O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Giovana258 31/07/2021

Incrível
Hawking como sempre brilhante. Como esperar menos de um gênio na física e na literatura?
Aborda um tema extremamente complexo e incrivelmente apaixonante de forma fluida e direta, com exemplos palpáveis e fáceis de entender.
Particularmente, adoro as obras de Hawking pois ele sempre fala de Einstein e nessa não foi diferente: deu uma palha sobre a vida pessoal do físico e ainda explicou simplificadamente a teoria da relatividade geral, juntamente com o espaço-tempo. A forma de como ele explica o espaço-tempo é absurdamente incrível, pois aborda um tema extremamente complexo e retrata-o com ilustrações e passagens objetivas, facilitando muito o entendimento.
Assim como em outras obras dele, Hawking continua afirmando que não é plausível descartar a possibilidade de algum Ser ter ajudado na criação do Universo. Isso está implicitamente registrado quando ele cita seu trabalho com Penrose sobre a antinomia da razão pura de Kant.
Na maioria dos capítulos, Hawking começa com perguntas. O que é muito bom porque dinamiza a leitura.
O estudo de Hubble sobre a atividade espacial das outras galáxias foi retratado de maneira simples de entender e concluiu objetivamente a implicação da pesquisa (que o Universo realmente está em expansão e é dinâmico).
Hawking segue explicando de maneira clara sobre a unificação da teoria da relatividade geral com a ideia de Feynman e que, mesmo assim, não será o suficiente para descobrir a origem do Universo.
Ao falar sobre alienígenas, ele acaba com o pensamento de que somos os seres mais evoluídos no espaço (caso existam outras vidas inteligentes) pois cita que a raça humana não possui um bom histórico de comportamento intelectual.
Particularmente, gostei bastante da parte em que ele fala sobre a astrologia e explica o motivo de as pessoas se envolverem tanto com ela. Nessa mesma parte, a pauta sobre os buracos negros e o futuro foi muito bem desenvolvida.
Quando Hawking diz que a teoria da relatividade geral de Einstein pode não estar totalmente correta, acredito que muita coisa que sabemos sobre o Espaço pode estar incompleta; dando a impressão de que estamos em um loop infinito para a descoberta não parcial, mas completa, sobre a origem do Universo.

hegui 14/07/2021

Como todo bom pretensioso...
Li quando era adolescente, após ver o filme dele. Não entendi muita coisa, mas foi bastante interessante.

Italo 13/07/2021

Interessante, porém cansativo.
Esse livro é mais ou menos como se fosse uma continuação de "Uma Breve História do Tempo", porém, achei o livro bastante massante.

Mateus 09/07/2021

É uma leitura bem acessível para assuntos complexos. Agradável em vários momentos, mas apesar dos bons esforços do Hawking, possui alguns trechos que ainda são difíceis de absorver devido à alta abstração do assunto sendo discutido.

Lubs 05/07/2021

O universo numa casca de noz
Os livros do Stephen Hawking tem um superpoder de prenderem minha atenção, me deixar com sono, me fazer sentir como uma porta porque entendo 30% do que ele fala, e me deixar com vontade de mudar meu curso pra física AO MESMO TEMPO. Inexplicável

Rayssa 07/06/2021

"O brane new world That has such creatures in't"
Obviamente o livro é incrível. A linguagem é muito fácil, muito gostosa, as figuras ajudam muito no entendimento. O difícil mesmo são os conceitos que embraçam os leigos como eu kkk. Mesmo não entendendo 100%, aprendi muitas coisas novas e fascinantes sobre o universo, o tempo e suas formas. Mais um livro brilhante escrito por uma pessoa brilhante. Recomendo demaais!

Bruna 30/05/2021

Muito interessante
Esse livro têm informações sobre algumas das leis básicas da física e as teorias sobre o universo de uma forma mais científica(comparado ao que aprendemos na escola), mas mantendo uma linguagem de fácil entendimento para os leitores.

Ele vai desde o inicio das descobertas de Einstein, sua teoria da relatividade e seus pensamentos, passando pelos próprios trabalhos de Hawking.
Também são tratados assuntos como diferentes dimensões, explicações de o que seria preciso para uma viagem no tempo e se seria possível, comparações com Star Trek e muitas informações sobre buracos negros e a teoria de Hawking sobre a radiação deles.

A forma que tudo é explicado, com alguns exemplos e analogias, mais o toque de humor em alguns momentos, torna o livro curioso de ler mesmo para leigos como eu.
Na grande maioria das teorias são mencionadas as opiniões e divergências de pensamentos dos cientistas, quando são teorias ainda não comprovadas ou hipotéticas, o que é legal para sabermos as diferentes possibilidades.

É verdade que algumas vezes li mais de uma vez um parágrafo para pegar as ideias passadas, mas nada cansativo.

Recomendo para todos que tem interesse nesse tema.

Bruna 30/05/2021

Muito interessante

Recomendo para todos que tem interesse nesse tema.

inasantos 29/05/2021

O livro é bem difícil, apesar de quase não ter fórmulas, as explicações são técnicas.
Li como quem lê a história do universo sem me atentar à alguns conceitos (por não entendê-los mesmo).

Enfim, mostra quantos gênios já passaram por esse mundo e quantos ainda virão, pois ainda temos muito a descobrir!

Anderson 25/05/2021

Reconhecimento justo.
Hawking explica a Física a partir da relatividade geral passando por todo desenvolvimento das física quântica até a Teoria-M e seus detalhes e limitações.

Livro primoroso, com linguagem mais leve que a do Uma Breve história do tempo mais a adição das imagens explicando experimentos, ideias e conceitos deixa o livro ficou mais fácil para o leitor compreender, ainda que o assunto seja extremamente pesado para o público geral. Para ajudar há um glossário genial no fim do livro explicando resumidamente os conceitos e pontos chaves que podem passar despercebidos, ou necessitar de um reforço.

Romulo 19/05/2021

Difícil
A linguagem é acessível mas os conceitos são complexos. Entendi uns 5%. Mas é legal a experiência.

George.Nicolas 18/05/2021

Show de física
A linguagem simplificada de Stephen Hawking é perfeita para o entendimento, e acredito que a versão ilustrada fornece os melhores meios para obtenção do pleno entendimento de capítulos como o 3.
Stephen consegue nos entusiasmar com conceitos complicados de física, como a viagem no tempo para o futuro, a viagem no tempo para o passado que deve preservá-lo, as civilizações distintas, que nos leva a relembrar o Paradoxo de Fermi; e até a complicada Teoria M, que não entendi muito bem por sua subjetividade, mas que me cativou com as suas 11 dimensões em membranas.

Van Jales 10/05/2021

O Universo numa casca de noz
É lindo que toda vez que leio algum livro do Stephen Hawking sinto que posso entender sobre tais temas, pois ele traz de maneira bem leve os assuntos. Quero muito a sequência desse livro, vontade de chorar...

salmaso 09/05/2021

O universo numa casca de noz
Ler uma obra de uma das maiores mentes do mundo é excepcionalmente incrível, eu amo física e astrofísica e com toda certeza esse livro só aumentou minha bagagem de conteúdo. Ótimo!

Laura.Qualhano 07/05/2021

Gênio
O livro é sensacional, Hawking descreve com todos os detalhes vários aspectos que nós leva a entender o título. Ele fala de gravidade, relatividade geral, teoria-M, buracos negros, até de astrologia e ET. Dá um show de explicação que faz com que a gente se apaixone mais por esse universo.