O Romantismo por Carpeaux

O Romantismo por Carpeaux Otto Maria Carpeaux

Resenhas - O Romantismo por Carpeaux

Jonathas dos Santos Benvindo 10/01/2022

O livro aborda de forma exaustiva, completa, os diversos ?Romantismos?, pois não existiu apenas um Romantismo. Otto Maria Carpeaux explica ao longo de todo o livro que o Romantismo é um movimento ligado aos acontecimentos sociais. Então, seguindo desde a Revolução Francesa de 1789, e indo até o fim da Revolução Industrial em 1848 e a mudança de governo na França, vemos que os diversos - incontáveis - autores desse período surgiram desde a Inglaterra até a França e Itália, passando pela Alemanha, os países ibéricos e por fim os russos e eslavos e a América.
Eu gostei bastante da leitura pois agrega muito ao que estudei na faculdade. É uma leitura um pouco cansativa, mas se você ler com calma e tentando antes de ler fazer um mapeamento de cada capítulo, acho que a leitura vai fluir melhor e você vai entender tudo ou grande parte. Carpeaux é um autor que faz você pensar. Ele não traz tudo mastigado. Mas é um excelente livro.

Leandro 03/10/2021

O livro é parte do colossal "História da literatura Ocidental", sendo o livro sobre o romantismo.
Carpeaux traça desde a origem do movimento com a ascensão napoleônica ao seu fim com a revolução de 1848.

Camila0831 25/06/2022

Coexistência com os Clássico
O autor expressa de forma linearmente clara as relações histórico-filosófico-sociais dos aspectos responsáveis pelo surgimento, proliferação, esvaziamento e fim do Romantismo. São fascinantes as ligações entre Romantismo e a antiguidade clássica, que vão para além da negação, apresentando a leitura frequente nos românticos e mesmo uma coexistência com a estética clássica. Infelizmente pouco se falou do Brasil.