O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Márcio 27/02/2010

Esse livro fala tudo que eu sempre quis saber. Metade do que eu sempre quis saber eu não entendi.
Caav 21/02/2013minha estante
Comentário inspirador! AOSIHOISAHOISDHOISD

Alessandra 04/04/2014minha estante
rs...idem!

Jacqueline.Rochinha 21/05/2015minha estante
Também não entendi tudo,mas o básico estou por dentro shaushaushaus

Gabriel 30/03/2020minha estante
Eu entendi tudo. Ciência teórica é poesia pra poucos

Luh 20/05/2020minha estante
Se nao fosse a história desenhada dos gêmeos, eu diria q n entendi 100% de um livro

John 28/07/2020minha estante
Haha

Lucas 26/10/2020minha estante
Melhor comentáriooooo

Douglas Brilhante 21/04/2022minha estante
Auhaauahauahaauhaauahauauauauahauahau

Black Flower 21/01/2023minha estante
Sabe me dizer se esse livro tem uma linguagem, mesmo sendo científico, fluida e fácil compreensão?

Lucas1429 11/09/2023minha estante
Explicação perfeita sobre esse livro !

Camila 03/02/2022

Proposta mto interessante
Gostei bastante desse livro. Achei ele mais dinâmico do que "uma breve história do tempo", não só pelas ilustrações, que são muito bem vindas, mas também pela forma como o livro está estruturado. Achei a leitura muito fluida e os temas abordados são muito interessantes, apesar dele fazer alguns comentários polêmicos. Fico feliz de ter decidido dar uma segunda chance ao Stephen Hawking, pq eu não tinha gostado muito do primeiro livro que li.
Onassis Nóbrega 03/02/2022minha estante
Tenho que dar uma chance também. Cheguei a começar, num passado longínquo, o primeiro, mas não terminei.

Camila 03/02/2022minha estante
Uma breve história do tempo eu achei mto chato kk terminei pq n gosto de deixar livro pela metade msm

Vi 09/02/2022minha estante
legal que gostou deste :)

Onassis Nóbrega 09/02/2022minha estante
Tirem uma dúvida. Ah necessidade de ler ?Uma Breve História do Tempo? antes deste?

Camila 10/02/2022minha estante
Não, acho até que esse seria melhor de ler antes.

Onassis Nóbrega 11/02/2022minha estante
Massa. Valeu!

Euclydes 20/09/2010

Eu costumo dizer que quem é leigo no mundo da Física absorve 30% do livro. Quem já cursou Engenharia e cursos similares, 50%. E quem teve alcance ao curso de física, talvez 70% do que Hawkins fala.

No entanto, ainda assim é muito fascinante e belo, porque mesmo absorvendo tão pouco, parece que ele está falando para leigos. É como ver o universo desfraldado a sua frente em simplicidade.
Dovi 17/04/2012minha estante
Olá,

Faço parte do grupo dos 30%, mas com muita vontade de entender cara parágrafo.

Diego Darlan 23/12/2012minha estante
Não se trata de ser leigo ou não, não se trata de ter curso superior ou não... mas devo apenas dizer, que porcentagens, mesmo num livro tão numérico, não se aplica no contexto, ouso também supor, que não é preciso nem ter o ensino médio completo, para compreender quase que por completo... tal obra de arte. S.Hawking não poderia ter dado maior dadiva, para aqueles que tem, ou ao menos não tinha, imaginação...

Welton 16/01/2013minha estante
Eu sou leigo e consegui entender uns 55 por cento rs.
Fascinante, ele coloca a teoria sem matemática complicada, sem cálculos então apenas requer uma boa concentração.

Ascar 11/10/2014minha estante
Faço parte dos leigos no mundo da Física, mas os 30% que eu absorvi realmente me deixaram de queixo caído.

Camila 14/01/2015minha estante
hahahahah feliz de saber que não sou só eu... E esses 30% até renovaram minha esperança! Estou lendo... Aos poucos, bem aos poucos...

Maria Eduarda 06/01/2024

Vivemos em uma brana ou somos apenas hologramas?
Como sempre, apaixonada pela ciência. Essa obra escrita por Stephen Hawking é recatadíssimo de informações incríveis como mecânica quântica, teoria-M, relatividade geral, p-branas, supergravidade com 11 dimensões, buracos negros, super cordas e membranas com 10 dimensões, e engloba não só astrofísica como biologia, matemática, química e até filosofia. Comprei esse livro em uma variação na qual acompanhava gravuras e observações, e isso mudou totalmente a leitura. Meus capítulos favoritos foram o ?5- Protegendo o passado? que deixa aberta a questão ? A viagem no tempo é possível?? Indagações curiosíssimas no livro são o paradoxo do avô, o paradoxo dos gêmeos, a teoria do buraco de minhoca, como a perda de informações em buracos negros pode reduzir nossa capacidade de prever o futuro, como a relatividade geral deu uma forma ao tempo, além das incontáveis imagens científicas como da galáxia Andrômeda, nebulosa de Órion, tecido do espaço tempo demonstrando que ele é curvo etc? 5 estrelas merecidíssimas.

Em primeira análise o primeiro capítulo 1 explana sobre ?Uma breve história da relatividade?, como Einstein estabeleceu os fundamentos das duas teorias fundamentais do século XX: relatividade geral e teoria quântica. A teoria da relatividade geral de Einstein transformou espaço e tempo de um palco passivo onde os eventos ocorrem a participantes ativos na dinâmica do universo. Isso levou a um grande problema que permanece em primeiro plano na física do século XXI. O universo está repleto de matéria, e a matéria deforma o espaço-tempo de tal maneira que os corpos são atraídos uns em direção aos outros. Einstein descobriu que suas equações não tinham uma solução que descrevesse um universo estático, inalterável no tempo. Em vez de desistir de tal universo sem-fim, no qual ele e a maioria das outras pessoas acreditavam, Einstein modificou precipitadamente as equações originais, acrescentando um termo denominado constante cosmológica, que deformava o espaço-tempo no sentido oposto, de modo que os corpos se afastassem uns dos outros. O efeito repulsivo da constante cosmológica poderia contrabalançar o efeito atrativo da matéria, permitindo assim uma solução estática para o universo.
A teoria da relatividade de Einstein, que concorda com um grande número de experimentos, mostra que tempo e espaço estão intricadamente interligados.
Não é possível curvar o espaço sem envolver também o tempo. Assim, o tempo possui uma forma. Entretanto, ele também parece ter um único sentido, como mostram as locomotivas. A bola grande no centro representa um corpo de grande massa, como uma estrela.
Seu peso curva a folha perto dela.
As pequenas bolas que rolam na folha são desviadas por essa curvatura e circundam a bola grande, assim como os planetas no campo gravitacional de uma estrela conseguem orbitá-la.
Partindo do seu Princípio de Equivalência, Einstein concluiu que gravidade não é uma força, como Newton julgava, mas sim curvatura do espaço-tempo. A fonte desta curvatura é matéria - um corpo material cria um campo gravitacional que deforma ou "curva" o espaço-tempo envolvente. Outra curiosidade é que a teoria das cordas é uma tentativa de unificar a teoria da relatividade e a mecânica quântica. Ela afirma que todas as partículas do Universo são formadas por cordas. "Ao afirmar que tudo que forma o universo é constituído de uma única forma, a teoria das cordas consegue unificar todas as teorias da Física. Já que todas as partículas que formam a matéria são formadas por apenas uma entidade, todas elas podem ser explicadas por apenas uma teoria. É por isso que a teoria das cordas também pode ser chamada de teoria de todas as coisas". "A principal consequência da teoria das cordas está na sua demonstração matemática: ela não funciona em um universo com três dimensões espaciais, mas, sim, em um com dez dimensões de espaço e uma de tempo! Isso quer dizer que, se a teoria for comprovada, existem sete dimensões espaciais que não conseguimos perceber e que vão além da altura, comprimento e largura. Isso representa uma nova visão do Universo bem diferente do que já conhecemos."

Outrossim, a teoria dos buracos de minhoca são oque mais me chamou atenção na leitura de hoje (alem dos buracos negros que sou extremamente interessada). O que é um buraco de minhoca? Um buraco de minhoca é uma curta passagem no espaço-tempo que conecta diretamente dois universos ou duas regiões distantes dentro do mesmo universo. Também conhecido como ?Ponte de Einstein-Rosen?. De acordo com a teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, o espaço-tempo é ?curvo?. Todavia, parafraseando o livro, a base de todas as discussões modernas das viagens no tempo é a teoria da relatividade geral de Einstein. Como vimos em capítulos anteriores, as equações de Einstein tornaram dinâmicos o espaço e o tempo descrevendo como eles eram curvados e distorcidos pela matéria e pela energia do universo. Na relatividade geral, o tempo pessoal de alguém medido por seu relógio de pulso sempre aumentaria, exatamente como na teoria newtoniana ou no espaço-tempo plano da relatividade restri-ta. Mas havia agora a possibilidade de que o espaço-tempo pudesse ser tão deformado que você poderia partir em uma espaçonave e retornar antes de iniciar a viagem. Isso poderia acontecer se existissem buracos de minhoca, tubos de espaço-tempo, mencionados no capítulo 4, que interligam diferentes regiões do espaço e do tempo. A idéia é que você pilote sua espaçonave para dentro de uma boca do buraco de minhoca e saia na outra boca, em lugar e tempo diferentes. Os buracos de minhoca, caso existam, seriam a solução para o problema do limite de velocidade no espaço: seria preciso dezenas demilhares de anos para atravessar a galáxia em uma espaçonave que viajasse abaixo da velocidade da luz, como exige a relatividade. Mas você poderia viajar por um buraco de minhoca até o outro lado da galáxia e voltar a tempo para o jantar. Entretanto, é possível mostrar que, se os buracos de minhoca existem, você também pode usá-los para retornar antes de iniciar a viagem. Então você pode pensar na possibilidade de explodir o foguete na plataforma de lançamento para impedir a sua partida antes de qualquer coisa. Isso é uma variação do paradoxo do avô: o que acontece se você voltar no tempo e matar seu avô antes que seu pai tenha sido concebido?

Essa é uma questão até então sem resposta, entretanto ao viajar para o passado e matar o seu antepassado, um universo paralelo surgiria. Outros dizem que o tempo é sempre o presente e que, matando seu avô, seu passado simplesmente desapareceria, sendo que sua existência se iniciaria no momento em que surgisse na máquina do tempo. Nada obstante, a lei de causa e efeito é imutável. Não se pode voltar a um passado para modificar um acontecimento e assim mudar o futuro dele. As linhas do tempo que conectam causas (no passado) e efeito (no futuro) não podem ser alteradas, do contrário o Universo seria inconsistente em sua evolução e aumento da entropia.

INDÍCIOS DE MATÉRIA ESCURA
Diversas observações cosmológicas indicam fortemente que deve haver muito mais matéria em nossa e em outras galáxias do que vemos. A mais convincente dessas observações é o fato de as estrelas nas margens das galáxias espirais, como a nossa própria Via Láctea, orbitarem rápido demais para serem contidas em suas órbitas apenas pela atração gravitacional de todas as estrelas que observamos.
Sabemos, desde a década de 70, que há uma discrepância entre as velocidades rotacionais das estrelas observadas nas regiões externas das galáxias espirais e as velocidades orbitais que se esperariam, segundo as leis de Newton, da distribuição das estrelas visíveis na galáxia. Essa discrepância indica que deveria haver muito mais matéria nas partes externas das galáxias

Portanto, Indubitavelmente ler esse livro foi uma experiência extremamente enriquecedora, quase uma injeção de conhecimentos que tendem a abrir sua mente para o extraordinário, quero ler tudo escrito por Hawking! Indico a todos os nerd?s.
Warley Pablo 06/01/2024minha estante
Nossa.

Warley Pablo 06/01/2024minha estante
Meus neurônios fritaram pra acompanhar e tive que ler duas vezes várias partes. Enfim, sua resenha ficou maravilhosa! É praticamente um pecado dizer isso, mas quase dispensa a leitura do livro, céus!!! Você não apenas descreve como também contextualiza cada ponto importante. Einstein é sem dúvidas o cara mais foda que já existiu, junto com seus colegas físicos. Quero muito ouvir mais sobre sua leitura essa noite, você é incrível!!!!

Camila.Dias 17/04/2020

Complexo para o meu nível de conhecimento
Achei o livro complexo para o meu nível de conhecimento científico, mesmo que ele seja voltado para leigos, achei necessário ter uma bagagem mínima anterior para poder absorver melhor o conteúdo do livro.
Quero revisitar essa obra no futuro, mas antes quero ler outras coisas que me deixem mais preparada para uma nova imersão no mundo científico de Hawking.
Paulo 17/04/2020minha estante
Muitooo bom. Uma coisa boa desse livro, são as ilustrações.

Camila.Dias 17/04/2020minha estante
Sim, as ilustrações ajudam muito

Indyra 06/10/2016

que livro! que livro...que livro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! li em dois dias!!!! que livro!!!
Caroline.Ferreira 19/11/2016minha estante
Também acho

Truga 06/09/2019

É universo que você quer? Vem aqui que eu te dou! Diferente do “uma breve história do tempo” essa edição aqui é mais amigável, TODAS suas páginas possuem figuras e imagens explicativas. Também achei a escrita mais convidativa. ▪

Aqui, os capítulos de 1 a 3 meio que formam uma sequência, os outros 4 restantes são mais independentes. Sobre a leitura: aprendi bastante coisa bem como tive várias dúvidas. Achei que algumas partes não são bem explicadas no sentido que faltou justificativas (pelo menos para o meu conhecimento de física). Mas foram passagens pontuais. No geral o livro é bem top, contando desde da história de Einstein e como a sua teoria da relatividade geral permitiu uma nova compreensão do universo na época além de dar base para teorias mais recentes. ▪

Do meio pro final do livro Hawking expõe seus pensamentos sobre as possibilidades de viagem para o passado (aqui ele faz uma baita de uma análise física, dando séria atenção), e como ele acredita que será o futuro da humanidade e da tecnologia. ▪ ➡️➡️➡️Resumo: este livro é um exemplo de livro de divulgação científica. Ao longo da obra encontramos tópicos com maior ou menor nível de explicação técnica. Claro que assuntos como Teoria-M seria difícil excluir todos os detalhes abstratos, mas Hawking contorna muito bem a situação. É uma leitura boa para quem já tem algum contato com os temas. Se você nunca leu a respeito, não desanime após esse livro. Apenas o considere como um primeiro passo na leitura em física!
Camila 16/10/2021minha estante
Estou com esse na estante e tô lendo uma breve história do tempo agora. Confesso que não estou curtindo muito e acabei desanimando pra ler esse. Até porque meu maior problema com uma breve história do tempo é o estilo de escrita, que pra mim acaba sendo uma sequência de fatos, e com isso, um pouco chato. Espero que esse seja diferente .

Oscar 15/11/2014

Motiva o estudo da física
Hawking é considerado um dos físicos destacados na atualidade.
Este livro motiva o estudo da física.
Donaldo 09/01/2016minha estante
Mas 'so 2 estrelas???

Fernanda 17/07/2012

Uma viagem em nossa própria insignificância
Sempre gostei muito das grandes questões teóricas da Física, principalmente a Teoria da Relatividade. Então, imaginem como fiquei quando ganhei o livro de presente. Sempre quis ler e nunca conseguia encontrá-lo na versão original ilustrada.

Pois bem, ouvi vários relatos de pessoas dizendo que o livro era incompreensível para leigos. Realmente, a leitura é complexa. Você provavelmente vai reler páginas e voltar alguns capítulos, mas garanto que tudo vale a pena. Os 20% de conteúdo não absorvido por não-conhecedores da Física são compensados pelos inspiradores 80% restantes. Com um sarcasmo comedido, Hawking nos leva a imaginar as mil possibilidades sobre o universo que nos cerca, lembrando a todo instante o tamanho de nossa própria ignorância.

Achei um livro inspirador, daqueles que faz você imaginar que o mundo ainda é um grande mistério e que somos apenas uma ínfima partícula de uma história muito maior. Recomendo!
Rodrique 10/07/2017minha estante
É isso aiii

Nicolas 23/11/2022

simplesmente o livro que merecia bem mais reconhecimento por tudo que é escrito e comentado por ele. amei amei e não há nada que me faça tirar da cabeça que ele era um gênio do cct
SraLisStark 23/11/2022minha estante
Tenho interesse em ler, aliás depois de ler o Romance pela Ciência do Carl Sagan tenho nutrido interesse nesses autores das ciências

Daniel Vieira 08/06/2009

Depende do propósito
Sou físico. Li esse livro duas vezes. Na primeira estava no segundo grau. Achei que física era algo completamente absurdo, teorias eram formuladas ao acaso. Não aprendi nada com o livro, apenas me deu uma idéia errada sobre o que é fazer ciência.
Já na graduação reli o livro. Nesse momento eu já sabia muitas das coisas que o autor coloca no livro, e tive certeza que ele não coloca da melhor forma. Como livro de divulgação científica existem outros, bem melhores. Talvez pra surpreender as pessoas, estimularem os jovens a se interessarem por ciência. Mas não esperem aprender muita coisa com o livro.
Gil 21/05/2016minha estante
Olá, você cita que existem outros livros mais didáticos, você poderia sugerir alguns? Eu como leigo, gostaria de aprender mais deste fascinante assunto.

Gabriel 15/10/2022

Ensinar & Entreter
É indescritível a junção que o Stephen Hawking conseguia fazer entre ensinar e tornar o assunto mais leve, descontraído? Claro que, iniciando esse livro você já deve esperar um conteúdo altamente técnico, mas chegando para a leitura com esses olhos você se surpreende como ela consegue tornar mais acessível um conhecimento altamente complexo do ponto de vista puramente científico.

O livro é recomendado para quem gosta de entender o funcionamento do universo e não se importa com um pouco de cálculo rs.

Thifany36 16/10/2022minha estante
Ameiiiii

Marina 11/09/2009

Com a promessa de que este seria um livro para leigos, resolvi ler O universo numa casca de noz.
Bem, acho que se eu entendi 40% do livro foi muito. rs Não estou dizendo que o livro é ruim (aliás, acho que ele é até bem explicativo, tem muitas ilustrações, inclusive algumas só para preencher espaço), mas para quem sempre foi um zero à esquerda em física na época do colégio como eu, talvez esse não seja o livro mais indicado. Ele possui uma linguagem mais acessível, claro, mas o leitor tem que possuir uma certa bagagem.

Édina 11/02/2011minha estante
Para quem gosta de cosmologia científica, mas tem restrição de vocabulário científico, recomendo ler as obras do Marcelo Gleiser: A dança do universo, o fim do céu e da terra, e outros, pois este autor procura levar a física e o conhecimento científico produzido nas academias para o público leigo no assunto.

Alci 24/01/2009

Não é para iniciantes!
Ou a física quântica é absolutamente inacessível ou Stephen Hawking não escreveu esse livro para leigos. Qualquer publicação que aponte esse livro para quem quer conhecer o assunto, está errada, pois não é. As explicações, embora esforçadas, não conseguem ser claras se você não for iniciado no tema. Até por que esse assunto não é do mais fáceis. Porém, o que ajuda bastante são as ilustrações riquíssimas. Bom livro pra quem já conhece o assunto, mas já li melhores divulgadores de Ciência

Condor 12/02/2009minha estante
Resenha corretíssima! Faço minhas as suas palavras.

Loh Valente 18/04/2024

Gostei dessa segunda leitura. Seria o "livro 2" de "Uma breve história do tempo".
Uma continuação sobre algumas teorias e sobre buracos negros, buraco de minhoca e o universo.