Need For Speed

Need For Speed Brian Kelleher

Resenhas - Need For Speed

Bruno Rodrigues 27/12/2022

Need for speed
Esse livro é ideal pra quem gosta de uma boa história de aventura e de carros. Também se dispões de romances e é repleto de super carros esportivos e muita velocidade.
O livro é baseado na série de games de corrida Need for Speed. Tobey Marshall é um grande piloto amador, e administra a oficina mecânica de seu falecido pai, junto de sua excelente equipe.
A vida de Tobey é totalmente despedaçada quando Dino, convida Tobey e seu amigo Pete para uma corrida com super carros esportivos. Durante a corrida Dino provoca um acidente e arma para que Tobey seja culpado e preso.
Após cumprir 3 anos de prisão, Tobey é libertado, ele aposta todas suas fichas em participar de uma seletiva, misteriosa e milionária corrida de rua, com os maiores pilotos e os carros mais velozes. Para tal feito e para provar sua inocência, Tobey precisa reunir novamente toda sua equipe, e o principal, conseguir um super carro.
A participação de Tobey nesta corrida se torna uma grande aventura cheia de percalços, que pode colocar sua própria vida em risco.

Gabii 20/01/2022

"é por isso que corremos."
Confesso que sou meio suspeita pra falar por que sou simplesmente apaixonada pela franquia. Pelo fato de o livro ser inspirado no meu filme favorito, comecei a ler com muitas expectativas, e não fui decepcionada. O livro entrega tudo que promete, porém indico pra quem é fã da franquia, ou que pelo ao menos já viu o filme, pois o livro descreve as corridas, manobras e carros (desde o motor, até o design) com muitos detalhes, o que pode ser um pouco confuso ou difícil de acompanhar se você não lembra das cenas do filme.
Amei o fato de o livro não modificar a história já contada no filme, e sim acrescentar mais detalhes, contando a história tanto do personagem principal, quanto dos personagens secundários perfeitos (de quem sabemos muito pouco no filme).
O livro possui um narrador onisciente, não é meu favorito, mas acho q funcionou muito bem nessa situação, pois conseguimos saber pelo ao menos um pouco do que se passa na cabeça de vários personagens e não apenas do Tobey, me apaixonei pela escrita.
Tive um pouco de esperanças de um epílogo que mostrasse um pouco mais de Tobey e Julia, mas não teve porque como já dito, eles seguiram o roteiro do filme, por isso não descontei ponto.
Por fim, minha indicação é a seguinte: assista o filme e depois leia o livro, vale a pena.

Gian 11/08/2022

"Tobey Marshall é uma lenda no mundo das corridas se rua. Agora que ele está aposentado, seu único desejo é tocar a oficina só pai junto com seus amigos e membros do seu ex time de corrida. Mas um último desafio feito por um velho parceiro acaba levando um de seus amigos à morte e Tobey para a cadeia, acusado de um crime que não cometeu.
Três anos depôs, Tobey é solto. Entretanto, está completamente sem opções. Sua equipe se dispersou e a oficina não existe mais. A única esperança para Tobey surge em uma proposta tentadora, uma corrida incrível que contará com pilotos de todo o país em um desafio lendário em rias públicas até a Califórnia. Suas chances são boas, mas um velho inimigo está determinado a derrotá-lo. "

Show de bola!! Mto mais adrenalina que o filme!!!!

Inlectus 03/10/2017

Bom demais!
Velocidade, adrenalina!!

Sarah498 06/04/2023

Incrivelmente Espetacular.
AMEI COM TODA A CERTEZA ESSE LIVRO.
Ele tem muita semelhança do "Velozes e Furiosos", eu amo esse filme, então é mais do que certo que ia amar esse livro maravilhoso, espetacularmente bommmm ???.
Se você gostar desse tipo de tema, você vai amar esse livro também. Super indico.

Robson 12/03/2014

Chegou a hora das corridas irem para as páginas
Avaliação: 3.5 estrelas

Há algum tempo as adaptações de jogos para livros se estabeleceu no mercado editorial, com franquias pra lá de conhecidas no mundo dos gamers e agora chegou a hora de mais um jogo famosinho entrar nesta onda: Need for Speed.

O jogo de street race da EA Games é extremamente conhecido entre os gamers e até mesmo por aqueles que jogam apenas por hobby. Eu, particularmente, sou muito fã dos jogos da franquia Need for Speed desde o surgimento do console Playstation, passava horas e mais horas vencendo corridas que jamais venceria na vida real junto com meu irmão e agora pude ter isso nas páginas de um livro também. É claro que a adaptação de um jogo de videogame nunca será perfeita, em um livro não existe toda a interatividade que existe nos consoles, apenas isso dificulta bastante a vida dos autores contratos pelas empresas para transpassar aquele universo para as páginas.

Confesso que li Need for Speed sem expectativa alguma, afinal, não sou grande fã de adaptações de outras mídias para os livros. São raros os livros adaptados (seja de filmes, séries, jogos e etc.) que no final apresentam uma narrativa extremamente bem elaborada, uma história convincente e uma estrutura de deixar qualquer um de boca aberta. Com Need for Speed foi assim, o autor cometeu algumas falhas impossíveis de não serem notadas.

Sim, eu tenho que entender que ele tinha um roteiro pré-fabricado da história e isso deve ter dificultado bastante, mas a narrativa do autor é por muitas vezes confusa e sem brilho algum. Um livro cujo plano de fundo é o street race (corridas de rua) fica imensamente melhor e mais intenso caso seja narrado em primeira pessoa, mas o autor escolheu narrar seu livro em terceira pessoa, impossibilitando a sensação completa de adrenalina que o livro demanda e personagens extremamente superficiais, isso sem contar as inúmeras partes em que me senti confuso e perdido.

O desenvolvimento de Need for Speed é impecável, posso dizer que este é um livro com começo, meio e fim. O autor conduziu sua história bem, colocando a dose certeza de elementos complementares e bastante ação e até mesmo comédia. A leitura é extremamente rápida, li o livro em questão de poucas horas e isso me deixou extremamente satisfeito. Em suma, o desenvolvimento, a ação, o cenário e os plots secundários, fizeram com que a leitura valesse a pena e o tempo fosse recompensado. A finalização do livro foi ótima, não esperava de jeito nenhum por um final de tirar o fôlego e isso acabou por amolecer meu coração e eu acabei gostando um pouco mais de Need for Speed.

Esse foi o primeiro contato com essa categoria de livros onde se encaixam as adaptações de jogos e provavelmente será o último, realmente não são livros que caem bem nas minhas rotinas de leitura. Mas, estaria sendo desonesto se dissesse que a leitura de Need for Speed não foi proveitosa, foi um ótimo livro para passar o tempo e esquecer a tensão de outros livros, acabei me sentindo bem relaxado.

Com toda certeza vocês devem ler, é um livro que pode agradar pessoas de todas as idades e gêneros.

site: http://www.perdidoempalavras.com/resenha-need-speed-brian-kelleher/

ricardo_22 31/03/2014

Resenha para o blog Over Shock
Need for Speed, Brian Kelleher, tradução de Edmundo Barreiros, 1ª edição, São Paulo-SP: Única, 2014, 240 páginas.

Após muito tempo afastado das corridas, Tobey Marshall quer apenas manter, ao lado de toda sua equipe, a oficina que herdou do falecido pai. Mas para sanar as dívidas, ele acaba aceitando um desafio de um antigo desafeto e, no meio dessa aventura eletrizante, um de seus amigos acaba morrendo e Tobey é preso, acusado de um crime que não cometeu.

Três anos depois, quando finalmente deixa a prisão, Tobey está disposto a tudo para se vingar do verdadeiro culpado pela morte de seu amigo. Com sua equipe dividida e sem qualquer chance de reconquistar seu espaço no mundo das corridas de rua, Tobey percebe que sua única alternativa é participar da corrida mais desejada pelos pilotos. Para isso precisa apenas atravessar o país, correndo contra o tempo e sendo perseguido pela polícia, enquanto seu principal adversário planeja como finalmente derrotá-lo.

“A velocidade “inalcançável”, o Santo Graal das corridas de rua, estava em torno dos 400 km/h. Isso é mais do que um quilômetro a cada dez segundos. Assim como quebrar a barreira do som num caça a jato, uma velocidade dessas num carro pode ser excitante. Contudo, bastava um único movimento em falso e a pessoa atrás do volante acabava, na maioria das vezes, morta” (pág. 15).
Quando foi anunciado que a franquia de games Need for Speed ganharia adaptações para o cinema e a literatura, a única certeza era que se assemelharia com os filmes de Velozes e Furiosos, por exemplo. Sabendo disso, antes mesmo da leitura estava claro que se tratava de um livro para um público específico, o que posteriormente se confirmou. O livro de Brian Kelleher é definitivamente um trabalho apenas para os fãs dos games e de velocidade em geral, tanto que os personagens são ofuscados pelos carros.

A leitura de Need for Speed acontece com o mesmo ritmo das corridas e perseguições que encontramos ao longo das sete partes em que é dividido. São inúmeros momentos de pura adrenalina transmitidos a partir de uma narrativa agradável e muito descritiva, contrariando a ideia de que livros originados de filmes são vagos e sem um aprofundamento convincente.

Prova disso é que, diferente do filme, onde provavelmente a única graça está no ronco dos motores, o autor conseguiu descrever de forma detalhada todos os componentes dos carros. Quem não entende pode ficar perdido, mas conhecer o mínimo que seja é suficiente para tornar o trabalho de Kelleher viciante, ainda que existam pequenas falhas de revisão e um estilo bem característico de sua escrita agradável.

Além dos elementos técnicos de cada um dos carros tunados, o leitor se depara ainda com tudo o que é natural nesse tipo de enredo. Perdemos a conta da quantidade de trapaças, motivadas pela rivalidade, e perseguições que geram instante de tensão pela incerteza do que ainda pode acontecer, já que o autor se aproveita de sua imaginação para surpreender em inúmeras oportunidades.

site: http://www.overshockblog.com.br/2014/03/resenha-229-need-for-speed.html

Taverna do Pergaminho 28/03/2017

SURPRESA
Bom confesso que somente comprei esse livro para ler por que se tratava do grande jogo que sou mega fã desde sempre, NEED FOR SPEED, então eu precisava ler esse livro. Mas eu já não esperava grandes coisas, por se tratar de uma história de corrida de carros e tal baseada em um jogo de PC, não imaginava que seria grandes coisas.

A surpresa foi ler uma história bem interessante que me prendeu do início ao fim. É um livro pequeno que dá pra ler rápido e uma história simples. Aliás o livro é bem simples a narrativa é simples, não tem nada de muitoooo elaborado mas a história é bem legalzinha vale apena ler.

Para quem só viu o filme, sinto muito, o filme é bem ruim perto do livro. Somente isso que tenho a dizer.

Danilo224 26/05/2023

Necessidade por velocidade
Quando eu era criança, adorava filmes e jogos sobre carros e corridas, naturalmente need for speed acabou se tornando um dos meus jogos/filmes que eu mais adorava. O livro adapta o filme de 2014 que apesar de não ser perfeito, se mantém na proposta de entregar uma aventura de acordo com os jogos.

Gostei bastante de revisitar essa história, alguns detalhes adicionais e outras descobertas me agradaram bastante, comecei a ler sem pretensão nenhuma, simplesmente o comprei por R$5,00 em uma livraria mas quando me vi, tinha terminado a história em um dia só.

Uma bela surpresa.