A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

Dango Yoshio 19/03/2024

Simplesmente UAU!
Meodeos que livro bom! Obrigado, Paulo Ratz, pela indicação!

A escrita da Socorro é muito fluida e fácil de ler, parece que as palavras vão escorregando uma pra outra e quando você vê já tá imerso naquele universo.

A história é divertida e bem construída, com revelações e reviravoltas que me deixaram boquiaberto várias vezes. Só o final que eu achei meio abrupto, mas isso não tira a beleza do todo.

Recomendadíssimo! Agora quero ler Oração Para Desaparecer!

Mari Mirandinha 19/03/2024

Suco de caju e cuscuz com leite
(Li por recomendação do Paulo Ratz) Acho tão delicioso ler livros que se passam no Nordeste. Esse e 'O auto da maga Josefa' me transportaram de volta para minha terra. Gosto muito da premissa desse livro e do desenrolar. Gosto do olhar apurado para os problemas individuais e coletivos. A escrita da Socorro é fácil e envolvente e a história te move porque você quer saber o que vai acontecer e quer estar naquela cidade com aqueles personagens, participando daqueles casamentos, vendo filme no cinema e comendo lasanha. Fazendo amizade fácil e vendo a fofoca correr solta como só acontece em cidade pequena. Achei o final um tiquinho de nada ex-machina, queria um pouco mais de acontecimentos para o tal encontro, mesmo Samuel já tendo sofrido tanto, ele podia pelejar um bucadinho mais até a resolução, porém, entendo porque foi feito dessa forma e não desabona o livro. Gostei bastante. Quero ler novamente no futuro.

Leticia Borges 18/03/2024

Bom demais ser brasileira
Desses livros que a gente lê e sente muito orgulho por ser brasileira. Uma narrativa leve, fluida, com um toque de realismo mágico muito bem situado no interior cearense, marcado pela fé católica.
Interessante como se abrem várias histórias que se entrelaçam de um jeito plausível e muito bonito, por um narrador perspicaz.
Ainda fascinada que a história do santo decepado é um fato real. E mais ainda com o tanto que a escritora soube aproveitar algo tão absurdo para construir uma narrativa tão rica.
Pelas epígrafes que Socorro inclui ao longo da obra, que vão de Gabo a Ondjaki, a gente percebe que ela tem ótimas referências e, com essa obra, ela se coloca no mesmo patamar desses grandes contadores de histórias.

Beladoraci 18/03/2024

Totalmente influenciada por Paulo Ratz. O realismo mágico é um gênero que nunca tinha lido, mas amei de cara. Me deu mais vontade ainda de ler Gabriel García Márquez.

Thaís 18/03/2024

Essa foi a escolha da vez do clube de leitura Palavras Radiotivas. Um livrinho de finura mas um livrão em todos os sentidos. Quero ler Oração para desaparecer, também da Acioli

Amanda3913 18/03/2024

Realismo Fantástico
A história me conquistou desde as primeiras páginas. A história de um forasteiro que vai cumprir a promessa que fez a sua mãe, antes que ela morresse.

Toda a trama está muito bem entrelaçada, os acontecimentos sempre caminham para a frente, mesmo quando se faz necessário voltar ao tempo do ponto de vista de algum personagem, é por um bom motivo.

Super recomendo!

Galadriel Trevosa 18/03/2024

"Nem o ar tinha esperança de ser vento"
Não sei nem como descrever o quão maravilhosa é a escrita da Socorro Acioli, ela é capaz de desenvolver uma história cativante de forma acessível em menos de 200 páginas.
Esse livro foi muito gostoso de ler, as coisas aconteciam de forma fluída, com um toque de realismo mágico e muita vibe de cidadezinha. Esse livro teve tudo, treta familiar, coisas engraçadas (alô Made-in-USA hahhahaha), realismo mágico, romance, política, etc.
Como pode a Socorro fazer um livro tão leve, mas ao mesmo tempo com um desenvolvimento denso e maravilhoso.

Virou com toda certeza uma das minhas autoras favoritas e estou muito ansiosa pra ler Oração para desaparecer

laris 18/03/2024

é plot atrás de plot, muito engraçado, romântico e angustiante. tudo ao mesmo tempo, amei essa fantasia brasileira

Amanda 17/03/2024

Inesquecível
Desde a primeira página de "A Cabeça do Santo", de Socorro Acioli, eu soube que estava diante de um dos melhores livros brasileiros que já li na minha vida. A recomendação veio através do canal Livraria em Casa, um lugar que sempre me proporcionou descobertas literárias incríveis, e esta leitura superou todas as minhas expectativas.

Socorro Acioli tem um talento inigualável para escrever frases lindas que conseguem, ao mesmo tempo, ser profundas e acessíveis. Cada linha do livro parece carregar um peso emocional, uma beleza singular, que faz com que a leitura seja não apenas um passatempo, mas uma verdadeira experiência.

Em "A Cabeça do Santo", a autora nos transporta para um cenário repleto de magia e realismo, onde a vida no sertão nordestino é retratada com todas as suas cores, dores e amores. A história de amor, fé e superação que se desenrola na trama é tão envolvente que se torna difícil não se sentir parte do universo criado por Acioli.

arrobasamara 17/03/2024

Samuel, após a morte de sua mãe, vai para a cidade de Candeia pra cumprir uma promessa que ela havia lhe pedido, e também encontrar sua avó e pai pela primeira vez. Inicialmente seus planos são de matar seu pai por ter abandonado a mãe quando ainda estava grávida. Chegando lá, após 16 dias caminhando com fome e sede, é mal recebido por sua avó e devido a chuva é obrigado a se esconder em uma caverna, que na verdade é uma cabeça gigante de Santo Antônio, lá ele começa a ouvir as preces das mulheres de Candeia para o santo.

Fiquei muito curiosa com esse livro ao saber que a autora foi aluna de Gabriel Gárcia Marquez, um autor que adoro e me fez ser fã de realismo mágico que também está muito presente nessa leitura. Eu amo conhecer livros nacionais, e esse aqui foi um querido! Li pelo kindle aproveitando a promoção da semana do consumidor mas em algum momento quero comprar o físico.

Lele 17/03/2024

Favorito dos favoritos
Já tinha visto a capa desse livro, confesso que por mais que eu achasse bonita nada me agradava a ponto de ir pesquisar mais sobre ele. Até que uma madrugada eu estava no TikTok e vi uma resenha sobre a história, sertão do Nordeste, santo Antônio, vozes saindo da cabeça do santo tudo isso fez eu ficar morrendo de vontade de ler, parecia uma sinal essa tinha que ser minha próxima leitura, ou era meu santo Antônio implorando para eu desvirar ele já que ele já havia feito a parte dele. Nunca saberemos.
Entrei na Amazon e lá estava o bonito, barato? Jamais porém a semana do consumidor ia começar em poucos dias e dito e feito peguei ele na promo logo no primeiro dia.
Enfim ele chegou e em duas sentadas acabei o que provavelmente será o melhor livro do ano.

Engraçado e com uma escrita muitooooo bonita e simples esse livro cumpre o prometido e entrega uma história sensacional. Tá na dúvida se começa a ler esse livro? Apenas leia você vai amar!!

Supercut09 17/03/2024

Candeia
Esse é o tipo de livro que mistura diversos elementos, seja ele a comédia, o drama, e o amor, e mesmo assim a narrativa consegue ser coesa do início ao fim.

Gostei da escrita e do dinamismo que a autora trouxe.

Esse livro parece muito com a novela Roque Santeiro, inspirada no livro de Dias Gomes (O berço do Herói).