O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Karoliny Oliveira 08/04/2020

Esse livro muda sua forma de "ver" o universo
O livro exige um conhecimento sobre as leis da física por conter assuntos de difícil entendimento. Porém, é ótimo de ler, as imagens e gráficos explicativos tornam a leitura mais fácil e agradável, além da qualidade do papel e das fotos serem lindas. Um compilado de todos os assuntos que me atraem e causam fervor no mundo físico.

Caroline.Almeida 21/04/2021

Interessante
Eu sempre pensei que esse livro fosse algo mais puxado a auto ajuda, o porque disso eu não faço ideia.

Mas esse livro me surpreendeu pelo fato de abordar a física de um jeito bem leve, com muitas figuras e um dicionário ao fim do livro.

Recomendo a todos, pelo menos aos que se interessam em saber mais sobre física.

Laurex 29/11/2020

Complexo e divertido
Um livro muito complexo, com capítulos que exigem uma compreensão muito profunda em física quântica e uma imaginação muito ampla também. Porém um livro que agrega muito conhecimento para quem gosta de astronomia, leitura muito fluida e divertida, além de ser rico em imagens, que auxiliam nossa imaginação.

aninha 03/01/2021

Muito interessante
É um assunto complicado, mas é abordado da forma mais simples possível, e as ilustrações são muito explicativas e algumas são bem engraçadas também, eu amei o conteúdo do livro.

Israel145 08/06/2015

A física não é algo para leigos. Essa afirmação perde a validade quando se lê “o universo numa casca de noz” do célebre Stephen Hawking. Talvez o cientista mais importante desde Einstein, Hawking “brinca” nesse livro de tentar tornar pop e acessível um assunto espinhoso como a teoria da relatividade, o big bang, viagens no tempo, n-dimensões, etc.
Não que ele tenha conseguido tornar o assunto acessível a qualquer um, mas que ele escreveu uma obra gostosa de ler, isso ele conseguiu fazer. Tratado com um bom humor raro em publicações do gênero, o livro expõe toda a teoria que deu origem ao big bang, talvez uma das mais polêmicas propostas de modelar a origem do universo. Recheado de gráficos, imagens e referências à cultura pop, a física pesada da publicação passa para o segundo plano e as questões ininteligíveis para leigos perdem importância face à didática adotada pelo autor para expor os temas.
Óbvio que nenhum leitor vai sair um expert em física quântica, mas vai entender a maior parte do que o autor queria mostrar e entender a polêmica por trás da famosa teoria.
Leitura recomendada para quem gosta de ciências e temas espinhosos. Recomendado.

tommasoleonardi 01/06/2020

Excelente livro. Para quem nunca leu a respeito do tema, é um ótimo começo!!

Gabi Fonseca 13/09/2020

Complexo e fascinante
Extremamente difícil mas um prato cheio para os amantes da Física, pode ser bastante frustrante e desafiador ao mesmo tempo, recomendo muito!

danielatr 21/03/2020

Leitura para todos
Sua escrita inteligente e sarcástica ajuda a compreender o complexo universo da cosmofísica. Tem momentos que não dá para escapar dos termos mais difíceis, mas ainda sim é possível compreender sua ideia por meio de analogias e ilustrações.
Sua morte foi uma perda inestimável para a humanidade.

lasthours 02/02/2021

Dentro da casca de noz
Nos dois primeiros capítulos temos uma introdução a algumas leis e descobertas do próprio Stephen, assim como Newton e Einstein, tendo suas teorias como base dos assuntos discursados nos capítulos seguintes, e esses dois, principalmente pra quem não tá familiarizado com assunto, são os mais difíceis e lentos de prosseguir.

Depois disso, passamos por o universo infinito (ou não?), o começo de tudo, viagens no tempo, relação espaço-tempo, evolução humana, a humanidade vai dar fim ao planeta ou o planeta vai responder a altura as ações humanas? 4 ou 11 dimensões? Em tempo que nos é explanado tantas informações e respostas surgem novos questionamentos.

Se você já tem familiaridade com o tema, a escrita do Stephen é muito clara e acessível mesmo nos assuntos mais complexos, acho difícil um livro que não posso ser recomendável.

Gabriel Castro 02/04/2020

O universo em uma casca de uma noz
Leitura pesada, porém o livro traz discussões interessantes sobre o passado, o presente e o futuro, em uma visão científica.

Rodrigo 01/05/2023

O universo numa casca de noz
A obra é escrita de forma acessível, utilizando analogias e exemplos simples para tornar conceitos complexos mais compreensíveis para o público em geral. "O Universo numa Casca de Noz" é uma leitura fascinante e inspiradora para quem quer entender um pouco mais sobre a física moderna e as grandes questões do universo.
Recomendo a leitura.

Katze 10/03/2023

Eu sempre tive o costume de pesquisar todas as palavras que eu não sabia o significado ou de me ater ao conteúdo até o entender completamente. Nesse livro, me dei a liberdade de não fazer isso. Nem tudo o que eu li eu entendi completamente, mas está tudo bem. Isso foi um grande progresso para mim, pois o fato de eu sempre visar realizar uma leitura perfeita me impedia de ler mais ou até mesmo de ler. "Feito é melhor do que perfeito".

Marina 11/09/2009

Com a promessa de que este seria um livro para leigos, resolvi ler O universo numa casca de noz.
Bem, acho que se eu entendi 40% do livro foi muito. rs Não estou dizendo que o livro é ruim (aliás, acho que ele é até bem explicativo, tem muitas ilustrações, inclusive algumas só para preencher espaço), mas para quem sempre foi um zero à esquerda em física na época do colégio como eu, talvez esse não seja o livro mais indicado. Ele possui uma linguagem mais acessível, claro, mas o leitor tem que possuir uma certa bagagem.

Édina 11/02/2011minha estante
Para quem gosta de cosmologia científica, mas tem restrição de vocabulário científico, recomendo ler as obras do Marcelo Gleiser: A dança do universo, o fim do céu e da terra, e outros, pois este autor procura levar a física e o conhecimento científico produzido nas academias para o público leigo no assunto.

Ramon 09/01/2021

Excelente! É o primeiro livro que leio de Hawking e só tenho elogios. Apesar de alguns conceitos apresentados serem densos para o público geral, são necessários para o desenvolvimento do livro. As ilustrações também são muito boas.

HikariHime 31/08/2020

Para amantes da Física
Pra quem gosta de Física, vale muito a pena ler, mesmo que não entenda tudo. Stephen Hawking traz assuntos complexos, que todos os curiosos sobre nosso vasto universo sempre quiseram saber, de forma acessível (na medida do possível, claro kk) e as ilustrações dessa edição ajudam bastante.