A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

diennifercb 02/03/2023

Clássicos contemporâneos!
Eu espero ouvir falar muito mais de Socorro Acioli! Que livro bom, leitura excelente, sem tirar e nem pôr. A linguagem e a maneira que a autora conduz a obra são muito cativantes, eu não quis largar o livro, sempre curiosa para saber o que iria acontecer. Confesso que, por ser nacional, me conquistou muito mais, eu tenho um apreço muito grande pela literatura brasileira, mas é completamente diferente dos ?clássicos? que estamos acostumados. A história traz dinâmicas e conflitos familiares muito interessantes e divertidos, tem um quê de mistério, drama e romance, além de ter um protagonista muito legal, e personagens secundários incrivelmente bem construídos. Gostei bastante do final, acho que condiz com o desenvolvimento da história, fiquei bastante satisfeita, com um gostinho de quero mais.

Karol 10/04/2023

Realismo mágico que acontece no Sertão do Ceará. Uma história sobre o poder da religiosidade, cultura popular e vivências de um Brasil profundo, Brasil esse que precisa ser conhecido e apreciado por todos nós.

Ster 13/03/2022

" ? (...) Não nasci pra final feliz.
? Final, final mesmo, Samuel, é só quando eu baixar teu caixão na cova. Ainda dá tempo.
? Tu sonha muito, Chico.
? Foi a morte que me ensinou. O tempo de sonhar é em cima da terra."

Livro delicioso de se ler. E quantas surpresas! Achei o final bem corrido, as coisas e pessoas começando a se embolar todas juntas, tudo numa coisa só, mas valeu a pena.
DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Carolina.Viegas 27/09/2020

Narrativa poética
Muito bom o livro, fluido, envolvente... me conquistou. Recomendo!

Yasmin V. 04/10/2023

História de vó
Isso nem é uma resenha, na verdade

Comentei com minha mãe sobre esse livro e ela lembrou de uma história que minha vó contou uma vez e, coincidência ou não, era sobre Santo Antônio também: uma moça quebrou a cabeça do tal santo em mil pedaços quando descobriu que o homem que ela amava em segredo, se casaria com outra. No caminho pro casamento, o rapaz parou em uma casa pra pedir um copo d'água e, por força do destino (ou do santo), era a casa da moça desolada. Ele a viu chorando e viu o que tinha sobrado do santo. Já sabendo da situação toda, disse que se o santo ficasse inteiro de novo, ali na sua frente, se casaria com a moça desolada. O santo se reintegrou na hora como mágica e o rapaz cumpriu a promessa após tal milagre. Fim.

Quando terminei o livro, juntamente relembrando a história anterior, um pensamento me veio à cabeça: acho que amo realismo mágico porque tem muito de história de vó nisso. E eu, que convivo com uma avó que viveu e criou os filhos na roça no interior de Minas, cresci ouvindo histórias fantasiosas dos mais diversos tipos. E contadas, sempre, na maior naturalidade. E quem sou eu pra discordar? Aconteceu com a bisavó da comadre Zezinha que contou pra vó da minha vó e que chegou até mim. É privilégio ouvir. Entender que a vida é boa assim, com magia. Por que a realidade sozinha, é pouco. É tediosa.

E "A Cabeça do Santo" me fez perceber isso. É história de vó na melhor forma possível. Tem tristeza, mistério, peleja, bom humor, magia e milagre. Aliás, milagre não pode faltar. Avós sempre acreditam em milagres. Agora, se eu acredito, já não sei. Mas sei que acredito nas histórias da minha vó.
Nath 04/10/2023minha estante
Que legal, Yasmin! ? Eu tb amo histórias contadas de geração em geração com esse teor de realismo mágico. No meu caso, a minha vó partiu quando eu era criança, mas até hoje eu levo no coração as varias histórias e ensinamentos q ela me contava na época (lembro nitidamente de frases inteiras q ela me dizia quando eu tinha só 8 anos!) ? A Mãe e a vó são nossos maiores tesouros, aproveite muito as suas ? Caso vc curta histórias em quadrinhos, tem um HQ q fala justamente sobre a relação de uma avó com seu neto contando histórias do folclore japonês. O nome do quadrinho é Nonomba, do Shigueru Mizuki. Se curtes quadrinhos, super indico

Nath 04/10/2023minha estante
** Nonnonba (essa é a escrita correta do título do quadrinho)

Yasmin V. 04/10/2023minha estante
Oii Nath! Histórias assim nos marcam muito né? ?
Obrigada pela indicação da HQ!! Ultimamente tô querendo ler mais desse universo, até peguei indicações suas em um comentário de uma publicação! Hhahaha amei, já coloquei na lista!! ?

Nath 04/10/2023minha estante
Sim, Yasmin! As histórias e os conselhos da minha vó ficarão marcados em mim para sempre ?
Fico feliz q vc curtiu minhas dicas de HQs, é um universo que eu amo demais há tempos desde a minha adolescência (hje tenho 30 e poucos hihih ?) Mas as HQs q eu curto são mais pesadas viu! Como eu não sei o seu gosto, aconselho a ler direitinho a sinopse antes de se aventurar a ler. Qualquer coisa é só me pedir mais dicas ?

Yasmin V. 05/10/2023minha estante
As que vc indicou gostei bastante quando li a sinopse!! Acho que curto HQs com menos fantasias e tal.. Tô com Heimat e Balada para Sophie em casa pra ler logo menos! Hahaah
As que vc indicou vou ficar de olho nos preços pra ler logo tbm! Hahaha
E obrigada novamente ??

Nath 06/10/2023minha estante
Boas leituras de HQs, Yasmin! Depois me fale o que achou ??

Ana Sá 06/10/2023minha estante
Que lindeza de resenha!

Yasmin V. 07/10/2023minha estante
Obrigada, Ana!! ?

Fabio 08/10/2023minha estante
Adorei a resenha Yasmim!???

Yasmin V. 08/10/2023minha estante
Obrigada, Fabio!! ?

lariolivveira 02/12/2023minha estante
Eu senti o mesmo. Lembrei da geração da minha avó e da minha bisavó. Eu achei um livro tão nosso, eh culturalmente brasileiro, nordestino, me remeteu muito ao passado, aquele sentimento bom nostálgico. Eu amei.

Yasmin V. 02/12/2023minha estante
Sim!! Senti exatamente isso!! Foi uma leitura deliciosa! Amei também!

Gigio 28/09/2023

Magnífico
Que trabalho primoroso Socorro Acioli nos entrega. Impossível de largar antes de ler a última linha. Um retrato do interior do Brasil, com suas mazelas e sua resiliência, crenças e crendices, sua maldade e, principalmente, sua humanidade. Julian é um herói torto, justiceiro inventado, destruído pela perda da sua mãe e pelo suposto abandono de seu pai. Impossível não se afeiçor e não torcer por ele, mesmo quando suas atitudes não são as mais corretas.
Fabricy 11/11/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler!

Gigio 12/11/2023minha estante
Curti demais! Recomendo.

Fabricy 14/11/2023minha estante
Vou procurar! Obrigada!

Racestari 24/03/2024

Na medida
Que história gostosa, bonita e bem contada. Com reviravoltas bem urdidas e aquela emoção no fecho da narrativa, deixando o gostinho de quero mais!

João Paulo 19/04/2022

Uma leitura curta com uma história tão gigante e traz tantas coisas boas. Personagens carismáticos , escrita leve, poética e fluida. Minha primeira experiência com uma história da autora e espero ansioso para outras experiências. E como sou devoto de padre Cícero foi muito bom ver que boa parte da história se passava em Juazeiro, cidade que amo. E pretendo conhecer o mais breve a cabeça do santo hehe ???
Danilo 20/04/2022minha estante
????

Danilo Parente 20/04/2022minha estante
Eu gostei muito desse livro ?

João Paulo 20/04/2022minha estante
Eu também amei por toda representatividade nordestina e os ambientes que a história se passa. Estou louco para conhecer a cabeça do santo hehe

Joel.Martins 07/06/2022

Me diverti demais com as aventuras do Samuel.
Mais uma história que apresenta a luta do povo do sertão. O povo que mesmo nas adversidades não perde a fé. E ainda conseguem extrair graça nessa vida de batalhas.

Valeu demais a leitura ? ??

Tatinha 03/04/2022

Que surpresa boa!! Comecei empolgada e não decepcionou em momento nenhum!
Um livro que poderia desenrolar melhor a história no final, mas ficou ótimo!!

Marcianeysa 10/12/2021

Ótima surpresa
Li esse livro para um clube de leitura que participo. Não conhecia a escritora e me surpreendi positivamente com a história. Leitura leve e agradável. Recomendo

Tamires.Tanaka 25/02/2024

Que livro gostoso de ler! Aciolli acertou em cheio nessa história, um realismo mágico perfeito. Bem brasileiro, personagens bem construídos, história sem furos. Amei cada segundo dessa leitura. Quero ler outros livros da autora!!

Kleilson.Torquatto 03/07/2023

Divertido e Espirituoso
Essa é aquela leitura para se divertir e se entreter, pois é uma história muito bem contada, fluida, com toques de realismo mágico que faz o leitor viajar na história.
É uma ótima leitura pra sair de uma ressaca literária.

É uma narrativa muito divertida, ambientada no interior do Ceará, e é aquela história bem brasileira, que traz muito do regionalismo, da fé, religiosidade e das lutas que o povo nordestino enfrenta.

O incrível é que a autora criar um mundo com muita complexidade, de forma simples, no linguajar e nas estruturas, que no começo me pegou um pouco, mas que fluiu tranquilamente durante a leitura e me envolveu real.
Os acontecimentos não são nada previsíveis, mas a autora deixa o leitor bem a vontade para imaginar o que irá acontecer.

É um livro fácil de agradar, simples e muito prazeroso de se ler. É uma história que daria uma boa adaptação, para toda família se divertir, sentados num sofá num dia de domingo. Torço pra que isso aconteça, seria bem legal. Indico demais a leitura!! Leiam ?A cabeça do Santo.?

marina.o 25/02/2023

Me fez a cabeça
Engoli o livro em dois dias. História cativante que te prende e te leva pra dentro da cabeça do santo!

Thaisinha 13/01/2024

Tava precisando de uma leitura leve e fui certeira escolhendo esse. Me diverti muito, ri muito, como se tivesse lendo Auto da Compadecida. Já quero ler mais obras da S. Acioli pra ontem