O universo numa casca de noz

O universo numa casca de noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Kaique.Nunes 25/03/2019

Para quem tem curiosidade de tentar compreender os mistérios que permeiam o universo, este é um ótimo livro. O autor aguça nossa imaginação transcorrendo sobre diversos temas intrigantes que regem o mundo cósmico. Em suas páginas todas as principais teorias da física na atualidade são estudadas, tudo com muito contexto histórico. Inicialmente não é um livro de fácil compreensão, assim como comentei na resenha que fiz de Uma Breve História do Tempo, porém o conteúdo é tão interessante quanto.

Como eu disse na outra resenha, acredito que Hawking não tenha uma habilidade de ser didático assim como Feynman ou Brian Greene, e que seus livros mais convidativos são escritos conjuntamente com Leonard Mlodinow.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Rayearthking 17/02/2019

Para entender melhor alguns conceitos trazidos no livro, assisti vídeos no YouTube. Achei a obra didática e perfeitamente ilustrada, ainda que tenha trechos bem complexos.

Carlinhos.Braneva 06/02/2019

Complexo esse encontro
Confesso que antes de ler este livro a emoção que aflorou em mim era mais em saber como eram as palavras do Stephen Hawking. Tentar se aproximar dele pelo menos nas letras que saíram daquela cabeça. Já sabia que encontraria certa resistência no tema por não ter tanto contato com esse tipo de enredo.
Recomendo a todos que gostam e já tem certa facilidade com o tema pois a leitura não é aberta ao público. Termos técnicos permeiam. Sofri para terminar, não porque seja ruim, mais para minha compressão foi bem penoso.

4 estrelas porque foi bom poder conhecer um pouco os pensamentos desse gênio.

André 01/02/2019

Leitura obrigatória !!(mas não é para todos)
Ainda extasiado com a leitura de "Uma breve história do tempo" ,mergulheu no segundo livro do Hawking que merece tanto prestígio quanto seu antecessor. Li a versão ilustrada e cheio de boxes, o que dificultou um pouco a experiencia, enchendo de muita informação e fragmentando muitas vezes a ideia e a concentração no que está sendo abordado, as ilustrações não ajudam, mas dá um ar cômico (como os insistentes extraterrestres verdes que aparecem repetidas vezes) e pop a obra que foi voltada justamente a esse propósito, de disseminar conhecimento científico de forma simples. As referencias a filmes e séries nos faz sentir mais proximos ao autor, saber que uma mente tão brilhante também tem tempo de apreciar Jornada nas Estrelas e filmes de sci-fi chega a ser emocionante. Seguindo o mesmo ritmo do "a breve história do tempo", seguimos a viagem em busca de resposta. Porém agora o livro não segue a cronologia linear, podendo os capítulos serem lidos em ordem aleatórias, só precisamos respeitar os iniciais. Já perto da conclusão, um capítulo me chamou atenção: no sexto capítulo são feitas previsões de como será o nosso futuro em algumas centenas de anos, como será a evolução biológica, intelectual, moral e tecnológica da humanidade, o que me fez lembrar bastante as previsões de Júlio Verne a décadas atrás, e nós fazer pensar em quanto de suas teorias vão se consolidar assim como previu Júlio Verne. Leitura obrigatória, porem muito difícil, nada que um pouco de paciência e dedicação e busca por conhecimento não resolva.

"Mesmo que descubra que viagem no tempo é impossível, seria importante compreender por que ela é impossível."

pág 155

Daniel Costa 16/12/2018

Complexo
Pra quem tem curiosidade de tentar compreender os mistérios que permeiam o universo, indubitavelmente, é um ótimo livro. O autor aguça nossa imaginação transcorrendo sobre diversos temas intrigantes que regem o mundo cósmico.

Ao longo dos capítulos o autor aborda diversas teorias que norteiam sua linha de raciocínio, tornando a leitura densa e profunda. O leitor, incluso eu, pode sentir uma certa dificuldade para compreender com clareza o raciocínio do autor, em virtude da linguagem, copiosamente, técnica. Porém, a ideia principal que o autor tenta transmitir é assimilável.

O livro, sobretudo, instiga o leitor a ser um incessante observador desse mundo fascinante, misterioso e complexo que é o universo.

Marcos 26/10/2018

Meu cérebro desmanchou
Eu queria muito ler algo do Hawking, comecei sem entender muito, sigo sem entender, mas valeu a tentativa pelo menos. Acho que acabei por descobrir mais dele com sua escrita do que sobre o livro aborda mesmo.
Claro que não é uma leitura extremamente difícil se você tem uma base boa de ciência, astronomia, física e tal, mas não é o bastante, ainda é muito técnico, mas valeu a tentativa. Deixo o livro para quem entende mesmo do tema.

Gabriel 16/08/2018

Uma tentativa de entender o Universo
Hawking tenta colocar a física de uma forma simples pra 'pessoas comuns', como eu, começar a entender a complexidade do nosso universo.

Confesso que me perdi em alguns capítulos, mas no geral, dá pra ter ideia da imensidão do que já sabemos e mais ainda do que falta conhecer sobre tudo a nossa volta.

O universo em uma casca de noz e Uma breve história do tempo são leituras obrigatórias desse ser humano fantástico que viveu nos nosso dias. E também para quem tem curiosidades em entender um pouco melhor porque estamos aqui, de onde viemos e pra onde vamos.

Jadder 04/08/2018

Muito bom!
Um livro muito bem ilustrado, e que os capítulos são independentes (exceto o primeiro e segundo), facilitando a leitura, embora ela seja muito, muito complexa haha. Trás as ideias mais recentes do funcionamento do universo, em escala macroscópica e microscópica.

Hiroshi 18/06/2018

Me gerou mais duvidas.....
Não é um livro p leigo. Confesso que a maior parte do livro eu não entendi e me gerou mais duvidas que conclusões. Tive tb alguns entendimentos bem interessantes no meio da leitura. Tenho que ler novamente em outra oportunidade para ver se entendo mais das teorias colocada no livro.

Raquel.Faria 23/05/2018

A saga continua
Elevo "O universo numa casca de noz" ao rol de melhores do ano e um dos de compreensão mais difícil. Ao passo que o anterior foi de uma leitura tranquila, este último requer um pouco mais de imaginação e releitura de alguns parágrafos. São conceitos mais avançados em relação ao primeiro livro para o público leigo. Entretanto, a leitura continua atraente e divertida. Enriquecido com ilustrações e muitos boxes explicativos, Stephen Hawking continua encantando ao explicar o universo de maneira fantástica. Impossível não sonhar com as perspectivas de futuro dele. Ele é simplesmente adorável! Minhas expectivas foram superadas e agora estou no dilema entre continuar com o tema lendo Carl Sagan ou Neil deGrasse Tysson... Bom, enquanto me perco em outras leituras, vou tentar me decidir assistindo a série Cosmos (a primeira está no Youtube e a segunda no Netflix). Afinal, nem só de livros e cafés vivemos!

Sandro.Zacarias 03/05/2018

O universo numa casca de noz
Para os leigos, como eu, uma leitura esclarecedora sobre as origens e as leis auê regem o universo que conhecemos e não conhecemos. Stephen Hawking conseguiu demonstrar, com analogias e comparações acessíveis, a verdadeira face do universo.

Bart 04/03/2018

É incrível como ele consegue "falar" p/leigos com todo entusiasmo, e como ele não se segura em falar sobre buracos negros kkkkkk! E ele deixa bem claro que não gosta de "Star Trek" kkkkkk!! Muito bom!!

Luri 15/01/2018

Pré-requisito
O livro é sensacional. Claro, o Stephen é mestre em dar nó na cabeça dos meros mortais, mas percebi que ele revisita os assuntos mais tensos nas obras posteriores, o que faz as coisas ficarem mais claras. Terminei o "Uma Breve História do Tempo" com várias interrogações e, algumas delas, se transformaram em exclamações no "Casca de Noz". Não dá pra dizer que tá tudo compreensível de uma tacada só nessa obra, mas ela é gostosa de ler, o que não a torna cansativa, sabe?! Recomendo como pré-requisito para quem tem interesse em astronomia/astrofísica!

Derick.Guerra 27/12/2017

curiosidade sempre
Sou muito fã desse cara, tenho alguns livros deles e sua historia de vida deve ser seguida por todos. um exemplo de perseverança, força de vontade e curiosidade.
Falando do livro agora, é maravilhoso. o leitor consegue entender as ideias basicas principais das teorias cientificas que ele mostra (porem algo mais aprofundado o leitor tem que reler mais de duas vezes para realmente entender a ciencia por traz do basico) e como segue a busca por uma teoria unificadora da fisica. assim como em todos os outros, ele é excepcional em escrever de forma simples e entendível as principais curiosidades da física, como muitos têm mas não entende como se sucede.
Uma leitura obrigatória para qualquer cientista de qualquer área

Augusto 21/11/2017

Ótimo livro pra atiçar a curiosidade
Hawking tenta deixar o livro de fácil acesso para os não iniciados em física teórica mas mesmo tentando usar exemplos todo o tempo ou traduzindo alguns modelos usando situações mundanas, senti muita necessidade de usar material extra como vídeos do nerdologia / manual do mundo / Wikipedia pra pelo menos aproveitar a leitura

A dificuldade é especial nos capítulos que tratam do modelo de branas e teoria de cordas. Tive de reler algumas vezes pra me sentir minimamente satisfeito.

Porém os capítulos de viagem no tempo e evolução da humanidade são extremamente didáticos e interessantes, ponto alto do livro