Entre amigos

Entre amigos Amós Oz

Resenhas - Entre Amigos

Dudu Menezes 18/01/2023

Bom começo
Quinta leitura do ano; primeiro livro concluído nas minhas férias, Entre Amigos vai ficar marcado como a minha porta de entrada para a obra de Amós Oz.

Digo que é "a porta de entrada", porque, daqui por diante, fica impossível não ler mais nada do autor.

Neste livro temos oito histórias, que se cruzam, já que todas se passam em um kibutz, trazendo questões universais sobre a vida e as relações humanas, em um ambiente em que seus personagens vivem dramas pessoais que são comuns a todos nós, mesmo muitas décadas depois.

Embora não se aprofunde sobre a origem e a forma de organização dos kibutzim, o livro nos situa no dia a dia destas comunidades coletivas e agrárias (estilo cooperativa), que surgiram na passagem do século XIX para o século XX, antecedendo a criação do Estado Judeu.

Os textos, narrados em terceira pessoa, trazem um aspecto biográfico para as histórias, uma vez que o próprio autor viveu por décadas em um kibutz, fazendo da história de vida de cada personagem uma oportunidade para se pensar questões históricas, políticas e filosóficas.

A verve pacifista do autor fica bastante evidente ao narrar as experiências de cada um desses personagens e o quanto o contexto bélico, movido por contradições e incertezas, influenciou nas relações mais pessoais, entre os membros dessas comunas, que, originalmente, se propunham a uma espécie de sionismo trabalhista (ou socialista).

Fiquei curioso para ter mais informações sobre a situação atual destas comunidades agrícolas, considerando a questão Palestina e Israel, nos tempos atuais, mas encontrei pouca coisa confiável - e relevante - sobre o tema.

A indicação do livro foi da minha amiga Aritana, a quem agradeço muito por ter me apresentado esse autor.

#amosoz #entreamigos

marcelo.batista.1428 27/03/2022

Meu quarto livro de Amós Oz e com certeza não será o último.

Nesse livro, em cada um dos capítulos, um dos moradores de um Kibutz em Israel é o protagonista, e os demais são coadjuvantes de maior ou menor importância. Numa narrativa direta, mas sensível, sem excessos, mas rica em detalhes; o autor consegue discutir questões universais, mesmo descrevendo o cotidiano de pessoas comuns e seus pequenos dramas, vivendo numa localização tão específica.

É possível conhecer um pouco do povo judeu, um pouco do Kibutz, e é possível conhecer muito do humano.

“Ao voltar para seu quarto, Osnat se serviu de um copo de água gelada com essência de limão e descalçou as sandálias. Ficou descalça junto à janela aberta e disse consigo mesma que a maioria das pessoas, pelo visto, precisa de mais calor e afeto do que os outros são capazes de dar e que esse déficit entre a demanda e a oferta nenhum dos comitês do kibutz, nunca, conseguirá cobrir. O kibutz, pensou, muda um pouco as disposições da sociedade, mas a natureza humana não se modifica, e essa natureza não é fácil. Não se pode abolir de uma vez por todas a reles inveja e mesquinhez em uma votação em instituições do Kibutz.”

mirroredmind 16/07/2023

Entre notícias ruins e despedidas
Esse livro me encheu de muitas formas, primeiramente pela forma sensível que as histórias são apresentadas, e a riqueza de detalhes que cada situação é descrita. Segundamente, pelas críticas e convicções de cada personagem, cada um com suas peculiaridades e seus ideais.

Amós Oz, tem uma escrita muito crítica e sensível, é um autor que toca suavemente no interior do leitor, suas descrições são lindas, acho que esse detalhe é o que mais enriquece o livro.

Eu conseguia imaginar cada detalhe, cada ventania, as chuvas finas, as caminhadas, e as colinas. Um livro lindo e acessível!

Stephanie.Chaia 12/12/2023

Kibutz
Nunca tinha ouvido falar dos kibutz até conhecer Amós Oz e aqui temos pequenos contos independentes, mas interligados que contam as vidas e os dias comuns de um.

Ma Oda 09/09/2014

Singelo
Amós Oz faz o relato da vida dos moradores de um kibutz, uma típica comunidade agrícola israelita. O livro em si é meio parado, mas a narrativa é feita de forma que o leitor se sinta na mente dos personagens, e entenda seus pensamentos e aflições ao mesmo tempo em que eles lidam com o dia a dia na comunidade.

site: http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/tags/amos-oz/

andrealog 03/09/2021

Diversas pessoas, diversos encontros
A vida numa comunidade nem sempre é fácil, o autor nos conduz pelas histórias intricadas na comunidade israelense de um kibutz no pós guerra. Lindo, emocionante!!!

Pri Garcia 12/09/2021

Comecei a leitura sem nem ler a sinopse. Adorei. Acho que quero ler todos os livros com essa pegada da companhia das letras!

Fabi 21/08/2022

Com capítulos divididos em contos, o livro conta o dia-a-dia de um kibutz com foco nos moradores, suas características, conflitos e anseios, personalidades, visão de mundo. Ainda assim, é possível captar bem a vida, as tarefas e o modo de vida em um kibutz.

Annelyse Magalhães 06/03/2024

Um livro com um significado profundo
Olha esse livro é dividido em várias histórias, que acabam repentinamente, um significado profundo e pesado, com cada história algo novo ah se pensar. Recomendo sim que leiam esses livro.