Semíramis

Semíramis Ana Miranda

Resenhas - Semíramis

Eduardo.Silva 25/01/2019

Uma história através da História
Quando as mãos frias da realidade tocam a pele calorosa da ficção, nasce o romance histórico. No entanto, é necessário mais do que esse encontro para que o escritor possa chegar ao nível no qual o leitor não consiga distinguir entre as duas dimensões (o abstrato e o concreto).

Resta também o desafio de que o enredo permaneça sempre sobre a linha tênue que divide o real e o imaginário, não permitindo a visualização da pesquisa histórica realizada para produção da obra.

Há-de se notar ainda que Ana Miranda utiliza com maestria os elementos de verossimilhança e de construção narrativa. E o resultado não seria diferente: o aprisionamento do interesse do leitor que é liberado desse êxtase ao final da leitura.

Outros pontos nessa obra que devemos destacar são: o protagonismo feminino (o personagem principal é uma mulher) e sua busca pelo empoderamento numa época em que as brasileiras sofriam determinadas limitações.

Finalmente, gostaria de registrar que um romance histórico é uma importante ferramenta pedagógica, através da qual é possível levar o conhecimento de História por meio de uma história.

Maritsa.Costa 26/07/2023

Abandonei
Abandonei porque o livro "se vendeu" como uma ficção histórica a respeito do José de Alencar e não encontrei "nada" do José de Alencar nele! Ou quase nada pq ele é mencionado ao longo da narrativa, mas muito pouco e acho que nem pode ser considerado personagem secundário...o livro é sobre duas mulheres numa história meio chatinha...então, passei o olho geral no livro, mas não li. Abandonei mesmo.