Contos fantásticos do século XIX

Contos fantásticos do século XIX Edgar Allan Poe...

Resenhas - Contos Fantásticos do Século XIX

1 | 2 | 3 | 4

cid 03/08/2009

Italo calvino dividiu os contos em : o fantástico visionário, e o fantástico cotidiano
São vários os temas do fantástico visionário, como o cientista satânico medieval de O elixir da longa vida de Balzac, a mão que vive por conta própria como em A mão encantada de Gerard de Nerval, o sabá das bruxas de Hawthorne em O jovem Goodman Brown, os mortos vivos em A morte amorosa de T Gautier,a sobrevivência da antiguidade clássica e mundo grego romano em A Venus de Ille de Prosper Mérimée.Incluido no fantástico visionário está " O homem de areia " de Hoffmann , que mereceu um estudo de Freud, por ter usado o inconsciente antes mesmo de sua descoberta.É imperdível. No fantástico cotidiano os temas são : mental , psicológico , a sombra, pesadelo profissional , o sonho, alucinação visionária , a guerra , o genio na garrafa, a intriga, o trabalho cotidiano, a diversidade cultural, retratados por Dickens, Poe, Robert Louis Stevenson, Kipling e H G Wells.

Rogério 17/06/2022

Tem contos incríveis
Como toda antologia, há excelentes contos, que poderiam render um romance de tão perfeitos, e contos ruins, que te causam frustração e sono...
São 26 contos, dos quais 16 eu marquei como favoritos. Antes de falar sobre alguns contos que mais gostei, gostaria de mencionar minha maior decepção: o livro tem o conto O Nariz, de Gogol, aquele que a Antofagica fez uma edição; que história chata, sem sentido algum, você se perde numa narrativa sem pé nem cabeça...
Agora, cinco dos melhores contos:
- O Demônio da Garrafa, de Robert Louis Stevenson; quem tem a garrafa com a criatura pode ter tudo aquilo que deseja mas existe uma regra que te obriga a passar a garrafa pra frente
- O Coração Denunciador, de Edgar Allan Poe; mostra a culpa sentida por um assassino
- A Vênus de Ille, Prosper Mérimée; sobre a capacidade de sedução de uma estátua recém-descoberta
- Chickamauga, de Ambrose Bierce; em pouquíssimas páginas, o autor mostra os horrores da guerra
- Em Terra de Cego, de H. G. Wells; conto mais romântico da coletânea, sobre um sujeito que descobre uma civilização perdida nos Andes

Karla Marinelli 21/09/2021

Gostei
Aqui são vários contos de autores que já conhecemos e outros nem tão famosos. Achei muito interessante. A maioria tem algo sobrenatural nas histórias. O que deixa você apreensivo sobre o que vai acontecer nos próximos contos

Desnorteada 24/08/2021

Para quem gosta de contos é um bom livro. Tem de vários escritores e de vários tamanhos. São contos escolhidos por Ítalo Calvino.

Virginia Barros 14/11/2021

Os contos desse livro são muito bons, alguns autores são muito famosos e outros nem tanto, mas vale a pena ler todos e reler.

Pandora 16/10/2021

Adoro contos. Se de mistério, terror, fantásticos, bizarros… mais ainda.

Infelizmente, a edição é terrível, porque é péssima de manusear: a margem esquerda é muito pequena, o que nos obriga a esgarçar o livro para conseguir lê-lo. Como é grosso, chega a doer as mãos. Além disso é uma edição econômica, sem orelhas e com páginas brancas (livro de distribuição gratuita, mas que comprei num sebo on line sem saber). Sem contar que a fonte é minúscula, muito difícil de ler à noite. Por isso, demorei demais a terminar a leitura.

Por outro lado, tem histórias fantásticas de escritores com narrativas bem diversas e eu, como fã de contos, me deliciei.

Histórias preferidas:
História do demoníaco Pacheco
O olho sem pálpebra
A mão encantada
O nariz
A vênus de Ille
O fantasma e o consertador de ossos (eu ri!)
O coração denunciador
A sombra (muito bom!)
O sinaleiro
A noite
Chickamauga
Os buracos da máscara
O demônio da garrafa
Os amigos dos amigos
Em terra de cego (que fechou maravilhosamente esta coletânea)

G_Mateus 02/05/2020

Fantástica seleção de contos fantásticos. Foi um livro que definitivamente me deixou mais interessado no gênero. Dentre tantos contos, os que mais me chamaram a atenção foram: Der Sandmann de E.T.A. Hoffmann, Wandering Willie's Tale de Walter Scott, La morte amoureuse de Théophile Gautier, La venus d'Ille de Prosper Merimée, Skyggen de Hans Christian Andersen, Amour dure de Vernon Lee, The bottle imp de Robert Louis Stevenson e The Country of the Blind de Herbert G. Wells.

Peter.Molina 28/05/2023

Literatura fantástica
Muito boa coletânea de contos fantásticos. Destaque para o demoníaco Pacheco e o horror do enforcamento, O homem de areia com sua boneca meio humana,o Jovem Goodman com uma aldeia de satanistas, o Nariz pelo humor absurdo, a Vênus com a estátua vingativa, o Sonho um dos mais arrepiantes e a Noite, um dos mais originais e incríveis que já li. Para uma melhor experiência sugiro não ler a introdução antes de cada conto porque contém spoilers importantes das histórias.

O Tolo de Amarelo 25/03/2023

Os clássicos chegaram
Um prazer reler essa coletânea.

Digo novamente que ela é uma das melhores no mercado, trazendo grandes nomes como E. T. A. Hoffmann, Nathaniel Hawthorne, Le Fanu, Poe, Dickens, Guy de Maupassant e H. G. Wells.

Impecável.

otxjunior 11/10/2020

Contos Fantásticos do Século XIX Escolhidos por Italo Calvino
Talvez os livros que mais se lamentem o fim sejam aqueles que levaram mais tempo para serem lidos. Tendo iniciado a leitura no Halloween do ano passado, fui lendo em média dois contos por mês e já comecei outra antologia que é para manter o hábito recém-adquirido. Nunca fui muito de conto, preterindo-o por narrativas mais longas, como as de novelas e principalmente romances. Precisou de uma seleção feita pelo escritor italiano Italo Calvino de textos do século retrasado que giram em torno do fantástico, tema que seduz homens de todas as culturas e épocas, para eu me render ao apelo das histórias curtas.
Não gosto da classificação de Calvino. A sua tentativa acadêmica de agrupar os contos por temas, os primeiros mais "mágicos" (o fantástico visionário) e o fantástico cotidiano e mais "psicológico" das últimas obras, parece arbitrária, como o próprio compilador admite. São basicamente indistinguíveis, quer o autor tenha lido Freud, quer não, como O Homem de Areia de E.T.A. Hoffman, que pertence a primeira parte, mas é mais "moderno" que muitos da segunda, atesta.
Entre outros contos de destaque estão O Sonho, de Turgueniev, o de mais marcante atmosfera em minha opinião; O Demônio da Garrafa, de Robert Louis Stevenson, que tendo lido logo após um livro de narrativa mais truncada foi muito prazeroso apreciar um verdadeiro contador de histórias, quase que emulando a boa e velha tradição oral; A Vênus de Ille, de Prosper Merimée, cujo cenário bucólico e resgate ao classicismo me consquistaram; Em Terra de Cegos, de H.G. Wells, em que o tema comum a tantos outros de olhos é levado ao extremo; Os Construtores de Pontes, de Rudyard Kipling, que só melhora quando Findlayson passa a usar ópio. E se estamos nomeando personagens, a irascível Medea, de Amour Dure, de Vernon Lee, pseudônimo de Violet Page, a única escritora da coletânea (Frankestein, de Mary Shelley, era muito longo para fazer a seleção segundo Calvino), merece menção honrosa.
Além disso, foi bom revisitar escritores como Edgar Allan Poe, Charles Dickens e Henry James; não melhor que conhecer outros como Honoré de Balzac, Nikolai V. Gógol e Ambrose Bierce. Em última nota, eu deixaria a leitura dos comentários por Italo Calvino que abrem os contos para depois. Por alguns conterem spoilers e outros assustarem desnecessariamente por seu caráter mais enigmático até do que a própria obra original. E não é esse tipo de terror – a saber, o acadêmico - que buscamos ao abrirmos um livro numa noite de outubro.

Júlio C. 17/12/2011

Ótimo presente.
Foi ótimo ganhar este livro no final deste ano. Diferente de muitas antologias do tipo, que dão maior ênfase nos contos de caráter vitoriano,esse livro abrange diversos temas (desde o terror à sátira política) e também a representação do fantástico por diversos países (no livro temos desde os clássicos contos ingleses até os raros contos fantásticos russos).Notável também é que diversos contos da coletânea possuem traços psicanalíticos (em especial no conto Der Sandmann de Hoffman), reflexo talvez da recém criada psicanálise na época.

O livro possui textos raros e de conceitos praticamente canônicos no gênero, portanto é indispensável para os leitores que gostam de literatura fantástica de primeira categoria.

Bruno Oliveira 25/09/2022

UM ROL DE ÓTIMOS EXEMPLOS DO TRANSITÓRIO PERÍODO
Mesmo que os textos antecedentes aos contos do selecionador famoso às vezes entreguem por demais dos enredos antes que nós, leitores, os lemos, ainda assim, tal seleção, e os textos introdutórios do Italo Calvino, nos fazem ter um panorama mais rico e diversificado das produções fantásticas do referido século. De histórias de cenários medievais às de cidades de ruas em paralelepípedo, de tramas mais aventureiras, de relatos, causos às de situações tensas psicologicamente, às vezes sobrenaturais, às vezes pitadas de ópio, este Contos fantásticos do século XIX: o fantástico visionário e o fantástico cotidiano é um prato cheio aos fãs do gênero!! Aviso: uns contos muito longos, que mais parecem pequenas novelas, podem afastar alguns leitores aí que esperavam só por textos curtos — há excessos, sim, mas isso é só mais uma das características do período que os bons leitores bem perceberão.

Fer 26/09/2021

Muito interessante!
Bom, talvez para quem não gosta de contos, esse livro não se encaixa. Mas para quem, como eu, ama contos, Italo Calvino faz uma seleção excelente de contos fantásticos (e aqui não é a fantasia de conto de fadas e criaturas mágicas, mas sim demônios, fantasmas, bruxas...) e os divide em dois: o Fantástico Visionário, do início do século e mais explícito, e o Fantástico Cotidiano, mais para o fim do século e mais abstrato, sutil e, em sua maioria, psicológico.
O que mais gostei foi que tem apenas 1 conto por autor, então dá para conhecer (e reler, e reconhecer) diversos autores. Há muitos nomes famosos e renomados, como o Hoffmann, Balzac, Hawthorne, Poe, Dickens, HG Wells, e até mesmo Hans Christian Andersen, Robert Louis Stevenson e Kipling, famosos mais por conta de escritas "infantis".
Alguns contos são grandinhos, outros nem tanto, então a leitura consegue ser fluída, apesar do livro ser grande.
Enfim, é uma leitura deliciosa para quem já gosta de contos, e uma ótima porta de entrada para quem nunca os leu. Recomendo!

Kayteru 18/10/2020

Gostei do livro, mas eu acho que varia muito dependendo do gosto da pessoa. Gostei de alguns contos, outros não. Alguns na minha opinião foram mal traduzidos, mas talvez eu apenas não tenha pegado a essência do conto. Como eu disse varia do gosto de cada pessoa. Recomendo.

Fernando1355 04/04/2021

Excelentes contos
Italo Calvino faz uma maravilhosa escolha em Contos Fantásticos do Século XIX.

São contos incríveis, chego a dizer que não existem contos ruins, alguns são mais ou menos, outros bons e muito bons. Foi uma viagem encantadora pelas grandes mentes fantásticas do Século XIX.

1 | 2 | 3 | 4