O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Juan 16/08/2020

Ao contrario de Uma Breve História do Tempo, esse eu terminei tendo a impressão de que não entendi muita coisa do livro. Mas faz parte...

Raul 03/03/2022

O universo numa casca de noz!
Eu gostei muito dos capítulos e de tudo mais, mas, infelizmente, senti que a diagramação das imagens foi um empecilho durante a leitura. Era muito comum eu estar lendo um parágrafo e me perder no raciocínio porque fui ler a explicação de uma imagem.

Enfim, têm coisas que já mudaram mas continua uma leitura válida. Eu recomendo bastante ler com calma e depois procurar se atualizar.

Romeu Felix 04/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Universo Numa Casca de Noz" é um livro de divulgação científica escrito por Stephen Hawking, que apresenta uma visão sobre o universo, a física teórica e as últimas descobertas científicas. Hawking descreve de forma acessível conceitos complexos, como a relatividade geral e a mecânica quântica, e aborda temas como a natureza do tempo e a possibilidade de viagem no tempo. Além disso, discute a história da física e os principais cientistas que contribuíram para o desenvolvimento dessa ciência.

Fichamento:
Hawking começa o livro apresentando a história da física, desde as teorias de Aristóteles e Ptolomeu até a física moderna. Ele destaca a importância das teorias de Galileu, Newton e Einstein e como elas revolucionaram a física. Em seguida, discute as principais teorias da física moderna, como a relatividade geral e a mecânica quântica.

O autor explica de forma clara e acessível conceitos complexos, como a natureza do tempo e o universo em expansão. Ele descreve as características dos buracos negros e como eles afetam o espaço-tempo ao seu redor. Hawking também aborda a possibilidade de existir universos paralelos e como eles podem ser explicados pela teoria das cordas.

Hawking também discute a possibilidade de viagem no tempo e as implicações disso na física e na filosofia. Ele descreve as teorias de viajar para o futuro e para o passado, e como isso pode ser explicado pela relatividade geral.

Por fim, o autor discute a importância da ciência e da física em nossas vidas, e como elas podem nos ajudar a entender o universo e o nosso lugar nele. Ele também ressalta a importância da pesquisa científica e da busca pelo conhecimento.

Conclusão:
"O Universo Numa Casca de Noz" é um livro fascinante que apresenta conceitos complexos de forma acessível e clara. Hawking consegue explicar de forma simples temas como a natureza do tempo, a relatividade geral e a mecânica quântica, tornando-os compreensíveis para leitores leigos no assunto. Além disso, ele discute a história da física e como ela evoluiu ao longo do tempo. O livro é uma leitura recomendada para quem se interessa por ciência e quer entender um pouco mais sobre o universo e as últimas descobertas científicas.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Fabio293 21/04/2021

Cansativo
Achei interessante e cansativo ao mesmo tempo. Em determinado momento da leitura só queria terminar e passar para o próximo livro.

Cesar 21/10/2013

O livro que desperta futuros cientistas
Apesar do tema complexo, Hawking consegue trazer o entendimento numa clareza incomuns para um livro de física. O uso de ilustrações magníficas e a abordagem didática despertam o interesse e curiosidade para a física.

Jolly 07/10/2022

Ótima leitura sobre nosso Universo
Livro excelente, trás alguns conceitos diferentes dos convencionais sobre o tema, vale a pena ler!

Alguns capítulos são mais complexos, mas outros são mais tranquilos, recomendo a versão física, na versão digital existe muitas imagens e ilustrações e lendo num e-reader fica um pouco difícil a compreensão dessas imagens!

Sofista 24/07/2022

?Talvez você ache que este capitulo é parte de
uma conspiração do governo para acobertar as viagens no tempo. Talvez você tenha razão.?

Gostei muito mas é bem técnico na maior parte, recomendo.

Romulo Fabricio 24/01/2009

Complexo
O problema do livro é que a teoria é extremamente complexa, se quiser ler e entender, pode colocar dois anos de leitura. :)

Mugano 16/02/2024

Não entendi o porquê de recomendarem esse livro para leigos em astronomia
Quem é amante de astronomia mas que não tem uma base teórica de física avançada não vai entender. O autor pressupõe que você já esteja contextualizado com grande parte das teorias astronômicas da época, e caso você esteja, se torna uma leitura fácil, fluida. Caso contrário, é necessário reler várias vezes a maioria das passagens ou buscar apoio externo para acompanhar as ideias.

Valério 20/01/2015

Descubra, aprenda, surpreenda-se
Li este livro como a primeira obra de astro física, física quântica e nuclear. Não sou da área, mas a curiosidade sempre foi muito grande.
Já tem algum tempo. E este livro me deu a base para poder entender melhor outras obras, que se aprofundam um pouco mais.
Muito ilustrado, o que torna mais fácil o entendimento.
O que é explicado na verdade não é tão complicado. Apenas nos parece complicado porque vai contra a nossa lógica, que aprendemos em nosso dia a dia.
Por exemplo: é muito difícil entrar em nossa cabeça que o tempo pode passar mais rápido para um do que para outra, se obedecidas as condições para isso.
É um conceito estarrecedor saber que o tempo pode ser "entortado" e que em um buraco negro a gravidade é tão alta que até a luz não consegue sair dele.
Uma excelente introdução à física, escrita pelo que talvez seja o maior gênio atual da humanidade.

Rafa 21/03/2015

O Universo Numa Casca de Noz
Mais um livro brilhante do gênio Stephen Hawking, dessa vez nós vamos conhecer tudo sobre o big bang e sobre a física na atualidade, vamos a fundo sobre tudo do Universo. Em O Universo numa casca de noz, a forma como Hawking escreve sobre a teoria do big bang, buraco negro, relatividade entre outros assuntos da física moderna.

O livro tem uma linguagem técnica, mas não precisa se assustar e uma dica que dou para os leitores é muita atenção e com certeza você vai retornar algumas páginas para entender melhor sobre o assunto. Um ponto forte no livro é o bom humor do cientista, através das palavras ele consegue prender atenção do leitor e tornando assim um livro prazeroso em se ler.

A Editora Planeta fez um trabalho incrível de diagramação, um livro ricamente ilustrado com vários gráficos e imagens em alta qualidade, sem contar também que a fonte e espaçamentos traz um conforto durante a leitura.

O leitor vai embarcar em uma viagem e conhecer as diversas teorias e estudos sobre viagem no tempo e até mesmo para outras galáxias.

site: http://www.livreando.com.br/2015/03/resenha-o-universo-numa-casca-de-noz.html

cat 23/01/2021

Na minha opinião esse livro conseguir ser mais claro do que os que li anteriormente, talvez por ser bem mais ilustrado facilitando a visualização de alguns conceitos que ficam um pouco abstratos em palavras. "O universo numa casca de noz" tem seu foco na história do universo, seu passado, futuro e a expectativa de viagens no tempo.

Rob 10/09/2009

171
Basta analisar a capa: "in a nutshell" é uma expressão idiomática para falar de uma explicação resumida. Para explicar este conceito, a capa traz um desenho todo colorido e dimensional de uma coisa (que deve ser uma representação do Universo) dentro de uma casca de noz. A capa deixa claro: este livro usará figuras coloridas impressas em papel brilhante que terão uma tênue relação com o texto.

A promessa da capa se concretiza. Os desenhos parecem privilegiar a capacidade de usar um software 3D em detrimento da utilidade. O pior - o texto simplifica as explicações a ponto de torná-las insuficientes e insossas.