A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

Bookster Pedro Pacifico 25/05/2022

A cabeça do santo, de Socorro Acioli
Quando o assunto é literatura, tem duas coisas que amo: Gabriel García Márquez e realismo mágico (obras que contêm uma visão realística do mundo, mas com elementos mágicos). A obra da autora brasileira Socorro Acioli reúne os dois, tendo desenvolvido “A cabeça do santo” em uma oficina ministrada por ninguém menos que o incrível Gabo (apelido para os íntimos, hehe).

O cenário é a cidade de Candeia, no sertão cearense. Samuel vai até a pequena e abandonada cidade para cumprir o último desejo de sua mãe: ir em busca do pai, a quem nunca conheceu. A premissa é bem parecida com o livro “Pedro Páramo”, um clássico da literatura mexicana e que inspirou o estilo de García Márquez. Mas apesar das semelhanças iniciais, o desenvolver da narrativa toma um caminho bem diferente - e muito criativo.

Ao chegar na cidade e se deparar com um cenário de abandono, Samuel busca abrigo em um local nada comum e que marcou a história de Candeia. Trata-se da cabeça oca de um santo, que nunca chegou a ser colocada no topo da estátua para a qual foi projetada. Não bastasse a peculiaridade do refúgio, o personagem passa a escutar vozes femininas quando está dentro da cabeça do santo. E a pergunta que fica é: o que essas vozes têm em comum? Estaria Samuel imaginando coisas?

A escrita de Socorro é fácil e nos transporta para uma história deliciosa de se ler! Tem romance, bom humor, mistério, drama… Daqueles livros coringas, que é difícil de alguém não gostar. E depois da leitura, não deixe de escutar o episódio do @dariaumlivropodcast com a autora para saber a inspiração - verídica - da história! Super recomendo!

Nota 9/10

site: http://instagram.com/book.ster
Kirsch 25/05/2022minha estante
Esse livro é muito bom. Li em menos de 12 horas

Fla.lendo 03/06/2022minha estante
Já coloquei na minha lista de desejos. ?

Luisa 25/06/2022minha estante
amo amo amo!

Lu Espíndola 09/09/2022minha estante
livro maravilho!!

Collares 20/01/2024minha estante
Amei essa leitura, super recomendo. Diverte e emociona

NatAlia.Estela 23/01/2024minha estante
Minha primeira leitura de 2024, maravilhosa leitura. Prendeu minha atenção, uma escrita que envolve.

Laisilva 04/02/2024minha estante
Um livro diferente e sensível. Eu não esperava gostar tanto.

Luana 20/02/2024minha estante
Esse livro realmente é mágico!!!! Conheci a autora pelo podcast Daria um Livro! Obrigada por tantas coisas boas, Pedro!

Joyce760 11/04/2024minha estante
Muito bom!!!

rfalessandra 09/08/2022

Realismo mágico
AMEI

Eu sempre vou amar essa vibe de realismo mágico em livros. Não adianta, é um estilo que sempre vai me conquistar.

Realismo mágico e Nordeste juntos? Não tem como isso dar errado. A Cabeça do Santo, Socorro Acioli traz a cultura nordestina de uma maneira simples e maravilhosa.

O livro inicia com a jornada de Samuel, procurando o pai que ele nunca conheceu depois da morte de sua mãe, com a descrição dos caminhos da fé no estado do Ceará e ainda usa a inusitada cabeça de Santo Antônio como ponto principal para a história.

O livro é engraçado, os diálogos são maravilhosos e a leitura é gostosa. Não tem o que falar. O meu santo bateu com esse livro e quando isso acontece a gente já sabe, né? Já era

Regis 04/03/2024

Um livro rápido e prazeroso de ler
Socorro Acioli foi aluna de Gabriel Garcia Márquez, escreveu "A Cabeça do Santo" com o incentivo e aprovação do Gabo e dedicou o livro a ele.

Samuel saiu de Juazeiro após a morte de sua mãe em direção a Candeia para cumprir seu último desejo; ir ao encontro da avó (que a mãe dissera ser uma boa pessoa) e do "pai" (que abandonou a mãe grávida e que ele nem chegou a conhecer), mas ao chegar na cidade de Candeia a avó lhe recebeu falando de forma estranha, nem o convidou para entrar e indicou a cabeça decepada de Santo Antônio para ele dormir e se abrigar da chuva.

A história é bem original e possui uma uma identidade própria, mesmo tendo sido escrita segundo a tradição literária do realismo mágico de Márquez.
A escrita da autora transborda a brasilidade nordestina, Acioli conta uma história rápida de ler, com um personagem carismático e fácil de acompanhar até a pequena e devastada cidade que é muito bem caracterizada pela autora; com um povo sofrido, prejudicado pela ganância de um político que soube explorar a fé e a superstição em benefício próprio, tornando Candeia uma cidade decadente (com apenas uns poucos jovens e alguns idosos próximos da morte) que só é revivida com a chegada de Samuel.

Os acontecimentos mágicos da cidade de Candeia se mesclam com a história real da cabeça decepada de um santo na cidade de Caridade no Ceará, acrescentando um ótimo toque ao misticismo da leitura.
O único porém do livro é um pequeno escorregão na resolução final da narrativa. Estava muito envolvida com o desenrolar da história, mas algumas soluções pouco criveis e apressadas nas últimas páginas, me arrancaram da imersão e tornou o final um pouco abrupto e decepcionante para mim.

Mesmo assim recomendo o livro que tem uma ótima narrativa e um personagem que desperta a simpatia do leitor, desde o início, com suas vulnerabilidades e carências tão bem apresentadas pela autora, o que torna a leitura rápida e a história prazerosa de acompanhar.
Elton.Oliveira 04/03/2024minha estante
Muito bom Regis ! ????... Fiquei curioso! Vou adc ! ?

Regis 04/03/2024minha estante
Ouso dizer que vai gostar, Elton. ?

Leandro 04/03/2024minha estante
Add a minha lista de próximas leitura. Ótima resenha regis!

adrwca 04/03/2024minha estante
Esse livro tem um lugar especial no meu coração. ?

Elton.Oliveira 04/03/2024minha estante
Você usou uma palavrinha mágica para meu momento ! Gabo .... Pra quem delirou recentemente com "Cem anos de solidão" ....

Yanne0 04/03/2024minha estante
Ótima resenha, Regis!
Adicionado na minha (extensa) lista de leituras ???

Anne724 04/03/2024minha estante
Onde tem pra ler online ?

Mariana 04/03/2024minha estante
Ameiiii????

Ellen Seokjin 04/03/2024minha estante
Você é muito boazinha nas notas, Regis

Max 04/03/2024minha estante
Adoro ler sua perspectiva sobre livros que li, um deleite, Régis! ?

Obrigada, Leandro! ?

Obrigada, Yanne! ?
Nós e nossas extensas listas literárias. ?

Regis 05/03/2024minha estante
Não sei onde encontra para ler online, Anne, sinto muito. ?

Obrigada, Mariana! ??

Regis 05/03/2024minha estante
Meu querido, Max, li esse livro justamente por causa de sua resenha. Lembro que disse que era uma ótima leitura e o puro suco de Gabriel Garcia Márquez. Rsrsr
Me apeguei principalmente no título que dizia: "Saboroso!". Foi uma ótima dica, mergulhei na história na primeira página e não teria largado, no primeiro dia, se não tivesse sido obrigada. ?

Léo 05/03/2024minha estante
A vontade de ler o livro só aumentou depois de ler sua resenha. Gostei da resenha, está excelente. ??

Regis 05/03/2024minha estante
Obrigada, Léo, espero mesmo que goste da leitura. ?

Flávia Menezes 05/03/2024minha estante
Regis, tive que correr aqui pra ver essa sua resenha! Eu li ?Oração para Desaparecer?, mas lendo sua resenha deste já abaixo as minhas expectativas! Mas quero muito ler, e tenho que dizer que você deu uma descrição sobre a escrita da Socorro, que traduz meu sentimento em relação a ela, de que possuir uma ?identidade única?. Acho que isso favorece ser bom, mesmo com essa escorregadinha no final que você falou.
Que resenha importantíssima pra quem, assim como eu, quer ler mais da Socorro Accioli! ?

Regis 05/03/2024minha estante
Talvez o que me incomodou no final não te incomode, Flávia, mas não deixe de ler por isso; a história e ótima e te prende desde a primeira página e a escrita te cativa imediatamente. Vou esperar para saber sua opinião sobre a leitura e assim que possível vou ler "Oração para Desaparecer". ?

HenryClerval 05/03/2024minha estante
Vou ler essa semana bem contente por já saber sua opinião e tendo todo esse contexto. Ótima resenha, minha querida Régis! ???????

Regis 05/03/2024minha estante
Muito obrigada, Leandro, você que é um querido por sempre estar aqui lendo minhas resenhas. ???

Cleber 06/03/2024minha estante
Gosto muito da escrita da Socorro Acioli e na sua resenha voce descreveu tão bem o livro. Obrigado por fazer resenhas assim.

Regis 06/03/2024minha estante
Eu que agradeço por lê-las, Cleber! Também gostei muito da escrita da Socorro Acioli. ???

Rosangela Max 21/01/2024

Ótima história. Faltou um desfecho para ser melhor.
É um tipo de sátira envolvendo as crendices em torno de Santo Antônio.
A história em si é sobre um fato curioso que fez a pequena cidade de Candeia renascer.
Achei leve e divertido, apesar de ter uns momentos de drama típicos de cidade pequena do interior. Eu adoro!
A autora foi respeitosa. Desenvolveu uma história para entretenimento, sem a intenção de ofender as crenças de ninguém.
O final aconteceu de forma abrupta, deixando a sensação de que não houve um desfecho.
Recomendo a leitura.
Marllon escritor 22/01/2024minha estante
também sentido falta de um desenrolar da história no fim. acho que esperávamos isso kkk

Monique 22/01/2024minha estante
Esse livro só não é cinco estrelas por causa desse final cara.

gracireis 15/03/2021

Maravilhoso!
Li sem saber do que se tratava e sem nenhuma expectativa, na verdade achei que não ia gostar mas acabou que me surpreendi de forma muito positiva com o livro.

Amei demais a ambientação, o realismo mágico, os personagens e a escrita da autora. Muito bem humorado e com uma série de acontecimentos que me fez lembrar de ?O Auto da Compadecida?. Recomendo demais essa leiturinha gostosa e fluída que aqueceu meu coração e me prendeu do começo ao fim. ????

Ju_allencar 24/03/2024

Viciante ????
Que história boa, diálogos bem feitos, personagens cativantes. Você fica preso do começo até a última página. O defeito dele é que só tem 176 páginas ?.
Thabi.Almeida 30/03/2024minha estante
Esse era um livro que a probabilidade de pegar para ler era minina. Principalmente por conta da capa, nome passaria batido... Mas uma amiga chegou e recomendou "vc precisa ler" ... Amigaaaaaaaaaaa foi o melhor livro que li naquele ano !!! Até hoje lembro bem da história, dos personagens
Me comoveu d+

Se curtiu esse provavelmente vai gostar de Tudo é Rio da Carla Madeira

Ju_allencar 30/03/2024minha estante
A cabeça do santo é uma leitura tão boa, prende muito a gente. O da Carla madeira eu adorei, só o final que não consegui engolir muito. Mas eu li em um dia e achei a leitura muito boa.

Max 08/12/2023

Saboroso...
Com uma ressaca literária daquelas e, ainda, um TCC para entregar na faculdade (inventei de fazer outra... aff), o que decidi fazer?
Fugir! Hahahaha...
Fui dar uma passadinha na Festa Literária de Paraty!
Lá descobri Socorro Acioli, que tive o prazer de conhecer.
Sua literatura é puro suco de Gabriel Garcia Marques! História bem contada, rica, original, um texto maduro e ao mesmo tempo leve. Um dos mais saborosos que li este ano.
Um livro perfeito para desopilar o cérebro e curar qualquer ressaca literária!
Super recomendo!?
Sira Borges 08/12/2023minha estante
Sério??? Tô lendo cem anos de solidão e cabeça de santo da na minha lista de quero ler!!!!

Max 08/12/2023minha estante
Sira, leia os dois! Rsrs
"Cem anos de Solidão" não é um livro fácil, e quem quer algo fácil?
Preguiçoso! Hahahaha...
Um dos meus livros da vida!
Boa leitura!?

Sira Borges 08/12/2023minha estante
Tô quase no final de cem anos de solidão e é perfeito!!!

Sira Borges 08/12/2023minha estante
Expectativa aumentou pra ler a cabeça do santo.

Débora 08/12/2023minha estante
Como sempre, amei sua resenha, Max, e fiquei muito feliz ao ver que vc favoritou esse livro!?? E também, confesso, tive uma pontinha de inveja por vc conhecer a Socorro Acioli! Deve ter sido incrível!!! ?Boa sorte no TCC!???

Max 08/12/2023minha estante
Obrigado, querida Débora! ?
A Socorro estava disputadíssima em Paraty, uma simpatia só!

Regis 08/12/2023minha estante
Amei a resenha, Max. Vi esse livro sendo comentado em um canal no YouTube ontem. ??

Débora 08/12/2023minha estante
Imagino, Max! Mas que delícia Paraty, hein??

Fabio.Nunes 08/12/2023minha estante
Excelente Max. Tô precisando

Max 09/12/2023minha estante
Obrigado, Regis, Fabio! Cercar-se de gente inteligente, culta e de mente aberta é o máximo!

Jorlaíne 09/12/2023minha estante
Também achei esse livro muito criativo. Gostei muito ??

Guilherme.Oliveira 09/02/2024

Obra sensacional!

Meu primeiro contato com a autora e me encantei.
O livro tem uma linguagem tranquila, os capítulos são curtos, e quando você vê, lá se foram páginas e páginas de leitura.

A saga vivida por Samuel, a história de vida da Rosário te prende na leitura.

Amei...

-Koraline 03/01/2024

Poxa, que história difícil. Acho que esse é o primeiro livro que leio que a temática é manipular a fé das pessoas, e aqui isso foi abordado com um toque de realismo mágico. O livro retrata muito bem o preconceito de pessoas de cidade pequena com forasteiros, e disso eu entendo, sendo do interior, e como é difícil que a população passe a aceitar pessoas de fora. A questão da fé aqui também é muito bem trabalhada, e é muito interessante ver como surgem fiéis quando o santo ajuda, mas para mim, o problema desse livro é o final, especialmente a questão relacionada ao pai do protagonista, que achei de um exagero desnecessário, mas é um ótimo livro.

Carla Maria 20/02/2023

Magnífico
Eis que finalizo mais uma leitura, se não me falha a memória, creio que esta seja a sexta deste ano.
Pois bem, o que dizer de A Cabeça do Santo? Bom, posso começar mencionando que este livro superou todas as minhas mais prováveis expectativas. Eu simplesmente devorei, como quem devora um pedaço de picanha suculenta (perdão aos veganos). A leitura é deliciosa, o ambiente do sertão é abrasador e os protagonistas são espetaculares. E por falar em protagonista, Samuel, o tal mensageiro de Santo Antônio, é um cara super divertido e hilário, que apesar das desventuras da vida, vai encontrar durante a sua árdua jornada, o verdadeiro significado da fé.
Aqui, melhor dizendo, no livro, Socorro Acioli consegue com total maestria, nos retratar a incrível peregrinação dos romeiros pela trilha da fé por Santo Antônio, o Santo Casamenteiro.
Ao embarcar nesta audaciosa viagem pelos sertões do Ceará, pude perceber a beleza escondida nos ´mares´ de lá.
Leia, você não irá se arrepender. Ah! e se prepare, para dar boas risadas com um tal camarada que vive pelas bandas de lá.

Sarah587 06/01/2024

Ai meu Santo Antônio!
Samuel perdeu sua mãe e precisa realizar os últimos quatro pedidos dela, uma mulher de bom coração e muito religiosa. Sozinho no mundo, ele junta o papelzinho, os pedidos, o luto e a raiva pelo pai ? que ele nunca conheceu ? e sai a pé rumo a Candeia, atrás do endereço escrito no papel.
Durante 16 dias debaixo de sol quente, mendigando por ?água suja e pão velho?, ele formula o seu próprio objetivo: encontrar e matar o pai para se vingar. Já no final da viagem, ele cruza com romeiros de São Francisco, que o ajudam a chegar a Candeia, onde ele é afugentado pela própria avó e segue para uma ?gruta?: a cabeça caída de uma grande estátua de Santo Antônio.
Lá, ele começa a ouvir as orações de mulheres que desejam se casar e, ao fazer amizade com Francisco, elabora planos para lucrar com aquilo.
Ele só não esperava que não precisaria mentir tanto, pois não acreditou que fosse receber uma ajudinha lá de cima. Seria um milagre naquela cidade amaldiçoada?
Você acredita em tudo isso, Samuel? No que você acredita? Não é possível que não acredite em nada!

QUE LIVRO MAGNÍFICO! Favoritado sem nem pensar duas vezes! Me deu uma sensação meio Auto da Compadecida e Cine Holliúdy. Uma ambientação interior, com personagens e falas divertidas, tudo gostoso e envolvente demais.
O jeito como todas as perguntas são respondidas me deixou muito satisfeita, eu realmente fiquei envolvida e devorei o livro em dois dias. Tem uma leitura fácil e fluida, momentos muito engraçados e uma história bem contata de cidade pequena.
Amei e recomendo! Preciso falar desse livro pra todo mundo!!
Sarah587 06/01/2024minha estante
Primeira leitura do ano e já é 5 estrelas, que sabor! Quero ler tudo dessa autora imediatamente, eu até apagaria a minha memória só pra ler tudo de novo ??

Mila Campos 02/03/2024

" Nem o ar tinha esperança de ser vento..."
Foi algo totalmente diferente de tudo o que já li, mas definitivamente gostei. Já faz alguns anos desde que uma leitura me fez sentir saudades assim, como se tivesse sido arrancada desse universo cedo demais. Talvez esse seja o motivo de não conseguir dar uma nota ainda melhor.

P.S.: Paulo Ratz estava certo, a escrita é realmente muito gostosa.

Silmara.Alencastro 02/01/2022

Para leitores que querem ser escritores
Este livro foi a continuação de um trabalho da autora após um curso de contos e isto é perceptível. A história é boa, bem escrita, o leitor fica curioso e tem um amadorismo que nos diz: você também pode! Acho um excelente livro para quem pensa em escrever.
Narra a história da "desgraça" de uma cidade após uma obra religiosa não dar certo. E a recuperação da mesma através de um "milagre" e aí tem todo o humor do nordeste, as crenças, os costumes. Leitura leve e descontraída.

Renata CCS 07/07/2016

Um livro que fez minha cabeça.
“Ah, mas a fé nem vê a desordem ao redor...” (Guimarães Rosa)

De uma originalidade apaixonante e deliciosa! Este é um termo perfeito para definir o livro A CABEÇA DO SANTO, a estreia para o público adulto da escritora Socorro Acioli, já consagrada em escrever para crianças e vencedora do Jaboti de 2013.

O livro narra a trajetória de Samuel, que sai de Juazeiro do Norte com destino ao vilarejo de Candeia em busca do pai que nunca conheceu, em cumprimento do último pedido feito por sua mãe antes de falecer. Samuel faz todo o trajeto de 16 quilômetros a pé, sofrendo com as intempéries do sertão nordestino.

Ao chegar em Candeia, encontra uma cidade quase morta, cheia de desesperança, abandonada por grande parte da população devido à crendices de mau agouro instauradas pelo povo, por causa de uma estátua de Santo Antônio sem cabeça, inacabada por motivos técnicos. E como não há nada de ruim que não posa piorar, nada ocorreu como Samuel esperava: não conseguiu encontrar seu pai e sua avó, também residente daquela cidade, não lhe recebeu bem, apesar de se deparar com o neto consumido pela viagem. Além disso, uma tremenda chuva despenca do céu e ele é atacado por um bando de cães selvagens. Ferido, cansado e com fome, encontra abrigo em uma gruta que, somente no dia seguinte, descobre ser a cabeça da estátua descomunal do Santo Antônio.

A partir daí já saberemos que não se trata apenas de uma história de um filho à procura de seu pai: a cabeça do santo ecoa vozes de mulheres, com suas preces de ajuda ao santo casamenteiro. Sim! Samuel descobriu ser portador desse talento insólito e misterioso, só não sabia se era por algum lapso do santo ou se era alguma artimanha do capeta, mas o fato é que esse dom inesperado mudou a sua vida e de todos na cidade. Candeia ressuscita: ganha peregrinos vindos de todas as partes, pois o protagonista e seu novo amigo, Francisco – que dá o maior tom de humor ao enredo – decidem comercializar o dom de Samuel. A cidade ressurge no mapa, e por causa dos “milagres” do Santo Antônio, ironicamente o mesmo santo que a havia arruinado.

A narrativa de Socorro Acioli é de uma leveza encantadora, de uma engenhosidade elegante e muito competente. O modo como ela utiliza os costumes e crenças de uma região para nos presentear com uma história com um toque de fantasia, e sem perder o tom nordestino, prova que Acioli é uma escritora primorosa e que tem muito a contribuir para a literatura nacional.

Os personagens são notavelmente bem construídos, o enredo é muito envolvendo, a narrativa é leve, engraçada e, por vezes, poética. Há mistério, humor, drama, aventura e romance. Tem tudo que um bom livro tem que ter. Acioli nos prende a cada capítulo, nos deixando a cada página mais curiosos e fascinados com o linguajar, o palavreado, o cenário... tudo tem um porquê, uma imagem, um sentido, uma graciosidade singular.

Você até vai tentar economizar o livro, ler mais devagar para melhor desfrutar a companhia de Samuel e Francisco, mas a história é tão contagiante que dificilmente você vai conseguir desacelerar a leitura.

A CABEÇA DO SANTO é um livro tão gostoso de ler, tão cheio de imagens da cultura popular brasileira, com humor e leveza que envolvem o leitor a cada página, que é certo o seu poder de cativar um público bem diverso. Teria tudo para ser apenas uma história bem contada, mas tem a alma e a sinceridade que só uma filha do nordeste poderia colocar em uma obra.

Terminei a leitura com vontade de recomeçar. Entrou direto para a minha lista de prediletos e não sairá mais de lá.

Fiquei muito feliz em ler uma representante da nova geração de escritores nos presenteando com uma literatura primorosa, que foi buscar em suas raízes. Socorro Acioli me carregou para dentro da cabeça do santo e me fez ouvir também: literatura brasileiríssima, e de primeira qualidade!
Paty 08/07/2016minha estante
Comprei, né? Fazer o q...

Renata CCS 08/07/2016minha estante
=D

VICKY 19/07/2016minha estante
Depois dessa resenha, como não ler?

Anthony Almeida 26/01/2021minha estante
Resenha gostosa da gota!

Renata CCS 27/01/2021minha estante
Anthony, o livro é também gostoso demais! Recomendo muito.

Anthony Almeida 27/01/2021minha estante
Deu vontade

Carlos 08/07/2021minha estante
Essa resenha é perfeita, gostaria de tê-la escrito! Diz muito bem o que senti ao ler essa obra.

carlosmanoelt 25/02/2024

?Quem tem fé nunca está só.?
?A Cabeça do Santo" de Socorro Acioli é uma obra que segue a tradição literária do realismo mágico - da qual Gabriel Garcia Márquez é o maior expoente - mas com uma identidade própria e escrita original. A narrativa acompanha Samuel, um jovem de Juazeiro do Norte que está vivendo o luto pela morte da mãe. Em seus últimos momentos, ela faz o filho prometer que vai até a cidade de Candeia encontrar o pai. É nesse município à beira da extinção que Samuel, na condição de morador de rua, se abriga sobre a cabeça da estátua que capta as orações feitas de forma íntima ao santo. Ao descobrir os segredos das mulheres dessa cidadezinha, ele começa a movimentar um comércio religioso e se torna um inesperado messias. Acioli tece uma trama rica em detalhes culturais, explorando temas como religião, tradição e superstição. É muito interessante ver o realismo mágico aplicado ao nordeste brasileiro. Socorro Acioli mistura elementos regionais, religiosos e falcatruas na política aos acontecimentos mágicos da cidade de Candeia. Todos esses ingredientes resultam em uma história muito brasileira e envolvente.