Wicked Lovely

Wicked Lovely Melissa Marr

Resenhas - Wicked Lovely

Anita Blanchard 07/09/2010

"Wicked Lovely" quebrou dois tabus para mim. Primeiro o relacionado a fadas. Sempre que eu lia uma sinopse sobre fadas, logo me vinha à cabeça a imagem da Sininho, ser brilhante com asas, mas esse livro trouxe mais que isso: a política de divisão do poder em cortes, cada uma com seu rei ou rainha e toda a movimentação em relação a essa divisão do poder. O segundo tabu foi com a narração por meio de vários pontos de vista. Nesse livro foi essencial ver a história contada por personagens diferentes, para não ficarmos só com a visão de Aislinn (que seria muito tediosa) e podermos ter um vislumbre de todo o mundo e a política das fadas e o intuito e os sentimentos das demais pessoas envolvidas na história. O ponto de vista da Donia foi um dos mais emocionantes de ler e me fez quase chorar em vários momentos.

É um livro muito surpreendente e diferente dos demais livros desse gênero, pois, apesar de termos romance e os outros elementos comuns a essa literatura, eles não se desenrolam de uma maneira convencional, o que faz com que você continue lendo até o final para saber como a história vai acabar. Não há uma mocinha e um mocinho definidos para quem se possa "torcer", há sim várias mocinhas e mocinhos, cada qual com seus sentimentos e objetivos, sem que uns sejam mais genuínos que outros.

Outro ponto curioso foi que, muitas vezes, no decorrer da leitura, pensei se realmente estava lendo um livro classificado como infanto-juvenil, visto a ousadia da autora ao falar sobre alguns temas, principalmente sobre sexo, quando, entre outras partes, ela relata sobre a liberdade sexual das fadas do verão, algo que não é comum nas obras com essa classificação.

A única coisa que incomodou um pouco na história foi a atitude de aceitação muito fácil de Seth ao ouvir pela primeira vez sobre as fadas, porque eu não sei as outras pessoas, mas, se alguém me fala que vê fadas o tempo todo por aí e está sendo seguido por elas, duas coisas me viriam à cabeça: alucinação e delírio persecutório, e não "ah, vamos pesquisar a respeito então". Mas isso não chega a ser algo que prejudique a leitura de forma alguma, só causa algum estranhamento.

"Wicked Lovely" me deixou curiosa para ler a continuação, "Ink Exchange", ainda mais depois de saber que ele vai trazer a história de uma corte diferente, a Corte da Escuridão, o que me faz pensar que será um livro mais sombrio, visto os diálogos e pequenas cenas envolvendo essa corte no primeiro livro.

Resumindo, é um livro recomendável para quem gosta de literatura infanto-juvenil, mas quer fugir um pouco da "fórmula" usada aos montes por aí atualmente.

Dani 20/07/2009

Maravilhoso!!!
Este livro é simplesmente sensacional. A estória é maravilhosa e tem um desenvolvimento incrível, uma vez que começa a ler não dá mais para parar.

Neste livro não existe apenas uma personagem em foco e sim várias, o que torna o livro mais esplêndido!!!

Para mim com certeza a descrição de Keenan e Donia me fizeram viajar nessa leitura. Com certeza minhas duas personagens favoritas.

A Dama do Inverno e o Rei do Verão. É uma estória maravilhosa, os élfos são relamente criaturas super interessantes. Me apaixonei por esse livro.

Mal posso esperar para ler as continuações desta fantástica fantasia.

Bia Christie 12/02/2011

Aislinn não é uma adolescente como as demais. Ela possui um dom, que a permite ver o mundo das fadas e todo o encantamento por trás deste povo místico. Mas as fadas que Aislinn vê não são como aquelas dos contos de fadas. Elas são cruéis, e só se importam com seus próprios desejos. Desde pequena, Aislinn tenta ignorar sua existência, temendo atrair a atenção destas criaturas. Mas um encontro inesperado promete arruinar todas as suas tentativas de manter-se longe deste mundo. Keenan, o "Rei do Verão" quer que Aislinn seja sua rainha. Mas, será ela a garota certa? Será Aislinn capaz de quebrar a maldição imposta pela maldosa "Rainha do Inverno"? Ou ela terminará como a nova "Garota do Inverno" até que outra candidata apareça?

Confesso que o enredo parecia interessante. Um pouco óbvio, mas com um toque de originalidade. Contudo, a estória se mostrou decepcionante.
Próximo do fim do livro, tive a impressão de ter sido transportada para outro livro completamente diferente. A narrativa, que vinha sendo conduzida de forma tão cativante, e a estória, que seguia em uma direção, tornaram-se medíocres, com o único intuito de terminar o livro.
Esperava mais de um livro que foi tão recomendado.
Resta-me apenas torcer para que o próximo livro seja melhor que este, e que a "Corte Sombria" seja mais interessante.

Dani 11/09/2009

Bem, eu gostei muito do livro.
Apesar de ser um 'ambiente' novo pra mim (fadas, elfos...) eu achei bem legal e vou continuar a ler outros desse estilo.

Sinceramente, tava pensando em fazer uma avaliação não muito boa, pois a personagem - Aislinn - mudou do meio pro final. As atitudes dela, quero dizer.

Antes tão avessa à situação e no outro instante aceitando tudo! Isso me desanimou um pouco e terminei de ler não gostando muito.
Faz uns dias que terminei e se tivesse avaliado na mesma hora, como pensava em fazer, teria dito aqui que não tinha gostado tanto assim.

Mas enfim, pensei bem e vi que minha opinião às vezes tem a ver com o momento em que vivo.

Portanto, hoje posso dizer: gostei e recomendo!

Agora vou atrás dos outros dois livros da série! \o/

Maíse 02/03/2010minha estante
Condordo plenamente. Tive o mesmo sentimento de que a personagem mudou rápido demais. Mas quando reli acabei gostando.

FeMuniz 06/10/2009

O começo é super chato, deu até vontade de não ler mais, mas depois de alguns capitulos o livro começa a ficar bom, com mágia e amor, faz com que sejamos obrigados a ler até o final.

Vanessa 27/02/2011

Wicked Lovely, as fadas vão muito além do que conhecemos
Wicked Lovely apresenta uma visão sobre as fadas totalmente diferente dos contos de fadas popularizados. Fadas não são seres místicos belos e bondosos. São, na verdade, criaturas traiçoeiras que podem ser extremamente cruéis e assustadoras, assim como podem ser gentis e atraentes.

“Poderosas e perigosas, elas andam escondidas no mundo mortal.”

Fadas não deveriam ser vistas a menos que assim desejassem. Porém, tal regra não se aplica à Aislinn, que mantêm seu dom da visão em segredo tendo em mente três regras:
Regra #3: Não olhe para fadas invisíveis.
Regra #2: Não fale com fadas invisíveis.
Regra #1: Nunca atraia sua atenção.

Tais regras, que supostamente a manteriam a salvo, agora de nada servem quando Aislinn vê em risco tudo de mais precioso em sua vida, incluindo sua mortalidade, estando à mercê de regras ancestrais do mundo das fadas.

Seja qual caminho escolha, tudo terá suas conseqüências. Deverá Aislinn fugir sem nunca olhar para trás, ou encarar tudo de frente?

Lembre-se: Nunca confie em uma fada.

Murphy'sLibrary 19/01/2011

Aislinn gostaria de ser cega às vezes. Uma das coisas que ela aprendeu antes mesmo de saber escrever seu nome foi que deveria manter a cabeça baixa e a boca fechada. Ela foi ensinada desde criança a ignorar o que vê: um mundo diferente, onde fadas andam entre os humanos—e nem sempre são bem intencionadas. Sua avó sempre lhe disse para fingir que elas não estão lá, para não correr delas, ou Aislinn será perseguida. Ela não deveria deixá-las saber que pode vê-las, jamais.

Sua vida estava tão normal quanto poderia ser até que uma das fadas se aproxima e fala com ela em uma loja. Acostumada a vê-las mexendo com os humanos, mas sempre invisíveis aos olhos humanos, ela se surpreende quando vê um visível a todos, andando numa loja de revistas em quadrinhos. Aislinn sabe imediatamente que algo está errado. Algo está realmente errado. Ash foi escolhida pelo Rei do Verão—e ela não faz a menor ideia do que isso significa, exceto que desde então as fadas começaram a segui-la, por todos os cantos. Onde quer que ela vá, lá estão as fadas, observando-a. Ela não pode contar para a avó, com medo que sua já observada liberdade seja confiscada no minuto em que falar a respeito, e não consegue decidir se seu melhor amigo, Seth, é confiável. Será que ele acreditará nela?

Este é o primeiro livro de uma série que te levará ao mundo das fadas, onde há Cortes e Reis e Rainhas, onde o Verão luta contra o Inverno e um Rei está tentando acabar com uma terrível maldição. Tudo o que Kennan quer é encontrar sua Rainha do Verão perdida e acabar com a maldição que sua própria mãe colocou sob ele séculos atrás. Seria Ash a garota destinada a acabar com a era da Rainha do Inverno? Uma vez escolhida pelo Rei do Verão, ela tem que decidir se tentará quebrar o encantamento—ficando presa ao frio para sempre caso ela não seja a garota destinada a ser a Rainha do Verão—ou se tornar uma Garota do Verão—um grupo de fadas que um dia eram apenas garotas como ela, escolhidas pelo Rei, mas que não se arriscaram a tentar, e agora o seguem em todos os cantos. Quando Ash pergunta se há alguma outra alternativa, tudo o que ela tem como resposta é que uma única garota tentou escapar, tentou não fazer a terrível decisão, e ela acabou morta.

Previsível como poderia ser—qual você acha que é a decisão de Ash?—, Wicked Lovely tem algumas reviravoltas e pequenas surpresas. É uma leitura fácil que te faz querer ler mais sobre esse novo mundo e seus personagens.

A Wild West Picture Show Prods comprou os direitos para transformar este livro em filme. Dirigido por Kimberly Peirce ("Meninos Não Choram" e "A Lei da Guerra"), roteiro por Caroline Thompson, a data de lançamento do filme ainda não foi definida.

Isabelle Rocha 10/02/2015

Este não é o típico romance young-adult que você lê, com o típico triangulo romântico, o típico bad boy que já pegou todas mas que se apaixona veemente pela protagonista, o típico melhor amigo fofo por quem a protagonista tem uma queda e a típica protagonista sensata, esperta, forte e com ares de rebelde. Ok, talvez a protagonista continue sendo a mesma de sempre; fora isso, a história é uma inacreditável surpresa.

Wicked Lovely (traduzido ao português como Terrível Encanto) é o primeiro volume da série de mesmo nome, que tem como protagonista Aislinn - ou Ash para os mais íntimos -, uma garota que possuí o peculiar dom de ver fadas. Nada de espantoso, você pensaria, seria até divertido poder falar e brincar com fadinhas pequenas e reluzentes com asas coloridas, o problema é que as fadas desta série são baseadas no folclore celta, ou seja, as fadas e outras criaturas, como os kelpies, são tanto malévolas quanto gentis. Ash e sua avó conhecem apenas o lado cruel dessas criaturas, por isso as temem e escondem o segredo da família.

Sua vida estava transcorrendo perfeitamente bem, na medida do possível, até que o Rei do Verão a aborda e a convida para o seu mundo.

site: +Leia: Resenha completa no blog As Metamorfoses http://goo.gl/VRVZby

Miranda 07/09/2015

ó-t-i-m-o.
~ Sinopse 1 em 140 caracteres ~

Garota que gosta de garoto punk vê fadas. Garoto-Rei-Fada amaldiçoado busca Rainha. Ex-namorada do G-R F faz papel de ex. Muita realeza aí.

~ Sinopse 2 em 140 caracteres ~

Garota 1 vê fadas. Fada-rei 1 almadiçoado procura rainha. Ex faz papel de ex. Fada-rainha2 é do mal. Parece triangulo amoroso. Não é.

~ Comentários que precisam ser dito em voz alta. Ou em caixa alta. Mas que por motivos de (1) vizinhos, (2) dor na vista, foram publicados para Le Internet em caixa baixa. ~

Esse livro é deliciosamente ótimo, principalmente porque te surpreendente.

Você está três capítulos adentro do livro e vê todos os possíveis desenvolvimentos da história e seu primeiro pensamento: “não, por favor, isso não, não, não, por favor.” Isso porque todos os sinais e alertas que podem haver indicando que algo não vai dar certo na história (e te deixar, depois de cinco horas, frustrada ao cubo) estão lá. Mas você continua lendo. E continua mandando inúteis mensagens telepáticas à autora: “Por favorzinho, não segue esse caminho sem volta. Tá escrito ‘rua sem saída’ ali no cantinho, olha!”.

Você agora já está na metade do livro e os alguns personagens já te cativaram (Oi Donia, Oi Seth) e você precisa dar a eles um final de feliz. É claro que isso só vai acontecer quando você terminar de ler. Se você quiser o tal final feliz, ou simplesmente um final, ou saber o que vai acontecer de fato (e não só nas suas previsões mentais), seguindo esse raciocínio infalível, tenho uma informação valiosa: todas as emoções e gritos telepáticos que podem ocorrer ao longo da leitura são totalmente válidos.

Aquele sentimento de frustração quando alguma história caminha para um inevitável clichê e você só quer sacudir aquelas pessoas ficcionais e enfiar algum senso em suas cabeças de tinta (ou e-ink)? Ou aquele sentimento de defenestrar o livro ou e-reader (que é substituído por culpa dois segundos depois que o pensamento surge)? Nada disso acontece aqui. Todos aqueles sinais são avisos falsos. Ignorem a faixa amarela e LEIAM, porque não há espaço para arrependimentos.

Esses quatro primeiros parágrafos poderiam ser intitulados: “Como falar sobre a história (tentando muito mesmo) sem dar spoiler”. Ou talvez alguma outra coisa um pouco mais curta. Um último comentário sobre esse mesmo tópico: a leitura me lembrou demais o livro “The darkest part of the forrest” de Holly Black. Diferente do que pode ser a primeira impressão ao ler isso, a motivação não foi apenas o tema, mas o fato de ambas história serem bem construídas e grande parte dos personagens estarem um nível acima do “tolerável” - o que costuma ser o status padrão de qualquer pessoa personagem para mim.

Esse é outro tópico que merece comentário. Os personagens são acreditáveis, pois são irritantes e interessantes e cheios de histórias próprias, o que é fundamental para que gostemos e acreditemos neles, pelo menos um pouco, enquanto leitores.

Além disso, a forma como a autora conta a história é boa, mas eu não destacaria essa entre uma das qualidades marcantes do livro. Como ela mesma diz, nos Extras, ao final do livro, essa é uma habilidade que requer prática. E eu acredito que há bastante potencial ali. Ainda mais considerando que os dois outros itens (história e personagens) estão muito bem encaminhados.

site: http://mirandaescreve.tumblr.com/post/126882565942/wicked-lovely-melissa-marr