O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Silas-sama 19/06/2022

Bom, mas
O livro não é ruim, é bem feito, tem imagens para quem gosta (tb gosto mas em áudio book é um porre ficar ouvido direto ele avisar que tem imagem), mas não vale ler ao menos que seja muito fã dele e do assunto, pois o primeiro livro é simplesmente perfeito e completo, o segundo trouxe sim pontos importantes que o primeiro não abordava mas nada de mais.

Esse é mais técnico tb e um tanto vago, divaga muito.

?? Minha opinião: basicamente não vale a leitura. 2 ??
? Minha opinião crítica (um tanto imparcial): é bem feito, traz alguns pontos extras mas não é maravilhoso ou indispensável como o primeiro livro. 3,5 ??

Yudi L. Fialho 20/05/2022

É literalmente uma revista de divulgação cientifica
Stephen Hawking me tirou de uma ressaca cientifica (algo que falo um pouco em um vídeo que gravei no youtube kk) mais chatas da minha vida.
A física, assim como todo o universo ? suas leis, regras e mistérios ? são encantadores ao ponto que se torna ainda mais magnífico e divertido que muita história ficctícia por aí.
Embora O Universo numa Casca de Noz não seja meu livro favorito, ele é meu livro de ciencias favorito.

Dê uma chance à física. Dê uma chance à ciencia, ao conhecimento, e um grande pé na bunda em todos os charlatões e falsos moralistas.

E que o Cosmos não os saúdem, porque ele, de verdade, não liga pra vocês.

nymeria 20/05/2022

o sh era um grande divulgador científico, o livro se trata sobre espaço tempo, buracos negros, viagem no tempo. É um ótimo livro.

Maikel.Rosa 29/04/2022

Não vou fingir que sou entendido em astrofísica ou física nuclear (afinal eu sou de humanas 😁), mas procuro, sempre que possível, me desafiar pra compreender melhor as leis que regem o mundo ao nosso redor. Pra isso, uma ajudinha é sempre bem-vinda!

Essa é a proposta de Stephen Hawking, um dos maiores cosmólogos e divulgadores científicos do último século, neste que talvez seja um dos livros para leigos mais vendidos no mundo sobre o tema.

Nesta versão ampliada, lançada 15 anos depois da original, o físico obcecado por encontrar a "Teoria de Tudo" — que unificaria, em um só tratado teórico e matemático, todos os fenômenos físicos possíveis — aborda desde as descobertas mais recentes sobre as menores partículas do universo até as especulações mais discutidas sobre a natureza do espaço-tempo.

Tenho que admitir: mesmo sendo escrita até pra quem não entende do assunto, tive que reler vários trechos e ainda assim saí sem ter certeza se captei algumas mensagens.

Mas, no frigir dos ovos (ou no quebrar das nozes?), o livro proporciona uma experiência fantástica de deslumbramento com os conceitos fundamentais, explicando a realidade de um jeito ricamente ilustrado e fluido.

Talvez o universo não caiba na nossa mente limitada, mas não custa dar uma espiadinha!

Myy 16/04/2022

Sem palavras pra essa escrita.
Pensar tão a frente por vezes chega a ser até assustador porque a humanida e sua ambição não estão prontos para vivenciar essas experiências. É um livro de explicação muito leve, linguagem fácil que traz questões que sempre quis saber.

Nicolas29 10/04/2022

Realmente vale a pena a leitura!
O livro por si só não é tão didático, é necessário uma atenção plena na leitura e as vezes algumas pesquisas, mas a linguagem procura ser o mais simples possível e levar informações de qualidade para maior número de leitores sobre as maravilhas manifestadas em nosso universo, que muitas vezes são só os físicos, astrônomos e estudiosos que podem ter o deleite desse conhecimento.

Por isso, recomendo bastante a leitura para curiosos pelo assunto!.

lucas 23/03/2022

complexo mas fascinante
O livro me surpreendeu muito com a linguagem clara e auto explicativa. Em questão de conteúdo é perfeito, mas me fez entrar em um pensamento que nao consigo me ver vivendo em uma época boa, onde todo o planeta Terra já foi explorado, e ainda é cedo demais pra explorar o universo, apenas somos uma faixa de transição entre a exploração da terra e a exploração do oceano cosmológico. Mentes brilhantes como do Stephen, Einstein e etc são responsáveis pelos avanços teóricos, como a radiação halking, relatividade, teoria quântica e por aí vai. No futuro as mesmas talvez poderão ser testadas e vistas a olho nu. As próximas gerações serão as mais sortudas de nossa história como humanidade, vão usufruir de anos de pesquisas e por elas em práticas, fico curioso pra ver como vai ser daqui pra frente, mas também fico feliz pela sorte dos meus filhos e netos que vão vivenciar isso.

Raul 03/03/2022

O universo numa casca de noz!
Eu gostei muito dos capítulos e de tudo mais, mas, infelizmente, senti que a diagramação das imagens foi um empecilho durante a leitura. Era muito comum eu estar lendo um parágrafo e me perder no raciocínio porque fui ler a explicação de uma imagem.

Enfim, têm coisas que já mudaram mas continua uma leitura válida. Eu recomendo bastante ler com calma e depois procurar se atualizar.

Martony.Demes 21/02/2022

O Universo numa casca de noz, de Stephen Hawking. (lido em novembro de 2020)

Esse livro eu adquiri em 2017 e ficou esquecido pelos cantos. Somente esses dias o encontrei e fiquei curioso então resolvi lê-lo. E posso dizer que foi muito prazeroso rever alguns conceitos vistos no ensino médio e expandir sobre outras teorias da física.

O livro possui uma linguagem bem didática, simples que pode ser lido por uma criança. Inclusive a obra é recheada de ilustrações que contribuem bastante para o entendimento do complexo assunto tratado.

Nesse sentido, a obra tem uma riqueza de conteúdo bem vasta: trata da história da relatividade de Einsten, apresentando-a também no contexto com a teoria quântica; dá uma volta no tempo indo do futuro voltando ao passado, perpassando pelos conceito de buraco negro, previsões sobre o futuro entre outros assunto.

Ao final, tem um glossário que auxilia bastante na revisão de alguns conceitos que tenhamos esquecidos.

Você já leu? Traga algo a mais sobre este livro.

Camila 03/02/2022

Proposta mto interessante
Gostei bastante desse livro. Achei ele mais dinâmico do que "uma breve história do tempo", não só pelas ilustrações, que são muito bem vindas, mas também pela forma como o livro está estruturado. Achei a leitura muito fluida e os temas abordados são muito interessantes, apesar dele fazer alguns comentários polêmicos. Fico feliz de ter decidido dar uma segunda chance ao Stephen Hawking, pq eu não tinha gostado muito do primeiro livro que li.
Onassis Nóbrega 03/02/2022minha estante
Tenho que dar uma chance também. Cheguei a começar, num passado longínquo, o primeiro, mas não terminei.

Camila 03/02/2022minha estante
Uma breve história do tempo eu achei mto chato kk terminei pq n gosto de deixar livro pela metade msm

Vi 09/02/2022minha estante
legal que gostou deste :)

Onassis Nóbrega 09/02/2022minha estante
Tirem uma dúvida. Ah necessidade de ler ?Uma Breve História do Tempo? antes deste?

Camila 10/02/2022minha estante
Não, acho até que esse seria melhor de ler antes.

Onassis Nóbrega 11/02/2022minha estante
Massa. Valeu!

André 26/01/2022

Conceitos muito bons e muito bem ilustrado mas pelo menos pra mim chegou uma hora q n consegui mais acompanhar kkk recomendo!! Acredito q vcs tem mais brio que eu

Alexandra.Tavares 24/01/2022

Maravilhoso, porém difícil.
Não é um livro fácil de entender como uma breve história do tempo, mas é gostoso demais de ler! Incrível a didática desse homem. Vale a pena demais!

Sopa 19/01/2022

universo numa Casca de noz
não acredito que apaguei minha resenha do livro sem querer...

o livro é ótimo, um tanto complicado e o último capítulo não entrou na minha cabeça mas ainda sim amei ler