser ou mais raso, simplificando mais ou não entrando em conceitos tão complexos como teoria das cordas, ou sendo mais aprofundado, abrangendo assim a matemática desses problemas.

heriks.ribeiro 02/08/2023

Não é tão simples...
Um trecho: "vivemos em uma membrana, ou só somos hologramas?"

Hawking tentou trazer de forma simples ideias complexas da física como o surgimento do universo, seu estado atual e seu provável fim. Com uma boa pitada de humor, ele explica conceitos e objetos astrofísicos misteriosos da atual física moderna como a teoria das cordas e buracos negros.
O texto não é puramente sobre física e conceitos teóricos, Hawking traz essas explicações sempre do ponto de vista humano, tornando a leitura mais palatável e instigante.

Recomendo a leitura com calma, principalmente para aqueles que não tiveram contato prévio com esses conceitos.

Doug 27/07/2023

This is Hawking ??
Mas uma obra e tanto de Hawking... O que me impressiona é a forma como ele explica as coisas, deixando aí uma leitura confortável até mesmo para leigos. Trás aí relatividade, sobre o tempo, expansão do universo, buracos negros ( old), viajem no tempo, evolucionismo e teorias das cordas. Por isso concordo com a frase: É um crime tornar o ensino da física chato.

Thiago468 26/06/2023

Como ter enxaqueca de forma fácil e rápida.
No começo eu não entendi nada , e no fim parecia que eu tava no começo....
Brincadeiras a parte, esse livro me irritou demais, me irritou o fato de ser um assunto tão mas tão complexo que realmente não tenho a capacidade de entender quase que tudo o que ele tá falando.

Confesso que para várias coisas desse livro eu estava lendo revirando os olhos , como se eu tivesse lendo um livro de horóscopo, ou coisas sem sentido e sem provas ....

Nos 45 do segundo tempo porém bateu uma consciência, uma possibilidade de aceitar que realmente é plausível essas explicações tão complexas da origem de tudo ....
Até parece que Deus ia fazer um universo fácil de entender né ?

Percebi então o quão ignorante sou em relação a assuntos mais complexos , e fico impressionado com o tanto de conhecimento acumulado sobre o universo que a humanidade já tem.

Talvez , assim como foi com muitos gênios do passado... Talvez a obra de Stephen Hawking só será amplamente entendida daqui uns 100 anos ou até mesmo mais .

Espero que a sociedade não se auto destrua até lá .

Ahhh com isso me despeço ( pelo menos pelos próximos anos ) em literatura científica pra focar em outra área da minha vida ....

Essas últimas que li já me deram uma baita enxaqueca kkkkk.

Gab 31/05/2023

?Este universo é uma casca de noz.?
Como sempre, apaixonada pela ciência a ponto de ler tudo escrito por Hawking! Esse é recheadíssimo de informações incríveis, e engloba não só física, como biologia, matemática e até filosofia. Experiência relativamente rápida mas fantástica as always

Lorran.Batista 02/05/2023

Hawking foi mesmo um gênio.
"O Universo numa Casca de Noz", escrito por Stephen Hawking, é uma obra que apresenta, de forma acessível, as principais ideias da física teórica e da cosmologia contemporânea. O livro nos convida a pensar sobre questões fundamentais da existência, como o significado da vida, a natureza do tempo e do espaço, a origem do universo e o destino final do mesmo.

Hawking apresenta diversas teorias da física, desde a mecânica quântica até a teoria das cordas, e nos convida a refletir sobre como essas teorias podem ser aplicadas para entender o universo em que vivemos. Ele nos apresenta a ideia de que a natureza é regida por leis físicas precisas e que essas leis podem ser descobertas e compreendidas pela ciência.

Além disso, o livro nos leva a refletir sobre a natureza humana e sobre a nossa posição no universo. Hawking nos mostra que somos apenas uma pequena parte de um universo vasto e complexo, e que nossa existência é uma consequência das leis físicas que governam o universo.

Em resumo, "O Universo numa Casca de Noz" nos convida a pensar sobre a natureza da realidade e sobre o nosso lugar nela, e nos mostra como a ciência pode nos ajudar a entender melhor o universo em que vivemos.

Rodrigo 01/05/2023

O universo numa casca de noz
A obra é escrita de forma acessível, utilizando analogias e exemplos simples para tornar conceitos complexos mais compreensíveis para o público em geral. "O Universo numa Casca de Noz" é uma leitura fascinante e inspiradora para quem quer entender um pouco mais sobre a física moderna e as grandes questões do universo.
Recomendo a leitura.

julia_bk 13/04/2023

Branas
Stephen é o cara, mds. Eu tava morrendo de saudade de um livro sobre astrofísica e esse me tirou da ressaca literária. Ele tem um começo bem simples e gostoso de ler, menciona assuntos muito interessantes mas chegou num ponto que ele bagunçou minha cabeça completamente kkkkk. Eu nunca tinha ouvido falar na teoria M e nas p-branas e fiquei boiando legal em algumas partes, mas achei um bom jeito de introduzir quais teorias tão sendo cogitadas atualmente pra explicar nosso universo. Ainda tenho esperança que o ser q vai unificar relatividade e mecânica quântica não vai demorar muito pra dar as caras. Tão perto mas ainda tão longe?

Katze 10/03/2023

Eu sempre tive o costume de pesquisar todas as palavras que eu não sabia o significado ou de me ater ao conteúdo até o entender completamente. Nesse livro, me dei a liberdade de não fazer isso. Nem tudo o que eu li eu entendi completamente, mas está tudo bem. Isso foi um grande progresso para mim, pois o fato de eu sempre visar realizar uma leitura perfeita me impedia de ler mais ou até mesmo de ler. "Feito é melhor do que perfeito".

Amanda 09/03/2023

Stephen Hawking. Apenas. Esse livro é uma obra de arte, teorias físicas, explicações impecáveis com uma alta abrangência para todos os públicos. Recheado de imagens e conteúdos adicionais e complementares que facilitam e deixam a leitura muito mais leve. Engoli todas as páginas e Stephen hawking, mais uma vez, dissemina a ciência de forma alegre, como deve ser.

Romeu Felix 04/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Universo Numa Casca de Noz" é um livro de divulgação científica escrito por Stephen Hawking, que apresenta uma visão sobre o universo, a física teórica e as últimas descobertas científicas. Hawking descreve de forma acessível conceitos complexos, como a relatividade geral e a mecânica quântica, e aborda temas como a natureza do tempo e a possibilidade de viagem no tempo. Além disso, discute a história da física e os principais cientistas que contribuíram para o desenvolvimento dessa ciência.

Fichamento:
Hawking começa o livro apresentando a história da física, desde as teorias de Aristóteles e Ptolomeu até a física moderna. Ele destaca a importância das teorias de Galileu, Newton e Einstein e como elas revolucionaram a física. Em seguida, discute as principais teorias da física moderna, como a relatividade geral e a mecânica quântica.

O autor explica de forma clara e acessível conceitos complexos, como a natureza do tempo e o universo em expansão. Ele descreve as características dos buracos negros e como eles afetam o espaço-tempo ao seu redor. Hawking também aborda a possibilidade de existir universos paralelos e como eles podem ser explicados pela teoria das cordas.

Hawking também discute a possibilidade de viagem no tempo e as implicações disso na física e na filosofia. Ele descreve as teorias de viajar para o futuro e para o passado, e como isso pode ser explicado pela relatividade geral.

Por fim, o autor discute a importância da ciência e da física em nossas vidas, e como elas podem nos ajudar a entender o universo e o nosso lugar nele. Ele também ressalta a importância da pesquisa científica e da busca pelo conhecimento.

Conclusão:
"O Universo Numa Casca de Noz" é um livro fascinante que apresenta conceitos complexos de forma acessível e clara. Hawking consegue explicar de forma simples temas como a natureza do tempo, a relatividade geral e a mecânica quântica, tornando-os compreensíveis para leitores leigos no assunto. Além disso, ele discute a história da física e como ela evoluiu ao longo do tempo. O livro é uma leitura recomendada para quem se interessa por ciência e quer entender um pouco mais sobre o universo e as últimas descobertas científicas.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Cristiano 12/02/2023

Vale a leitura
Lembra um livro didático de ensino médio, possuí várias imagens e gráficos, o que permite o melhor entendimento do que está sendo descrito pelo autor.
Por mais didático que Hawking tenha sido, o conteúdo é bem complexo e difícil de ser entendido na primeira leitura, mas não deixa de ser um bom entretenimento para quem gosta de obras de ficção científica e gostaria de conhecer as teorias comentadas em muitas delas.

Kamy 12/02/2023

Numa casca de noz
Obra científica bastante interessante, a leitura é um pouco lenta devido a complexidade de alguns assuntos que são abordados.

Raphael 31/01/2023

Por que não experimentar uma noz?
A obra de Stephen Hawking é conhecida por ser uma excelente escolha para quem quer dar seus primeiros passos no estudo da física. Mesmo não sendo da área, me encantei pela maneira descontraída de explicação e pelas ilustrações didáticas (muitas e muito criativas). Super recomendo a leitura àqueles que se interessam, nem que um pouquinho, pela ciência ou àqueles que assistiram a Interestelar ?