O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Márcio 27/02/2010

Esse livro fala tudo que eu sempre quis saber. Metade do que eu sempre quis saber eu não entendi.
Caav 21/02/2013minha estante
Comentário inspirador! AOSIHOISAHOISDHOISD

Alessandra 04/04/2014minha estante
rs...idem!

Jacqueline.Rochinha 21/05/2015minha estante
Também não entendi tudo,mas o básico estou por dentro shaushaushaus

Euclydes 20/09/2010

Eu costumo dizer que quem é leigo no mundo da Física absorve 30% do livro. Quem já cursou Engenharia e cursos similares, 50%. E quem teve alcance ao curso de física, talvez 70% do que Hawkins fala.

No entanto, ainda assim é muito fascinante e belo, porque mesmo absorvendo tão pouco, parece que ele está falando para leigos. É como ver o universo desfraldado a sua frente em simplicidade.
Dovi 17/04/2012minha estante
Olá,

Faço parte do grupo dos 30%, mas com muita vontade de entender cara parágrafo.

Diego Darlan 23/12/2012minha estante
Não se trata de ser leigo ou não, não se trata de ter curso superior ou não... mas devo apenas dizer, que porcentagens, mesmo num livro tão numérico, não se aplica no contexto, ouso também supor, que não é preciso nem ter o ensino médio completo, para compreender quase que por completo... tal obra de arte. S.Hawking não poderia ter dado maior dadiva, para aqueles que tem, ou ao menos não tinha, imaginação...

Welton 16/01/2013minha estante
Eu sou leigo e consegui entender uns 55 por cento rs.
Fascinante, ele coloca a teoria sem matemática complicada, sem cálculos então apenas requer uma boa concentração.

Ascar 11/10/2014minha estante
Faço parte dos leigos no mundo da Física, mas os 30% que eu absorvi realmente me deixaram de queixo caído.

Camila 14/01/2015minha estante
hahahahah feliz de saber que não sou só eu... E esses 30% até renovaram minha esperança! Estou lendo... Aos poucos, bem aos poucos...

Fernanda 17/07/2012

Uma viagem em nossa própria insignificância
Sempre gostei muito das grandes questões teóricas da Física, principalmente a Teoria da Relatividade. Então, imaginem como fiquei quando ganhei o livro de presente. Sempre quis ler e nunca conseguia encontrá-lo na versão original ilustrada.

Pois bem, ouvi vários relatos de pessoas dizendo que o livro era incompreensível para leigos. Realmente, a leitura é complexa. Você provavelmente vai reler páginas e voltar alguns capítulos, mas garanto que tudo vale a pena. Os 20% de conteúdo não absorvido por não-conhecedores da Física são compensados pelos inspiradores 80% restantes. Com um sarcasmo comedido, Hawking nos leva a imaginar as mil possibilidades sobre o universo que nos cerca, lembrando a todo instante o tamanho de nossa própria ignorância.

Achei um livro inspirador, daqueles que faz você imaginar que o mundo ainda é um grande mistério e que somos apenas uma ínfima partícula de uma história muito maior. Recomendo!
Rodrique 10/07/2017minha estante
É isso aiii

Israel 08/06/2015

A física não é algo para leigos. Essa afirmação perde a validade quando se lê “o universo numa casca de noz” do célebre Stephen Hawking. Talvez o cientista mais importante desde Einstein, Hawking “brinca” nesse livro de tentar tornar pop e acessível um assunto espinhoso como a teoria da relatividade, o big bang, viagens no tempo, n-dimensões, etc.
Não que ele tenha conseguido tornar o assunto acessível a qualquer um, mas que ele escreveu uma obra gostosa de ler, isso ele conseguiu fazer. Tratado com um bom humor raro em publicações do gênero, o livro expõe toda a teoria que deu origem ao big bang, talvez uma das mais polêmicas propostas de modelar a origem do universo. Recheado de gráficos, imagens e referências à cultura pop, a física pesada da publicação passa para o segundo plano e as questões ininteligíveis para leigos perdem importância face à didática adotada pelo autor para expor os temas.
Óbvio que nenhum leitor vai sair um expert em física quântica, mas vai entender a maior parte do que o autor queria mostrar e entender a polêmica por trás da famosa teoria.
Leitura recomendada para quem gosta de ciências e temas espinhosos. Recomendado.

Daniel Vieira 08/06/2009

Depende do propósito
Sou físico. Li esse livro duas vezes. Na primeira estava no segundo grau. Achei que física era algo completamente absurdo, teorias eram formuladas ao acaso. Não aprendi nada com o livro, apenas me deu uma idéia errada sobre o que é fazer ciência.
Já na graduação reli o livro. Nesse momento eu já sabia muitas das coisas que o autor coloca no livro, e tive certeza que ele não coloca da melhor forma. Como livro de divulgação científica existem outros, bem melhores. Talvez pra surpreender as pessoas, estimularem os jovens a se interessarem por ciência. Mas não esperem aprender muita coisa com o livro.
Gil 21/05/2016minha estante
Olá, você cita que existem outros livros mais didáticos, você poderia sugerir alguns? Eu como leigo, gostaria de aprender mais deste fascinante assunto.

Marina 11/09/2009

Com a promessa de que este seria um livro para leigos, resolvi ler O universo numa casca de noz.
Bem, acho que se eu entendi 40% do livro foi muito. rs Não estou dizendo que o livro é ruim (aliás, acho que ele é até bem explicativo, tem muitas ilustrações, inclusive algumas só para preencher espaço), mas para quem sempre foi um zero à esquerda em física na época do colégio como eu, talvez esse não seja o livro mais indicado. Ele possui uma linguagem mais acessível, claro, mas o leitor tem que possuir uma certa bagagem.

Édina 11/02/2011minha estante
Para quem gosta de cosmologia científica, mas tem restrição de vocabulário científico, recomendo ler as obras do Marcelo Gleiser: A dança do universo, o fim do céu e da terra, e outros, pois este autor procura levar a física e o conhecimento científico produzido nas academias para o público leigo no assunto.

Gran 01/06/2014

Complexo para leigos
Sou leigo no assunto, mas interessado. Achei o livro por um preço acessível e resolvi comprar, mesmo tendo consciência das outras resenhas deste site que diziam que o livro não era indicado para leigos e que haviam livros melhores. Devia ter confiado mais nessas resenhas. Fui incapaz de absorver a maior parte das informações do livro. Achei as explicações complexas, apesar do livro ser bem ilustrado numa tentativa de facilitar a compreensão.
Portanto, acho que não estava preparado para lê-lo. Talvez se tivesse lido outro livro com informações mais básicas antes, aproveitaria melhor. A sensação que fiquei é que acabei perdendo meu tempo numa leitura que, pra mim, tornou-se chata. Usei muito tempo para adquirir poucas informações, muitas vezes lendo duas ou três vezes alguns capítulos que achei mais complexos.
Não recomendo para leigos como eu.

PS: Não entendi o critério de avaliação de algumas pessoas que fizeram uma resenha. Alegam que não entenderam nem metade das informações escritas e deram nota 4 ou 5!!!??? Não seria injusto com outros livros onde as informações são repassadas de forma mais intelegíveis?

Romulo Fabricio 24/01/2009

Complexo
O problema do livro é que a teoria é extremamente complexa, se quiser ler e entender, pode colocar dois anos de leitura. :)

Cesar 21/10/2013

O livro que desperta futuros cientistas
Apesar do tema complexo, Hawking consegue trazer o entendimento numa clareza incomuns para um livro de física. O uso de ilustrações magníficas e a abordagem didática despertam o interesse e curiosidade para a física.

Valério 20/01/2015

Descubra, aprenda, surpreenda-se
Li este livro como a primeira obra de astro física, física quântica e nuclear. Não sou da área, mas a curiosidade sempre foi muito grande.
Já tem algum tempo. E este livro me deu a base para poder entender melhor outras obras, que se aprofundam um pouco mais.
Muito ilustrado, o que torna mais fácil o entendimento.
O que é explicado na verdade não é tão complicado. Apenas nos parece complicado porque vai contra a nossa lógica, que aprendemos em nosso dia a dia.
Por exemplo: é muito difícil entrar em nossa cabeça que o tempo pode passar mais rápido para um do que para outra, se obedecidas as condições para isso.
É um conceito estarrecedor saber que o tempo pode ser "entortado" e que em um buraco negro a gravidade é tão alta que até a luz não consegue sair dele.
Uma excelente introdução à física, escrita pelo que talvez seja o maior gênio atual da humanidade.

Rafa 21/03/2015

O Universo Numa Casca de Noz
Mais um livro brilhante do gênio Stephen Hawking, dessa vez nós vamos conhecer tudo sobre o big bang e sobre a física na atualidade, vamos a fundo sobre tudo do Universo. Em O Universo numa casca de noz, a forma como Hawking escreve sobre a teoria do big bang, buraco negro, relatividade entre outros assuntos da física moderna.

O livro tem uma linguagem técnica, mas não precisa se assustar e uma dica que dou para os leitores é muita atenção e com certeza você vai retornar algumas páginas para entender melhor sobre o assunto. Um ponto forte no livro é o bom humor do cientista, através das palavras ele consegue prender atenção do leitor e tornando assim um livro prazeroso em se ler.

A Editora Planeta fez um trabalho incrível de diagramação, um livro ricamente ilustrado com vários gráficos e imagens em alta qualidade, sem contar também que a fonte e espaçamentos traz um conforto durante a leitura.

O leitor vai embarcar em uma viagem e conhecer as diversas teorias e estudos sobre viagem no tempo e até mesmo para outras galáxias.

site: http://www.livreando.com.br/2015/03/resenha-o-universo-numa-casca-de-noz.html

Marcos 20/12/2012

Bravo Mundo Novo
Uma introdução ao mundo da física quântica escrita em uma liguagem acessível à maioria das pessoas. Um dica, não se preocupe em entender todos os detalhes, mas em pegar o sentido geral da coisa.

Danilo Nunes 14/12/2013

Brilhante Livro
Esse livro nos faz aventurar pela mente brilhante de um grande físico.
O livro aborda temas que instigam a ciência desde muito tempo e nos mostra uma outra forma de pensar sobre como o Universo funciona ou poderia funcionar. E isso tudo de uma forma bem compreensível, o que torna ainda mais brilhante Stephen Hawking.
Então pra quem é curioso sobre como as coisas acontecem e gosta de física teórica com uma pitada de humor, esse é o livro certo!!!

Rob 10/09/2009

171
Basta analisar a capa: "in a nutshell" é uma expressão idiomática para falar de uma explicação resumida. Para explicar este conceito, a capa traz um desenho todo colorido e dimensional de uma coisa (que deve ser uma representação do Universo) dentro de uma casca de noz. A capa deixa claro: este livro usará figuras coloridas impressas em papel brilhante que terão uma tênue relação com o texto.

A promessa da capa se concretiza. Os desenhos parecem privilegiar a capacidade de usar um software 3D em detrimento da utilidade. O pior - o texto simplifica as explicações a ponto de torná-las insuficientes e insossas.

Abramo 22/04/2013

Acho que Hawking não soube abordar muito bem o tema. Ela havia sido um pouco mais bem sucedido em Breve História do Tempo (que também deixa a desejar um pouco), mas aqui ele faz um livro muito fragmentado e meio confuso, com um excesso de ilustrações que chegam a poluir. Terminei o livro com a sensação de que nada havia sido acrescentado.
Infelizmente falta a Hawking o didatismo de um Sagan ou um Dawkins.