Contos fantásticos do século XIX

Contos fantásticos do século XIX Edgar Allan Poe...

Resenhas - Contos Fantásticos do Século XIX

1 | 2 | 3 | 4

TatiFranca 01/03/2024

Leitura arrastada
Peguei essa edição sem muito ânimo: papel branco, diagramação pequena, completo desafio. fui lendo bem aos poucos. de 26 contos, 9 foram amor pra mim e fizeram valer a dificuldade. os destaques: A Vênus de Ille (Prosper Mérimée), A Sombra (Hans Christian Andersen), Amour Dure (Vernon Lee), O demônio da Garrafa (Robert Louis Stevenson - me tirou o fôlego!), Os Amigos dos Amigos (Henry James - muito bem escrito) e Em Terra de Cego (Herbert G. Wells).
Alê | @alexandrejjr 03/04/2024minha estante
Que loucura a sua edição ser branca! A minha é de papel pólen. Sabes dizer qual é o ano do teu exemplar?

Pedro Spears 22/02/2024

Contos fantásticos, em todos os sentidos!
Todos os contos desse livro são bons, um ou outro é maçante, pode não fazer o seu gênero ou ser entediante, mas vale a pena a experiência. Tenho esse livro há uns 2 anos pelo menos e somente agora vim ler ele, e gostei bastante! Eu preciso destacar os contos que eu mais gostei durante a leitura: História do Demoníaco Pacheco, Sortilégio de Outono, O Homem de Areia, A História de Willie, O Vagabundo, O Olho Sem Pálpebra, O Nariz, A Morte Amorosa, A Vênus de Ille, O Fantasma e o Consertador de Ossos, O Sinaleiro, O Sonho, Chickamauga, O demônio da Garrafa, Os Amigos dos Amigos e Em Terra de Cego. Enfim, eu amei todos os contos que citei, todos prenderam a minha atenção e me espantaram de certa forma, e os que não citei não são ruins, só não prenderam a minha atenção ou não fazem o meu tipo de leitura. Coletânea excelente e muito bem montada, para todos os gostos!!

Eliane406 23/01/2024

Contos fantásticos que dizem muito sobre a vida
?Melhor livro de contos que li, de 26 escritores diferentes, escolhidos por Ítalo Calvino.

?Amo a noite apaixonadamente. Amo-a como quem seu país ou sua amante, com um amor instintivo, profundo, invencível. Amo-a com todos os meus sentidos , com os meus olhos que a vêem, como o meu olfato que respira, meus ouvidos que escutam seu silêncio, com toda a minha carne que as trevas acariciam.
A noite, 1887, Guy de Maupassant.

?Este livro de contos fantásticos, é maravilhoso, cada conto uma impressão, entre 1830 até 1900. Li tanto outro dia que até tive sonhos estranhos, além do habitual.

PhenaxD 11/01/2024

Italo Calvino reúne 26 contos de diversos autores para mostrar através do fantástico (morte, fantasmas, partes do corpo que ganham independência, bruxaria, sonhos, alucinações, sombras, etc.) temas que demonstram aspectos dos seres humanos como luxúria, medo da morte e do desconhecido, a mentalidade cultural de uma sociedade, a busca pelo poder, por dinheiro e por dominação, dentre outros.
Vale a pena a leitura tanto pelo fantástico quanto pelos grandes autores que a obra traz.

vicniro 11/01/2024

Vale a pena a leitura
Eu estava muito ansiosa pra leitura dessa coletânea porque li Se um viajante numa noite de inverno do Italo Calvino e achei um dos livros mais incríveis que já li. Então fiquei pensando em que tipos de contos ele poderia selecionar.

Como em toda coletânea, tiveram contos que eu gostei bastante e contos que foram super arrastados para ler. Dos 26 contos, eu gostei muito de 15, o que eu achei bem positivo considerando a variedade de autores e estilos que encontramos no livro.

Uma coisa que achei bem legal foi que tem vários autores que eu já conhecia, mas que eu não conhecia os contos que estão nessa edição. Nesse sentido, o autor que eu já conhecia e que mais me surpreendeu foi o Charles Dickens com O Sinaleiro. Após ler 4 livros dele e uma coletânea de contos de Natal, eu não esperava que ele tivesse escrito um conto como esse, rodeado de mistério e de sobrenatural/fantástico.

Além disso, é um ótimo livro para conhecer autores novos. Por isso, acho que vale muito a pena a leitura porque tem contos para todos os gostos, então é pouco provável que a leitura se mostre completamente sem sentido.

A única coisa que me incomodou um pouco é que alguns contos eu já conhecia. Mas isso não é culpa da editora ou do Italo Calvino já que são contos clássicos do gênero e que, aliás, são muito bons, como O Coração Denunciador do Poe e O Demônio da Garrafa do Robert Louis Stevenson

Sugiro que seja feita a leitura de um conto por dia porque a maior parte dos contos, apesar de terem em média 30 páginas, são bem densos, ainda mais considerando que essa edição tem a letra meio pequena e pouco espaçamento.

isa godoi 25/11/2023

Ótima pedida de contos
Comprei esse livro em um sebo por R$6,00 e já me animei para conhecer essa coleção coloridinha da Companhia das Letras.
Foi uma experiência bem positiva. Gostei da pegada dos contos, com um tom de sobrenatural, fantástico e, na maioria deles tem algo de horror/terror também. Pude entrar em contato com vários autores famosos que eu não conhecia, como E. T. A. Hoffmann, Walter Scott, Honoré de Balzac, Nathaniel Hawthorne, Gógol, Poe, Dickens, Guy de Maupassant e outros.
As introduções de Italo Calvino são ótimas, suscintas e certeiras.

Marquim 16/08/2023

Contos fantásticos do século XIX
Uma coletânea bastante interessante de contos. Há alguns que eu achei bastante arrastados? Isso me deixou desmotivado a fazer uma leitura mais atenta.
Enfim, uma leitura boa.

Vamos ler, galera!

Peter.Molina 28/05/2023

Literatura fantástica
Muito boa coletânea de contos fantásticos. Destaque para o demoníaco Pacheco e o horror do enforcamento, O homem de areia com sua boneca meio humana,o Jovem Goodman com uma aldeia de satanistas, o Nariz pelo humor absurdo, a Vênus com a estátua vingativa, o Sonho um dos mais arrepiantes e a Noite, um dos mais originais e incríveis que já li. Para uma melhor experiência sugiro não ler a introdução antes de cada conto porque contém spoilers importantes das histórias.

O Tolo de Amarelo 25/03/2023

Os clássicos chegaram
Um prazer reler essa coletânea.

Digo novamente que ela é uma das melhores no mercado, trazendo grandes nomes como E. T. A. Hoffmann, Nathaniel Hawthorne, Le Fanu, Poe, Dickens, Guy de Maupassant e H. G. Wells.

Impecável.

Bia 10/02/2023

Ótima seleção de contos. Meus favoritos foram História do Demoníaco Pacheco, Sortilégio de Outono, O Homem de Areia, O Nariz, O Coração Denunciador, O Sinaleiro, Amour Dure e O Demônio da Garrafa.

Brandi 31/01/2023

O conceito de fantástico adotado por Italo Calvino é definitivamente flexível, é questionável o quanto algumas das obras elencadas são fantásticas. Entretanto a coletânea não deixa de ser fabulosa, uma combinação de autores famosos e outros mais desconhecidos, todos com suas qualidades. Eu mesmo descobri e me apaixonei por alguns autores que conheci aqui, então não há o que criticar na curadoria. São excelentes contos pra agradar a todos os gostos.

Eliane Sousa 05/11/2022

Li para sair da minha zona de conforto, mas serviu pra confirmar que fantasia realmente não é muito minha vibe
Até gostei de uns 2 ou 3 contos, mas nada muito surreal

anaartnic 23/10/2022

Imersão histórica
Ler esta coletânea de contos é uma experiência imersiva única, é possível acessar os pensamentos que norteavam a sociedade da época e seus anseios diante das 'inovações tecnológicas' de suas época, assim como rupturas e crendices presentes em seu cotidiano.

Cada conto foi uma experiência diferenciada, alguns um tanto perturbadores, e outros com aquele encanto que apenas histórias de época podem ter.

A literatura fantástica não possui este nome a toa?

Bruno Oliveira 25/09/2022

UM ROL DE ÓTIMOS EXEMPLOS DO TRANSITÓRIO PERÍODO
Mesmo que os textos antecedentes aos contos do selecionador famoso às vezes entreguem por demais dos enredos antes que nós, leitores, os lemos, ainda assim, tal seleção, e os textos introdutórios do Italo Calvino, nos fazem ter um panorama mais rico e diversificado das produções fantásticas do referido século. De histórias de cenários medievais às de cidades de ruas em paralelepípedo, de tramas mais aventureiras, de relatos, causos às de situações tensas psicologicamente, às vezes sobrenaturais, às vezes pitadas de ópio, este Contos fantásticos do século XIX: o fantástico visionário e o fantástico cotidiano é um prato cheio aos fãs do gênero!! Aviso: uns contos muito longos, que mais parecem pequenas novelas, podem afastar alguns leitores aí que esperavam só por textos curtos — há excessos, sim, mas isso é só mais uma das características do período que os bons leitores bem perceberão.

João Pedro 15/07/2022

Excelente leitura
Meus contos favoritos foram O Olho Sem Pálpebra, A Morte Amorosa, Vênus de Ille, O Coração Denunciador, O Sinaleiro, O Sonho, O Demônio da Garrafa, Chickamauga, Os Amigos dos Amigos, Os Construtores de Pontes e Em Terra de Cego

1 | 2 | 3 | 4