Os hungareses

Os hungareses Suzana Montoro

Resenhas - Os hungareses

Aline T.K.M. | @aline_tkm 10/09/2014

Descobri um pequeno tesouro!
Os Hungareses é aquele livro cuja leitura nos deixa a sensação de termos descoberto um pequeno tesouro.

É numa pequenina aldeia da Hungria que começamos a conhecer personagens e histórias pitorescas que, de tão reais se tornam fictícios; ou seria o contrário? Desde menina, Rozália a protagonista do romance carrega no sangue a necessidade de movimento e liberdade. E não poderia ser de outra forma: a garota é sobrinha de Rózsa, uma andarilha por essência. Rozália sente essa necessidade vinda bem lá de dentro, como inúmeros horizontes que se abrem em seu interior e que encontram seus pares nos desenhos do garoto József, que vive com o pai e os irmãos no cemitério da aldeia e que almeja ser alfaiate.

Cercada de bichos e com o irmãozinho Lajos a segui-la, Rozália vive a esquivar-se do azedume da madrasta e da severidade do pai. E lança-se em empreitadas, como as andanças pela puszta, conhecendo ciganos e tecendo sua história com um comprido fio, infalível e inevitável, capaz de conectar vidas através de tempos e lugares distintos.

Partidas, despedidas, encontros, desencontros. A história de Rozália tem continuidade em terras brasileiras, com a chegada dos navios repletos de famílias hungaresas e ciganas. Aquele fio que une e costura histórias é puxado um par de vezes, levando Rozália já mulher e sua família ao sítio dos hungareses, lugar onde viviam imigrantes hungareses (vários deles naturalistas) em comunidade.

As histórias dessa gente andarilha, sofrida, sem recursos mas feliz, são narradas por uma das filhas de Rozália, nascida no Brasil. Encontrando a vida na aldeia da Hungria através dos olhos da mãe, e misturando-a às próprias lembranças vividas no sítio dos hungareses, a ela coube costurar e contar toda a trajetória da família. Mas a voz da própria Rozália também aparece e, surpreendendo o leitor com uma doçura sem igual, conta lembranças e elucida detalhes de eventos antes narrados por sua filha.

Tantas histórias e existências unidas por um fio, nessa vida em que tudo se repete um sem-número de vezes, num mesmo padrão e em cenários volantes, sem fronteiras claras. Assim é a essência de Os Hungareses, livro em que a beleza se encontra um pouco muito! em todo lugar. Na narrativa singela e sensível; nas histórias com um quê de mágicas; nos personagens e suas peculiaridades; e também nos animais que povoam a trama, com os quais se conecta profundamente o personagem de Lajos.

Os Hungareses surpreende por estar repleto de uma magia que não se encontra por aí todos os dias. Com trama fictícia, sem informações precisas de datas e locais, mas baseada em pesquisas e relatos de imigrantes o sítio dos hungareses de fato existiu , este pequeno notável de 192 páginas tem o real poder de transportar o leitor a um mundo (um não, vários) à parte.

LEIA PORQUE...
Ainda que se trate de ficção, Os Hungareses foi baseado na vida real. Houve pesquisa; a autora entrevistou moradores do sítio dos hungareses e seus descendentes, além de ter viajado à Hungria. Ao final, ela até inclui os nomes dos húngaros entrevistados e que foram fonte de inspiração para os personagens do livro.

DA EXPERIÊNCIA...
Amei tudo em relação a este livro. Até mesmo o caráter impreciso das histórias e personagens, o que reforça o tom mais imaginativo, mais mágico da coisa toda.

FEZ PENSAR EM...
Posso estar viajando absurdos agora, mas imaginaria muitos dos personagens daqui inseridos numa espécie de Macondo hungaresa!

site: http://livrolab.blogspot.com
Sylvia 12/10/2014minha estante
Aline, acabei de ler esse livro e amei pela simplicidade e beleza da prosa.

Marina 28/08/2022

Peguei esse livro ao acaso para ler e adorei! Gosto muito de histórias de imigrantes, saber sobre a adaptação dessas pessoas, os desafios e os choques de cultura que acontecem quando você deixa o seu país natal, mas o que mais gostei foi a forma poética que a autora nos conta sobre essa família e comunidade húngara que veio morar no Brasil. É ficção, mas baseada em fatos reais, e nos faz viajar junto com os personagens.

Cris Aragão 23/12/2020

Mais um livro sobre imigrantes que se estabeleceram no Brasil, nesse caso húngaros. Muito delicada e comovente a narrativa ficcional baseada em histórias reais.

lorena.ja 02/01/2019

Excelente!
Suzana Montoro ficou fascinada com as histórias de imigrantes húngaros que vivem no interior de SP e entrevistou diversos deles. Também visitou a Hungria para construir esse romance delicioso de se ler. Apesar de ter como base fatos reais, é tudo ficção.

Vale muito a pena conhecer!

A escrita da autora revela uma pessoa muito inteligente e sensível.

Um trecho para ficarem com água na boca:
"Não conseguia me imaginar distante da minha origem. Que as fronteiras fossem marcas alteráveis era coisa mundana que por mais que interferisse no idioma e nacionalidade não alcançava aquele lugar íntimo, o ninho ao qual sempre retornamos."

Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2012.