Um Longo Longo Caminho

Um Longo Longo Caminho Sebastian Barry

Resenhas - Um Longo Longo Caminho

Rodrigo1001 21/11/2017

Bonito e doloroso (Sem Spoilers)
Se você me pedisse um resumo-Walita da obra, eu diria que Um Longo Longo Caminho é um livro que utiliza elementos reais e ficcionais para contar a situação da Irlanda durante a 1ª Guerra Mundial ? situação esta delicadíssima: enquanto boa parte das forças armadas britânicas estava ocupada lutando na 1ª Guerra Mundial, os nacionalistas irlandeses iniciaram uma grande rebelião, que viria a ser conhecida como a Revolta da Páscoa. Esta insurreição se tornou uma das maiores na história do país e um marco na luta pela independência.

O efeito é interessante: dois grandes conflitos retratados em um único livro, com o belo estilo de linguagem de Sebastian Barry.

Então, para deixar isso aqui bem simples, quais são os pontos positivos da obra?

1 - A escrita melodiosa e poética do autor. Eu já havia lido um livro dele este ano e, embora Os Escritos Secretos tenha me parecido superior na força e na beleza, Um Longo Longo Caminho não fica muito atrás nesse aspecto;

2 - A construção dos personagens, consistente e muito bem trabalhada. Sofremos com os soldados, sofremos com a guerra. Willian Dunne, o protagonista do livro, evolui diante dos nossos olhos. E essa evolução bem estruturada é de cortar o coração mais congelado;

3 - É uma importante fonte de informação sobre a Irlanda em si e sobre a sua conturbada história em busca da independência. Se você gosta de história, vai gostar desse livro;

4 - Em uma outra perspectiva, serve como alerta quanto ao perigo de um novo conflito bélico internacional. O autor dá bastante ênfase aos sentimentos dos soldados no decorrer das páginas e a gente termina o livro com aquela sensação de que algo assim não pode voltar a ocorrer;

5 - Os capítulos finais são belíssimos.

Agora, e os pontos negativos?

1 - É óbvio que varia muito de pessoa pra pessoa, mas, pra mim, o livro demorou a engrenar. Talvez eu estivesse mal acostumado pelo livro anterior do autor, mas eu esperava uma conexão mais forte já no início;

2 - Até um pouco além da metade, a narrativa me pareceu morna e um pouco repetitiva;

3 - A Editora Bertrand deixou passar pequenos erros gramaticais aqui e acolá. Nada que desabone a obra, mas certamente desabona a editora.

E é isso! Easy breezy. Se você gosta de livros de guerra, gosta de conhecimento geral e, sobretudo, se você se interessa pela Irlanda, esse é o seu livro.

CLAUDIA BISPO 30/06/2014

UM LONGO LONGO CAMINHO
Livro maravilhoso

Priscilla Akao 22/11/2022

Eu me alistei por que tinha menos de 1,80m
Na verdade os rapazes não sabiam por que tinham se alistado.
As respostas eram meio absurdas, mas levando em conta que eles eram tão jovens, era compreensível. Foram levados como carneiros para o sacrifício pelo Rei George V, o rei da Irlanda que veio da Inglaterra (avô de Elisabeth II) . Em cada vilarejo da França eu vi os monumentos erguidos em memória dos mortos pela guerra, uma lista imensa de nomes, mas não vi em Dublin de onde tantos vieram. Eu ignorava que os irlandeses haviam lutado, e tanto, e também sido ignorados e sua luta desprezada.