Estação Polar

Estação Polar Matthew Reilly

Resenhas - Estação Polar

Vi 11/04/2021

Gostei
Apesar das bizarrices é uma leitura mto boa, não da vontade de parar de ler! A gente se sente num filme de ação!
Lizziane 16/04/2021minha estante
Pareceu Duro de matar?

Vi 01/05/2021minha estante
sim e missão impossível tb!

throdgs 07/06/2022minha estante
Gente e o homem num morre nem por decreto kkkk

Vi 27/06/2022minha estante
simmm! kkk

Antunes 10/02/2024

Matt Reilly é excelente!!
Numa das regiões mais inóspitas do globo, entre imensas geleiras e ventos violentos, se esconde um segredo com mais de 400 milhões de anos.

Um fato inacreditável que pode mudar completamente as atuais teorias sobre vida extraterrestre.

Minha segunda experiência com o autor, anteriormente li "O templo".

Aqui temos todos os clichês dos filmes de ação dos anos 80, com um protagonista indestrutível, ação incessante (tem sequências que você não consegue parar de ler) e uma história bem costurada ( inverossímil, mas muito boa).

Ainda tenho aqui pra ler o Area 7, que faz partr dos livros do personagem Shane Schofield. O autor lançou 7 livros do personagem, porém no Brasil saíram apenas 3... infelizmente!

Leiam Matt Reilly... um dos melhores entretenimentos lido nos últimos tempos!
Fabricio268 10/02/2024minha estante
Filmes de ação dos anos 80!!!!! Isso é pancadaria do início ao fim sem frescura!!

Antunes 10/02/2024minha estante
Exatamente

Vanessa.Brizola 29/12/2014

Ação de verdade!
Estação Polar não tem nenhuma pretensão de ser um livro reflexivo ou denso. Muito menos está fora dos clichês de ação, mas ainda assim é um livraço! Justamente porque o autor se empenhou em explorar os pontos realmente importantes para história funcionar. Não há melodramas nem passagens "intelectulóides", pode ser lido e apreciado por qualquer pessoa com o hábito, ou não, da leitura. É o tipo de livro para presentear aquele leitor causal, por exemplo, que gosta de relaxar com overdoses de adrenalina. E deixa muitos, eu digo muitos mesmo, filmes que exploram esse gênero ação/assalto/suspense lá embaixo!

Três pontos marcantes na história? O protagonista é feito para nos conquistar de imediato, Shane Schofield é uma personagem com aquelas características Macgyver de ser. A ambientação, o continente Antártico, um lugar pouco explorado nos romances, trouxe uma identificação envolvente e claustrofóbica para os personagens. A narrativa, como mencionei no parágrafo anterior, é direta e divertida!

Leia e prepare-se para boas horas de entretenimento descompromissado!

Malu Marinho 12/08/2022

Eletrizante, estilo Indiana Jones, e tão inverossímil quanto. Uma boa diversão pra quem gosta de muita ação.

André L. Pavesi 11/04/2011

Para quem procura ação e aventura num ritmo alucinante!
Duas expressões manjadas me vem a cabeça ao ler esse livro: “ação frenética” e principalmente “pular da frigideira para o fogo”.

Ao longo de mais de quinhentas páginas, Shane Schofield, o personagem central, e sua equipe superam um desafio atrás do outro, com riscos cada vez maiores, e ameaças vindas de onde menos se espera – não vou entregar qualquer spoiler aqui, mas os inimigos vão crescendo exponencialmente em termos de ameaça e periculosidade.

Algumas passagens dão a nítida impressão de fases de um vídeogame, no melhor sentido – no meio da correria, explosões e tiros por todos os lados, o personagem acha do nada um item que vai salvar sua pele logo adiante. É um ponto levemente negativo, mas que no contexto se encaixa perfeitamente.

Claro que o título não se presta a grandes reflexões filosóficas, mas ninguém esperaria algo assim desse tipo de livro.

Para quem procura um livro leve, de leitura rápida (as 514 páginas literalmente voam!!), com uma trama não muito intrincada de espionagem, cheio de codinomes invocados no melhor estilo G.I.Joe, ação e pancadaria, é um título altamente recomendável.

Particularmente, pretendo ler outros títulos do autor no futuro.

sagonTHX 25/05/2011

ADRENALINA, MUITA ADRENALINA!!!!!!
Matthew Reilly me fez recordar os bons tempos dos filmes de ação e aventura das décadas de 1980 e 1990. Aquelas duas décadas foram pródiga em filmes originais e incríveis, estrelados por atores de peso: Bruce Willis, Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Kurt Russel, Harrison Ford, Charles Bronson, Clint Eastwood, entre outros.

Quem não se lembra de Caçadores da Arca Perdida, Duro de Matar, Star Wars, Aliens o Resgate, O Exterminador do Futuro, Predador, O Matador, Mad Max 2, Jogo Bruto, Comando para Matar, Rambo, True Lies, Daylight, entre tantos outros...

Bons tempos aqueles. Filmes recheados com muita adrenalina.

Mathew Reilly conseguiu transpor para seu primeiro romance, escrito em 1988, aos 24 anos, todo frênesi alucinante dos filmes de ação dos anos 1980 e 1990. Estação polar é um filme de ação em forma de escrita, pontuado com algumas pitadas de suspense, mistério e ficção científica.

Para um livro de estréia, Reilly demonstra que é dono de uma mente criativa e muito inventiva. Ele consegue extrair adrenalina até de um fio de cabelo flutuando para o chão.

Estação Polar é ação do começo ao fim. Quando você pensa que as coisas vão se acalmar, descobre que o que aconteceu até aquele momento foi um colírio. Shane Schofield, o protagonista da história, um fuzileiro naval que é um misto de Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger, consegue fazer inveja a Harry Houdini (o grande mágico escapista do início do século XX). Schofield consegue escapar de cada situação que só seriam possíveis em um filme de ação hollywoodiano. E é aí que está o diferencial: você até tenta imaginar como ele vai conseguir sair daquela enrascada, mas não consegue nem chegar perto da solulção que ele acaba encontrando. Assim, é uma surpresa atrás da outra.

A história é um misto de aventura-ação e suspense-SCI-FI. A narrativa flui rápida como a própria ação, e tem um formato cinematográfico, com cenas cortadas em momentos crítico para dar um gancho para a página ou o capítulo seguinte. Todos os elementos de ação estão presentes nesse livro: tiroteio, perseguições incríveis, explosões (muitas), inimigos ferozes e implacáveis, situações inusitas e reviravoltas inesperadas e ação, muita ação... Mas não é só de ação que vive Estação Polar. Também há um mistério por trás de toda essa adrenalina que vai se revelando paulatinamente, criando um certo clima de suspense que casa bem com o corre-corre dos personagens.

Mas nem tudo é perfeito. O livro tem alguns clichês, chavões, alguns excessos de adjetivos, típicos dos filmes de ação, porém nada que prejudique a leitura. Mesmo porque, o forte de Estação Polar é justamente a ação. E ela acontece de forma tão intensa e constanque que você não tem tempo para ficar prestando atenção nisto.

Apenas como curiosidade. Ponto de Impacto de Dan Brown é bem parecido com Estação Polar. Só que este foi lançado originalmente em 2001, cerca de três anos depois do livro de Matthew Reilly. Não que os dois livros sejam iguais, mas há muitos elementos em Ponto de Impacto que lembram Estação Polar.

Seja como for, Estação Polar é um bom livro. Se você curte filmes de ação e aventura, vai gostar de ler esse livro. Agora, se você gosta de histórias densas, cheias de meandros profundos, com narrativas rebuscadas e floreadas, que fazem refletir e pensar além do contexto, então, talvez esse não seja exatamente o seu livro.

Gostei tanto que já estou atrás de Templo e Área 7 do mesmo autor.

Revomendo!

fdelrio 10/07/2011

Estação Aberta!
O livro respira ação, e ela ocorre o tempo todo, tem um pouco de suspense com relação ao mistérioso achado na tal estação, e algumas reviravoltas, mas é um livro de ação ininterrupta, foi muito bem escrito, em nenhum momento achei cansativo ou maçante, na verdade parace um daqueles blockbusters americanos com algum ator famoso no papel principal. Só não leva as 5 estrelas, justamente porque é tanta ação que as vezes a história fica um pouco de lado, mas nada que comprometa o livro, pra quem gosta de um bom thriller de ação é uma ótima pedida, é uma pena que a editora não tenha publicado outros livros do autor aqui no Brasil, já que ele tem muitos outros.

JCarlos 21/07/2021

Antártida. Fuzileiros Navais. E baleias! E assassinas!
De início vou logo avisando que comecei a ler só por conta da espaçonave alienígena presa no gelo rsrs
Pois bem, não foi bem por aí e a minha expectativa meio que sofreu uma reviravolta. Mantive o foco e continuei a leitura. E não é que se revelou uma trama militar eletrizante, um vira-páginas por conta do seu ritmo alucinante?
Após a morte estranha de mergulhadores e atendendo a um pedido de socorro, uma tropa de fuzileiros navais é enviada para proteger cientistas na estação polar Wilkes, na Antártida, onde foi descoberta o que seria uma nave com tecnologia aparentemente não construída pelo homem, numa caverna a milhares de metros abaixo do nível do mar.
Acontece que o tenente Shane Shofield ?Espantalho?, um personagem pra lá de badass, não imaginava o quanto iria enfrentar para proteger a segurança dessa descoberta e preservar a vida de todos ali.
E muita coisa acontece ao mesmo tempo, com cenas de luta e ataques. Comandos de outras nações que querem a qualquer custo se apoderar da descoberta, explosões, baleias assassinas, tiros, mortes, política, espionagem e muita, mas muita ação mesmo.
Uma boa diversão. Despretensioso. Adrenalinástico.

?A vida humana como a conhecemos está na Terra há menos de um milhão de anos, certo? Historicamente falando, não é muito tempo. Se a história da Terra fossem as vinte e quatro horas do dia, o período da presença humana moderna representaria uns três segundos. O que chamaríamos de vida humana civilizada? a vida em sua forma homo sapiens? está aqui há um tempo ainda menor, nem mesmo vinte mil anos. É menos de um segundo no relógio do mundo.?

@wesleisalgado 22/02/2022

Ponto de Impacto para crianças de até 12 anos
Não que eu considere hoje, Dan Brown, como algum escritor cânone, de brilhantismo insuperável...mas me lembro de ter 16 ou 17 anos e ficar vidrado no chão da sala de tarde, lendo ponto de impacto e depois fortaleza digital.

Esse livro mais parece um daqueles folhetins de banca de jornal Sabrina/Julia , lidos pela minha mãe em seu tempo, só que aqui visando uma "ficção" tipificada como os livros de DB. Poucas vezes na vida, li algo tão canastrão ou patife, tipo o Nicola Cage tentando ser sério em alguns filmes.

Os personagens são piadas estereotipadas, dos militares, aos cientistas, passando por uma FOCA que ajuda a equipe e uma menina de 8 anos que utiliza a sequência Fibonacci do nada para nada. Pelo menos Dan Brown, me fazia crer nas histórias contadas quando eu era mais jovem.

Foram 500 páginas de pastelões e baixarias que só uma criança compraria (uma criança sem senso crítico desenvolvido). Os livros da saudosa série vaga-lume funcionam melhor para adultos do que esse livro. PASSE LONGE.

PS: Resenha nº 16 do desafio skoob 2022.
Claudia Cordeiro 22/02/2022minha estante
Bom saber

leo Monte 08/01/2009

Fantastico
Pra quem gosta do estilo Clancy/Forsyth este livro não deixa a desejar pra ngm

Paccelli 11/04/2009

Data Venia
o amigo que me antecede que me perdoe, mas, mesmo o Clancy é muito superior a esse moço... Quanto ao FoRsyth, nem em zilhoes de anos luz o Reilly vai amarrar a chuteira do Senhor Chacal. Em suma, esta obra longe está da pesquisa tecnologica do Clancy (mesmo com sua tendenciosidade gritante)ou da criatividade do Forsyth. É MUITO RUIM MESMO.
julio monteiro 08/05/2019minha estante
Ruim? Vc deve ta doido

Lucia Sousa 25/09/2010

Eletrizante!
No começo achei o livro um pouco entediante,mas depois do 4º cap.,as coisas começaram a acontecer e tudo ficou muito interessante!Era ação do começo até o final e o personagem principal,Shane Schofield, parecia feito de aço.O coitado sofreu de tudo para proteger o que eles chamavam de território e no fim,tinha uma surpresa enorme com todos aqueles acontecimentos.Um livro para quem gosta de ação e adrenalina.Além disso você fica conhecendo todos os tipos de arma usadas pelos militares internacionais,o que significa a OTAN,e todas essas siglas cheias de coisas.Gostei!

julio monteiro 12/07/2011

Ótimo livro
Outro livro que dispensa comentários... tudo rola numa estação polar no ártico... super bom... misterios, tiroteios, bombas, traições, mortes.. segredos, surpresas.. ufa!! que história... show!!!

MCoelho 12/10/2011

Remédio para depressão
Está deprimido? Quer ação? Leia, você não vai largar mais e vai ficar com vontade de ler todos os outros livros do autor, que deveria ter mais atenção por parte da Editora Record. Vamos bombardear o site desta, pedindo mais livros do autor, além dos 3 já editados...

Lizziane 23/07/2015

Duro de Matar e Teoria da Conspiração
O livro começou muito bem, um thriller de ação, de ritmo rápido, sem alívio cômico. Prendeu minha atenção e não consegui desgrudar do livro. No entanto, o autor cometeu alguns exageros, por isso o título da resenha. Não tirei nenhuma estrela porque mesmo notando os excessos, a história me envolveu por completo.