A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

Sophia1909 19/04/2024

3 estrelas beirando 2,5
Não me apeguei a nenhum personagem, a que mais gostei foi a Madeinusa pq tem esse nome e história dos pais interessante. De resto achei tudo muito sem nexo. Talvez seja por conta de ser meu primeiro contato com realismo mágico e não curti não, cheguei a ficar feliz por ter terminado e não precisar pegar nesse livro de novo.

Karlesy 19/04/2024

Brasil!
Acabei essa maravilha ontem e sigo com sentimentos por essa narrativa incrível de Socorro Acioli ?
No meio de uma semana conturbada e cansativa, tive o privilégio de ser acolhida por essa história repleta de realismo mágico. Pude passear pelas ruas dessa cidade quase fantasma em Candeia, no sertão do Ceará!
Uma história a cara do Brasil e reflexo da capacidade de resiliência do povo brasileiro pra conseguir sobreviver, encontrar amor, poesia e também "dar seus pulos" para se sustentar, nessa realidade politicamente difícil do nosso país, repleto de desigualdade e corrupção desde nossa colonização.
Uma escrita linda, recheada de misticismo e que ajuda a pensar até onde a fé cega pode carregar turbas irracionais. Uma história de amor semeada na tragédia, mas que preenche o ? do leitor!
Feliz demais com esse livro completamente brasileiro! ?

jesrosa 19/04/2024

UMA OBRA
Fiquei muito encantada com a escrita de Socorro Acioli. De verdade! Meu primeiro contato com a autora e eu amei demais! A história muito bem contada, intrigante, os personagens, tudo! Essa coisa da fé que a autora trouxe nesse livro (e talvez no outro) mexeu muito comigo!

Natyvollet 19/04/2024

Um livro muito bom
Não demorei para engatar na leitura. É bem bonito ver as aventuras de Samuel.
Ele chega na cidade com tanto ódio e sofrimento que é quase impossível largar o livro só para ver a situação mudar, mas quando muda, é difícil largar o livro.
O desenrolar do dom de ouvir as preces das mulheres é cômico e divertido. As peripécias de Francisco ajuda muito no desenvolvimento da leitura. Samuel e Francisco mostram uma amizade linda e verdadeira.
O livro traz uns pontos provocativos, alguns mistérios ade cidade pequena, crenças? muitos elementos do realismo mágico.

Um livro fácil e rápido de ler.

Victória Mozzer 18/04/2024

Que livro mais gostoso de ler! Curto, enredo extremamente interessante e divertido.

Fui influenciada pelo Paulo Ratz, que me despertou a vontade de ler só contando a sinopse. Se não fosse por ele, provavelmente nem saberia da existência dessa obra.

Adorei o lado fantasioso inserido num mundo real de forma tão natural e despretensiosa. Se o livro tivesse mais páginas, leria sem reclamar.

Já quero ler mais coisa da autora!

Eduardo1550 18/04/2024

História muito cativante.
Gostei demais do livro, da escrita da autora, das descrições dos espaços e costumes dos personagens, que remete a cultura do povo nordestino, livro fantástico. A história é muito cativante, me fez dar boas risadas, é comovente em alguns momentos, mostrando a realidade difícil que ainda persiste em algumas partes do nordeste brasileiro. É incrível como tudo vai se conectando no decorrer do livro com uma linguagem simples. Já estou bem ansioso para a adaptação que está sendo produzida sobre o livro, aposto que será tão boa quanto o livro.

Mariana Rocher 18/04/2024

Uma história singela, engraçada e maravilhosa. Li bem aos pouquinhos, pra sorver de forma proveitosa seu conteúdo.
Acho que valeria um segundo livro, hein?

Kety! 18/04/2024

Ai como eu amo a literatura br
Esse livro é o puro suco do nordeste brasileiro, cheio de uma cultura regional e religiosa que se pode sentir de pertinho como é toda essa ligação do nordeste com o catolicismo, não tinha momentos melhor pra eu ler esse livro e fiquei completamente apaixonada pela escrita, enredo, plot, tudo que foi possível se apaixonar nesse livro eu me apaixonei. a autora ganhou pontos comigo e fiquei doida pra ler outros livros dela, cada vez mais apaixonada pela literatura brasileira, até o próximo universo de socorro.

Jemima ;) 18/04/2024

Padre Cícero a coragem, Santo Antônio o perdão e São Francisco o amor... a jornada do herói é um arco perfeito e nordestino nessa história. Ri, me empolguei e tive medo. Só queria que tivesse durado mais ??

ferfinea 18/04/2024

Uma grata descoberta da literatura nacional
Em primeiro lugar, temos um livro curtíssimo (menos de 200 páginas). Que alegria! Mesmo assim, a construção dos personagens e da atmosfera das pequenas cidades é impecável. Gosto muito de histórias que se passam em pequenos vilarejos onde todos se conhecem, e também gosto muito do tema da religiosidade popular brasileira. Em ?A Cabeça do Santo?, há um casamento perfeito das duas coisas, embora eu ache que faltou um pouquinho mais de ?magia?, do aspecto sobrenatural. Também achei o final um pouco solto.

Em suma, um ótimo livro, muito gostoso de ler. Já quero ler mais coisas da Socorro Acioli!

Raquel Pignata 17/04/2024

Samuel, em uma busca que parece perdida pelo pai que o abandonou, vai parar na cidade igualmente abandonada de Candeia, onde o interior da cabeça de santo Antônio é o único ?teto? disponível para abriga-lo da chuva. No entanto, ao passar a dormir dentro da cabeça, Samuel, e somente ele, começa a ouvir as preces para o santo.
A partir daí, se desvela diante de nossos olhos uma narrativa tão instigante que esse se torna um daqueles livros que não queremos parar de ler até o final, com direitos a mistérios e reviravoltas inesperados. A história da construção do santo Antônio e da cidade se Candeia começa a se confundir com a história do próprio Samuel e seu fiel escudeiro Francisco, de modo que apenas no final todos os pontos se ligarão e teremos acesso ao quadro completo.

Alex de Sá 17/04/2024

Basicamente a história nos falar de um andarilho que esconde dentro de uma cabeça gigante de uma estátua de Santo Antônio, e lá dentro começa a escutar as preces das mulheres. Essa criativa premissa do livro ?A cabeça do santo?, da cearense Socorro Acioly

Que leitura encantadora! Um livro de realismo mágico com tudo que o nosso país possui de mais interessante. Uma trama bem escrita e personagens bem escritos e carismáticos. Uma história de família típica de interior que nos mostra no afeto de um filho pela mãe, que somos capazes de conseguir tudo o q queremos.

Mari Sorrah 17/04/2024

Divertidíssimo
Completamente apaixonada pela escrita da Socorro Acioli.
Demorei pra escrever essa resenha porque fiquei tão apaixonada por essa história, que queria ver se com o passar do tempo esse fogo iria abaixar. Spoiler: Não abaixou! É TUDO ISSO MESMO!

Absolutamente TUDO me ganhou nesse livro.
Os capítulos curtos, todos os capítulos começando com a letra C (alguém sabe o porquê?), o retrato claro das cidades do interior do Brasil, a religiosidade, as crenças, a fé, o pagar promessas, os santos, um santo sem cabeça (morro quando usam a palavra "degolado" kkkkk), a esperança, as velas, e todos os significados ocultos.

Rafaela1342 16/04/2024

Que escrita maravilhosa da Socorro Acioli!
História que te prende e te encanta.
Vale a pena cada minuto da leitura. É daqueles livros que vc não consegue parar de ler.